“à‰ corrupção pura”, diz Veneri sobre a megaprivatização de Richa

Deputado Tadeu Veneri (PT).

Deputado Tadeu Veneri (PT).

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a sessão desta segunda-feira (6), disse que a megaprivatização de serviços essenciais não passa de “corrupção pura” do governo de Beto Richa (PSDB).

Tudo está superdimensionado. à‰ um escândalo. Não tem outra palavra: é corrupção pura!, acusou o parlamentar.

Veneri afirma que o estudo básico do “Projeto Tudo Aqui” superestima o número de atendimentos em Curitiba, ao estabelecer o preço final do contrato de R$ 2,9 bilhões, para a empresa que vencer a concorrência da Parceria-Público-Privada e gerir o programa no estado.

Aumentando-se a média, cobra-se mais do estado por serviço prestado!, afirmou o deputado. Ele disse ainda que a comparação entre a planilha do ICI e o estudo revela um escândalo em curso.

Tudo está superdimensionado. à‰ um escândalo. Não tem outra palavra: é corrupção pura!, disse o líder da oposição durante a sessão plenária.

Não é possível que alguém em sã consciência queira levar esse projeto adiante!, declarou o deputado.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am newbie to blogging and truly savored your blog. Most likely I’m going to bookmark your blog . You really come with impressive articles and reviews. Thanks for sharing with us your blog.

  2. deixe eles vender privatizar ,pode ser quando não tiver mai snada no parana essas pragas vão embora daqui. veja o haiti quando tinha alguma coisa .era uma oposição desgraçada contra o governo federal. hoje ninguem da elite quer presidenciar o haiti.a sorte do governo haitiano é a onu.pode ver que ninguem publica nada de lá.brigas politicas não dizem nada dos impostos.pagar imposto do que? praia poluida ninguem quer .imagine que nos anos 80 o haiti era um pais agitado golpes nos presidentes. hoje não tem nada então não briga!se o parana fosse uma nação poderia ser um novo haiti. ainda que é regido pelas leis federais . mas se esses paranaenses governar o brsil ,pode ser que a vaca vá pro brejo.

  3. É pois é… E sobre os pedágios, nada???!
    Ontem de manhã por volta de 8:45 horas, ao retornar do litoral para Curitiba,
    me deparei com um acidente muito grave, q envolveu cinco pessoas,uma vitima fatal, morte instantânea, as outras quatro vitimas foram encaminhadas para o hospital de Paranaguá, em estado gravíssimas…
    O acidente; UM caminhão carregado de açúcar, perdeu os freios, na descida da serra sentido Paranaguá, quase no final da descida, mais ou menos 15 a 20 km de Morretes, caminhão desgovernado sem freios atravessou a pista e atingiu um caminhão cegonha e um astras,q vinham sentido contrario, ou seja, sentido litoral Curitiba, com o impacto da batida o astra incendiou e o motorista morreu na hora..Enfim,um acidente gravíssimo na descida da serra, estrada q tem um pedágio mais caro do mundo…E observo q ñ tem uma linha se quer, na imprensa. UM ACIDENTE Q PODERIA ACONTECER COM QUALQUER UM DE NOS, SE ESTIVESSE SUBINDO A SERRA NA QUELE LOCAL,EU LEVEI MUITA SORTE, POIS ESTAVA MAIS OU MENOS , 10 MINUTOS ATRASADO,OU SEJA, SE ESTIVESSE 10 MINUTOS ADIANTADO,TALVEZ SERIA EU A VITIMA… FATAL OU Ñ… LEVEI MUITA SORTE, INFELIZMENTE Ñ FOI O CASO DO MOTORISTA DO ASTRA!!

  4. O Que não entendo é que os TucONUS são mestres em corrupção , é todas devidamente legalizadas, agora jogar a culpa nos pobres petista, é ilegal.

  5. Corrupção?
    ser do PT e falar de corrupção é algo que não cola mais.

    • É pois é dona tuca…!O Dero$$o, Paulo Frote,Carli Filho,Alechandre Kouri,Nelson Justus…Deq partido, é essa corja dona TUCA??pelo visto, a senhora acha q sao do PT né??!!

  6. Essa excrescência tem que ser evitada já! A sociedade já não aguenta mais tantas sacanagens! Fora Richa e toda sua patota! Será que todos perdemos a noção de limites? Socorrrrrooooooooo!!!!!!

  7. Fala serio, já te chamei de covarde uma vez. Esta é a segunda vez, não se esconda atras de apelidos que não teu caso e bem idiota e desprovisto de qualquer originalidade.
    O deputado esta falando de um roubo, de uma picaretagem, deste governo sem vergonha que trouxe de novo os tempos da PRIVATARIA.
    Tua lenga lenga sobre o mal chamado mensalão (o que houve foi caixa 2) ja cansou seu inútil.

  8. Veneri é uma voz confiável de oposição, mata cobra e mostra o cacetete.

  9. CLARO que é corrupção, um dos maiores casos de corrupção que este estado já viu. Impeachment já nesse enrolão…

  10. FALA SÉRIO, “fala Sério”… Existe uma palavra muito usada na roça para pessoas como você… “Tapado”…

  11. “Que tal a 1ª Farofada Anti-Corrupção no Governo do Paraná?”

    Esmael e demais a expressão, “Tudo está superdimensionado. É um escândalo. Não tem outra palavra: é corrupção pura”, do nobre Deputado Estadual Tadeu Veneri (diante deste quadro aterrorizante “não importa o partido”) é um verdadeiro grito de horror e pavor perante a sociedade paranaense! Isso que ele afirmou é coisas pesada!
    Enfim é uma das piores e maiores denúncias contra este malfadado e maldito governo estadual que aí está, ou seja, no sentido genérico, é mais uma forma de levar a conhecimento público ou de alguma autoridade competente este ato e fato ilegal, aguardando algum possível manifesto, protesto e mobilização do povo para futuras punições.
    Depois deste “chute” que o nobre Deputado Estadual deu nas “partes baixas políticas” do (des) governador Beto Richa (o Playboy Neoliberal) é hora dele apontar com exatidão ás circunstâncias deste possível fato criminoso, ou seja, “quem”, refere-se à pessoa do agente, seus antecedentes e personalidade. “Que coisa”, diz respeito aos acidentes do evento referentes ao acontecimento histórico. “Onde” apontando o lugar. “Por quꔝ, sobre à razão do possível crime. “Como”, de que maneira, indicando a forma de execução e, finalmente, a última, Quando, que considera o tempo em que foi cometida ás ilegalidades!
    Boa sorte Deputado!

  12. Gostos por corridas de FI,atravessar o arno,volga e o sena para cheirar os escapamentos das ferraris custam muito dinheiro.
    Então o governo tem que ser criativo,vamos chamar o japonez para usar a mente que subtrai dinheiro publico.Garantido né,vamos usar o velho golpe parecido com o pedagio,o tudo aqui né

  13. Estes bilhões sustentarão estes atuais canalhas, seus filhos, seus netos e bisnetos.
    Antigamente eles roubavam milhões. Agora é de bilhão pra cima.
    Vão pra PQP.

  14. Parece piada, depois do mensalão o PT tem coragem de falar em Corrupção?? 39 Ministérios e não falam nada… Gente mais engraçada, Acho que esqueceram que o PT não é mais pedra… agora é vidraça!!

    • Vira o disco, muda de assunto, esse mensalão que você já citou neste blog centenas de vezes como um músico de uma única nota, teve origem no governo tucano de Eduardo Azeredo em Minas Gerias. Joaquim Barbosa em um dos seus comentários durante o julgamento do mensalão falou sobre a unificação dos processos. Será que você não sabe que o valerioduto nasceu no governo do PSDB?
      Perdão, os comissionados do desgoverno do Paraná, não são pagos para enveredar por este caminho, a verdade na sua totalidade não interessa para os mercenários das redes sociais.

      • Isso ai cara essa turma não muda o disco só falam disso toda critica ao seu queridinho governador eles querem entrar nessa historia, quem participou do mensalão ja foi julgado foi ou sera condenado e que paguem.
        E os casos que não aparecem muitos enriquecem de forma que se fossem reveladas seriam escandalos maiores do que esse mensalão principalmente essa turma do PSDB DEMO que tem toda a midia comprada.

    • Fala Sério, a reportagem do UOL não te entrevistou dia desses??

      ” A derrota eleitoral do ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB), que buscou a reeleição em outubro passado, mas não conseguiu sequer passar para o segundo turno, provocou a migração de pelo menos 162 funcionários de confiança da gestão dele para o governo do Estado, comandado pelo aliado e padrinho político Beto Richa (PSDB).

      O número foi obtido pelo UOL com base em informações do próprio governo do Estado e num cruzamento feito pela reportagem entre a lista de funcionários com cargos em comissão da Prefeitura de Curitiba, em dezembro de 2012, com dados cadastrados no Portal da Transparência do Paraná, que tem como base a folha de pagamentos da administração estadual em 2013.

      Cargos em comissão são empregos públicos temporários, preenchidos por indicação política, não por concurso. O cruzamento revelou que 68 comissionados pela prefeitura de Ducci foram nomeados para cargos do mesmo tipo (mas não, necessariamente, de salários iguais) na administração do governador tucano.

      Desses 68, a maioria (51 pessoas) não tem nenhum vínculo com o serviço público e teria de deixar a prefeitura de qualquer forma, mesmo que não recebesse cargos no governo do Estado. Outros 14 são funcionários de carreira da prefeitura que acumulavam cargos em comissão sob Ducci e agora em 2013 foram cedidos à administração Richa. Por fim, três pessoas funcionárias de carreira do governo do Estado, que estavam cedidas à prefeitura, voltaram ao Estado.

      Questionado a respeito pela reportagem, o governo apresentou outros números. Informou que 108 funcionários de carreira da prefeitura foram cedidos ao governo mediante ressarcimento ““ todos eles também ganharam cargos em comissão no Estado. Excluídos deste rol os 14 servidores de carreira que a reportagem localizou no cruzamento de dados, para evitar uma provável duplicidade, tem-se ao menos 162 funcionários içados da prefeitura de Fruet para o governo de Richa.

      Servidores ocultos
      O número, porém, pode ser maior. A reportagem localizou ao menos um ex-comissionado na prefeitura trabalhando no governo do Estado sem que, contudo, seu nome conste do Portal da Transparência. O caso pode ser isolado, mas também pode indicar que existam outras pessoas em situação semelhante.

      Além disso, o Portal da Transparência não oferece ao cidadão a possibilidade de rastrear os servidores contratados em caráter temporário, também por indicação política, e não por concurso, por empresas mistas cujo principal acionista é o governo do Estado, que fazem parte da chamada administração pública indireta.

      Muitos cabos eleitorais de Ducci, exonerados de seus cargos na prefeitura para trabalhar na campanha eleitoral do ex-prefeito, em meados de 2012, não constam da lista de comissionados de dezembro do ano passado ““ mas podem ter sido abrigados na administração estadual.

      Rastreá-los, porém, só seria possível com uma listagem de funcionários em comissão da prefeitura anterior ao início da campanha eleitoral. Oficialmente, o governo do Estado diz não ter uma lista (nem ao menos o número) de detentores em cargos em comissão exonerados da prefeitura após o fim do governo Ducci e contratados por Richa.

      Além dos 108 servidores de carreira da prefeitura chamados para ocupar cargos na administração pública, o governo informa que cedeu 12 de seus funcionários concursados para a nova administração de Curitiba, comandada por Gustavo Fruet (PDT), que terão cargos em comissão e salários pagos pelo município.

      O governo do Paraná diz manter 4.626 pessoas em cargos em comissão ““ o equivalente a 1,2% dos 203.466 servidores públicos ativos. Além disso, 1.736 cargos em comissão (ou 40% do total) são ocupados por pessoal concursado do próprio Estado.
      Os salários

      Assim como diz não ter um número global de quantos são os comissionados egressos da prefeitura de Ducci, o governo do Estado não informa qual o custo deles aos cofres públicos.

      É possível, entretanto, ver no Portal da Transparência os salários das 68 pessoas que foram comissionadas na prefeitura e foram indicadas para postos no Estado. Dois deles, secretários de Estado, recebem o terceiro maior salário pago pela administração pública para cargos em comissão – R$ 18.706,19, ou 70% do que recebe o governador do Paraná.

      Também para o primeiro escalão do governo do Estado foram o ex-secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba de Ducci Horácio Monteschio, agora diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, e a ex-presidente do Instituto Municipal de Turismo Juliana Vosnika, que comanda o Paraná Turismo desde o início de janeiro.

      A maioria dos comissionados que migraram da prefeitura (33 pessoas) recebem salários de nomenclatura DAS-5 e 01-C, que têm salários que vão de R$ R$ 3.149,71 a R$ 5.812,13. Outros 12 recebem até R$ 7.925,69 mensais do cargo DAS-2, e cinco até R$ 10.435,45, por terem recebidos cargos de matrícula DAS-1. No caso de servidores de carreira da prefeitura ou do Estado, estes valores se somam ao salário-base do servidor.
      Gastos no limite

      Levantamento realizado há alguns dias pelo jornal “Gazeta do Povo” mostrou que, entre 2012 e 2013, o governo do Estado aumentou em 10% o número de servidores comissionados no seu quadro de funcionários. Com isso, subiu em 15% o gasto com cargos em comissão, que saltou de R$ 16,2 milhões para R$ 18,6 milhões mensais ““ os dados são da Secretaria da Administração e Previdência.
      O governo do Paraná encerrou 2012 gastando 46,67% da receita líquida corrente com a folha de pagamento. Assim, ultrapassou o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal ““ que é de 46,55%.”
      http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/04/30/governo-do-parana-da-cargo-a-162-aliados-de-prefeito-derrotado-a-reeleicao-de-curitiba.htm

    • Você é muito buuuuuuurrrrooooo seu FALA SUJA, vai limpar o coco de sua boca. EsTAMOS FALANDO DE OUTRA COISA.

      • Explique isso srs. Petistas. cegos e burros.
        A Comissão de Meio Ambiente do Senado deverá votar amanhã um requerimento de convocação de Aguinaldo Ribeiro ao colegiado para ““ tentar ““ explicar a montanha de maracutaias do Minha Casa Minha Vida

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Por falar em vidraça…O q sera q pensam a tucanadas do DEMO, sobre o o deputado de verdade q sabe trabalhar de fato, TADEU VENERI???QUAQUAQUAQUAQUA…Esta detonando as vidraças tucanas!!!A cara do sr beto rixa e seu cúmplice condenado pela justiça,zoio rasgodo q o digam!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,tucanadas do DEMO..Ladroes tudo aki paraná, HAHAHAHAHAHAHAHAH, é!!!??Acorja de tucanadas do DEMO, estao contratando um geologista de renome, para tentar descobrirem q tipo de pedra é o TADEU VENERI??HAHAHAHAHAHAHAHAH,e é urgente, pois a pedra, tem incomodandp muito, a tucanadas do DEMO…HAHAHAHAHAHAHAH. MAS TEM UMA PEDRA CHAMADA GLEISI, essa sim… Vai detonar muitos tucanos do DEMO , de dor cabeça, até 2014. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. será q vai sobrar augun tucano do DEMO até lá, 2014???

  15. Hehehe, eles são espertos, querem garantir o deles, querem um “futuro” melhor. Já que não vão ser reeleitos querem a todo custo impor guela baixo esse Tudo Aqui Paraná.

  16. E possível sim, Senhor Deputado, eles são a maioria, melhor do que eu, o Sr sabe que o Governador comprou todos, qual outro caminha resta para a sociedade organizada, lutar contra as aberrações de um governo irresponsável e corrupto como esse, Beto Richa esta Governando para os próximos 25 anos, privatizando tudo, pelo andar da carruagem nos próximos anos empresas e grupos privados estarão tomando conta de todos os setores do Governo, e sendo assim já esta na hora de questionar! Para que precisamos de governo se ele não trabalha mais? Para que precisamos de Deputados e Políticos, muitos serviços públicos já estão sendo pago diversas vezes, não teria motivos da sociedade continuar alimentando essa legião de vermes.