Dilma indica Luís Roberto Barroso para ser o novo ministro do STF

do Terra

Luís Roberto Barroso, novo ministro do Supremo Tribunal Federal.

Luís Roberto Barroso, novo ministro do STF.

A presidente Dilma Rousseff escolheu Luís Roberto Barroso para ser o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado substituirá Carlos Ayres Britto, que deixou a Corte em novembro do ano passado, após sua aposentadoria. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quinta-feira (23).

A indicação será publicada no Diário Oficial, mas o nome de Barroso ainda precisará ser aprovado pelo Senado, após sabatina.

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre pela Yale, nos EUA, e doutor pela UERJ, o novo ministro do STF é professor titular de Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e sócio de um grande escritório de advocacia, que leva seu nome.

Barroso é um importante advogado constitucionalista e conta com a simpatia de diversos ministros do Supremo, inclusive de Britto. Já atuou em julgamentos históricos na Corte, como o que permitiu pesquisas com células-tronco embrionárias e o que decidiu pela não extradição do italiano Cesare Battisti.

Dependendo do prazo até a posse, o novo ministro poderá participar do julgamento dos embargos do processo da Ação Penal 470, conhecido como Mensalão. E, ainda, herdará a relatoria da ação penal do Mensalão do PSDB, que tem como principal réu o deputado federal Eduardo Azeredo (MG).

O processo de escolha do novo representante do Supremo demorou mais de seis meses e causou certa inquietação na Corte. Alguns dos ministros reclamavam de “sobrecarga”, já que, até a nomeação, recebiam os processos que deveriam ser enviados ao novo colega.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. mas o pt nunca ganhou no parana .so perdeu .o psdb levou todas ,tanto faz tanto fez.o nordeste e grande…

  2. Infelizmente que não é do meio acadêmico e jurídico não conhecem e nem sabem da capacidade do Barroso. Sem sombra de dúvida é um dos maiores constitucionalistas do nosso país, logo apto para salvaguardar a Constituição.
    Outro ponto que me deixa extremamente intrigado é o fato de algumas pessoas não aceitarem a ideologia política de Fulano ou Ciclano. Se o Barroso é favor de casamento gay, cotas, pesquisas com células tronco, isso não quer dizer que ele é incapaz de exercer a função de Ministro (há outros piores)!
    Mas como dito acima, com certeza dará aula a muitos ali!

  3. Se stf fosse maior que o congresso nacional .não seria necessaria a sabatingem da maioria dos senadores.a Dilma escolhia e o joaquim conduzia ao cargo!os senadores podem rejeitar ,ou acolher,é atribuição soberana do senado federal.

  4. Fala sério… modelo mesmo é o jeitinho psdebesta de governar, nomear para o TC, criar supercontar…

    mas , como é do feitio, adora voar!

  5. Lamento não ter sido um paranaense, mas a escolha de Luís Roberto Barroso foi acertada. É ele, de longe, na atualidade, nosso maior constitucionalista.

  6. Isso você não posta neste BROG”¦ Fruet e patroa passeando no Japão.

    Na sua visita a Tóquio, no Japão, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), curte a vitória por 2×1 do Yokohama Marinos sobre o S-Pulse. “Dei sorte! Yokohama 2×1 com gol do curitibano Marquinhos!”, escreveu Fruet na sua conta no Twitter, com uma foto da camiseta do time.

    • Nem o negócio da troca do terreno do Batel por um no Tarumã… e que envolve uma construtora amiga…

  7. QUE ABSURDO!!
    Qualquer um que leu uma página de Direito Constitucional em nosso país sabe da qualidade, integridade e dimensão intelectual de Luis Roberto Barroso. Que escolha excelente da Presidenta Dilma. Só vai ser engraçado vê-lo dando aula pro Joaquim Barbosa…..

  8. Não falta dinheiro para o Paraná e p/ estado nenhum. O que falta são bons projetos e representantes competente p/ ‘apresentá-los’. Para com isso de privilegiar paranaenses ou qqr outro estado qqr (isso é papo de político mediocre). A elite política que governa o estado é acanhada e tem um corpo técnico muito limitado tecnicamente. Prova disso é que, tirando as políticas públicas do gov federal (pronaf, luz p/ todos, fome zero, saúde da familia, minha casa minha vida, etc), qual são os programas estaduais??? Quem souber, por favor, cite um programa de carater estadual que esteja, de fato, fazendo a diferença na área de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, etc.

  9. PÉSSIMA ESCOLHA. ESSE BARROSO DEFENDEU O LOBBY DE EMPRESAS PRIVADAS QUE QUERIAM A QUEBRA DO MONOPÓLIO DOS CORREIOS NA ENTREGA DE CORRESPONDÊNCIAS A DOMICÍLIO. PERDEU FEIO NO STF, MAS COM ELE LÁ DENTRO ESSE RISCO VOLTARÁ.

  10. Sei não…como se diz…está mais para talvez que para sim…não é possivel que o PT não aprenda…Fux, Rosa, etc. Coloquem logo um que esteja ideologicamente com o PT com o nacionalismo, Estes caras do Rio de Janeiro com super escritórios não me cheiram bem…já os tucanos colocaram o que existe de pior para ajuda-los nas patifarias…

  11. Mais um pilantra! De esquerda? Tenho vontade de rir, vou me matar de rir, desde quando existe advogado de esquerda, dono de um grande escritório de advocacia????
    Vai agir como os demais supostos esquerdistas nomeados para o STF: defendendo seus pares da elitizinha safada a que pertence!!!

    • Não se mata de rir não cara,se mata com um mussum no rabo.

      • A moçoila ficou ofendida? Houve um grave acidente com uma kombi, dez rábulas morreram. Sabe o que isto tem de grave? A kombi era nova!!! kkkkkkkkk!
        As únicas pessoas que tem uma boa opinião sobre advogados são os próprios, pois o resto da sociedade conhece bem o baixo nível das peças. Então, se ficou ofendido, procure uma profissão honrada que não seja enganar os outros.

        • Em parte concordo com o ROBERTO N, todos advogados são desonesto e vendem até a mãe, e tem uns tão safados que vendem e não entregam.

  12. Mais uma vez o Paraná é negligenciado pela Governo Dilma, além de repassar recursos irrisórios ao que o Paraná repassa ao Governo Federal, a Sra. Presidenta, escolhe um Carioca ao invés de um Paranaense. Fato, a D. Dilma não gosta do Paraná!!!! Independente de quem seja Governador. É hora do Paraná dar a resposta que essa Senhora merece, venha 2014 e vamos Expulsar essa gangue Petista pra longe do Estado.

    • Meu caro Fala Sério, o povo do Paraná só expulsará a Dilma, depois que ficarmos sabendo onde está indo o nosso dinheiro usurpado pelos Tucanos, em nossas rodovias da morte, quanto mais tu fala asneira, mais revolta surge no meio do povo, olhe primeiro para o dormente nos olhos tucanos, para depois tirar o cisco dos olhos do petista, há muito o povo tem deixado de ser trouxa, para ter lavagem cerebral imputada por demente, para de tomar o cha do SANTO DAIME, cara e para de nós azucrinar.

      • Vc como todo Petista são uns MErdas. ao invés de justificar as cagadas que fazem, sempre se defendem acusando outros. isso prova que as “merdas” que fazem não tem explicaçao e muito menos como justificar. Bando de INUTEIS

        • FALA Sério, CERTOS POLÍTICOS PEDAGEIROS, e ligeiros deveria escovar os dentes com CREOLINA, para falar de Petista, e repito homem! pare ou reduze o uso do cha do Santo Daime, e aconselho a lubrificar o FIOFO, COM AZEIDE de oliva ou dendê, que é de origem vegetal e não faz mal a saúde.

        • Não sei fala serio mas quem age dessa forma é vc que não consegue defender seu desgovernador e só ataca o PT com mesalão mesalão mensalão eu sei que agora vc vai falar que o Beto Richa não tem nada a ver com a historia mas não da pra faz algo do tipo faça o que digo não faça o que eu faço.
          e outra isso é só um debate não precisa ficar chingando, usando palavrões é ruim cara isso cheira a ignorancia.
          Mas estando mais atento aos seus comentarios acho q vc não é dessa forma e até faz varios comentarios relevantes por isso fica a dica.
          abraço

    • Pequeno detalhe os Ministros paranaenses estavam apoiando um gaúcho que vive e atua no PR há muitos anos. Ora, era muito difícil que Dilma indicasse pela terceira vez um gaúcho.
      Por que a comunidade jurídica e a Ministra Gleisi não lutam pela indicação de um paranaense de nascimento para o STF e que seja constitucionalista?

    • Como é que vai gostar do Paraná com um governo pamonha desses…Eu sou Paranaense e também não gosto desse Paraná que temos…
      Vamos paranaenses lutar por um Paraná mais moderno e honesto, sem Beto Richa e a tucanada…