CUT realiza seminário sobre trabalho decente no Paraná

Romanelli, secretário do Trabalho, e a prefeita em exercício, Mirian Gonçalves, vão debater as condições dos trabalhadores no Paraná.
Romanelli, secretário do Trabalho, e a prefeita em exercício, Mirian Gonçalves, vão debater as condições dos trabalhadores no Paraná.
Amanhã, quarta-feira (22), sentarão sob a mesma mesa poder público, sindicalistas, juristas, trabalhadores e professores para discutir a situação das condições de trabalho no Brasil. O seminário Construindo o Trabalho Decente no Paraná!, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR), terá como missão discutir os mecanismos necessários para garantir condições de trabalho no Estado.

De acordo com a organizadora do Seminário e secretária da Mulher da CUT-PR, Eliana Maria dos Santos, o tema trabalho decente está intimamente ligado à  história da CUT.

Ao realizarmos este seminário, queremos reunir trabalhadores, sindicalistas, acadêmicos e profissionais da Justiça do Trabalho para construirmos uma agenda de luta para construção do trabalho decente no Paraná!, explica.

Já confirmaram presença como debatedores nomes do poder público como o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Messias de Melo, Luiz Claudio Romanelli, secretário de Estado do Trabalho e Emprego e Economia Solidária do Paraná, e Mirian Gonçalves, prefeita em exercício e Secretária Municipal do Trabalho e Emprego da Prefeitura Municipal de Curitiba; além de juristas e estudiosos do assunto como o professor do curso de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Wilson Ramos Filho, o Xixo, o advogado trabalhista e professor universitário, Sandro Lunard e o economista do Dieese, Sandro Silva.

O evento faz parte da série de atividades promovidas pela CUT-PR no mês do trabalhador, com eventos discutindo temas ligados diretamente ao dia a dia laboral. O seminário acontecerá na APP Sindicato, Av. Iguaçu, n!º 880, das 8h30 à s 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no local.

Confira a programação:

Economia

8h30 – Abertura – Participação de autoridades

9h40 – 1!ª Mesa !“ Desafios para construção do trabalho decente !“ Roni A. Barbosa !“ Observatório Social da CUT e Messias de Melo !“ Ministério do Trabalho e Emprego.

11h – 2!ª Mesa !“ Situação do trabalho no Paraná e em Curitiba e Região Metropolitana !“ Luiz Claudio Romanelli – Secretario de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e Miriam Gonçalves – Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego da Prefeitura Municipal de Curitiba

12h Debate

12h30 à s 14h !“ Almoço

14h !“ 3!ª Mesa !“ 70 anos da CLT no Brasil –

CLT e a organização sindical – Wilson Ramos Filho (Xixo) !“ Advogado trabalhista, sócio fundador da DECLATRA !“ Defesa da Classe Trabalhadora

CLT e as Convenções internacionais do trabalho – Sandro Lunard – Advogado trabalhista

CLT e a situação do trabalho no Brasil !“ Gênero, Raça, Geração, Orientação Sexual, Pessoa com deficiência – Sandro Silva, economista do DIEESE

15h30 Debate

16h30 4!ª Mesa !“ Jornada de luta pelo trabalho decente !“ aprovação de agenda de luta

17h30 Encerramento

Deixe um comentário