Velha mídia ataca sem dó nem piedade sistema de cotas nas universidades

Não é só a Folha de S. Paulo que faz campanha contra o sistema de cotas criado pelo governo do PT; a revista Veja, aquela do Cachoeira, em 2007, também já tentou provar que essa coisa de raça não existe!; na ocasião, só faltou ao semanário da editora Abril provar que a Lei da Gravidade é uma farsa e que Elvis não morreu; pior: tem gente que acredita nas baboseiras publicadas na revista dos Civita; hoje, graças à s cotas, filho de pedreiro é doutor. Isto deixa a elite brasileira pirada e perplexa; o que esperar de uma mídia e de uma elite que são contra a PEC das Domésticas e a favor da perpetuação da escravidão no Brasil?

Não é só a Folha de S. Paulo que faz campanha contra o sistema de cotas criado pelo governo do PT; a revista Veja, aquela do Cachoeira, em 2007, também já tentou provar que essa coisa de raça não existe!; na ocasião, só faltou ao semanário da editora Abril provar que a Lei da Gravidade é uma farsa e que Elvis não morreu; pior: tem gente que acredita nas baboseiras publicadas na revista dos Civita; hoje, graças à s cotas, filho de pedreiro é doutor. Isto deixa a elite brasileira pirada e perplexa; o que esperar de uma mídia e de uma elite que são contra a PEC das Domésticas e a favor da perpetuação da escravidão no Brasil?

A Folha de S. Paulo, edição deste domingo (28), crava em sua manchete que Cotistas têm pior resultado entre universitários!.

O jornalão da velha mídia nunca escondeu de ninguém que sempre torceu o nariz à s políticas de inclusão social adotadas pelos governos do PT (Lula e Dilma), tais como as reservas de vagas para negros e índios, Prouni, bolsa família, etc.

Segundo a matéria de capa, os cotistas tiveram desempenho média entre 9,3% e 10% menor que os demais estudantes de universidades federais e estaduais.

Entretanto, a evasão escolar é menor entre os cotistas. Ou seja, a turma do andar de baixa valoriza mais a conquista.

O que a velha mídia deixa de explicar é que as condições de competições entre cotistas e não cotistas são adversas. O histórico escolar de um, naturalmente, é diferente de outro; as políticas afirmativas existem justamente para equilibrar essa disparidade; é o diferente sendo tratado diferente pelo governo federal.

Hoje, graças à s cotas, filho de pedreiro é doutor. Isto deixa a elite brasileira pirada e perplexa: Onde é que já se viu pobre querer ser doutor?!.

O que esperar de uma mídia e de uma elite que, inclusive, são contra a PEC das Domésticas e a favor da perpetuação da escravidão no Brasil?

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vejo que muitos comentários tem sido pouco produtivos e muito agressivos, não levando a discussão a lugar algum.

    Quando não se existem argumentos consistentes, vejo que a forma mais fácil de se agredir uma pessoa, que foge do censo comum “global”, é de: aquela pessoa que percebe algo de errado na sociedade brasileira com PTismo, oi? Em meio a um contexto de discussão em que ninguém alegou um partido de preferência.

    Ao meu ver, o que ocorre no Brasil é a simples ilusão da existência de uma sociedade harmônica racialmente. O preconceito ocorre de maneira abafada e escondida. É claro que comparado aos EUA e à África do Sul, por exemplo, o Brasil é um país com poucos embates VIOLENTOS entre as raças. Mas basta se pegar o Expresso Guaianazes ou a linha 13 da CPTM e andar na linha amarela do metrô para se ver como a cidade de São Paulo está dividida. Não é necessário ler jornais ou assistir a programas de televisão para se ver que a sociedade é segregada SIM.

    Eu sou a favor do sistema de cotas, já que acredito que as oportunidades no ensino superior é hierarquizado e não democrático, pois é inegável que as pessoas de escolas particulares terão desempenho melhor em um vestibular. Por experiência própria, estudei a vida toda em escola particular, e na minha sala de 30 se tinha apenas 4 entre negros ou pardos. Aliás acredito que o sistema de cotas é um método genial de democratização do ensino, já que se puxa uma parte da população com baixa produtividade intelectual, a um ambiente onde se aprende a pensar, e consequentemente e gradativamente seus filhos terão mais capacidade de estudos e assim as outras gerações, onde em um futuro, talvez não precisemos mais dos sistemas de cotas. Já que a maior parte da população adquirirá grau de competição igual aos outros estudantes. Enquanto isso investe-se na educação de base para que haja um aumento da democratização do acesso ao ensino. Ao igualar o sistema educacional, o sistema de cotas não é mais necessário ainda. Só que é preciso ter paciência. Não se educa uma população como a do Brasil em 3, 5 anos e sim décadas. Eu estou na faculdade ainda, tenho 22 anos. E só acordei para percepções do mundo real, na faculdade. Por isso que para mim quanto mais pessoas pensando e “acordando para a realidade” é melhor para se construir um país melhor, onde a formação de opinião não depende mais da revista VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO, GLOBO ou CARTA E CAPITAL, até mesmo porque na faculdade já somos instruídos a não usar esses veículos de informação como base de nossos trabalhos, pesquisas, etc……

    Não devemos nos esquecer também da baixa auto-estima e o modo como o negro e pobre pensa ou expecta da vida. Tudo isso pode ser mudado com a inclusão dessa minoria nos sistemas educacionais de nível superior. E claro, a mídia formadora de opinião, que nada mais existem para a defesa dos interesses próprios e elitistas, temem a formação de uma sociedade mais culta e pensadora. Além de criarem um país no qual nunca vi. Espero muito que esse sistema dê certo e apoio totalmente.

    Ao ver o nível agressivo tosco, argumentos tendenciosos e infundados com ausência total de opinião própria concisa de algumas pessoas e a fuga do assunto da capa do site reflete muito a defasagem da educação no Brasil, isso só me preocupa……

    Sério galera, mais argumentos e menos rotular as pessoas como Petistas, ou comunistas, ou marxistas…..

  2. na reportagem da Istoe a cerca de 2 semanas a historia e diferente. link abaixo.

    http://www.assufba.org/2013/04/istoe-destaca-sucesso-das-cotas/

  3. Maria eu sou negro e estou formado a mais de dois anos em universidade publica e não precisei de cota para entrar. Não sou contra cotas para pessoas pobres mas sim contra cotas para negros e adoraria que me chamassem de racista.

  4. Sou filha de uma cozinheira de Hospital , quase negra, e não precisei de cotas para entrar na Universidade. Ratifico a opinião exposta pelo “Trabalhador” o que o Governo brasileiro precisa é: investir no Ensino Fudamental e 2º Grau e privatizar as Universidades . Ao invés de cotas bolsas de estudos para os que não tiverem condição financeira de frequentar uma Universidade. Falei e disse.

    • Maria, usar o termo “quase negra” é uma forma de racismo, ou a pessoa é negra ou não é, negro é raça, a cor da pele pode ser branca ou parda, jamais quase negra. Eu sou negra e não admito que me chamem de morena ou qualquer outro termo.

      • Sou casado com uma negra e entendo o que a Maria do Rocio quer dizer. Para os brancos, principalmente aqui no sul, não existem somente 02 raças, existem os mestiços, apesar dos movimentos negros não levarem em conta. Isso se reflete na vida social e círculos de amizade. Então tem gente que tem um nível pequeno de restrições para os mestiços, mas acaba tendo um nível de restrição muito maior para aquele modelo de negro, bem negro…Mas na prática é que os negros mais claros normalmente tem em algum ponto de sua ascendência brancos, então, em alguns casos, acabou gerando um nível de oportunidade maior do que os negros não miscigenados com outras raças. Vejo isso lá em casa com meus filhos moreninhos que são aceitos em locais ondem outros mais escurinhos não são.

    • QUASE BRANCA.
      LEI 11.096, DE 13 DE JANEIRO DE 2005.
      O Presidente Lula sancionou a Lei nº 11.096/05, que instituiu PROGRAMA UNVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos: O PROUNI já beneficiou mais de um milhão de estudantes, 70% com bolsas integrais, em aproximadamente 1,5 mil instituições de ensino superior no País.
      LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008.
      O Presidente Lula sancionou a Lei nº 11.738/08, que instituiu O PISO SALARIAL PROFISSIONAL MACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
      De acordo com a Lei 11.738, consideram-se profissionais do magistério aqueles que exercem “atividade de docência, ou suporte à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais”. O piso nacional é estabelecido para a formação em nível médio, na modalidade Normal, como vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, para jornada de no máximo 40 (quarenta) horas semanais, proporcional, às demais jornadas de trabalho.
      No Brasil, nos últimos onze anos (Governo Popular) foram criadas ou federalizadas 214 escolas profissionais. Foram instaladas 14 novas Universidades Federais, passando de 45 para 59; o número de cidades que sediam Universidades Federais aumentou de 114 para 275. Atualmente, são 321 campi distribuídos em 275 municípios de todas as regiões do país. A Presidenta Dilma criou em 2013 mais quatro novas Universidades Federais, totalizando 18 Universidades Federais, o que significa um aumento de 40% no número de Universidades Federais brasileiras em onze anos. LEI Nº 11.273, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2006.

      O Presidente Lula sancionou a Lei nº 11.273/06, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participante de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.
      LEI Nº 11.902, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008.
      O Presidente Lula sancionou a Lei nº 11.892/08 que instituiu, no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação. Pela Lei 11.892/08 foram criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
      Na educação superior, o destaque fica para os curso de tecnologia de engenharias, licenciaturas em ciências física, quimca, matemática e biologia. Com incentivos para as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

      Universidades Federais (Governo Popular)
      1.Universidade Federal do ABC (UFABC). Criada pela Lei nº 11.445, de 26/07/2005,governo do Presidente Lula. Instalada Santo André (SP)
      2.Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FUFCSPA).
      Transformada em Universidade Federal pela Lei n. 11.641/2008, governo do Presidente Lula. Instalada. Porto Alegre (RS)
      3.Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Transformada em Universidade Federal pela Lei nº 11.154/2005, governo do Presidente Lula. Instalada. Alfenas (MG)
      4.Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
      Transformada em Universidade Federal pela Lei nº 11.152, de 29/07/2005, governo do Presidente Lula. Instalada. . Uberaba (MG)
      5.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
      Criada pela Lei nº 11.173, de 06/09/2005,governo do Presidente Lula. Instalada.
      . Diamantina (MG)
      6.Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
      Transformada em Universidade Federal pela Lei nº 11.155,de 29/07/2005, governo do Presidente Lula. Instalada.
      Mossoró (RN)
      7.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
      Criada pela Lei nº 11.184,de 07/10/2005, governo do Presidente Lula. Instalada
      Curitiba (PR)
      8.Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
      Criada pela Lei nº 11.153, de 29/07/2005, governo do Presidente Lula. Instalada Dourados (MS)
      9.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
      Criada pela Lei nº 11.151, de 29/07/2005, governo do Presidente Lula. Instalada Cruz das Almas (BA)
      10.Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Criada pela Lei nº 11.640, de 11/01/2008, governo do Presidente Lula. Instalada.
      Bagé (RS)
      11.Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Iniciadas as suas atividades em 2004, no governo do Presidente Lula. Instalada.
      Petrolina (PE)

      12.Universidade Federal do Tocantins (UFT)
      Iniciadas as suas atividades em 2003, no governo do Presidente Lula. Instalada. Palmas (TO)

      13.Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Criada pela Lei 12.189/2010, no governo do presidente Lula. Instalada.
      Foz do Iguaçu (PR)
      14.Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Criada pela Lei nº 12.289/2010, no governo do presidente Lula. Instalada.

      Redenção (CE)
      15.Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA) Criada pela Lei 12.818/2013, governo da Presidenta Dilma Porto Seguro (BA)
      16.Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Criada pela Lei 12.824/2013, governo da Presidenta Dilma Marabá (PA)
      17.Universidade Federal do Oeste da Bahia ((UFOB) Criada pela Lei 12.825/2013, governo da Presidenta Dilma Barreiras (BA)
      18.Universidade Federal do Cariri (UFCA) Criada pela Lei 12.826/2013, governo da Presidenta Dilma Juazeiro d Norte (CE)

  5. Mas o povo desse sistema que você defende, sr. Esmael, é a favor da PEC 37. Eles não querem ser investigados. É o partido que comandou o maior esquema de corrupção da história desse país. É esse tipo de ajuda para o pobre que você defende?? Que o pobre esteja sempre dependente do sistema e por consequência, mantendo um sistema corrupto porque considera-se devedor de favores?? E falando em cotas, o Joaquim Barbosa, que condenou todos eles, não precisou de cota para ser doutor, portanto não deve nada ao PT, mas por ele os figurões do PT, que se dizem pai dos pobres, terão que pagar centavo por centavo o que devem para o Brasil.

    • Texeirinha você é o Traiano ou trabalha para ele?

    • Pois é Teixeirinha, essa galera toda está a fim de empurrar goela abaixo a PEC 37, mas o povo acordou e os PTistas percebendo isso já tentam criar outra situação, onde os delegados não mais serão obrigados a investigarem o que a promotoria pública solicitar, ou seja, poderão fazer vistas grossas a tudo que acharem ruim para seus “parceiros” sem ter a intervensão do MP. Bom pro PT isso né? Já que essa gang é só corrupção!

  6. A VERDADE DÓI PARA ESSES DIRETÓRIOS DE ESTUDANTES QUE SÃO PAUTADOS PELO PC DO B. COTAS RACIAIS NÃO FUNCIONAM.

  7. Revistinha safada, sempre contra os interesses da maioria da população e da nação. Quem acredita nos seus delírios e mentiras é muito mal informado ou mal intencionado, ou os dois.

  8. Simples, Escola Pública e Universidade Pública não fazem anúncios na mídia, por que falar bem?

  9. Não genericamente ; Mas o que é preconceito racial? escolas semple foram assim! eu estudei numa escola que o forro tava podre ,e as pombas ,e pardais nidificavam ,dentro do forro. 1962 mais o menos . a cadeia da cidade era tão segura que os presos ficavam o dia inteiro no tlhado. uma vez a policia prendeu um bebado,quando esse bebado sarou,ele simplesmente foi embora.essas coisas semple existiu no brasil onde eu estive. curitiba era uma cidade pequena ,pouco maior que são jose dos pinhais,mais o menos 300 mil habitantes.naquele tempo da udn ,o analfabetismo era 90 % no pais,saude de graça naquele tempo ,não consegui ver ,ninguem comentava esses assuntos ,não existia mesmo. meus filhos nunca tiveram saude de graça ,não existia na minha região. não havia zeladora de escola .quem limpava a escola era os professore e alunos. comida tinha que levar de casa .eu falo da região onde eu vivi por muitos anos lá. so existia duas classes sociais. os ricos ,e os miseraveis ,uma muda de roupa boa ainda tinha 3 a quatro remendos ,era um verdadeiro tremendão!quem governava a udn. carlos magalhães, agripino maia ,marcos maciel, ney braga , paulo pimentel, tancredo neves, sarney, os generais. um dia o jô soares , disse uma flase .quantos presidentes teve no brasil. genal, general, general, genral ,e o atual general. os banqueiros juntos um para lembrar , magalhães pinto , o banco nacional patrocinava ,o jornal nacional. pobre não paga imposto.a revoltas da imprensa e afavor dos ricos ,porque os ricos que pagam impostos. qual o assalariado na faixa de 3 mil para menos , que pode trocar seu imposto ,pela auta munutenção da propria saude , se existes consultas de 500 reais ,exames carissimos . ai comeria o que? a 10 anos atraz um medico de coluna ,não o sistema tradicional,mais avançado os metodos.uma consulta dele custava 500 reais. e uma cura rasoavel ,naquela epoca era em torno 30 mil reais. então ,então! recisa melhorar sim concordo, mas estamos melhores,do que a 60 anos atraz…..

  10. Universidade Pública para todos, é disso que eles tem medo: CONCORRÊNCIA.

  11. O sistema de cotas nada mais é que uma forma de Preconceito Racial, legalizado, pois significa dizer aos negros, pardos, etc….. “Sem cotas vocês não tem capacidade de entrar numa universidade”, Só os afrodescendentes não entenderam isso… AINDA. Se você é capaz, estuda, se empenha…não precisa de Cotas.

    • Legal, ‘se é capaz estuda e passa’, sendo que o aluno da escola pública tem que concorrer com filhinhos de papai que estudaram nos melhore colégios e depois fazem cursinho, isso sem precisar trabalhar, sei…

      Esse papinho não cola mais.

      De todos os cotista e/ou regressos de escola pública poucos desistem e ainda a imensa maioria tira notas ão boas quanto os privilegiados, isso sem contar que muitos trabalham pra se manter.

    • fala serio os caras q sao contra as cotas sao racista de mao cheia, ñ querem q os negros entrem para o ansino superior!!! eles acham q os negros sao subalternos… E tem q trabalhar na construção civil de servente de pedreiro!! É igual a historia do aborto…Quem diz q é contra o aborto, na real, acusam as mulheres de serem assassinas frias e calculistas, e querem matar o feto!! quando na real mesmo as mulheres em sua grande maioria querem ter a criança!!Distorcer fatos é coisa do DEMO!!E o PSDB/DEMO/PPS, sao mestres em distorcer fatos!! E eu acompanho essa revista do diabo VEJA DESDE 1989. E conheço muito bem o método de trabalho deles… Ou seja essa revista do diabo usa o método mais maquiavélico e diabólico do mundo!! contra seus inimigos!! O PT Q O DIGA!!

    • O PT realizou uma verdadeira revolução na EDUCAÇÃO. Eduardo Guimarães, em uma matéria do Brasil 247, deu um exemplo desta Revolução: “Negros pobres não frequentam apenas os mesmos aeroportos e shoppings que a elite branca de ascendência europeia do Sul e do Sudeste. Agora começam a frequentar as mesmas universidades. Em alguns anos, por todo país surgirá uma geração de médicos negros ““ um fenômeno impensável até aqui, mas que irá ocorrer em pouco tempo devido ao Prouni e às cotas para negros nas universidades”.
      Graças ao governo petista, alunos pobres oriundos de Escolas Públicas, negros e índios ingressam em Universidades públicas e particulares, os recursos destinados a Educação Pública aumentaram significativamente, foi criada a Lei do Piso Nacional do Magistério que deu dignidade aos professores, estabelecendo um piso nacional e, um terço de hora atividade destinado a melhoria do ensino-aprendizagem. Programas que no governo Tucano seriam impensáveis, pois esta turma (caterva), nunca se preocupou com os menos favorecidos, aqueles que mais necessitam do GOVERNO!
      Infelizmente, a História do negro em nosso país se caractriza por injustiças e atrocidades, até mesmo a Lei Áurea não deu condições ao negro de viver com dignidade, afinal com a promulgação da Lei, os latifundiários abriram as porteiras dos seus latifundios e, os negros sem terra, sem dinheiro, sem trabalho, sem perspectiva, sem rumo começaram a luta, contra tudo e contra todos pela sobrevivência.
      Luta que começou quando foram capturados como animais no continente africano, violentados pela escravidão, abandonaos a sua própria sorte e discriminados até hoje!
      Isso tem que mudar, não podemos tratar com igualdade, aqueles que socialmente são diferentes, potencialmente somos iguais, entretanto, as condições sociais são completamente diferentes.

  12. A questão no Brasil é a grande hipocrisia do governo, dá uma escola pública tão ruim, formando a maior geração de analfabetos profissionais da história e de outro lado para dar uma vaga em uma das suas universidades cobra do candidato o conhecimento de um gênio (comparando ao aluno que forma na escola). Cobra muito mais do que dá…
    Mas as universidades públicas brasileiras são espaços CRIADOS PELAS ELITES para SEREM OCUPADOS PELOS SEUS FILHOS. Apesar dos esforços do governo tem sido difícil quebrar essas barreiras, pois tem muito dirigente e professor de universidade pública que tem preconceito, que não gosta de ver os pobres por lá. Fui aluno de uma universidade pública e sei bem o que digo, A QUALIDADE DAS UNIVERSIDADES ESTÁ NOS ALUNOS, porque a estrutura é sucateada e boa parte dos professores não se preocupa com os alunos, não estudou reprova mesmo. Já fiz matéria onde 70% da turma foi reprovada, numa particular o cara não tem coragem de fazer isso, porque o pessoal debanda e para de pagar as mensalidades. Por isso a preocupação, se muitos alunos com deficiência começarem a frequentar as escolas públicas de ensino superior, os professores vão ter que trabalhar mais para que esse pessoal acompanhe os cursos, vão ter que melhorar o padrão das aulas dadas, isso dá um trabalhão….
    Mas o povo precisa bater o pé e democratizar o espaço, custa caro para o país, por isso pagamos esse caminhão de impostos, então todos tem direito a ela. O governo que trate de melhorar o ensino fundamental e médio, para que todos possam acompanhar e frequentar um escola de ensino superior pública.

  13. Em 2002 a revista veja publicou uma materia : que O procurador da republica da epoca ,quando recebeu uma denuncia do espitito santo.em vez de procur o stf .falou o ex presidente fhc ,depois engavetou a denuncia. na mesma revista que fiz comentaria das pagina dela.está registrado na veja de julho de 2002. Um tal de brindeiro geral da uniáo ,como é o registro da veja! eu creio que a revista pode ter mentido tambem ,ou não? ainda bem que eu tenho com provar ,se eu for questionado. fala das privatizações ,e paraisos fiscais…

  14. “Onde já se viu? Pobre e ‘preto’ estudando em UNIVERSIDADE PÚBLICA, se misturando aos filhos da classe média tradicional e da elite?”

    Daí e de muitas outras coisas vem a raiva de parte abastada da população do PT, o engraçado é que essa cambada acha que o país precisa de mais educação pra andar, é molé??? Educação tem que incluir a todos, coisa que nunca aconteceu e agora começa a ocorrer, agora aguenta!

    • Aos olhos dessa tuminha burra do PT, apenas negros são pobres e tem direito a cotas em universidades púlicas, não é mesmo? Não existem brasileiros de outras cores que são tão, ou mais pobres que negros. Estes, para a alegria do PT, continuarão sem oportunidade, já que a cota é só para quem tem a cor negra da pele.

      DEMAGOGOS DO CARAMBA!

      • Não, existem cotas somente para negros, existem para os indígenas e para os alunos baixa renda e provenientes de escolas públicas. A lei aprovada em 2012 reza que as universidades públicas e institutos federais deverão reservar, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. A regulamentação também cria mecanismos para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal, como aulas de reforço.
        Mas a lei será aplicada gradativamente em 2013 foram separadas apenas 12,5 % e pelo que sei as aulas de reforço ainda não estão acontecendo. Conheça mais: Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm

      • Lei nº 12.711/2012, DE 29 DE AGOSTO DE 2012
        A Presidenta Dilma sancionou a Lei 12.711/2012, que reserva 50% das vagas de todos os cursos das Universidades Federais e Institutos Federais de educação, ciência e tecnologia para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.
        A Lei nº 12.711/2012 promove um verdadeiro processo de reparação, pois busca em nossa história dar respostas para as mazelas da população negra e pobre de nosso país, que começou com a dominação e opressão dos índios e a escravização de populações africanas, que sempre ficaram à margem do processo de socialização, sendo a eles negado oportunidades de acessos à educação e, consequentemente, a melhores empregos e condições sociais.
        A Lei estabelece critérios sociais e raciais, na medida em que garante a reserva de 50% das vagas das universidades e institutos de ensino técnico federais a estudantes oriundos do ensino público e com renda familiar per capita de no máximo 1,5 salários mínimos e, também, um recorte étnico/racial para negros, pardos e índios.

  15. Tinha que ter cota social só

    • Concordo tambem com o astrogildo. Cotas sociais teriam um efeito muito maior e com um numero pequeno de pessoas contra, diferente das cotas por cor.

  16. o REVISTA DO DIABO ESSA VEJA!!!

    • Qual é a de DEUS cara pálida ????

      • A revista de merda VEJA, é do DEMO, minha cara!!!

      • Agora que o Lula será colunista do NYT o jornal de lá passa a ser o melhor do mundo pra PTzada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Quero ver a cara dos idiotas que sempre falaram mal deste e outros jornais do mesmo padrão, já que o chefe da gang estará escrevendo em um jornal Iangue, odiado pela totalidade dos PTistas e membros do RedePT13. kkkkkkkk

  17. A revista de merda VEJA, foi motivo de piada no maracanã… segundo a revista de merda VEJA, o maracanã seria terminado só em 2038… O MARACANÀfoi inalgurado ontem, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    • Você leu a matéria ??? Acho que não !!!!

      • Qual a matéria q a senhorita leu???2028,2038,2040, ñ é 2013!!! O MARACANÃ, foi inaugurado ontem minha cara!! E li a matéria sim!!A capa da revistinha de merda VEJA, dizia ao contrario!!!CONFIRA LÁ MINHA CARA?? Acho q vc é quem ñ leu patavinhas nenhuma!!!

        • O presidente Lula acompanhou a presidenta Dilma, na festa da pré-inauguração do Maracanã, na noite de sábado (27). O jogo entre os “Amigos de Bebeto” e os “Amigos de Ronaldo” foi um jogo teste para o estádio, que foi todo refeito.

          Os trabalhadores que trabalharam na obra receberam ingressos para eles e seus familiares assistir o primeiro jogo no estádio.

          E a revista Veja virou piada de novo…

          Há um 2 anos atrás, ela… a revista Veja, agourava e fazia uma reporCagem dizendo que, pelo cálculo da revista, o Maracanã demoraria 24 anos para ficar pronto, só em 2038.
          É VADE RETO CABORJA DE URUBUS,ABUTRES DE TUCANADAS DO DEMO!!

        • Huuum NERVOOOSA… Você leu a capa e acha que leu tudo você não leu a matéria ou não entendeu m… Nenhuma

          • Esse PTistazinho LUIZAO é mesmo uma piada de mau gosto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            O assunto aqui é cotas… universidades…… sacou burro?

            Eu sou totalmente contra cotas pela cor do cidadão, acredito que seria muito mais coerente se as cotas fossem oferecidas pela renda familiar, pois existem milhões de pessoas brancas, amarelas, vermelhas que são extremamente pobres, e estes não teriam o mesmo direito a cota que um negro tem?

            Cota pela cor é sim racismo escancarado!

        • Se foi inaugurado ontem,porque estão pedindo hoje mais 456 milhões

    • É “Inaugurado”, corrigindo, e foi entregue ontem pela Metade. Só o boa parte do interior está pronto, o resto ainda está por fazer, além do lado externo ( acessos, estacionamento..nada foi feito. Também ainda não foi testado o sistema de drenagem.. portanto… inacabado.

      • Mimimimimimi…

      • Logo se vê o que a baixa escolaridade faz. Dá o direito de todo mundo achar que sabe algo e escrever “inalgurado”. É isso aí PT. Do que adianta dar acesso às faculdades para “quase todos” mas na educação básica e fundamental dar um ensino de merda para todos que optam pelo ensino público – seja branco, negro, pardo, etc.

  18. É um tem polêmico. Sabemos da disparidade entre o sistema público e privado de educação. O que precisa melhorar é a base da educação pública, oportunizando que o candidato da escola pública conquiste seu espaço por conhecimento adquirido e acumulado e não “apenas” pela cota instituida pelo governo. Considero que para início de uma possível equidade social, até seja válido, servindo como uma panaceia.

    • Sou contra a reserva de vaga que vigorava até as cotas, 99% de vaga para brancos e bem nascidos em UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

      Afro-descendente e pobres tem tanto direito de estudar em universidade pública, ou seja PAGA POR TODOS, quanto o filhinho de papai que paga escola particular pro rebento e cursinho para entrar em UNIVERSIDADE PÚBLICA.