Três cotados para a Secretaria da Igualdade Racial de Gustavo Fruet

Três nomes e um destino: Saul Dorval Silva, Messias "Obama das Araucárias" Silva e Chik Jeitoso são lembrados para a Secretaria da Igualdade Racial.

Três nomes e um destino: Saul Dorval Silva, Messias “Obama das Araucárias” Silva e Chik Jeitoso são lembrados para a Secretaria da Igualdade Racial.

Antes mesmo de a pasta ser uma realidade, três nomes despontam como favoritos ao cargo: Saul Dorval Silva, Messias “Obama das Araucárias” Silva e Chik Jeitoso.

O bruxo Jeitoso, que anda meio nervoso com o Palácio 29 Março, disse ao blog que não aceita a indicação. Segundo ele, a nova Secretaria nasceria sem orçamento e sem força.

“O prefeito está devendo um negro no primeiro escalão, mas eu sou contra criar novos cargos. Então eu aceitaria a Secretaria de Comunicação que sofrerá mudanças radicais”, diz Chik Jeitoso.

O sindicalista Messias da Silva, o Obama, por sua vez espera lugar ao Sol desde janeiro. Ele foi um dos coordenadores dos adesivaços! de Fruet. Chegou ser cogitado para a chefia dos cemitérios, mas não prosperou a ideia.

Quanto Saul Dorval é considerado como uma das principais lideranças do movimento negro do Brasil e uma das estrelas do PMDB nacional.

Qualquer que seja a escolha do prefeito, os três nomes estarão à  altura da tarefa!, diz um assessor de Fruet.

32 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ATÉ ESTE MOMENTO O FRUET NÃO NOMEOU O MESSIAS.

    NOMEIA O MESSIAS FRUET.

  2. O Anão esta trabalhando e trabalhando mais que muita gente grande! É só ir nas audiencias publicas e ver o cara mandando ver com as estruturas webicas!

  3. Se realmente for criada essa secretaria será mais um passo atrás e mais gastos totalmente desnecessários.
    Igualdade Racial seria se os funcionários fossem de todas as etnias…parece um contra senso falar de igualdade e só se ver negro.
    Que absurdo isso.
    infelizmente o futuro da humanidade é sombrio….para não dizer negro…pq se eu dissesse isso, talvez surgiria alguém para me processar por discriminação racial…kkkkk

  4. O anão apoia o Messias Obama. Desde que o deputado André Vargas deixe.

  5. Cadê o anão nesta relação? Ele não tá pronto ainda????

  6. Vi o comentário do Saul Dorval e ele está com discurso de quem é candidatíssimo sim à secretaria. Mas acho que o internauta Mario Mella está correto em relação ao Messias Obama. O deputado André Vargas deve ter dado uma mijada nele. o André tem medo que a cria cresça mais que o criador. Como diria o Anão: “O MESSIAS TÁ PRONTO!”…kkk

  7. PQ só afrodescendentes e pq não um ASIÁTICO ?
    Será que é racismo ??????????????????????

  8. Porque o Messias odeia tanto o Vanhoni e da sua thurma?

    Ou melhor: Porque o Messias tem tanta inveja do Vanhoni e de sua thurma?

  9. Eu sou Japones e gay e quero disputar também essa secretaria, isso é discriminição e homofobia só pq sou gay meu nome não aparece na lista??? Vou processar todos isso não pode acontecer esse prefeito andou com o Infeliciano 🙁

  10. Uma pequena dúvida: Por que a secretaria tem que ser ocupada por um afro-descendente? Não estaria ai uma discriminação?

    • Pereira vejo que vc é inteligente, poderia ser um japonês, alemão etc. toda vez que falam de assunto racial colocam a foto de um negro porque será.

  11. O Messias pediu para espalhar a noticia pela cidade. Ai o Esmael publica. Ai o André Vargas da uma mijada nele. Ai ele pede para tirar o nome da lista.

  12. Os três merecem………. eu devo estar fora pois sou casado com uma alemoa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk sou bisneto de escravo………. abs joao feio

  13. Mais uma boquinha pros companheiro

  14. Obrigado pela lembrança, e pela consideração, mais não estou cotado, e a Secretaria seria um avanço para cidade. O Governo Federal destinou para esse ano através de 22 Ministérios, cerca de 2bilhões de reais, para politicas da promoção da igualdade racial, esses recursos só serão repassados para Estados e Municípios que estiverem essa Secretaria especifica, pois só na área da Educação é destinado cerca de 850 milhões, na área do Trabalho cerca de 400 milhões, principalmente para capacitação profissional. Algumas Secretarias como Educação e Trabalho, tentam viabilizar ( Trazer), esses recursos mais não consegue por justamente á uma condição estabelecida pelo Governo Federal e SEPPIR, é especifico para promoção da igualdade racial. Então nós não estamos falando somente de combate ao racismo e qual quer forma de discriminação, e sim tocar na ferida profundamente, fazendo de fato a igualdade através da Educação e Trabalho, sem falar em outras áreas, como Justiça, Esporte. Por outro lado não adianta mais Universalizar os discursos e ações, tem que a profundar e viabilizar o combate a pobreza e as diferenças de forma real através de políticas sociais, é isso que talvez alguns Prefeitos e Governadores não entendem. E aqui quero tocar na ferida, determinados chefes de poderes executivo, se recolhem e se acovardam, criando coordenações e tem medo de usar a Palavra Promoção da Igualdade Racial, ou colocam outros nomes em Secretarias, mais que não funcionam por que não a recursos e nem politicas, mais que na cabeças deles e de alguns assessores mal preparado dizem vamos acalmar esse setor através de coordenações, com isso cumprimos nosso papel, estão extremamente equivocados. Mas vejo que esse atual Governo Municipal tem outros olhares para sociedade e para demandas desta mesma, veja em Curitiba, ele criou a Secretaria da Mulher, isso sim é ter a visão além do Alcance. Tenho certeza que o Prefeito criará a da promoção da igualdade racial e deverá escolher um bom Secretario ou Secretaria para pasta, que seja comprometido com essa causa e que tenha pratica e não só discursos, que tenha realizações. Fruet sabe o que faz! Saul Dorval da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Politicas Étnico Racial ““ COMPER.

    • Por que tem que ser um negro? Não pode ser uma Polonês, um Italiano, um japonês, um Ucraniano? E por que tem que ser um destes? Por que não poderia ser algum branco comum com ideias civicos, com respeito as minorias e a todas as raças?

  15. Vejo o ex-combativo lider sindical Messias “Obama” da Silva, escrever comentário tirando seu nome da “disputa”. O que é isso companheiro? Um guerrilheiro não pode desistir da luta jamais. O Fruet precisa ser justo e te nomear para alguma boquinha na PMC.

  16. O Messias já perdeu a administração dos mortos e agora quer uma boquinha na igualdade racial?? Ele que vá trabalhar.

  17. Eu acho que vai esse que tem um heliporto na cabeça.

  18. Sr. Blogueiro

    Solicito a retirada do meu nome dessa disputa, visto ser a nomeação desses tipos de cargos, de exclusividade do prefeito, não passando portanto por vossa vontade.
    A aliança com o prefeito Gustavo Fruet é na politica e não na ocupação de cargos.

    Atenciosamente

    Messias Silva
    Rg 3.632.3957

  19. Se o gustavo criar mais esse “cabidaço”, acabou minha paciência com ele. O Messias que volte pro HSBC e pare de fazer lobbie.

  20. O Messias Silva não é candidato a Nada. acho que a nota do blogueiro nao respresenta nem de longe a verdade. o Messias tem outros projetos que nao passam por busca desesperada por cargos no governo.

  21. sou mais Chik

  22. Mas o Fruet não falou que a Prefeitura ta Quebrada e esta assim por causa do Ducci??? E agora vai Criar uma nova Secretaria??? Da Igualdade Racial. Daqui uns meses ele cria a Secretaria da LGBT e uma do Carnaval Também??? Não falou que esta sem $$$ ??? ????? Estaria O Fruet acometido por Sindrome de Pinóquio.

  23. Na torcida para que comece realmente o governo Fruet, mas não dessa maneira, criando novo “cabide”. Aprendeu direitinho com o PT.

  24. o saul leva ,o chick jeitoso não ganha nem para porteiro de cemitério na gestão do fruet o obama não leva também. mas eu acho que uma mulher implaca na secretaria.

  25. Vou dizer uma coisa:
    Se Fruet criar esta secretaria acabou a minha paciência com ele.

  26. Ah! é pra votar? então voto no Mestre Pop :))

  27. O messias tem apoio do picler? Então ela já dançou. Eu apoio o Saul Dorval.

  28. Nem sabia que existia isso, mais um “cabide” para cargos!!! cada uma!!!

  29. O Messias esta estudando Administração e Gestão Publica na UFPR e esta preparado para tão nobre função.

    Ele tem apoio de toda a comunidade e do movimento sindical.

  30. Se o fruet tiver juízo ele nomeia o Messias “Obama”. O Messias é aluno do picler e está se formando em “tecnólogo em gestão pública”. Além disso é afilhado político do deputado André Vargas, que é vice-presidente da câmara dos deputados.