Rossoni vence queda de braço! com Traiano pelo comando do PSDB

Por Ivan Santos, via Bem Parná

Deputado deve ser confirmado presidente estadual do partido no domingo e vai comandar articulações da legenda para eleições de 2014.Foto:  Valterci Santos/ Gazeta do Povo

Deputado deve ser confirmado presidente estadual do partido no domingo e vai comandar articulações da legenda para eleições de 2014.Foto:
Valterci Santos/ Gazeta do Povo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, venceu a queda de braço! com o líder do governo na Casa, deputado Ademar Traiano, e garantiu sua eleição para a presidência do PSDB paranaense, na convenção marcada para domingo. A decisão foi tomada pela bancada tucana em reunião com o governador Beto Richa na noite de quarta-feira. Traiano permanecerá na secretaria-geral da Executiva do partido. O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, será o vice-presidente.

Nas últimas semanas, Rossoni e Traiano travaram uma intensa disputa de bastidores pelo cargo. O presidente da Assembleia exigia o Posto argumentando que não pretende disputar novo mandato de deputado estadual no ano que vem, pois pretende ser candidato a Câmara Federal !“ e com isso estaria abrindo caminho para que Traiano conquiste o sonho de presidir o Legislativo a partir de 2015, caso seja reeleito. Já o líder governista afirmava que Rossoni já presidiu a legenda por duas vezes, e defendia sangue novo! na direção tucana.

Durante a disputa, Traiano chegou a afirmar que não admitiria abrir mão de suas pretensões a não ser em favor do governador, atual presidente do PSDB paranaense. Por conta disso, chegou-se a levantar a possibilidade de Richa ser reconduzido ao cargo para evitar um racha! entre dois de seus principais aliados, apesar dele pretender deixar o posto para se dedicar exclusivamente à  administração estadual e ao seu projeto de reeleição.

Rossoni, porém, não desistiu e apesar de publicamente negar qualquer rusga, nos bastidores, segundo fontes tucanas, o presidente da Assembleia jogou pesado. Ele teria chegado a ameaçar rejeitar qualquer cargo no comando do diretório estadual caso não tivesse a presidência. Acabou prevalecendo a vontade do presidente da Assembleia, que com isso, vai comandar as articulações para as eleições de 2014.

Não é a primeira vez que os dois caciques tucanos batem de frente. No ano passado, Traiano chegou a chegou a articular uma candidatura à  presidência da Assembleia, estimulado por parlamentares da base governista descontentes com a forma de agir de Rossoni. O líder governista só desistiu depois que o governador interviu em favor da reeleição de Rossoni. Em troca, garantiu a Traiano o apoio para que ele assuma a presidência do Legislativo a partir da próxima Legislatura, caso seja reeleito deputado.

Na convenção de domingo serão eleitos os 60 membros do diretório estadual, os 24 delegados a convenção nacional e 10 membros do conselho de ética e disciplina do PSDB. Na mesma convenção serão eleitos a nova executiva estadual (seis membros) e o novo conselho fiscal (seis membros).

Além de Rossoni, Traiano e Hauly, vão compor a Executiva tucana o deputado federal Alfredo Kaiffer, 2!º vice. O presidente do diretório municipal do PSDB em Curitiba, Fernando Chignone será o tesoureiro.

Chapão !” Uma das tarefas de Rossoni como presidente do PSDB será articular a formação da aliança que apoiará a reeleição do governador Beto Richa. A principal dificuldade será convencer os deputados tucanos a aceitarem compor um chapão! com o PMDB na eleição para a Assembleia. Com a maior bancada na Casa, de treze deputados, os peemedebistas condicionam o apoio à  reeleição de Richa à  coligação proporcional. Os tucanos, que têm onze deputados, a segunda maior bancada, temem não conseguir reeleger boa parte deles em um chapão! com o PMDB. Segundo o deputado Nereu Moura (PMDB), porém, Richa já teria garantido a formação dessa chapa à  bancada do partido em troca de apoio à  sua reeleição.

Rossoni admite essa dificuldade, mas alega que não há muito como fugir do sacrifício. Um partido que tem o governador não tem muita escolha. Não podemos prejudicar a chapa majoritária!, alegou ele.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse Dep. Traiano come nas mãos do Rossoni,desde que se elegeu,o professor e orientador dele é o Professor Valdir Rossoni,de Bituruna,para o Brasil.

  2. De fato a Bancada de deputados estaduais apoiaram e apoiam o Presidente deputado Valdir Rossoni, tanto que “reelegeram” ele Presidente da Assembleia e lógicamente, quando do “Acerto” foi computado a reeleição para Presidente do PSDB do Paraná, também. O “Acerto” foi completo e como os deputados são corretos, vão apoiar e votar no Rossoni. Bem, se não votarem…. o Rossoni tem a “caneta” da Assembleia até fim de 2014 e ainda nesse ínterim, tem a eleição e todos querem ser reeleitos!
    MAS EM 2.014 VAI DEPENDER DAS ELEITORAS E ELEITORES DO PARANÁ !

  3. o presidente da ALEP esta azul da cabeça até os pés.kkkkkkkkkkkk

  4. Fiquei muito feliz com essa notícia. Que bom que agora esse partido vai definitivamente para o brejo!!!!

  5. a grana toda até agora foi só a 1ªparcela, depois é só foto do mesmo cheque, tão indo mal no estado, mais particularmente vão bem, coitado do estado teve que comprar um hotel situado na carlos cavalcanti por 25 milhas, era do homem que seria o novo sogro do beto, desmitam se for mentira.

  6. Enquanto isso, PSDB no governo faz proposta casa bahia para a reposiçao da inflação dos servidores: ” contrariando o que diz a lei da data-base, o governo quer reajustar os salários do funcionalismo público com o índice do IPCA (em torno de 6,4%), em duas vezes (maio e junho), para piorar, somente sobre o salário base” Fonte: http://www.sindiseab.org.br/

  7. AGORA É SO ENTREGAR O COMANDO, A FUTURA GOVERNADORA DO PARANA….GLEISI HOFFMANN..

  8. Quando perderam as eleições em Curitiba muitos do PSDB perderam as bocadas e o Richa e Rossoni levaram para o Estado e para o Legislativo mais de 200 milhões de custos para bancar estes comissionados. É prá isto que o Rossoni está enviando o dinheiro economizado da assembléia para o estado. O estado do Paraná tinha 80 milhões pagamentos a comissionados e saltou para 250 milhões.

  9. Traia x malaca devia dar empate.

  10. Dizem que agora o próximo passo do PSDB é mudar a sede do partido no estado para a estrada Delegado Bruno de Almeida, 0 – Caximba….

  11. Deus me livre e guarde como dizem, tristeza é ver Rossoni, Traiano, Silvestri ajudando a acabar com o nosso Paraná.