Richa tem pior avaliação da história em Curitiba. Será o efeito Yeda Crusius?

Analistas políticos afirmam que a reeleição de Richa está a perigo e lembram o caso da tucana Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, que de promessa virou o maior mico do PSDB nacional; de olho no Palácio Iguaçu, Requião e Gleisi comemoram a patinada do governador; Richa nunca teve avaliação tão sofrível na capital, que era seu maior trunfo eleitoral.

Analistas políticos afirmam que a reeleição de Richa está a perigo e lembram o caso da tucana Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, que de promessa virou o maior mico do PSDB nacional; de olho no Palácio Iguaçu, Requião e Gleisi comemoram a patinada do governador; Richa nunca teve avaliação tão sofrível na capital, que era seu maior trunfo eleitoral.

O Instituto FSB Pesquisa, de Brasília, fez levantamento sobre o índice de aprovação do governador Beto Richa (PSDB) em Curitiba. Segundo os números, revelados pelo colunista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, edição deste domingo (28), o tucano tem a sua pior avaliação da história na capital. De 59%, aferidos em 2012, o xoque de jestão! de Richa agora é apoiado por apenas 41%. Em um ano, o governador perdeu 18% dos curitibanos, diz o levantamento. Se continuar nesse ritmo, muito provavelmente, nem chega ao segundo turno em 2014. Será o efeito Yeda Crusius, a ex-governadora tucano do Rio Grande do Sul?

Ao saberem do resultado da pesquisa da FSB, o senador Roberto Requião (PMDB) e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), que querem apear Richa do Palácio Iguaçu, tiveram uma crise de riso.

A seguir, eu reproduzo a íntegra das duas notas publicadas pelo colunista Celso Nascimento:

Alvoroço 1

Gabinetes do Palácio Iguaçu agitam-se com a circulação dos resultados de uma pesquisa feita em Curitiba pelo FSB !“ instituto que, embora menos conhecido que o Ibope, costuma ser contratado por grandes empresas (especialmente multinacionais) para aferir tendências da opinião pública em várias áreas, inclusive política. Os dados revelados geraram alvoroço no principal endereço do Centro Cívico.

Alvoroço 2

Segundo o FSB, a administração do governador Beto Richa era aprovada por 59% da amostra de 1.000 curitibanos entrevistados em 2012. Um ano depois, isto é, em março último, os que classificaram a gestão como ótima e boa caiu para 41% !“ uma queda de 18 pontos porcentuais. O índice dos que consideram a gestão apenas como regular subiu de 30% para 35%. Na categoria ruim/péssimo, o porcentual também subiu de um ano para o outro, de 9% para 17%.

55 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sou Gaúcho e o Governo da Yeda foi o pior Governo que tivemos neste Estado. Um Governo de mentiras e escandalos. Essa Senhora deveria ter vergonha na cara, e nunca mais se candidatar à cargo público, mas como no Brasil, as pessoas esquecem rápido, isso não vai acontecer.

  2. O GOVERNO DO ESTADO DIZ QUE NÃO TEM R$ 64 MILHÕES PARA O SUBSÍDIO AO TRANSPORTE COLETIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA..

    AO CONTRÁRIO, QUER IMPLANTAR O PROGRAMA BILIONÁRIO “TUDO AQUÍ PARANÁ”, NUM CONTRATO DE 25 ANOS E PRORROGÁVEL PARA MAIS 25 ANOS, NO VALOR DE 3 BILHÕES, PAGÁVEL 10 MILHÕES MENSAIS,. JÁ FOI GASTO EM ESTUDOS, R$ 40 MILHÕES COM UMA EMPRESA CHAMADA: SHOPPING CIDADÃO, E QUE JÁ ESTÁ ESCOLHIDA PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA, DEPENDENTE OU NÃO DE LICITAÇÃO, POIS ESTA LICITAÇÃO VAI CONTER CLÁUSULAS DIRIGIDAS PARA QUE SOMENTE ESTA EMPRESA SEJA A VENCEDORA.ESTA EMPRESA É DESCONHECIDA NO PARANÁ, MAS EM MINAS GERAIS É CONHECIDÍSSIMA, POIS QUEM COMANDA A EMPRESA É UM TAL DE: GEORGE SADALA, AFILHADO DE CASAMENTO DO SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB), QUE MESMO SEM FAZER NADA DE RELEVANTE AO PARANÁ, JÁ FOI CONDECORADO PELO GOVERNADOR E OS DEPUTADOS ESTADUAIS.
    ISTO ESTÁ CHEIRANDO UM DOS MAIORES CAIXA 2 DA HISTÓRIA DO BRASIL.

  3. Chupaaaaaa PTzada, Beto Richa 40% e os outros dois candidatos, só caindo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mandem os dois se unirem para ver se conseguem tirar a reeleição do Richa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Existem rumores de privatização da Copel e Sanepar na gestão desse governo, está querendo fazer o mesmo que fizeram com a antiga Telepar. Não temos qualidade na telefonia e ainda o serviço é caro demais.

  5. Olha gente sou de Francisco Beltrão e não concordo com o que disseram que ele não faz muitos votos na região, pelo que acompanho aqui ele está muito bem em todo o interior e o povo fala super bem dele, a não ser aqueles que são oposição mas isso é até normal ne? Meus pais são professores estaduais e votam no Beto Richa de olhos fechados pelo que ele já fez pela categoria nestes dois anos e pouco, o Requião largou os professores a propria sorte e os professores que não são do PT ou do PMDB aqui votam tudo pro Richa. Eu acho que quem não tem muita chance é a Gleisi Hoffman porque se elegeu e sumiu, ninguem aqui mais sabe dela, se ta viva, se foi embora do pais, nada, não fez mais nada pro povo que votou nela. Depois dizem que as loiras são burras e elas ficam brabas, mas se ve que tem logica a frase.

    • É $ó de olhos fechados mesmo!

    • Va catar coquinho rapaz, teus pais nem são professores seu mentiroso de uma figa. Fica aí tentando passar uma falsa imagem de um governador incompetente, o ensino no estado está a deriva, se enxergue empregadinho do Richa.

    • Quantas greves ou indicativo de greve teve em 12 anos do governo Requião? E em dois anos do desgoverno Richa? Não gosto do Requião, mas entre a arrogância do Requião e as mentiras e hipocrisias do Beto. O Beto só fez trapalhadas no governo. Quem é capaz de dizer algum feito positivo deste governo quase dois anos e meio de governo?

    • De olhos fechados e rabo preso né alexia ou seria aleixo.

  6. “DILMA, QUE RECEBEU LIGAÇOES DO MENSALAO, VARIAS VEZES, PORQUE TEM MEDO.”
    E DESDE QUANDO “MENSALÃO” TELEFONA, MEU CARO? É COM ESSE TIPO DE TROLL QUE O PSDB ESTÁ TRABALHANDO NO PARANÁ? VOCÊ DEVE GANHAR MUITO POUCO, “TADEU ROCHA”, POIS NÃO CONSEGUE NEM CRIAR OU COMENTAR FACTOIDES NUM ESPAÇO DEMOCRÁTICO. A DEPENDER DE SEUS TROLLS PARA FAZEREM POLÍTICA, PARTIDOS COMO O PSDB VÃO MAL, MUITO MAL…

  7. ESSE BLOG. É DO PT, ELES TEM QUE COLOCAR ESSA MENTIRA, É SÓ VOCE LE . COMO DÁ SÓ PT, PIOR QUE SR. ESMAEL SÓ COLOCA OS COMENTÁRIOS DOS PT, NAO DOS OUTROS, VAMOS ESMAEL QUEM QUE COLOCAR DOS OUTROS, TODO MUNDO SABE QUE VOCEÉ PT, ESPERO DE TANTAS CRITICA QUE VOCE FAS PARA TODOS , MENOS O PT, VOCE TENHA SUCESSO, VOCE AINDA NAO COMENTOU DA DILMA, QUE RECEBEU LIGAÇOES DO MENSALAO, VARIAS VEZES, PORQUE TEM MEDO.

    • o tadeu so voce acredita nesse teu governo quanto tu ganhas por mes

    • IDIOTA VOCÊ TADEU, OU É COMISSIONADO OU É UM DEBIL MENTAL!!!!KKKKKKKKKKKK
      Vai puxar o saco do teu patrão, o ano que vem você vai dançar!!!!!!!!!!!!!!!!

    • ficou bravo o tadeu, a casa do psdb no PR ta caindo kkkkkkkkkkkkkkkk

    • está pessoa pra fazer um comentário deste, deve ter cargo de comissão no governo do Beto Richa ,ou tem parente exercendo tal cargo. Quanto a Dilma e PT , não precisa ser o Blog do Esmael. a mídia e rede sociais estão revelando tudo o que ocorre neste governo petista, em contrapartida o PSDB não fica atraás não meu caro.e tenho dito.

  8. Falando em Londrina, dias atrás o governador esteve numa exposição la dizendo que iria fazer a duplicação da PR 445. Estranhamente 10 dias depois resolveu cancelar o projeto dizendo que quem iria cuidar da duplicação era uma empresa privada, o povo do Paraná tem pavor dessas privatizações tucanas:
    http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/740551/governo-cancela-estudo-sobre-duplicacao-da-pr-445-entre-londrina-e-maua-da-serra-e-buscara-parceria-publico-privada/
    Ja a justiça do Rio Grande do Sul não da moleza para as pedagieiras:
    http://portallw.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=497187

  9. Acho que o unico lugar que ele ganha vai ser em Londrina,terra que elegeram tres vezes o BELINATI.
    Aqui acreditam até em assombração,inclusive tem radialistas que fazem campanha dia e noite para o vendedor de iluzão
    E nós Londrinenses embarcamos que nem viuva em bailão.

    • A era Belinati já era em Londrina, a nossa querida Capital que sempre nos “brinda” com “maravilhosos” políticos de carreira, verdadeiros profissionais da politicagem.
      O PlayBeto não tem vez aqui não!! Concordo, iludiu muitos com falsas promessas, com sua política de quinta, mas perdeu playboy, perdeu!!
      Em tempo: Ilusão é com SSSS caro amigo e não com Z.

  10. soube de uma pesquiza no sudoeste diz que o beto não chega a 30 vão bebe do proprio veneno ne seu guto silva traidor vamos varre voces do mapa

    • Este paulo é mesmo um piadista de primera ou de ultima sei lá. O governo Richa aqui no sudoeste e principalmente me pato esta muito bem avaliado pela ultima pesquisa e o bobo da corte sabe disso so que faz de conta que nao sabe, ta fazendo seu papel de mentiroso coisa que ele sempre fez bem e agora na camara pioro. A unica pesquisa que vc soube foi a ultima feita e divulgada onde o Richa aparece com 87% de aprovação no sudoeste. Bobo da corte.

      • Caro Alexandre, esse pau(lo) mandado deve mesmo ser apaixonado pelo Guto Silva só fala dele nos seus posts. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E se o cara irrita tanto um PTistazinho igual a esse é porque é gente boa, pena que já tenho meus candidatos a deputados mas se ele sair a alguma coisa vou arrumar uns votos pra ele aqui onde moro.

        E percebi que de pesquisa o pau(lo) mandado não entende nada, a pesquisa mostrou o Beto Richa com mais de 80% no sudoeste do Estado. Se você descobrir quem é o cara de verdade passe o nome completo para que saibamos quem é ele na cidade, até porque já falou umas coisas ai que cabe um belo processo no lombo.

    • ” Paulo – João” a democracia e o direito a opiniões contrarias sao prerrogativas essenciais, mas ofensas e calunias terão respostas com medidas legais..

  11. Ué, cadê os aspones “Fala Sério” e “Olho Vivo” para defenderem o barco afundando do timoneiro Playbeto????

    Tenho sérias desconfianças que daqui para frente o número dos assessores tucanos que irão aparecer aqui no blog será cada vez menor. KKKKKKK!!!

  12. Hoje na convenção do Psdb em Curitiba nem mesmo os comissionados do governador apareceram para fazer volume no evento e isso demonstra que a vaca já foi pro brejo.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk A PTzada do caramba tá todinha doida com a notícia plantada do Esmael e cia ltda, mais conhecidos como turminha do Zé Dirceu, ou simplesmente RedePT13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      A candidata de vocês sequer sairá candidata ao governo seus burros de marca maior, estão aqui falando merdinha (só sabem fazer isso mesmo) mas já sabem que é improvável que a Papagaia Loira do bico dourado (a ministra que não faz nada), “esposa” do ministro acusado por Roberto Requião de exigir propina para liberar recursos para a Ferroeste, saia candidata ao governo em 2014. A PTzada maluquinha vai se associar ao “véio loco” Requião para tentarem tirar a reeleição do Beto, mas não vai dar nem pro cheiro seus besta. kkkkkkkkkkkkkk

      CHORA PTZADA DO CARAMBA, NÃO TERÃO NEM CANDIDATO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Sem ter adversário ele não passa para o segundo turno, com adversários então vai ser melhor o desgovernador desistir e se candidatar a Deputado Estadual, mesmo assim corre o risco de não se eleger.
        De agora em diante tudo que for dito contra o desgovernador vai ser o mesmo que chutar cachorro morto.
        Como a incompetência e a confiança em gente sem competência acabou com um governo e com a carreira política? Desde que foi eleito o Beto Richa só tomou decisão precipitada e equivocada. Se aliou a qualquer um com o intuito de apagar lideranças do seu próprio partido pensando que com esse apoio podeira viabilizar sua reeleição.
        Olho Vivo, vamos fazer uma aposta: o Beto não se reelege e nem passa para o segundo turno.

  13. Está mais do que na hora de limpar o Paraná de certas aves de rapina. O estado está a cada dia cobrando mais impostos e onerando os empresários. E com isso gerando inflação, pois todos os custos são repassados ao consumidor. E não basta defenestrar o Beto, é necessário eliminar também esse monte de rola bostas que o apoiam na assembléia e em outros órgãos do estado. Nosso estado parece estar no tempo das Capitanias Hereditárias, onde o comando político passa de pai para filho desde 1500.

  14. É parece que o povo Paranaense está acordando.

  15. Vocês estão completamente equivocados, esse governo tem programa sim de governo, sabem qual é? O topa tudo por dinheiro, kkkkkkkkkkkkk, aquele que era do Silvio Santos. Esse é o único programa de governo do Richa, que diga as concessionárias de pedágio, com a tal tese de “despolitizar o pedágio” o que da pra se chamar vulgo “negociatas”.

  16. Esmael e demais pergunto a qualquer que leu esta postagem e os comentários logo atrás:
    Alguém está com “peninha política” de Beto Richa (o Playboy Neoliberal)?
    Que este representante da extrema direita capitalista neoliberal “vampira” do Paraná, se desintegre politicamente e vire pó para o vento do desprezo e do ostracismo da opinião pública o leve para bem longe para que não tenhamos ou esqueçamos rápido ás horríveis lembranças do seu inócuo e decadente (des) governo!

  17. “EFEITO YEDA CRUSIUS” foi ótima!…rs…

  18. se depender dos Professores esse pseudo governador já era!!

  19. pr 436 que liga ibaiti a ribeirao do pinhal ficou na promesa ,aqui ele nao chega a 30 por cento

  20. Se não fosse os milhões gastos em propagandas para enganar trouxas ele estaria com menos de 3%. O Tetra governador esta voltando.

    • Rock,
      concordo plenamente com o seu raciocínio, a atual gestão estadual não tem planejamento, políticas de longo prazo, tudo é feito no improviso, “a toque de caixa”. Nada funciona: educação, segurança, saúde, infraestrutura, entre outros, serviços básicos.
      Os maiores investimentos deste desgoverno são realizados na publicidade e na acomodação dos incontáveis comissionados.
      Na propaganda milionária tudo funciona como um relógio suíço, é o MUNDO do faz de conta, da fantasia, contrastando radicalmente com a realidade, uma verdadeira fortuna é utilizada para promover o governo, os recursos públicos são utilizados na autopromoção de Beto Richa ““ $$$ escoando pelo ralo da incompetência.
      Como muitos já postaram: o pior governador que o Paraná já teve em toda a sua História, sem condição nenhuma de governar o nosso estado. Pensando na reeleição o desgovernador tenta acomodar possíveis adversários oferecendo cargos na administração pública, recentemente assistimos algumas trocas no secretariado do estado seguindo este raciocínio, os incontáveis comissionados estão perdidos em alguma repartição, sem função nenhuma, ou seja, a grande maioria não faz absolutamente nada, a mão ser mamar nas tetas $$públicas$$!!

    • e com o tetra vem a vovo nana o delazari o comedor de mamonas sai fora

  21. No Vale do Ivaí, Apucarana e região ele e os parceiros dele colocaram um monte de comissionados políticos em cargos chaves e incharam tanto a máquina público do estado com cargos desnecessários que o custo da folha de pagamento de comissionados foi para mais de 250 milhões. Em Curitiba, cidade rica, onde deveríamos ter dinheiro, não digo sobrando, mas suficiente para termos dignidade pelo menos na saúde, ficou arrasada.

  22. 41% está bom demais para um governo imóvel e sem projetos que não fez coisíssima nenhuma e apenas empurrou com a barriga.

  23. isso que a casa do ducci não caiu ainda em curitiba ,imagime depois que cair a casa do ducci no MP.

  24. A convenção do psdb neste domingo não tinha nem 500 pessoas, sendo que destas, a maioria quase total era de ligados ao governo do beto richa.
    Realmente nem os comissionados dele foram prestigiar o evento porque sabem que as coisas vão muito mal em seu governo e certamente perde a eleição ano que vem.
    Tá pensando que o povo é bobo e querendo enganar em fim de mandato, abrindo a torneira só agora.
    Precisamos de um governo que respeite o povo e que exerça o mandato do primeiro ao último dia e não somente em época de eleição.
    O povo não é bobo e vai mandar ele embora ano que vem.

  25. Também o homem tem o poder do toque de mirdas, tudo que põe a mão vira M…A. São os aumentos abusivos de taxas do DETRAN e de ICMS (disfarçou as altas na substituição tributária), é obra que só sai se o governo federal mandar dinheiro, é carro de polícia parado no cruzamento sem fazer nada, é linha verde que nunca termina, é obra da copa que não sai porque o planejamento saiu furado, etc, etc…Esse homem não se preocupa com o povo..Que vá embora e nos deixe em paz…

  26. UMA COISA ESTRANHA ESSE CELSO NASCIMENTO RASGA ELOGIOS AO ROSSONI E BATE PESADO NO BETO.
    ISSO É ESTILO DO ROSSONI “” FAZER POLITICA SOZINHO””

  27. Ah não … mais reunião(palestra de como esse governo é bom) em horario de expediente??????

  28. Segundo o IBOPE ele vai ser reeleito com mais de 75% dos votos… só se for na terra do nunca.

  29. Adiantou alguma coisa trocar o secretariado? Como diz o velho ditado “marmelada na hora H, termina de matar”, a reeleição do governador parece que não vai acontecer.

  30. Os tempos de escuridão nas terras das Araucarias estão com os dias contados…FORA BETO RICHA….

  31. Acho que 41% até que é muito, pela falta de projetos que esse desgoverno não tem p/ o estado. Se na capital do estado a coisa ta feia, pensem como está no interior. Ja era de se desconfiar daqueles 73% de aprovação la atrás do Ibope, como que um governo como esse que não tem planejamento, não tem metas, só emprega aliados, verdadeiro cabidasso de emprego, governo que é um grande parceiro das pedagieiras poderia estar com alto indice de aprovação daqueles? Os números daquela pesquisa do Ibope e a falta de ações não batem, não combinam, kkkkkkkk, por exemplo, o lixo do FHC quando deixou o mandato saiu com aprovação de apenas 37% e o Beto até 2014 poderá obter a proesa de uns 30% de aprovação. Só lamento, mas parece que ano que vem será o último ano dos comissionados que frequentam esse blog no Palácio Iguaçu, kkkkkkkkkkk.

  32. EM UNIAO DA VITORIA E REGIAO O FENOMENO É O MESMO .
    A PREFEITURA DE UNIAO DA VITORIA FEZ UMA PESQUISA NA QUAL FICA EVIDENTE A QUEDA DO SR BETO E ROSSONI.
    OBS. UNIAO DA VITORIA ERA CONSIDERADO O REDUTO DO PSDB.
    BETO RICHA- SEM AÇAO E PARALISADO
    ROSSONI- SO PROMESSAS.
    JUNTE AS DUAS COMBINAÇOES.