Richa manda o software livre das escolas públicas para as cucuias

Tucanos Beto Richa e seu vice Flávio Arns, secretário da Deseducação, aos poucos, vão destruindo a educação e o conceito de Estado para a maioria dos paranaenses. Haverá reação ou não?

Tucanos Beto Richa e seu vice Flávio Arns, secretário da Deseducação, aos poucos, vão destruindo a educação e o conceito de Estado para a maioria dos paranaenses. Haverá reação ou não?

O colunista Felipe Patury, da revista à‰poca, informa que o governador Beto Richa (PSDB), do Paraná, dá mais um importante passo rumo ao desmonte da estrutura do Estado. Agora é na área da TI (Tecnologia da Informação).

De acordo com Patury, o tucano assina no próximo dia 9 um protocolo de intenções com o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy. Segundo o acordo, a companhia vai disponibilizar conteúdos de capacitação básica em TI e apoiar startups locais por meio de softwares de alta tecnologia, suporte técnico e treinamento de negócios.

Além disso, informa o colunista, professores e diretores de escolas públicas serão registrados no portal de colaboração mundial do setor desenvolvido pela Microsoft, a rede Parceiros na Aprendizagem. Cerca de 120 alunos da rede pública serão beneficiados pelo programa.

O diabo é que a iniciativa do governador desmonta de vez o programa Paraná Digital, de software livre dispobilizado pela Celepar, a companhia de informática estatal, bem como os softwares livres e equipamentos do fornecidos pelo Ministério da Educação, através do ProInfo, que são utilizados por alunos e professores de todo o país.

Falando em TI, a Celepar está licitando R$ 46 milhões, cujas propostas serão abertas no dia 18 de abril próximo, para a “contratação de serviços e aquisição de equipamentos de informática, telecomunicações e infraestrutura de cabeamento associada, pelo prazo de 48 (quarenta e oito) meses”.

87 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mas temos que fazer algo para isso não acontecer, temos que lutar tem um monte de ferramenta para protesta contra essa postura com os paranaenses.
    Quem tem dicas ?

    Teve um baixo assinado contra o sopa pipa não poderíamos usar essa mesma ?

  2. O buraco fica mais embaixo, não é questão de gostos ou não o fato é que o software livre cumpre bem seu papel, reduz custos e pode ser um passo de inovação por sinal para quem não sabe o Paraná sempre foi referência na produção de Software Livre, mas parece que isso se perderá enquanto China, Turquia, Russia e outros países incentivam criações proprias o Paraná dará um passo atrás.

  3. Mensalão ilegal = Compra ilegal de votos
    Mensalão legal = Privatização de empresas públicas
    Ceratto = Corneteiro do Richa

  4. Burro mesmo é o usuário que usa a merda do Ruindows da merda da M$ achando que está usando a MELHOR tecnologia do MUNDO. É ridículo aceitar isso numa boa. Executivos e políticos do gov ganhando presentinhos pelos contratos com a Micro$oft. Só os estúpidos acham isso coerente.

  5. Enquanto isso a China passou a usar Ubuntu. Esses chineses devem ser burros mesmo.

    Brasileiro que é esperto, dá dinheiro pra Microsoft.

    http://www.tecmundo.com.br/ubuntu/37877-ubuntu-sera-o-so-oficial-da-china.htm

  6. Como já mencionado investiu-se muito trabalho e dinheiro na implantação de um sistema baseado em software livre, tanto do governo federal que é o que está presente nas escolas através do PROINFO, e na estrutura do PARANÁ DIGITAL, que na verdade precisaria ser atualizada (máquinas e software). Essa estrutura, que conta com o suporte técnico da CELEPAR (sofware) está sim necessitando de investimentos para que o PARANÁ DIGITAL seja atualizado. Lembro a todos que desde a sua instalação, em meados de 2006, essa estrutura veio funcionando até aqui, trazendo a integração dos sistemas de RH, controle escolar, financeiro, que são utilizados pela administração das escolas.
    Seria mais interessante uma política de continuidade, mantendo uma mesma linha para os interessados. Sim, as discussões aqui me parecem desprezar os verdadeiros interessados, funcionários administrativos, professores e alunos da rede pública de ensino. Hoje, são esses sistemas, baseados em Linux, que estão nas escolas.
    Não é só uma questão de utilizar o libreoffice e o mozilla firefox, ou o pacote microsoft e o internet explorer.
    Se este projeto seguir adiante, corremos o risco de ver o que já aconteceu em Curitiba. Na gestão TANIGUCHI, a educação da rede municipal de ensino de Curitiba também viu algo parecido. Houve a contratação de empresas na área de informática, que trouxeram “bons equipamentos, softwares educativos, conectividade, etc… “. Em curto espaço de tempo, os laboratórios viraram sucata, por falta de manutenção. Sabemos que no ambiente escolar as pessoas desconfiguram, instalam vírus, alteram, enfim, quem trabalha na área de informática sabe que o sistema Windows é muito vulnerável.
    O que deveria ser questionado antes de qualquer proposta é: o que é realmente necessário para as nossas escolas? Qual o posicionamento da comunidade escolar? Qual estrutura se adequa ao projeto político pedagógico das escolas?

  7. putz, povo burro de mais, esse povo é bem tipico do Brasil, povo que só sabe fala

    esses “humildes brasileiros” confundem comunismo com software livre ……. povo burro.

    não gostar de software livre ou mesmo do linux é uma coisa, agora falar que quem usa é comunista é outra

  8. Galera pra que tanta briga???

    A existência de ambos os softwares, proprietário e livre, tem grande importância e contribuíram significativamente para o crescimento tecnológico.

    Isso possibilitou uma disputa que foi capaz de estimular a inovação. E não me refiro especificamente a Microsoft, sei que ela contribuiu bastante mas outros também fizeram isso.

    A internet por exemplo nasceu livre e assim permanecerá, aliás, o que ela é hoje deve-se principalmente ao ecossistema livre. Pois atualmente reina soberano na internet o sistema operacional Linux que é livre e o Apache que é um servidor HTTP. Se observarmos todas as grandes empresas de tecnologia usam Linux, será que este é realmente um péssimo sistema operacional??

    veja:
    Google: http://goo.gl/Uys3b
    Facebook: http://goo.gl/ZtYq1
    Twitter: http://goo.gl/DaqXD

    E acreditem a microsoft também usa linux em alguns serviços do domínio microsoft.com: http://goo.gl/iVT1k

    E no Bing, seu sistema de buscas: http://goo.gl/1AGXP

    Mas posso citar a existência do Linux em outros locais. Provavelmente quando você vai ao banco estará de frente com uma maquina Linux. Quando você se conecta na Internet estará conectado a um sistema Linux, seja ele o seu roteador, o DNS da prestadora ou o servidor do próprio site. Quando você vai numa loja de celulares provavelmente irão lhe oferecer um celular com base Linux como o Android ou então o próprio iPhone com o seu sistema iOs que é derivado do BSD, um sistema também livre.

    O principal console de jogos da atualidade usa Linux, o PlayStation. Quando você vai fazer compras em um supermercado provavelmente estará de frente com um caixa usando Linux. Se você vai assistir um filme, principalmente os de animação, provavelmente terá sido renderizado usando Linux como o Avatar e Shrek.

    Uma das pesquisas de neurociência com maior investimento da atualidade usa Linux em seus sistemas computacionais. O projeto pretende fazer com que um paraplégico ande no jogo de abertura da copa do mundo de 2014. http://goo.gl/UMEoo

    O órgãos mais renomados do mundo usam Linux como o Departamento de Defesa dos EUA, a Frota de Submarinos da USNAVY, NASA e etc.

    Eu poderia passar um dia inteirinho citando que o software livre está presente soberanamente em nossa volta e o único local que ele ainda não reina é no desktop dos usuários finais pois culturalmente usa-se Windows e as pessoas não costumam sair de sua zona de conforto facilmente. Alguns o chamam de difícil e que é preciso usar linhas de comando para usa-lo, citam vários dos seus problemas da década de 90 mas esquecem que hoje ele está bem melhor e isso não é mais necessário.

    • Concordo com suas palavras e explicação, mas acrescento, o Software pode se chamar livre, mas não é Gratis!!, Estive em uma feira de Sof Livre em Brasilia, Cada aplicativo desenvolvido para software Livre apresentado nesta Feira, é MUITO, Mas Bota Como dizem.. “O barato as vezes sai MUITO caro”.

    • Rafael…
      Mais uma excelente explicação!

      Entretanto, para o play boy isso não interessa.
      O que vale é vender a Pátria(Paranaense) e seus irmãos como escaravos.
      Até me admiro, eles não terem proibido o Hino Paranaense nas escolas.
      Quem duvida…
      Abraço!

  9. QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO PODE IMPUGNAR ESTE EDITAL, MAS SERIA MELHOR ALGUÉM DO PARANÁ, DESPESAS DOCUMENTOS QUALQUER ADVOGADO SABE… http://blogdotarso.files.wordpress.com/2012/07/tomada-de-prec3a7o-03-2012-aquisic3a7c3a3o-de-softwares-nii-finalizado-para-publicac3a7c3a3o-e-envio-06062012.pdf

    • Não é necessário advogado para impugnar edital, é só embasar bem e entregar dentro do praza. Até um sujeito com Q.I. abaixo do normal, tipo o Fala Sério consegue fazer..

      Imagine..Esse Fala Sério é funcionário público, pelo nível de educação deve ser daqueles que maltrata o contribuinte nas repartições públicas…

    • Windows é melhor cara!

  10. vamos denunciar este cara de pau… impeachment é regulado pela lei 1 079/50, que, em seu artigo 2º, estabelece atualmente o período máximo de cassação em cinco anos[2].

  11. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que nao pensam nos proprios filhos, deixando-se levar pelo baixismo da politicagem, outrora chamados comissionados. O fato eh que o software aberto e livre cumpre perfeitamente os requisitos para qualquer pessoa usa-los. Sou da area de ciencia e educacao, e os utilizo ah 10 anos. Exemplos de sucesso e satisfacao com o software livre nao faltam. Outro exemplo: neste momento estou postando aqui atraves de um celular com sistema android (linux) que eh um produto google, empresa que utiliza e contribui em muitos projetos ‘livres’. Sera que o google eh tao comunista assim? kkkk

  12. Pessoal, não esqueça que o PSDB é um partido que prioriza a privatização e não fomenta desenvolvimento na área social. Portanto o que o governador está fazendo é cumprir a cartilha do partido dele. Infelizmente o povo não aprendeu a votar e isso torna a vida ruim para todos. O Software Livre é uma conquista. Agora o Paraná vai conhecer o retrocesso, mandando milhares de dólares para uma empresa estrangeira e que escraviza as pessoas, como foi dito acima.

  13. Materia tendenciosa, como de praxe. Usa termos xulos e baixos.

  14. Fala sério, já vi esta história antes, com um tal de Jaime Lerner e a Apple. Ainda bem que não deu certo, pois lá pelos idos de 96, 97 o Windows imperava absoluto no país. Agora temos a opção do Linux. Não sou da área de informática, mas meu marido e seus amigos são e o Linux é preferido por 90% deles.

    • Que seja, Que usem, Eu ja experimentei em ambiente de trabalho, em rede, ;e foi um desastre. Seja o Linux, o Mandriva, o Curumin, o Fênix, o Ubuntu, pra mim é um lixo. Podem discordar, Eu Ao contrário de alguns aqui, aceito opiniões contrárias, Minha opçao.OK

  15. Tem gente aqui falando mal de software livre, mas ao usar o software proprietário em casa usa a versão pirata.

  16. É, realmente, um descaso com a coisa pública. Muda o governo e não há qualquer continuidade de projetos da gestão anterior. Agora o nosso governo irá gastar mais uma vez com software e, simplesmente, esquecer todo o valor já investido nesta matéria.
    Independente de ser ou não software livre, a que se trata da mudança.
    É uma mudança, totalmente desnecessária, ainda mais quando consideramos tantos outros itens da agenda estadual que poderiam ter os seus recursos direcionados.

  17. Esmael e demais por acaso alguém se lembra de uma certa viagem mal explicada feita com dinheiro público com a desculpa de buscar novos investimentos que o (des) governador Beto “Playboy Neoliberal ” Richa fez até a Itália com direito a misses adolescentes do interior paranaense e depois repercussão negativa na imprensa local?

    É! Pois é! Soubesse depois informalmente “na boca pequena” nos submundos das fofocas (algumas verdadeiras) e dos interesses políticos (é o que não falta neste meio) dentro do Paraná que o “piá de prédio”, foi participar junto com “algumas cabeças da extrema direita neoliberal adeptas do capitalismo selvagem” de “reuniões e congressos” (com uma certa essência ocultista) para ouvir e aprender a “engenharia” política, administrativa e financeira de como e para instalar não importando a proporção e o lugar a futura “Nova Ordem Mundial!
    Pasmem e acreditem se quiserem, mas tudo isto revela bem a posição de muitos idealistas do PSDB, “Partido que Sabe Destruir o Brasil” com seus “fundamentalismos neoliberais” pro Nova Ordem Mundial.
    Por que podemos dizer isto?
    Na opinião de muitos o Brasil e o Paraná respectivamente após ou sobre a batuta do “jeito pessedebista de governar”, precisaria e precisa estar semi-globalizados (siga a ordem: sucatear, terceirizar, entregar e finalmente privatizar), no sentido de estarem “fracos institucionalmente” para naturalmente apresentarem frágeis respostas á graves problemas na área da saúde, educação, emprego, assistência social e segurança! Que conforme muitos sabem pelo discurso ambíguo neoliberal (ensaiado a exaustão para falar sobre qualquer política e ação de governo), globalizaram e que, por essa razão, só a nível global podem encontrar resposta: é o caso da explosão demográfica, da explosão ecológica, da explosão da pobreza, da explosão do desemprego, da explosão da violência, da explosão tecnológica, e da explosão do niilismo ético. Ou seja, niilismo, é a atitude filosófica por aquilo que não é definido e que é de negação contra todo principio de autoridade, dogma, ou dependência a deveres, já que a existência humana não possui de forma explicita, nenhuma objetividade, propósito, significado, ou verdade compreensível, ou valor superior, assim não devemos nada ao que é espiritual, e ao que é divino (enfim o ser humano é lixo descartável).
    Captaram o porque deste “jeito desgovernante de ser” do “Betinho Play!”
    Sabendo nós que o conceito neoliberal da Nova Ordem Mundial foi desenvolvido especialmente pelos ILLUMINATI italianos com o objectivo de tomarem as rédeas do poder político e econômico mundiais a qualquer custo (E se custasse ou custar módicos R$: 3.000.000.000,00 como queriam e querem no Paraná?) para verem altamente disseminado pelos governantes (manipulados por eles) pertencentes a sociedades secretas associadas a estes, ver de maneira clara a necessidade da criação da “Nova Ordem Mundial! Isto, não deixa dúvidas quanto às políticas da Nova Ordem Mundial que é de extrema direita e pretende fazer implementar novamente comportamentos sociais autoritários (estilo Big Brother), fascistas, pelo que todos os seus defensores têm vindo a praticar e difundir o caos na sociedade local e global para, como solução final, se apresentarem ao mundo como um único e melhor governo que controlará a política, economia, sociedade, fiscalidade e forças militares!
    Resumindo: Temos que agir atentamente, para sabermos bem quem temos pela frente (“extrema direita neoliberal pessedebista betorichiana”), ou seja, para vencermos um adversário político temos que conhecer bem os seus objetivos, sobretudo quando são maquiavelicamente perniciosos para a democracia e para o bem-comum da sociedade democrática!

    Isto posto, é tétrico e terrível saber que: “O colunista Felipe Patury, da revista Época, informa que o governador Beto Richa (PSDB), do Paraná, dá mais um importante passo rumo ao desmonte da estrutura do Estado. Agora é na área da TI (Tecnologia da Informação). O diabo é que a iniciativa do governador desmonta de vez o programa Paraná Digital, de software livre dispobilizado pela Celepar, a companhia de informática estatal, bem como os softwares livres e equipamentos do fornecidos pelo Ministério da Educação, através do ProInfo, que são utilizados por alunos e professores de todo o país!”
    Imaginem a “visão do inferno” futuramente no estado do Paraná, tendo seus sistemas de informação tecnológicas controlados, conduzidos e manipulados, independente se Beto Richa se “reelege” ou não governador, por grupos empresariais da extrema direita neoliberais adeptos do capitalismo selvagem!
    Até um possível governo estadual do PT, fica na mão deles!

    • A celepar, Sr. Celso Rocha, empurrou goela abaixo o SOftware LIvre nas repartiçoes publicas, na época do Presidente MAzoni, que é ligado a corrente de Soft Livre, Obrigou as repartiçoes a mudar, sem dar o devido treinamento prévio, após a mudança, não dava Suporte às areas de TI das repartiçoes, mas exigia que mudassem, houve repartiçoes que tiveram que contratar empresas, para migrar arquivos , especialmente Planilhas com centenas de formulas, porque a versão livre para planilha, não oferecia condiçoes e nem as funçoes do Excel por exemplo. E muitas informaçoes, em excel foram perdidas. Exemplo tipico do que houve no Detran.

  18. podem ter certeza na negociação estão guto silva e cazagrande eles são de pato branco aqui onde temos esse pessoal que da aula de iap

    • Ma revoltadinho vc hem joao verdurero na frente dos cara se borra todo e se finge de amigo e pelas costa fala mal. Que inveja cruel é essa, eles tão la e vc aqui? Tem um ditado que diz que a inveja é o esgoto da alma.

  19. Há quanto tempo o Paraná não via isso? Penso que para desativar um software as escolas deveriam ser consultadas mesmo porque a estrutura que tem nas escolas do Paraná Digital e Proinfo foram recursos públicos que pagamos do nosso bolso e queremos participar das decisões…

  20. Mais uma privatização TUCANA…

  21. 2014 esta ai…Espero que Gleisi e o PT venham com tudo pra disputar a eleição pra governo do Estado. O Paraná não aguenta mais 4 anos desse playboy.

  22. A mudança para sotfware Livre, foi a maior estupidez que o Governo Fez no passado, Quem usa sabe a dificuldade que é o uso deste Software, O próprio Estado quando mudou pra Soft Livre, teve em alguns casos que contratar empresas para converter documentos ( especialmente Planilhas com N fórmulas ) para a versão CALC do S.Livre, perdendo centenas de dados que se cruzavam. Além disso, Não há no mercado softwares Especiais como ( Corel Draw, Autocad e outros) que RODE em Software Livre, E se pensam que Software Livre significa GRATIS, se engana, a versão LIVRE, é a mais simples ( ausencia de recursos ), a versão completa necessita ser paga, e o suporte custa uma fortuna, no final… fica mais cara que os Softwares Proprietários como os da Microsoft. Finalmente acabaram com essa Porcaria no Governo. Ahhh em tempo, Os orgãos da Adm Direta e indireta foram obrigados a mudar para S.Livre, e cada um pode instalar versões diferentes, e estas versões NÃO se conversam, para piorar a continuidade de trabalhos, que envolviam mais de um órgao.

    • Você está de brincadeira né? Não existe software equivalente ao Corel Draw? Você nunca ouviu falar do Inkscape?

      “se a cor da grama mudasse, o burro morreria de fome”

    • Sr.: Fala Sério,

      Concordo que no início do programa de uso de software livre tive muitas dificuldades para me adaptar, mas com o tempo e teimosia acabei aprendendo.
      Hoje uso os dois softwares perfeitamente.
      Mas um fato que se repete é: ” Todo governo que se preze busca desconstruir as conquistas do governo anterior”.
      Em tempo: O Paraná foi o primeiro estado a investir em tecnologia digital e era exemplo nesse quesito para os demais estados.
      Cada um tire a conclusão que quiser, que eu não estou aqui para fazer a cabeça de ninguém.
      Assinado
      Professora Amélia Rosana da Costa

  23. A ideologia do PSDB é o Estado Mínimo, nosso governador pela incompetência, falta de patriotismo, desperdício do dinheiro público e interesses pessoais (A REELEIÇÃO), pratica um neoliberalismo deformado, afinal, nosso estado só é mínimo nos serviços públicos oferecidos para população (saúde, segurança, educação infraestrutura, entre outros), em relação ao funcionalismo, o Paraná se tornou um IMPÁVIDO COLOSSO, incontáveis comissionados (a grande maioria não faz falta nenhuma / puro desperdício dos recursos públicos), espalhados por inúmeras repartições. Como afirmou o ex-governador Roberto Requião: é a farra com o dinheiro público!

    • Sísifo

      É isso!!

      Quando será que o Betinho vai parar de bater na mãe? No seu irmão?
      Isso é crime!!

  24. Isso mesmo, vamos comprar da Microsoft e dar comissão para alguém. O Paraná Digital só não é melhor por falta de investimento. Quanto ao uso do Linux ou do Windows, é só perguntar aos profissionais de TI.

    • Eu sou Profa Vivi, e o uso de S. Livre foi uma imensa Estupidez, e foi imposta Goela abaixo, por um ex presidente da Celepar. Leia meu comentario abaixo

      • Não seria mais estupidez continuar enviando dólares e mais dólares lá para fora do país, quando se podia estar investindo aqui dentro do próprio país?

        É incrível como o nacionalismo só aparece em época de copa do mundo. Fora dessas épocas, as pessoas pouco se lixam se estão fazendo do país um antro para estrangeiros.

      • Estupidez é ter você como Professora do Estado do Paraná…Eu uso software livre…E fui um dos implementadores do Paraná Digital, VAI ESTUDAR….

        • Antonio C C Marques
          Eu fui irônica, gente estúpida geralmente não entende ironias. Desenhando: 100% a favor do software livre.

    • Concordo plenamente, só não é melhor por falta de investimento.
      Como os impostos suados pagos pela população não é respeitado, joga-se fora todo investimento feito até aqui no Paraná Digital, desperdiçando os recursos públicos em um outro softwares.

  25. O programa do software livre é algo tão importante para o país. Como é cego nosso tucaninho, que vai deixar o Bill Gates, não que ele não mereça, mas precisamos destas plataformas de desenvolvimento de soft, para não virarmos escravos digitais dos outros…

    • Sr., Bill Gates não representa mais a Microsoft, há alguns anos, Informe-se antes de comentar e acusar quem já não está no comando. E depois a Microsoft desenvolvei Centenas de aplicativos, compra quem quer. e Aposto que Você usa.

      • Ele ainda detém 8,7% da companhia, então vai ganhar parte de nosso rico dinheirinho sim. Estou falando de desenvolvimento de plataforma de desenvolvimento de soft, coisas importantes para um país que quer estar entre os grandes. Se somente comprarmos nossa tecnologia, ele sempre será dos outros. Mas isso é para quem pensa no páis e não somente em si próprio.

  26. Antes de postar alguma coisa do gênero, leia um pouco mais sobre o software livre.
    Nem sempre um Software Livre tem a obrigatoriedade de ser de graça.
    Gostaria que o nobre colega utilizasse ferramentas como Linux UBUNTU que é de graça, pois existem Linux de Código Aberto (Software Livre) que são pagos, e que também utilizasse o OPEN OFFICE.
    Lembre-se mais de 90% das empresas não utilizam software Livre e que mais de 70% desses alunos trabalharam nestas empresas.

  27. Já uso a um bom tempo software livre, o problema de utilização é fato de que se é necessário ter desenvolvedores e analistas de programas para adequação dos mesmo para o uso das repartições do Estado, creio que a Celepar pode tomar conta disso ou devo estar muito errado sobre o que a Celepar pode fazer…
    Percebi nos últimos meses que o blog do nosso Caríssimo Colega Fabio Campana se esvaziou, até mesmo pelos fervorosos comissionados que também postam neste espaço aqui, alguém sabe me dizer o que aconteceu? será que foi a “santa censura betista” que tirou as “graças” do outro blog?
    Fico triste pela perda dos debates que haviam lá como cᔦ.

    • Eu ja usei, esta porcaria, tente instalar um aplicativo nele, ou executar alguma operaçao de configuração, você volta aos bons tempos do DOS ( lembra? ), ter que digitar comandos em linhas completas, portanto não é pra qualquer um o uso deste Software, e vai acabar tendo que pagar pra quem tem conhecimento para executar tarefas, que facilmente (at;e uma criança) faria se fosse Windows por exemplo.

      • Quem empurrou essa Bosta, goela abaixo do Estado, foi o Ex presidente da Celepar, Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, mais conhecido por Mazoni, um grande entusiasta em Software Livre no Brasil, porque desenvolve essa porcaria, imagino quanto não lucrou com essa BOMBA

        • Dois boçais que cresceram nas asas do assassino da educação.

          Vocês defendem o Ruindows por usarem o Ruindows e não terem nem inteligência, nem ensino, para usar um Software Livre. Procurem aprender. Não é o sistema que tem que se adaptar a vocês, vocês ao sistema. Celepar era modelo de um departamento sério de TI nos governos… Mas o betinho prefere acabar com tudo o que o estado tem de bom e dar dinheiro para a iniciativa privada… Esse é o Brasil, um país de tolos.

          • Fato 1 , O tal software Livre, nada tem de livre.
            Fato 2, suporte é PAGO
            Fato 3, a Celepar implantou, mas não fornece para as repartiçoes cópias para instalaçao, é deles, e cobram pela instalaçao nos örgaos do Governo,
            Fato 4, Muito material até entao desenvolvido em Softwares do Windows, ao migrar para Software Livre, faz o usuário perder comando, funçoes e calculos, pela precariedade em termos de funcóes do Soft Livre compativel, Neste caso há uma Carência gigantesca de funçoes no LIVRE.

          • @Fala Sério, esse “fato 1”, não é um fato. No máximo seria uma hipótese sua por não conhecer direito ou alguém ter lhe fornecido informações incorretas.

            Material para você estudar sobre:
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
            http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

            Os demais, abstenho-me a comentar por não conhecer.

      • Então é melhor dar milhões de dólares para uma empresa estrangeira do que fomentar a tecnologia e a formação de bons profissionais aqui no país? Com uma fração gasta em software proprietário é possível manter uma estrutura em software livre, isso se chama sustentabilidade.

        E que papo é esse comandos e DOS? Você está totalmente equivocado quanto à essa colocação.

      • Comando DOS…Quanta falta de conhecimento….E não é windows é sistema operacional

        • Você deve ser entendido né, com esse apelido…. O seu Animal, alguns recursos em Software livre, você tem que entrar no modo CMD, já ouviu falar???? o que é aquilo senão uma janela de modo DOS, para digitar um comando. Para vc que não sabe o que significa:
          MS-DOS é uma acrossemia de MicroSoft Disk Operating System (sistema operacional em disco da Microsoft, no software livre há a mesma função. Vá se instruir..

      • Não conseguiu instalar porque deve ser um animal pre-histórico e acha que linux é só tela preta. Caso não saiba, o Ubuntu possui uma Central de Programas, onde você digita o nome de algum programa, clica em Instalar e coloca sua senha. Pronto! Mais fácil do que ficar procurando em sites como baixaki ou procurando crack pela Net.

        Realmente qualquer criança faz o que quiser no Windows, até mesmo deletar algum arquivo do sistema e detonar tudo. Aí quem você chama? O técnico de informática, que irá simplesmente reinstalar o sistema e lhe cobrar uns R$ 150,00.
        Caso usasse Ubuntu, ou qualquer outra distribuição, não teria esse problema, já que existem permissões no Linux. Você só pode remover algum arquivo, ou deletar alguma pasta do sistema, se for ROOT. E caso use uma distro Rolling Release, pode instalar o sistema uma vez, e ir somente fazendo a atualização, sem precisar reinstalar nada.

        E outra coisa. Seu celular deve ter um sistema chamado Android, certo? Bom, esse sistema é baseado no Linux, e você não precisa entrar na tela preta pra instalar algum aplicativo. Ou precisa?

  28. BR office…vc usa Esmael?
    Obs:. Software livre não significa que ele é de graça…pagar por uma coisa ruim e jogar dinheiro no lixo…

    • Uso LibreOffice….e ApacheOpenoffice

    • Você usa Ceratto?

      Não é de “graça” é livre e bem mais barato.

      • Já usei. Ruim! Falta suporte atualização. Nem todo mundo tem…vc recebe Pu envia um arquivo….retrabalho…

    • Sr. Ceratto,

      O Sr deve fazer parte da tramóia.

      Cidadão que tem caráter se identifica, não se esconde atrás dos Cargos Comissionados.

      O Sr não entende nada de TI, Não está atualizado e não sabe o que é Software Livre.

      Escreve errado o nome do software.

      Não sabe que o software citado pelo sr. agora se chama LibreOffice, considerado a Melhor suite de escritório do mundo.

      O LibreOffice grava e abre arquivos no padrão ISO 26300, norma internacional, livre e padrão aberto de documentos.

      O software proprietário torna os seus usuários escravos e é um crime.

      O tal protocolo que o Governo irá assinar é ilegal, adquirir produtos e serviços sem licitação é crime.

      O Governo está descumprindo várias leis no Estado do Paraná:
      * Lei 14.058/2003 – Software Livre
      * Lei 14.195/2003 – Sistema Operacional – OpenSource
      * Lei 15.742/2007 – Open Document Format – ODF, ISO 26300

      Sinceramente,

      Furusho, Vitorio
      Membro The Document Foundation
      Membro Comnidade LibreOffice Brasil
      Membro ASL – Associação Software Livre

        • O Sr. é um TI e só…. vai programar em cobol! Quem realmente precisa de software descente sabe que qualquer OpenOffices da vida são uma porcaria.

          • “Quem realmente precisa de software descente sabe que qualquer OpenOffices da vida são uma porcaria.”

            O que você faz no Office da Microsoft, que não posso fazer no LibreOffice? O que você faz no Windows, que não posso fazer no Ubuntu, Arch, Mageia, Fedora, Debian, entre outras distribuições que estão anos luz a frente desse sistema engessado?

            As pessoas tem mania de dizer que Windows é melhor, porque já vem instalado. Se tiver o mínimo de raciocínio, ou sair um pouco do facebook e procurar se informar, irá saber que isso se chama compra casada e é crime. A Microsoft obriga as empresas a venderem suas máquinas com esse lixo de sistema.

        • gora você arrebentou com esse Fabiano!

      • Vc vende etar M…tem de defende-lo mesmo!

    • Também uso Ceratto e provavelmente diferente do senhor e de algumas pessoas aqui não pratico a pirataria instalando Mic Office na minha máquina (nem mesmo deixando para terceiros instalarem, dando uma de John-no-arms), nem de minha família… você provavelmente é leigo, então vou lhe dizer o seguinte, se você não pagou $$$ no seu office, ele é pirata tá. Ou seja você está a cometer um crime.

  29. Estado mínimo para educação e tecnologia e Estado máximo para cargos comissionados. Esses tucanos são inconfundíveis!

  30. Quero ver você Esmael usar o tal do “OPEN OFFICE”, e outros tantos produtos de software livre, é tudo remendo!

    • Remendo…..Vaiestudar…..

    • Juca está certo, errado está você que ainda vangloria Marx… Comunismo já era, está comprovadamente falido. Você tem que ir estudar!

      • O comunismo é comprovadamente falido? Que argumentos você usa para afirmar tamanha babaquice, uma vez que não houve uma nação de fato comunista até hoje? No máximo, observamos sociedades ditatoriais ou socialistas. Fica a dica: estude um pouco mais… Hehehe

        Software gratuito pode ser, inclusive, via de desenvolver a produção de tecnologia do país. E se esse desenvolvimento se mostra defasado, um aplicativo não deve receber a culpa que deveria recair sobre os governantes esdrúxulos…

    • Burrinho, hein? Vá estudar, ignorante… Eheh.

    • O problema nao é o OPEN OFFICE o problema é a mente engessada de pessoas que aprendem a usar os produtos da microsoft e quando tem que mudar ficam colocando ponto, o Open Office tem muito mais ferramentas que o próprio office, mas na preguiça de aprender é melhor reclamar.

    • uso os dois. o gratis faz todo o basico que o pago faz. até a aparencia eh muito parecida.
      o pago eh padrao no mercado, por isso eh interessante ter ele efitivamente disponivel para aprendizagem especializada.
      mas no geral??? realmente nao precisa ser o pago. pode ser o gratuito.
      eh importante para os alunos aprenderem os dois. mas no dia a dia o gratuito serve perfeitamente.