Que resorts há em Curitiba ou BH, dr. Joaquim Barbosa?

por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania

Aviso ao dr. Barbosa: Curitiba não tem praia nem resorts, mas tem rios de água doce, o Parque Barigui, e o famoso jacaré que pode devorá-lo. à‰ o bicho. Eduardo Guimarães adverte: "Pobre Joaquim Barbosa. Dá pena imaginar o choque que sofrerá quando se der conta de que é apenas um dos 200 milhões de brasileiros, não o dono do Brasil".

Aviso ao dr. Barbosa: Curitiba não tem praia nem resorts, mas tem rios de água doce, o Parque Barigui, e o famoso jacaré que pode devorá-lo. à‰ o bicho. Eduardo Guimarães adverte: “Pobre Joaquim Barbosa. Dá pena imaginar o choque que sofrerá quando se der conta de que é apenas um dos 200 milhões de brasileiros, não o dono do Brasil”.

O presidente do STF pôs associações de magistrados, OAB e até a Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo (Adepol) em pé-de-guerra. Mas sua mise-en-scà¨ne acrescentou mais um tijolinho à  imagem de grilo falante da República que vem erigindo.

Os vergonhosos convescotes patrocinados por empresas para as associações de juízes nos tais resorts! em grandes praias! conferem um falso sentido à  conduta desairosa de Joaquim Barbosa na reunião com os representantes dessas entidades.

Todavia, ainda está por provar-se a teoria de que a criação de novos Tribunais Regionais Federais não passa de desperdício de bilhões de reais de dinheiro público.

Misturar os resorts aos quais grandes empresas cheias de ações na Justiça levam aqueles que julgarão as causas que interessam a elas com a criação de maior estrutura para o sobrecarregado Poder Judiciário, foi uma jogada que visou predispor o cidadão desatento.

Uma breve reflexão, porém, faz lembrar que falta estrutura à  Justiça brasileira, razão pela qual ela é tão lenta.

O Brasil terá, agora, mais quatro Tribunais Regionais Federais !“ em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. O Projeto de Emenda Constitucional 544, que criou os novos TRFs, teve origem em proposta do senador Arlindo Porto (PT/MG), em 2001. Mas a reivindicação tem pelo menos 20 anos no Paraná.

O que desgostou Barbosa e o levou a essa postura danosa ao país, então, não foi o interesse público, mas seus delírios de poder e sua egolatria, como ficou patente na reunião em seu gabinete na qual humilhou magistrados, quando bradou: Não fui ouvido pelo Congresso!!.

Esse é o problema de Barbosa com os novos Tribunais Regionais Federais. Uma iniciativa do Congresso que tramita há tanto tempo e que é uma reivindicação antiga da Justiça fez com que o presidente do Supremo enviasse um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados exigindo que o projeto não fosse aprovado.

A ousadia derivada dos delírios de poder de Barbosa ao tentar dar ordem ao Legislativo, porém, teve efeito inverso. No dia seguinte ao ofício, a PEC 544 foi aprovada por votação maciça !” 371 votos a favor, 54 contra e apenas 5 abstenções.

Queira Barbosa ou não, a PEC modificou o formato da Justiça Federal brasileira. à‰ uma realidade, não há retorno.

Que argumento o furioso presidente do STF apresentou contra a criação dos TRFs? Que serão construídos em resorts! e grandes praias! onde os que lá trabalharem desfrutarão de mordomias à s custas do Erário.

Custarão caro? Alguém se perguntou qual é o custo da lentidão da Justiça?

Ora, faça-me o favor, doutor Barbosa!

A frase de efeito do presidente do STF busca açular o senso comum de uma sociedade insatisfeita justamente com a falta de estrutura da Justiça, mas é vazia como um balão de gás. Que resorts! e grandes praias! há em Belo Horizonte, Curitiba ou Manaus, dr. Barbosa?

A medida aumentará a capacidade de uma Justiça sobrecarregada. Abaixo, a nova estrutura do Judiciário Federal.

TRF-1 !“ Com sede em Brasília, passará de 13 para 6 estados: MT, GO, TO, PI, PA e MA, mais o DF.

TRF-2 !“ com RJ e ES, continuará igual.

TRF-3 !“ Ficará somente com SP.

TRF-4 !“ Com sede em Porto Alegre, ficará reduzido ao RS.

TRF-5 !“ Perderá SE, ficando com PE, CE, RN, PB e AL.

Os novos Tribunais serão o TRF-6, com sede em Curitiba e englobando MS e SC; o TRF-7, com MG; o TRF-8, com BA e SE; e o TRF-9, com sede em Manaus e jurisdicionando RO, RR e AC.

O Brasil precisa de mais estrutura para sua Justiça dar conta de uma carga de trabalho que qualquer um, por menos conhecimento que tenha sobre o tema, sabe que está acima de sua capacidade.

A frase sobre os resorts! e grandes praias! esconde o que motivou a decisão soberana do Poder Legislativo: a lentidão da Justiça brasileira.

O ególatra Joaquim Barbosa, portanto, em seus delírios de poder !“ fomentados por uma mídia que o está enlouquecendo com suas bajulações !“, ficou contra a medida porque a considerou uma afronta a si.

Pobre Joaquim Barbosa. Dá pena imaginar o choque que sofrerá quando se der conta de que é apenas um dos 200 milhões de brasileiros, não o dono do Brasil.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O problema do JB é que ele parte da falsa premissa de que o moralista é SOMENTE ELE.

  2. Já dizia uma canção gravada por um grupo aqui de Curitiba

    neste mar que é a vida
    companheiro de bar
    não tenha medo de se afogar
    pois curitiba não tem mar…

  3. AFRO-DESCENDENTES!!!

    *-Maniqueísmo; ” ah buliram com o meu PT, isso é ruim, não presta…”

    *- Respeitem o homem..raramente um negro chega a essa posição a toa!!

    *-Não reduzam o mundo a essas discussões “Bestas” Grato!!

  4. Realmente o Dr. Barbosa anda destilando uma empáfia e presunção exageradas. É notório o seu dispêndio pela moralidade, mas ele anda muito mal educado. Minha admiração por ele anda fraquejando.

  5. Convido o nobre Ministro a conhecer a Betolândia,fica no sul de SP e norte de SC,por estas terras pode-se inflacionar taxas do Detran entre 30% a 200% com o aval do TJ,além de outros aumentos para manter uma família real

  6. A criação dos novos TRFs, vem junto a reforma do CPC, o qual trará mudanças significativas aos processos judiciais sob sua égide. Ademais, o processo eletrônico também é uma realidade, e também vem auxiliando na prestação jurisidicional.
    A organização dos TRFs é muito antiga, quando a realidade econômica e social do País era outra, quando menos pessoas tinham acesso ao judiciário, quando havia outras relações jurídicas e não havia tanta leis quanto há hoje, ou seja, a antiga estrutura atendia o seu fim, e, de certa forma, entrega a prestação jurisdicional.
    Quem advoga ou já teve uma causa em trâmite na justiça federal e estadual, concomitantemente ou não, sabe que há um abismo entre as duas esferas, sendo que não justiça federal é muito bom, enquanto na justiça estadual não é tão bom assim (para não dizer outra coisa). Em que pese este argumento, é bom ressaltar que a atual realidade brasileira exige mais efetividade do judiciário, a instalação de novos TRFs é um passo importante para tanto.
    Obviamente que devem ser feitos investimentos e outras áreas (educação, saúde, infraestrutura e etc.) mas negar a necessidade de dar mais efetividade ao judiciário e a própria tutela jurisdicional, é piada.

  7. O cara têm razão,quem sairá beneficiado mais uma vez serão os empossados por indicações.
    Para o povão pouca coisa vai mudar a não ser que terá que bancar mais parasitas

  8. Hum o comenta acima esta na materia errada. ja publiquei na materia certa consilux

  9. Promessas de cem dias do fruet.

    -Mais moradores de rua – Atingiu a meta em 100% ( aumentou o numero)
    -Guarda comunitária- Atingiu a meta- 100% cacetadas nos adolescentes
    -Aumento da passagem de onibus atingiu a meta- continua o caixa preta da urbs
    – Moralização dos cargos em comissão- atingiu a meta 100% indicados pelo Mac Donald e Escatollin ( os mesmos mamando na teta e seus protegidos que nao fazia nada os tucanos de bico amarelo)
    Enfim a Consilux esquema do ICI. continua mamando na teta da prefeitura com nossos impostos . Cem dias cem por cento? fala sério.

  10. Qual é o preço ($$$$) da lentidão da Justiça?

  11. O Barbosa ainda está deslumbrado parece a “Darlene Sampaio” vê um olofote e começa fazer besteira.

  12. O joachim barbosa tem que mostrar pra nomorada de de 24 anos que ele é o ser humano alfa do brasil . um ditado, que remedio pra cavalo veio é capim novo!
    olha a falta de educação que esse ministro tem e imedivel .não se pode multiplicar nem pelo cubo. os juizes são tratados como palhaços .pode isso? o senado tem que frear esse disparate. eu creio que não tem mais normalidade nas ações do senhor joachim barbosa.

  13. minha família é vitima dessa justiça podre que tanto envergonha a nação.
    Só para ter uma decisão do TRF4 foram-se quase 20 anos.
    Isso ta certo?
    O venerável presidente deveria saber o que o povo pensa disso, aliás a decisão de condenar todos os supostos envolvidos no mensalão foi pq havia um “clamor popular”. E sobre a demora do judiciario, o povo esta satisfeito?
    Não estou aqui defendendo ninguém, somente sendo justo.
    Parabéns Esmael pelo Excelente artigo.

  14. Coitado do Barbosinha. Deve ter comido a mamona estragada do Requiao. Ou está tomando gardenal vencido. Estava com a moral lá em cima e agora se afundou de vez. Vamos comprar um par de sandalias da humildade para ele. O cara pirou de vez……

  15. Desconstruir o afro-descendente não muda o que os condenados fizeram. Essa técnica é ultrapassada e ineficiente. Outra, o Barbosa não condenou ninguém sozinho, foi acompanhado por vários ministros. Bola fora seu Esmael.

    • Não se faça de desentendido (a), o que se discute aqui não tem nada a ver com a descendência do Barbosa, mesmo se ele fosse descendente de alemães ou poloneses, por exemplo, estaria errado da mesma forma.

    • Concordo totalmente. É isso que já falei noutros Posts deste Blog, e os defensores do PT, não entendem ou para defender os mensaleiros, tentam esculachar quem apoia o Joaquim Barbosa, como se SOMENTE ele tivesse condenado os mensaleiros.

  16. O artigo é muito bem escrito, realmente a reinvidicação de uma sede no TRF aqui no nosso estado é antiga. Agora ele tem razão que os caras vão acabar fazendo festa com o dinheiro do contribuinte. Mas o que que é público no Brasil e não é um cabide? Ainda mais no judiciário, que tem aquele povo cansaaadooo….

  17. Agora esse Blog, começou uma campanha contra o Joaquim Barbosa, Onde está a imparcialidade??? No RALO??? Só porque ele foi o relator do Processo que CONDENOU os Mensaleiros do PT??? Que vergonha.

    • e onde está a imparcialidade do ministro joaquim barbosa ao engrossar o tom com várias entidades, devido uma medida que irá benificiar à todos???? Ele é 1 dos 200.000.000 de brasileiros!

    • Conheça o http://www.guiaadolescente.com/ esse blog fala sobre os temas que os adolescentes mais possuem dúvidas. Você vai gostar com certeza, é para rapazinho como você. Assim vai parar de encher o saco dos adultos que gostam de política.

      • Pq não pega seus comentários, enrrola bem e introduz no seu reto!!!

        • Por que vc não cria vergonha na cara e vai trabalhar VAGABUNDO?
          Ao invés de postar incontáveis comentários neste e outros Blogs, utilizando vários nomes: Vitor, Allexia, Olho Vivo, Fala Sério, Observador, Rafaela, entre outros! Tem que ter muito tempo livre para escrever tanta bobagem. Não tem o que fazer? Vai carpir um quintal, desocupado!

    • Ninguém é obrigado a ler o blog do Esmael, leia o r azevedo da veja, leia o bobalhão do a jabor, enfim leia o pig……………………….
      Se está lendo e posta um monte de bobagem é porque deve estar a serviço dos tucanossauros.
      Aproveita e fique de luto, pois faleceu a margapEuta, a robin hood às avessas

    • Esmael é petista e ta com medo hahah