Olha o discurso chinfrim (neoliberal) de Aécio: “Dilma tolera a inflação e controla lucro”

do Brasil 247

Senador mineiro ancora seu discurso econômico contra Dilma em dois pilares: o crescimento baixo, que ele atribui ao excesso de intervencionismo, e a inflação próxima ao teto da meta, que seria fruto da "leniência" de Dilma em relação ao controle dos preços; ele afirma ainda que, num governo tucano, a economia poderá crescer 4% ou 5% ao ano de forma sustentada, mas seu desafio será explicar por que, nos anos FHC, a inflação quase sempre estourou a meta e o crescimento foi inferior ao da era Lula.

Senador mineiro ancora seu discurso econômico contra Dilma em dois pilares: o crescimento baixo, que ele atribui ao excesso de intervencionismo, e a inflação próxima ao teto da meta, que seria fruto da “leniência” de Dilma em relação ao controle dos preços; ele afirma ainda que, num governo tucano, a economia poderá crescer 4% ou 5% ao ano de forma sustentada, mas seu desafio será explicar por que, nos anos FHC, a inflação quase sempre estourou a meta e o crescimento foi inferior ao da era Lula.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) já tem pronto seu discurso econômico contra a presidente Dilma Rousseff. Ela seria “leniente com a inflação” e seu modelo intervencionista lhe daria a tentação de “até controlar o lucro dos empresários”. Por isso, o crescimento teria sido tão baixo nos dois primeiros anos de seu governo. Aécio explicitou suas ideais numa entrevista aos jornalistas Valdo Cruz e Natuza Nery, da Folha. Deixou claro também que um de seus principais conselheiros é Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, durante o governo FHC. Uma de suas dificuldades, no entanto, será explicar por que Armínio estourou a meta de inflação em três dos quatro anos que comandou o BC e por que o crescimento dos anos FHC ficou abaixo da era Lula. Confira alguns trechos:

Modelo errado

Essa política nacional-desenvolvimentista, que acha que o Estado tem de ser o indutor do crescimento econômico, não deu certo. O câmbio flutuante, instrumento importante para suavizar impactos da variação externa de preços, já não existe, é um câmbio quase rígido.

Comércio tímido

O problema da indústria exportadora se dá pelo custo Brasil, da logística inexistente. O Brasil, que já participou com cerca de 2,2% do comércio externo, hoje caiu para 1%. Se continuar assim, teremos 0,7% em dez anos.

Leniência com a inflação

Desde a saída do [Antonio] Palocci, ex-ministro da Fazenda, os pressupostos macroeconômicos vêm se fragilizando. Há uma leniência do governo com a inflação, a presidente Dilma é leniente com a inflação. No governo do PSDB, existia tolerância zero com a inflação. O PT nunca foi muito claro nisso, desde que votou contra o Plano Real. Nos dez anos de governo do PT, apenas em três o centro da meta foi alcançado. No governo Dilma, não será em nenhum dos anos. Isso é gravíssimo. A população que recebe hoje dois salários mínimos e meio já tem inflação de alimentos de 14%. Quando o dragão começa a colocar a cabeça para fora, sabemos que é difícil colocá-lo na caixa de novo.

Alta dos juros

Defendo que o Banco Central tenha total autonomia para fazer o que considerar necessário. Se avaliar que é preciso subir juros para conter a inflação que ele mesmo diz ser preocupante, então tem de subir os juros. O que não pode é haver interferência política, de viés eleitoral.

Impacto no emprego

Ninguém vai tomar medida para aumentar o desemprego. à‰ possível ser intolerante com a inflação sem gerar desemprego, garantindo competitividade ao Brasil, fazendo investimentos corretos.

Controle de lucros

A presidente quer controlar até o lucro dos empresários. Eles têm de acompanhar é a qualidade do serviço e o que isso representa de bem-estar da população. à‰ natural, no capitalismo, goste ou não dele, que o lucro seja compatível ao risco do investimento.

Redução da conta de luz

Nós também defendemos a diminuição das tarifas. Propusemos uma redução até maior, mais 6%, com diminuição do PIS/Cofins nas contas de luz. O governo do PT, com um populismo enorme, fez disso uma moeda eleitoral. Dilma fez uma intervenção no setor e viu que foi equivocada. Hoje, todas as distribuidoras [de energia] estão pedindo financiamentos ao governo e vão receber dinheiro do Tesouro, o dinheiro da dona Maria, que tinha de ir para saúde, educação.

Crescimento num eventual governo Aécio

Eu vou ousar, repetindo o que disse outro dia o ex-presidente do BC Armínio Fraga. No governo do PSDB, com as medidas que deveriam ser tomadas rapidamente, o Brasil pode crescer acima de 4%, 5% de forma sustentada.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Não sou PT,PSDB,PMDB ou PQP
    Mais que a Dilma está falhando no controle dos preços, isto todos nós sentimos no bolso, quando vamos a cada semana nos mercados.

    Se Aécio estava bêbado ou não,para mim não importa no momento,o que me interessa é que vou ganhar 6% de aumento, enquanto somente os remédios já irão subir próximo a isto.
    Estamos perdendo poder de compra ha muitos meses,é preciso fazer algo,não ficar assistindo os aumentos e achar que está tudo bem

  2. Hilária essa discussão. Mas há uma diferença entre os bebedores. O Lula andava de motorista, portanto sem oferecer perigo as pessoas no trânsito. Já o Sr. Aécio Neves foi pego dirigindo bêbado oferecendo riscos aos outros. Portanto, bêbado por bêbado prefiro o Lula. kkkkkkkkkk
    Vamos melhor o nível da discussão pessoal.

  3. SAI FORA NEVES VC JA ERA TODOS DA MESMA LAIA DO PSDB DO PARANA.

  4. Qual é Esmael, agora vai excluir comentários que sejam contra o LULA Molusco???? Ele Tomava cachaça durante o expediente no Palacio, todos sabem disso, e fazia discursos embriagado, e que o cancer que ele teve ( ou tem) é em função, da quantidade de Pinga que ele tomava.. Vai censurar, pra ninguem mais falar mal dessa figura??????? o Lula era Cachaceiro sim. Você sabe e o Brasil todo sabe, até a imprensa internacional sabe.

    • Credo se contenha, as tuas ofensas já entram no campo pessoal do Sr. Luíz Inácio Lula da Silva.
      Eu por exemplo não sabia das coisas que falou…E se ele mandar você provar, com faz?

      • Basta ler matérias e assistir videos antigos, que estão inclusive no Youtube. Ahh Não pode falar coisas pessoais contra o Lula??? Então porque vocês usam do mesmo artificio contra o FHC, o Aecio, o Requião e tantos outros??? Ahhh vá defender Bandido la na Venezuela.

        • Esse tipo de coisa deve ter sido noticiado nessas correntes de emails malucas que andam por aí, ou nesses sites esquizofrênicos de conservadores (conservadores, pois suas ideologias nem podem ser consideradas de direita). Esse é o tipo de coisa que qualquer veículo da grande mídia adoraria de noticiar. Eu acompanho alguns deles, e não vi uma notícia relacionada a isso que você disse, então tenha ao menos a honestidade, descência, de postar referências confiáveis.
          Sério, o ex-presidente não é imune à críticas, não há razão para baixaria.

  5. Caramba, Se o Aécio Bebe… qual o Problema??? Cabe lembrar que ele não é Presidente, e que tivemos um Presidente, que Tomava Cachaça e fazia discursos embriagado, e ninguem diz nada, aqui. Ou o Lula Bebia, com a desculpa de “temperar” a si mesmo como Molusco?????

    • Tá, e daí que o Lula tomava cachaça? Tem algo escrito na constuição que não se pode beber? Você deve ser um santo para falar dos outros heim.
      Agora dirigir embreagado pode, né?

  6. Quem vê esse homem falar até parece que entende alguma coisa do que diz…Coitado do povo de MG.

  7. Fazem mais de 10 anos que o PT, está Governando o Brasil, mas parece que ainda não perceberam que há mais de 10 anos, o PT era pedra e o PSDB Vidraça, Hoje Senhores do PT, Vocês são a VIDRAÇA, e continuam achando que são Pedras???? Continuam atirando contra o PSDB ou contra qualquer partido contrário ao PT. Acorda Gente do PT. Dá a impressão que são oposição e que o Poder não está nas suas mãos. Estão até com MEDO, da Marina Silva e seu novo PArtido, querendo anular ela nas proximas eleições, vocês não dizem que não tem chance de outro ganhar a eleição e que a Dilma Ganha massacrando??? Estão com medo de que??? Ou não se garantem?? Querer vetar que haja concorrencia nas eleições, isso aqui é uma democracia, ou querem transformar em Ditadura Petista, Tirando das forcas armadas seu poder e calando adversários???

  8. Onde está a mentira??? A Propria Dilma afirmou isso em entrevista. e depois disse que a fala dela foi “manipulada”, Querem enganar quem???? Se o Aécio bebe… problema é dele. Cabe lembrar que o Antecessor da Dilma, o Sr. Molusco, tomava cachaça em pleno Expediente e ninguém aqui diz nada.

  9. FHC (FHHC, porque caducou o ex-presidente) deixou o país quebrar 3 vezes, na pindaíba, miserável com inflação de 12% e selica a 45%, ou seja, trabalhador ferrado e banqueiro feliz.

  10. O Aécio neves se não tem o avo que morreu sem ser presidente(vá ter sorte assim na conchinchina)porque senão teria sido o maior murista que governaria o Brasil.
    Mas láprás bandas de Montes Claros onde estive recentemente o apelido do distinto é Aécio pozinho.

  11. No angú da democratização dos meios de comunicação tem caroço. O ministro do pt, elogiado pela globo, precisa explicar o amarelão face à necessidade imperiosa da democratização dos meios de comunicação. Todavia, por falar em Globo, me lembro da Globo-News, e, por conseguinte, de Dona Eliane Cantanhêde, sua comentarista política, que, pela FSP de hoje, de forma unipessoal e autoritária excluiu o Estado de São Paulo da corrida sucessória presidencial de 2014, em termos de candidatura. São Paulo não tem candidato ? De onde vc tirou isso, dona Eliane ? Quem é vc para excluir SP desse jeito ? Pirou ? É bem verdade que a versão paulista demotucana já deu flor há muito tempo e que até já se tornou impeidável até mesmo dentro de SP, eleitoralmente falando, mas saiba a senhora que São Paulo é o Estado mais brasileiro do Brasil, o Estado mais amado pelo povo brasileiro que dele se orgulha, O Estado que recebe e encaminha todos os irmãos brasileiros, de braços abertos, onde todos têm chances de progredir na vida e até fazer fortunas. Logo, minha senhora, um Estado dessa grandeza de espírito e importância para este país, que soube e sabe se conduzir, não pode ser excluído, e nem tem o direito de sonegar uma Candidatura ideal para conduzir o país, com um grande projeto, de ponta, de vanguarda, revolucionário. Ademais, Rio de Janeiro já teve sua chance com o carioca, FHC, Pernambuco teve suas chances com o pernambucano, Lula, o norte e nordeste com Sarney e Collor, Deodoro, Floriano e tantos outros. O Sul com Jango, Getúlio, entre outros. Minas teve inúmeras chances, inclusive com Itamar e agora Dilma, uma mineira gaucha. Portanto, agora chegou a hora e a vez de São Paulo, porque o melhor para o Brasil está por vir, e virá de São Paulo, com o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro. E os esquilos do continuismo da mesmice que nos dêem licença porque o Leão da Evolução da Ordem Natural das Coisas já está na área e na luta. Abram alas que o HoMeM de São Paulo precisa passar, para que o Brasil e o povo brasileiro tenham dias melhores e um futuro ainda mais promissor, até porque, com o HMM-PNBC-ME, o Brasil, à evidência, pode mais, muito mais.

  12. Esse bêbado juntamente com o picolé de Xuxu de São Paulo e o Beto Play foram contra a redução da conta da energia elétrica. Tem que relembrar que na época que o Brasil foi governado pelo patrão maior e chefe da quadrilha desse bebum (FHC), a inflação no 1º mandato dos tucanos foi de 9,71% e no 2º mandato de FHC – 8,77%. Enquanto Dilma nos 2 primeiros anos de mandato, a inflação foi de 6,17%, ficando bem abaixo da inflação dos tucanos entreguistas. FHC em 8 anos gerou pouco mais de 5 milhões de empregos (5.016.672 empregos), enquanto Lula gerou 15.023.633 (mais de 15 milhões de empregos). Refrescando a memória dos tucanalhas:
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/04/12/tabelinha-para-matar-tucano-luladilma-10-x-0-cerrafhc/

  13. Será que ele tá preocupado com o preço da pinga?