OAB solta nota contra agressão do ministro Joaquim Barbosa

do Brasil 247

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, comandado por Marcus Vinícius Furtado Coelho, repreende o presidente do Supremo Tribunal Federal; ontem Joaquim Barbosa tentou passar um pito coletivo e filmado em representantes do Judiciário, acusando-os de tramar, de forma "sorrateira", a criação de novos tribunais; disse ainda que a medida serviria apenas para dar empregos para juízes e advogados e que os fóruns seriam criados perto de resorts; advogados reagiram e exigiram respeito (a propósito, quem gosta de resorts é o próprio Barbosa, que passou férias em Trancoso e em Miami, onde buscou um imóvel de veraneio).

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, comandado por Marcus Vinícius Furtado Coelho, repreende o presidente do Supremo Tribunal Federal; ontem Joaquim Barbosa tentou passar um pito coletivo e filmado em representantes do Judiciário, acusando-os de tramar, de forma “sorrateira”, a criação de novos tribunais; disse ainda que a medida serviria apenas para dar empregos para juízes e advogados e que os fóruns seriam criados perto de resorts; advogados reagiram e exigiram respeito (a propósito, quem gosta de resorts é o próprio Barbosa, que passou férias em Trancoso e em Miami, onde buscou um imóvel de veraneio).

Comandada por Marcus Vinícius Furtado Coelho, a Ordem dos Advogados do Brasil já começa a adotar uma postura mais combativa, em defesa das prerrogativas da classe, bem diferente da que prevalecia na gestão de Ophir Cavalcanti. Ontem, diante de mais uma agressão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, aos advogados, a OAB decidiu reagir com uma dura nota.

Barbosa afirmou que a criação de novos tribunais federais, uma proposta que tramita no Congresso desde 2002 e que teve o voto transparente de 371 deputados federais, foi aprovada de forma “sorrateira”. Disse ainda que os novos tribunais servirão apenas para dar emprego a juízes e advogados !“ e que serão construídos ao lado de resorts. Detalhe: quem gosta de resorts é justamente Barbosa, que passou férias em Trancoso e, recentemente, buscava um imóvel de veraneio em Miami para comprar.

Leia, abaixo, reportagem do Conjur sobre a resposta da OAB a Joaquim Barbosa:

OAB repudia declarações de Joaquim Barbosa sobre TRFs

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, em sessão plenária na noite desta segunda-feira(8/4), feita para eleger os nomes que devem representar a entidade no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público, uma nota pública refutando e repudiando! as declarações feitas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, durante encontro com representantes de três associações de magistrados (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Associação dos Magistrados Brasileiros e Associação dos Juízes Federais do Brasil).

Nesta segunda-feira, o presidente do STF criticou a criação de novos tribunais regionais federais, aprovada na semana anterior pelo Congresso Federal. Pelo que eu vejo, vocês participaram de forma sorrateira na aprovação!, disse o presidente do STF, quando, então, acabou discutindo com o vice-presidente da Ajufe, Ivanir Ireno.

Barbosa criticou abertamente o que classificou como intromissão de entidades de classe de juízes na aprovação do texto da Proposta de Emenda Constitucional 544, que criou quatro novos Tribunais Regionais Federais. O presidente do STF chegou a dizer que os TRFs vão servir para dar emprego para advogados (…) e vão ser criados em resorts, em alguma praia!.

Não faz sentido nem corresponde à  relevância do tema supor que a criação de novos Tribunais Regionais Federais objetive de criar empregos, muito menos para os advogados. Em momento algum cuidou-se de favorecimento à  classe dos advogados ou de interesses que não fossem os do aprimoramento da Justiça Federal no Brasil!, diz a nota pública divulgada pela OAB.

Leia a nota do Conselho Federal da OAB:

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, durante sessão ordinária realizada nesta data (8/4), tomou conhecimento de declarações do Sr. ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, acerca da Proposta de Emenda Constitucional 544, do ano de 2002, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, que institui quatro novos Tribunais Regionais Federais.

Tais declarações proferidas em reunião com os presidentes de três associações de magistrados (AMB, Ajufe e Anamatra) reiteram críticas exacerbadas do senhor ministro à  criação dos referidos Tribunais.

Causam espécie, notadamente, os seguintes trechos de tal pronunciamento: Os Tribunais vão servir para dar emprego para advogados …!; e vão ser criados em resorts, em alguma grande praia…!; foi uma negociação na surdina, sorrateira!.

O Conselho Federal da OAB entende do seu dever refutar e repudiar tais declarações, por inexatas, impertinentes e ofensivas à  valorosa classe dos advogados. A bem da verdade, a Emenda Constitucional em questão tramita no Congresso Nacional desde o ano de 2002, tendo observado o processo legislativo próprio, revestido da mais ampla publicidade. Além disso, resultou de antiga e legítima aspiração dos jurisdicionados em nosso país e contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao aprovar a PEC 544/2002, após a realização de audiências públicas e intenso debate parlamentar, o Congresso Nacional exerceu, com ponderáveis e justas razões, o poder constituinte derivado, que lhe é exclusivo e indelegável.

Não faz sentido nem corresponde à  relevância do tema supor que a criação de novos Tribunais Regionais Federais objetive de criar empregos, muito menos para os advogados. Em momento algum cuidou-se de favorecimento à  classe dos advogados ou de interesses que não fossem os do aprimoramento da Justiça Federal no Brasil.

O assunto merece ser tratado em outros termos, respeitando-se a independência dos poderes e a dignidade dos órgãos e associações que pugnam pela melhor realização da Justiça no país.

60 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am just new to blogs and absolutely liked this blog. More than likely I’m going to bookmark your blog . You really come with awesome articles. Thanks a lot for sharing with us your webpage.

  2. Parabéns a Fenando Henrique Cardoso que na sua passagem pela Presidência da República do Brasil, criou a Lei 9099 e outras, onde a figura do Advogado não se faz necessária, facilitando desta forma a busca da justiça pelos menos capitalizados, que é situação da maioria do povo brasileiro. Parabéns a Joaquim Barbosa, homem honesto e honroso, que não tem medo de falar o que pensa sobre as mazelas politicas e organismos privilegiado como a OAB. Parabéns a manifestação pacifica do povo brasileira, que foi a rua buscar a justiça e a redução de privilégio de pessoas e classes privilegiadas. Que venha as Eleições de 2014, e que o povo brasileiro não seja comprado por bolsa isso e aquilo, pois precisamos do retorno das reformas políticas, tributárias e administrativa objetivando um pais mais justo e coerente com a nação. Chega de privilégios para classes de incompetentes como pode ser sitada a OAB, pois esta não tem a coragem de cobrar de seus associados a prova periódica para continuar exercendo a profissão, onde reprovaria a maioria, até mesmo os presidentes desta ORDEM (desordem. Acredito que na nova administração do Brasil, ou cairá a Prova da OAB ou se dará direito as pessoas físicas elegerem ou contratarem um preposto, para representa-los nas lides dos Juizados Especiais, assim como já fazem as pessoas jurídicas. O Brasil precisa mudar, o povo deve ir as ruas e repudiar: a OAB, Políticos corruptos, privilégios de empresas de amigos de políticos etc. só desta forma teremos mais justiça e cidadania.

  3. Parabéns a Joaquim Barbosa em repudiar mais cabide de emprego. Quanto a OAB, esta sempre se coloca do lado oposto da justiça e do bom caráter, prova disso é ir a favor da PEC 37, aumento dos gastos públicos, fazer comentários em desfavor de um homem que é presidente da maior casa de justiça da América Latina, em fim se posiciona contra a sociedade brasileira desde a sua organização interna, pois usa da passividade do povo brasileiro para criar uma prova que rejeita o MEC, ou seja, os aprovados em instituição de Ensino Superior no curso de Direito, não podem exercer a profissão de advogado, sem antes ser aprovado no concurso da OAB, que reprova em média de 85% do inscrito para a prova.
    É óbvio que este concurso tem por objetivo, privilegiar a classe de advogados, formando desta forma, verdadeiros oligopólios, onde advogados cobram elevados honorários, que a sociedade brasileira tem que pagar ou ficar sem este serviço, impedindo desta forma a livre concorrência, que, se existisse, liberdade do formando em direito advogar, com certeza a sociedade brasileira recorreria mais a orientação desta classe, em vez de cometer tantos erros por estarem desinformados juridicamente.

  4. OAB classe dominada por maçons ( que enchem de violência toda a terra ) dando uma de boazinha, bando de urubus em cima da carniças e povo vaidoso.

  5. Para ESVAZIAR a JUSTIÇA e os TRIBUNAIS, e só USAR A SÚMULA VINCULANTES. É uma palhaçada UNS ganharem um AÇÃO e outros PERDEREM a mesma ação. Exemplo típico, NIVEL UNIVERSITÁRIO para policiais militares: vários PM semi-analfabetos ganharam essa ação e outros PM com NIVEL UNIVERSITÁRIO perderam a mesma ação – ISSO É UMA VERGONHA !!!! INJUSTA JUSTIÇA !!!
    medidas a serem adotradas:
    1) Acabar com os inúmeros recursos judiciais;
    2) usar gravações nos julgamentos para DENUNCIAR Juízes desonestos e corruptos;
    3) Apuração contra JUÍZES corruptos / desonestos e suspeitos – feitos exclusivamente pela CNJ;
    4) Delegados, Juízes e Promotores MAÇONS serem proibidos de atuar em casos ENVOLVENDO outros MAÇONS;
    5) INVESTIGAÇÃO RIGOROSA sobre a maçonaria, e os super-maçons (ILLUMINATIS), ouvindo ex-maçons, sobre AS REAIS INTENÇÕES DA MAÇONARIA ;
    6) Divulgar na INTERNET os LIVROS da Literatura MAÇONICA, em especial o MORAL’S AND DOGMA de Albert Pike e outros citados, nas pesquisas acima.
    7) Verificar a autenticidade do LIVRO: Maçonaria, o ENGANO FATAL, em especial a página 165, onde retrata que o MAÇOM tem que PROTEGER O IRMÃO MAÇOM, dar um falso testemunho (PERJÚRIO) para defender outro MAÇOM; e que o JUIZ pode DAR UMA SENTENÇA FALSA para proteger o MAÇOM.
    SOMENTE APÓS RIGOROSA FISCALIZAÇÃO expor todos os FATOS ao público e DIVULGAR A TODOS a Lista de TODOS àqueles que ocupam CARGOS PÚBLICOS, que prestam serviços ao poder público e são MAÇONS.

  6. Parabéns ao Ministro JOAQUIM BARBOSA e a MIN. ELIANA CALMON pelas declarações BOMBÁSTICAS, todos sabem, mas ninguém tem coragem de dizer a verdade. OS BRASILEIROS estão cansados de ser enganados, ludibriados por CORRUPTOS em todas as esferas. NO JUDICIÁRIO esses corruptos promovem um estrago ainda maior e tem que ser escrachados mesmos.
    Os nossos PARLAMENTARES fazem leis só pra proteger bandidos de toda a espécie, em especial os CORRUPTOS (querem roubar os cofres públicos e não querem ser incomodados). Mas esses CORRUPTOS não estão agindo sozinhos.
    Pesquisem google: 1) MAÇONARIA DUAS ORGANIZAÇÕES: Uma visível e outra invisível; 2) As 5 metas dos Iluminatis; 3) Dr Pedroza – As 5 metas dos Iluminatis; 4) Pr Dr Cláudio Antonio Guerra; 5) Vergonha de ser maçom; 6) Porque eu deixei a maçonaria; 6) Imperdível – maçonaria é satanismo – provamos 1 ( …até 5); CONHEÇAM A MAÇONARIA através de uma palestra, após 27 anos de estudo de um ex-maçom de grau 33. Pesquise youtube: 1) Dr Abimael – O servo de jesus e a maçonaria 1/11 (…até 11/11); 2) Dr Abimael – A nova ordem mundial 1/8 (…até 8/8); 3) ASSASSINATO DE WILLIAM MORGAM; 4) Lista de pastores maçons confirmada no Brasil; …etc.
    ADVOGADOS BANDIDOS deveriam ser punidos, bem como aqueles que inventam histórias e mentem descaradamente para defender seus clientes. ALGUNS CHEGAM A ACUSAR INOCENTES DE CRIMES. Ou será que o POVO vai ter que retomar os seus instintos primitivos???

  7. Se é para poupar o dinheiro do povo e evitar o desperdício, o STF poderia começar a faxina na diminuição no número de seguranças e motoristas que servem aos Ministros – lembrando que são 11 Ministros.

  8. Pelo que eu vejo nos comentários, os que são contra a crítica do Ministro, ou é afiliado de algum partido imundo como o PT, ou é analfabeto e sofre de demencia politica e portanto, não tem base e tão pouco moral para criticá-lo. EU não vou PAGAR para sustentar mais uma cambada de BANDIDOS MARGINAIS com o meu salário.
    Dizem que foi feito consultoria pública sobre a questão, pois bem. Assim como n época, digo e reafirmo hoje. SOU CONTRA!!! SOU CONTRA E SOU CONTRA ESSA PALHAÇADA.

  9. É isso aí!!

  10. 8 bilhões só para a construção desses tribunais? E quanto nós, contribuintes, vamos gastar com os mega salários, energia, computadores, papel, férias em dobro, mordomóveis e licenças especiais ????

  11. Em primeiro lugar, o orçameno da justiça federal é de $ 7,8 bilhões, sem esses quatro tribunais. Segundo, o aumento dos tribunais diminuirá os custos operacionais do maior deles (basta pensar no custo das passagens aéreas de deslocamento de Brasília para qualquer cidade da região norte). Terceiro, a proposta de Joaquim Barbosa é criar câmara regionais, ou seja, haverá custos de instalação desses órgãos, mesmo porque o aumento do quadro do número de desembargadores, sobretudo na primeira região (DF e mais 13 estados), é imprescindível e há consenso em qualquer estudo técnico; isto é, haverá vagas para promoção de juízes, procuradores da república e advogados.
    O acúmulo de processos na primeira região é tão grande que somente hoje, depois de uma força tarefa, é que o Tribunal consegue julgar processos de 2003, 2004 e 2005. ISSO É JUSTIÇA!
    – SE A ESTRUTURA DO JUDICIÁRIO É GIGANTE, COMO DISSE JOAQUIM BARBOSA, É PORQUE O ESTADO (MAIOR LITIGANTE) NÃO CUMPRE O SEU PAPEL E TUDO DESÁGUA PARA UM JUIZ DECIDIR.
    – COMO SE NÃO BASTASSE, OS RECURSOS NA JUSTIÇA FEDERAL SÃO AUTOMÁTICOS EM BENEFÍCIO DO ESTADO! POR OUTRO LADO, A IMENSA MAIORIA DOS PROCESSOS DESEMBOCAM NOS TRIBUNAIS.

    ENFIM, O PLEITO DE DIVISÃO DOS TRIBUNAIS FEDERAIS EXISTENTES NÃO É DOS JUÍZE E ADVOGADOS, MAS DA POPULAÇÃO, SOBRETUDO CARENTE DE SEUS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS!

    AGUARDE QUE UM DIA VOCÊ PRECISARÁ NAVEGAR PELOS CORREDORES DA JUSTIÇA E REZE PARA O TRIBUNAL, DO JEITO QUE ESTÁ, JULGAR SEU PROCESSO EM TEMPO PARA VOCÊ, CIDADÃO, EXERCER SEU DIREITO.

  12. O Ministro Joaquim Barbosa, pessoa impar, está sofrendo uma grande pressão pelos grupos ocultos do poder, que querem de qualquer maneira, fazer valer seus poderes, para impedir que o Ilústrissimo senhor Ministro, possa fazer valer a lei e a democracia em nosso Pais.

  13. A mídia quer também agredir Joaquim Barbosa. Todos os dias vemos reportagens tentando agredir sua pessoa.
    Joaquim Barbosa, kague para as associações de juízes e magistrados.
    Hoje apareceu um político do PDT informando que a iniciativa de criar tribunais regionais tem que partir da Justiça, não de senadores e deputados.
    Aliás, como estão as votações dos mais de 3 mil vetos presidenciais que vocês políticos deveriam votar ? E olhe que gastaram milhares de folhas de papel que foram jogadas fora – lembrem que eles iriam votar a toque-de-caixa e foram impressas várias cópias. Desperdício destes gigolôs.
    Façam o serviço para o qual são pagos.

  14. Nós vivemos em momento político vergonhoso, de leste a oeste, de norte a sul, para grande maioria da população política o certo é ser errado. Quanto vai custar para os cofres públicos o apoio dos 371 deputados? Quais serão as regiões ou cidades que serão presenteadas com projetos que nunca serão concluídos?
    Nós vivemos em um regime democrático, mas não da para aceitar falar em “impeachment” para um representante do povo que defende virilmente os interesses da nação brasileira.
    Parabéns Joaquim Barbosa.

  15. A verdade é a coisa que mais incomoda um canalha.
    Assim como a polícia, a justiça, incluindo advogados, precisam de uma faxina.
    Mais prédios suntuosos, salários imorais, vantagens absurdas e pouco trabalho efetivo. A conta é caríssima.
    Não existe justiça neste Brasil. A justiça é corrupta, lerda, injusta e tendenciosa.
    Por não vir das elites judiciárias, Joaquim Barbosa é ‘nóis’ na justiça.
    Quem aqui ainda não foi enganado por um advogado ? Muitos, inclusive, têm a ‘coragem’ de defender criminosos, ladrões e traficantes.
    Eles têm direito a defesa, dirão eles (advogados).
    Mas e o mal que causaram ?
    Como um cara que livrou da cadeia um criminoso pode dormir tranquilo ?
    Será a Mercedes, a Porsche, a BMW na garagem ?
    Sou um cara limpo, não aceito corrupção e roubo, não furo fila, não gosto de vantagens, amo minha família, respeito as pessoas com caráter, dignidade e princípios (religiosos, inclusive), mas sou franco e verdadeiro. Falo o que penso, não cultivo amizades por dinheiro.
    De falsidade e hipocrisia estamos muito bem servidos nos dias atuais.
    Todos temos que ter os mesmos direitos e OBRIGAÇÕES – hoje em dia muitos cobram seus direitos não não cumprem com suas obrigações: “O negócio é levar vantagem, certo ?”.
    Joaquim Barbosa, continue assim.

  16. O comportamento deste Ministro não condiz com a responsabilidade do cargo que ocupa. No entanto, infelizmente, o Senado não vai aprovar a criação do novo Tribunal Federal em Curitiba, porque nossos representantes em Brasília (DF), inclusive os Ministros Paulo Bernardo e Gleisi são frouxos e não tem nehuma força política, ainda mais contra Renan Calheiros e Sarney. Se eventualmente o Senado aprovar, com certeza a Presidenta Dilma veta, sob alegação de que não dispõe de recursos.

  17. Não dá prá entender, como é que pode um cidadão ou empresa ter que sair do MS,PR e SC para ir até POA buscar a justiça Federal? Quanto ao joaquim eu nunca tive dúvidas, é um Idi Amim latino.

  18. A “grita” do JB é única e exclusivamente por não ter dado a última palavra antes da aprovação da PEC.
    Ou seja, PURA VAIDADE!

  19. A justiça eleitoral tem 27 Tribunais Regionais Eleitorais em todo o Brasil. Um em cada estado, mais o Distrito Federal. Sendo que a demanda nos TREs só ocorre em época de eleição.
    Enquanto isso, com volume de trabalho muito maior, temos apenas 5 Tribunais Regionais Federais no país inteiro. E quando se fala em criar mais 4 ainda tem quem critique.
    Quem critica a criação de novos Tribunais Regionais Federais não entende coisíssima nenhuma de justiça e direito.

  20. Sr Esmael,
    o resort que o Exmo J.Barbosa esteve, acredito fortemente que se a viagem foi a lazer foi pago com frutos de seu trabalho, em caso de viagem a trabalho o que não é o fato, será pago conforme a lei e regimentos determinam ao magistrado. Observe melhor e com boas intenções aonde seus comentários querem pousar ou nos levar a ir…. Bom dia e boa sorte

  21. Exmo Joaquim Barbosa, a população interessada no bem geral está de acordo, vamos acabar com o corporativismo. Os juize e seus pares precisam é trabalhar mais e falar(rebuscadamente) menos. Parem com esse latim de merd…, e vamos falar o portugues claro. Bom dia e boa sorte

  22. Parabéns , Joaquim Barbosa. Eu o admiro muito pela sua coragem e seu caráter ilibado, mas lembre-se do conselho que o Espírito Santo deu na Palavra:” Ireis, mas não pequeis (Efésios 4.27)” ” Que vossa palavra seja sempre temperada com sal, para saber como se deve responder a cada um”( Colossenses 4.7).Abraços

    • Wagner, parabéns pelas sábias Palavras retiradas da sagrada escritura e que nos orientam de como devemos nos portar diante das adversidades, respondendo à altura, á queles que nos interrogam, “mas fazei-o com mansidão e respeito e de boa consciência. ” (I Pedro 16).

  23. Saúdo o presidente do STF, Joaquim Barbosa!
    Este senhor está tendo peito em enfrentar essa classe onde seus membros se auto cognominam deuses.
    Acordem, vocês são iguais a todos e acabarão, queiram ou não, virando carne putrefada!
    PARABÉNS, ministro! Merece meus mais efusivos aplausos!

  24. Barbosa, o rei louco.

  25. A inveja e a pior doença da face da terra, o inútil e aquele que prefere comer um monte de merda sozinho do que dividir um bolo com mais pessoas, por pertencerem ao lado parasita da politica Paranaense que nunca conquistou nada de expressivo para o nosso estado, se somam ao truculento, o único que tem razão neste pais, pensam e tem a certeza que entende de tudo, agora e a OAB a bola da vez, agora e a OAB que virou lavagem na boca desses carniceiros generalizadores, que supõe que todo advogado e Bandido, e vai mais além, que a própria OAB e uma organização criminosa, continuem assim vocês estão se saindo muito bem, seus pais devem estar muito orgulhosos de vocês, qualquer inconveniente e só apelar para a liberdade de expressão e tá tudo certo.

    • Infelizmente a OAB assim se tornou, corrompeu sua função e seus princípios, e como Hienas comem os restos carnudos deixados pelos políticos, a anos vem se alimentando e se fortalecendo com a corrupção, fazendo sempre esse papel de morde e assopra com uma Hipocrisia tal que só perde para o Congresso Nacional.

  26. Outra coisa com relação ao titulo da matéria, afirmar que Joaquim agrediu é uma opinião do jornalista que escreveu a matéria e não um fato. Se a OAB se sentiu agredida problema dela, mas Joaquim não agrediu ninguém.
    Significado de Agressão: Ferir, machucar, danificar, traumatizar
    Significados de Coragem : firmeza de espírito, energia diante do perigo; intrepidez; ânimo; valentia; perseverança.

  27. Concordo com Joaquim Barbosa que não tem medo do sistema!
    Muitos aqui para dar sua opinião nem o nome colocam, pois tem medo do sistema!

  28. O engraçado que os favoráveis as varas federais não defende e sim ataca o ministro do supremo, e quem é contra as varas tem mais argumentos políticos do que os favoráveis. ou seja ainda estão chateado com o negão por que ele mandou os vagabundo pra cadeia (que ainda não foi).

  29. Foda-se a OAB. Dá-lhe Joaquim Barbosa ! 8 bilhões para criarem esses novos Tribunais. Vão pra PQP!

  30. Concordo em número, gênero e cor com as afirmações do exmo. Joaquim Barbosa.

  31. Todo País sabe que a OAB é um Cartel!! Muitos advogados tem envolvimento com o crime organizado e Trafico de Drogas e Armas. Acho que o JB, está certíssimo,( é minha opinião), há quem discorde. Até o Min da Educação, declarou que o Brasil não precisa de Mais advogados e fechou alguns cursos em Universidades, O teste da OAB por exemplo, de cada 100 candidatos passa 10, no máximo.

  32. É pura verdade as palavras do Presidente do STF. Precisamos de mais juízes trabalhando como servidor publico, o que eles acham que não são. Trabalhar de segunda a sexta já é o suficiente.

    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
    Rui Barbosa

  33. Esse senhor não bate bem da cabeça, me parece que tem vergonha de ser afro-descendente, a OAB tem que bater pesado…

    • Nada a ver o que vc falou, ele pode até querer usar a posição privilegiada que tem pra devolver pra sociedade os prováveis preconceitos sofridos. porem isso não tem na a ver com vergonha, porque ele deveria ter vergonha de ser negro?
      contudo, quem se vinga em todo mundo pelo o que sofreu ou sofre por descriminação, não esta agindo de forma correta, muito menos racional.
      É ministro, nem tando ou barro, nem tanto ao tijolo.

  34. Como advogado militante, repudio as infelizes declarações do Ministro.

  35. Joaquim Barbosa tem razão, tudo isso só vem demonstrar que a ordem dos advogados Federal do Brasil precisa de Gestores mais comprometidos com o melhor para o Pais e nbão só apenas algumas classes.

  36. O Ministro Joaquim Barbosa materializa e comprova a tese de que Lula não é perfeito e comete erros como qualquer outro mortal.

  37. É nisso o que dá dar poder e holofotes a um desequilibrado e arrogante mas, a grande mídia e a oposição idiota o idolatram.

  38. O Minsitro Barbosa ofendeu aos 371 deputados que votaram pelos novos Tribunais. Uma autoridade ofendendo outra autoridade é falta de decoro. Nesse caso cabe ser instaurado um processo de “impeachment” do Ministro Barbosa. Será que não tem nenhum deputado de brio, entre os 371, para pedir o “impeachment” do Ministro Barbosa?

  39. Acho lamentável a posição da OAB, que só faz defender aquilo que é errado. Parem com isso, o que o Presidente Joaquim Barbosa fez está correto, pois para que serve mais tribunais regionais a não ser para gerar mais custos e despesas para nosso País? Acho que existem outras áreas que necessitam mais que o sistema judiciário brasileiro que é um dos sistemas mais excludentes e elitista do mundo. A OAB, poderia era lutar para mais equidade no sistema judicial, mas não é o que vocês querem, pois precisam dos favores.

  40. O ministro Joaquim Barbosa tem toda a razão ao criticar a AJUFE, são sorrateiros sim e deveriam dar o bom exemplo á sociedade (é por essas e outras que as coisas estão como estão neste país, é só corrupção! o exemplo tem que começar de cima e não debaixo, mas sabemos que não é bem assim, não é mesmo?) E pelo trabalho deste ministro e sua postura em representar os anseios da sociedade, ele tem que valer o seu salário, se eu tivesse o salário dele teria imóveis e terrenos pelo mundo! mas em lugares luxuosos! ele faz o que quiser com o dinheiro dele. Só tem hipocrisia neste país! impressionante. Bom dia Sr. Esmael.

    • Viva a lentidão da justiça!?

      Judiciário, o poder menos transparente do país. Se bobear o que menos trabalha, vai ver o medo de ter mais tribunais é de ter que trabalhar pra valer!

  41. Sacanagem desses advogados, bando de fanfarrões, ta certo Barbosa.

    • De resort ele entende bem…

      • eu tenho impressão que este (H.92), deve ser mais um desses bachareis em direito que não consegue passar do exame da OAB. vá ser do contra lá na venezuela. tudo o cara responde com ironia. escreva alguma coisa que se possa aroveitar.

  42. Mas os paranaenses ficaram felizes com o seu TRF seu Joaquim. Aqui a gente não enxerga do seu ponto de vista.
    Claro que vai ser mais um cabidão, mas qual o tribunal deste país que não é?

  43. O MINISTRO JA ESTA QUERENDO SER UM DEUS SO ELE TEM A RAZAO
    PQ SER CONTRA MAIS 4 VARAS FEDERAIS? ESTA NA HORA DE ALGUEM DIZER A ELE QUE NAO E ASSIM PUXAR O SEU FREIO.
    TEM COISAS QUE ELE TEM SIDO EFICAZ MAIS AI JA PASSOU DO LIMITE.

    • JB tá “nervioso”.

      Leiam….

      Escreveu Janio de Freitas, na Folha

      Questões para os juízes

      Elementos novos incidem sobre pontos decisivos no teor da acusação do mensalão

      OS MINISTROS do Supremo Tribunal Federal vão deparar com grandes novidades em documentos e dados, quando apreciem os recursos à sentença formal, esperada para os próximos dias, da ação penal 470 ou caso mensalão. Muitos desses elementos novos provêm de fontes oficiais e oficiosas, como Banco do Brasil, Tribunal de Contas da União e auditorias. E incidem sobre pontos decisivos no teor da acusação e em grande número dos votos orais no STF.

      (“¦) perícia de especialistas do Banco do Brasil concluiu pela existência das comprovações necessárias de que os serviços foram prestados pela DNA. E de que foi adequado o pagamento dos R$ 73,850 milhões, feito com recursos da sociedade Visanet e não do BB, como constou. Perícia e documentos que os ministros vão encontrar em breve.

      No mesmo ponto da ação, outra incidência decisiva está revista: nem Henrique Pizzolato era o representante do Banco do Brasil junto à Visanet nem assinou sozinho contrato, pagamento ou aporte financeiro. Documento do BB vai mostrar esses atos sempre assinados pelo conjunto de dirigentes setoriais (vários nomeados ainda por Fernando Henrique e então mantidos por Lula). A propósito: os ministros talvez não, mas os meios de comunicação sabem muito bem o que é e como funciona a “bonificação por volume”, em transações de publicidade e marketing, que figurou com distorção acusatória no quesito BB/Visanet/DNA do julgamento.

      Quantos dos seus ministros serão capazes de debruçar-se com neutralidade devida pelos juízes, sem predisposição alguma, sobre os recursos que as defesas apresentem? E, se for o caso, reconsiderar conceitos ou decisões -o que, afinal de contas, é uma eventualidade a que o juiz se tornou sujeito ao se tornar juiz, ou julga sem ser magistrado.

    • Mais ele tem razão, neste episódio. é só voce verificar a quantia que será gasta com esses tribunais situados em resorts ou ilhas. no final é voce quem vai ajudar a pagar a conta deles. e não existe esse negocio de puxar freio. enquanto ele estiver com a razão o povo estará com ele.

      • Joaquim (Dantas) Barbosa mente descaradamente só pelo prazer de ofender. Em qual ilha ou perto de que resort será criado algum tribunal? Como a criação desses tribunais vai redundar em empregos para advogados? Certamente que vai haver concursos para juízes, analista judiciário e outros. Joaquim não passaria nem nas provas da primeira etapa do concurso da Magistratura. Ele somente se tornou juiz do stf porque teve estômago para bajular José Dirceu, e este o recomendou ao Lula. Esse Joaquim Dantas é uma vergonha!

        • A intenção de criar novos tribunais é para enfraquecer o STF e criar novos recursos para aqueles que cometem crimes do colarinho branco,como o caso dos MENSALEIROS.Mais uma manobra do PT e seus asceclas.

    • “Os Tribunais vão servir para dar emprego para advogados “¦”; “e vão ser criados em resorts, em alguma grande praia”¦”; “foi uma negociação na surdina, sorrateira”. – Joaquim Barbosa.

      Num País onde se apagam incêndios com fezes, onde pacientes do SUS morrem a espera de médicos em corredores, onde o gado morre de sede por falta de carro pipa, onde professores ganham R$600 por mês, é no mínimo ridículo que associações de Classe (Juízes) venham propor junto ao congresso a criação de Tribunais que irão custar 8 bilhões, isso mesmo 8 bilhões aos cofres públicos, um judiciário contaminado que é pouco producente e julga por interesses próprios, esses são tão corruptos quanto aqueles que se encontram no congresso Nacional.
      Me resta uma coisa além desse desabafo, A VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

    • O Ministro falou puramente a verdade que muitos tem medo de falar. A carapuça serviu direitinho para os interessados em criação de mais tribunais.
      Melhor investir em tecnologia e aperfeiçoar os que já existem e não gastar mais de 1 bilhão (fora o roubo) em mais construção.

      • Super homem não fala besteira não seu imbecil sua burrice é do tamanho de sua força seu otário. Vá ler mais um pouco para parar de vomitar asneiras. Joaquim barbosa é fraquissimo, pouco letrado e joga para mídia.