Lula buscará o julgamento das urnas?

do Brasil 247

Com uma possível investigação criminal contra si, o ex-presidente pode estar sendo empurrado para mais uma disputa eleitoral em 2014; sua missão será defender sua imagem, seu legado e provar que a voz do povo está acima dos tribunais ou das intenções de personagens como Roberto Gurgel e Joaquim Barbosa; no PT, crescerá a pressão para que ele concorra ao governo de São Paulo ou até mesmo à  presidência da República.

Com uma possível investigação criminal contra si, o ex-presidente pode estar sendo empurrado para mais uma disputa eleitoral em 2014; sua missão será defender sua imagem, seu legado e provar que a voz do povo está acima dos tribunais ou das intenções de personagens como Roberto Gurgel e Joaquim Barbosa; no PT, crescerá a pressão para que ele concorra ao governo de São Paulo ou até mesmo à  presidência da República.

Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente mais popular da história do País, deixando o cargo com 80% de aprovação. Fora do Brasil, desfruta de imenso prestígio e, mais cedo ou mais tarde, será lembrado para o prêmio Nobel da Paz, por seus programas sociais e suas iniciativas de combate à  fome em países da àfrica e da América Latina. Ainda assim, ele está prestar a ser carimbado pela Justiça brasileira como um possível criminoso, depois que o empresário Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão, o acusou de tentar intermediar uma doação de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT, destinada a pagar despesas de campanhas eleitorais, como os gastos com o publicitário Nizan Guanaes e a dupla Zezé di Camargo & Luciano.

Diante desse cenário, Lula tem duas alternativas: encastelar-se em São Bernardo do Campo (SP) e aguardar um possível julgamento, acompanhado da destruição da sua imagem pela imprensa tradicional, ou buscar proteção nas ruas, tornando-se, mais uma vez, candidato em uma disputa majoritária. Sabe-se também que a intenção inicial de Lula não era participar diretamente das eleições em 2014. Mas o movimento do Ministério Público poderá alterar radicalmente esse quadro. “Lula está sendo empurrado para uma nova disputa”, disse ao 247, um dos seus mais próximos interlocutores no PT. “Ele tem a obrigação de defender seu legado e o próprio PT”.

Marqueteiro oficial do partido, João Santana já defendeu a ideia de que Lula seja candidato ao governo de São Paulo, em 2014, para tentar encerrar um ciclo de 20 anos de poder do PSDB no estado. Com uma máquina de propaganda que gastou R$ 2,4 bilhões nos últimos dez anos, o governo paulista, certamente, teve algum papel na construção do ambiente midiático que hoje tem, em Lula, seu inimigo público número um. E o PT acredita que esta oposição está destruída, aniquilida e esmagada se, depois de perder a prefeitura de São Paulo, ficar também sem o governo estadual.

Outra possibilidade, bem mais remota, mas não impossível, é de que Lula seja empurrado pelo próprio PT para disputar a presidência da República. Uma candidatura lhe serviria também como proteção, anteparo e espaço para a construção de um discurso político: o de que o julgamento das ruas, pelo povo, é mais importante do que o julgamento formal, conduzido por personagens como Roberto Gurgel, Joaquim Barbosa e assemelhados.

Coincidência ou não, na única vez em que falou sobre o chamado mensalão após seu julgamento, Lula explicitou essa posição. “Eu já fui julgado. A eleição da Dilma foi um julgamento extraordinário. Para um presidente com oito anos de mandato, sair com 87% de aprovação é um grande juízo”, afirmou. Ou seja: para Lula, o julgamento que importa vem do povo. Será que ele tentará mais uma vez passar pelo teste?

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. “Discutir com petista é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória.”, isso quando eles não roubam o tabuleiro e as peças. Cadeia para os mensaleiros já.

  2. Interessante como o que menos parece importar é valorizar o devido processo da justiça. A única coisa que parece importar é defender o seu partido e atacar o outro.
    É lamentável. Acredito que as práticas do mensalão tenham começado com o PSDB em Minas e a corrupção, de maneira geral, muito antes de PSDB e PT terem nascido. Espero que o mensalão mineiro seja julgado e os culpados sejam punidos.
    Se o mensalão Petista finalmente punir devidamente os culpados, será impossível ao STF dar moleza aos mensaleiros do PSDB.
    Daremos uma boa lição aos dois lados.
    Se, por outro lado, o PT conseguir impedir que os seus corruptos sejam punidos, acontecerá o contrário – não se aceitará a punição apenas dos mensaleiros do PSDB.
    Por tudo isso, porque tanto defensores do PT quanto do PSDB não sobem o nível da discussão e começam a pensar mais no país e menos nos seus partidos?

  3. mugabe do brasil.

  4. Na verdade, a abertura da investigação contra Lula é preocupante é para o tucanato da privataria.

    No referido depoimento, Valério teria dado o número de uma conta no exterior do publicitário Nizan Guanaes para, supostamente receber por caixa-2, segundo o jornal Estadão, que diz ter lido o depoimento sigiloso. Porém, Guanaes atuou na campanha presidencial de José Serra (PSDB-SP) em 2002, e o noticiário de agosto de 2004 dizia que ainda havia dívidas de campanha para pagar.

    A Portugal Telecom foi a compradora da Telesp Celular na privataria de 1998, e de parcela significativa da Telesp fixa. Aliás, às vésperas da privataria, a SMPB de São Paulo, empresa de Marcos Valério, realizou transações milionárias na Telesp, ainda estatal sob domínio tucano, em valores suspeitos, dez vezes acima do contratado. E o caminho do dinheiro foi para 6 empresas com características de serem “de fachada”. Teriam sido abertas apenas para receber dinheiro oriundo do caixa da Telesp, e todas as 6 empresas são dos mesmos donos. A CPI dos Correios chegou a iniciar uma linha de investigação nessa questão, mas acabou não aprofundando.

    A pergunta que o povo precisa de respostas é: Por que o Ministério Público Federal em São Paulo não investigou a conexão Telesp do “mensalão”? Talvez essa investigação no DF abra essa caixa-preta.
    É muita bobagem acreditar que eles tenham quaisquer provas concretas contra Lula, pois se assim fosse já as teriam usado anteriormente, mesmo que fosse pela teoria do dominio do fato, convenientemente usada por certos margin.., digo, juízes do STF para poder condenar alguns réus do mensalão. Na verdade, a grande sacada do Gurgel e do Barbosão foi a de colocar no mesmo saco inocentes com culpados, pois assim seria mais fácil legitimar a farsa que foi aquele julgamento.

  5. NÃO TORÇO PARA HUMANO ALGUM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    * Os senhores não percebem que estão criando um maniqueísmo político, como se existem somente às duas ideologias na face da Terra?

    *-Quem é humano está passível a erros…errou tem que pagar!!!!
    Não importa se um LULA da vida UM Feliciano Um Delegado do Paraná.Grato!

  6. o stf mpf e pro fhc mesmo. não adianta se eles forem derrotados em 2014 .o joachim barbosa passa a faixa para psdb. a gestão de 2015 o stf garante para o psdb . amigo ajuda amigo. tanta denuncia ,e tudo vira fumaça e some. somente haia pode salvar o pt do arrogante joachim . o pdt e a areia dos encaixes da muralha do psdb paranaense.

  7. Os veículos de comunicação fizeram um verdadeiro terrorismo em 2002, diziam que a estabilidade do Plano Real, a democracia, os princípios cristãos e a República Federativa brasileira corriam risco com a possibilidade da vitória do metalúrgico comunista e ignorante: Luiz Inácio Lula da Silva, mas a força da DEMOCRACIA e a VONTADE POPULAR foi mais forte, LULA foi eleito para o seu primeiro mandato.,
    em 2006, as forças conservadoras do mal continuaram mostrando suas garras, com uma enxurrada de denúncias transmitidas inúmeras vezes: pela manhã, tarde e noite (MENSALÃO/MENSALÃO/MENSALÃO/…), novamente o DESEJO POPULAR venceu, LULA foi reeleito!
    Em 2010, os vampiros continuaram seu velho discurso de ódio e sede de sangue (ERENICE GUERRA/MENSALÃO/JOSÉ DIRCEU/ANTONIO PALOCCI/…), dezenas, centenas, milhares de vezes – dia e noite, entretanto, o BEM prevaleceu novamente através do desejo popular : Dilma Rousseff!!!!!!
    Se FHC não conseguiu um sucessor, LULA CONSEGUIU!!!!!!!
    Em 2012, a mesma ladainha diabólica, porém, LULA TRIUNFOU NOVAMENTE!!!
    Fernando Haddad por influência e determinação do metalúrgico que mudou o Brasil foi eleito prefeito da mais significativa capital do Brasil!
    Em 2014, não tenho dúvida: AS FORÇAS DO MAL SERÃO DERROTADAS NOVAMENTE!

  8. Espero que saia para governador de SP, vocês não fazem ideia o que 20 anos de tucanato fazem. Andamos pra traz em tudo.

    • E olha que os tucanos daqui despejam toneladas de grana na velha mídia, que por mais proteção que dê a eles, não dá pra tapar os demandos e suas consequencias.

  9. Querem julgar e prender o Lula por corrupção, prendam…Mas acho que mensalão e compra de apoio político não é algo novo que surgiu com o PSDB e PT, é algo que existe neste país há muito tempo. Eu acho que o Lula sabia do esquema, porque ele não é nada bobo, e acho que os outros partido também sabiam de tudo, inclusive o PSDB; ninguém falava nada porque um tinha o rabo preso com o outro. Prendam o LULA pelo mensalão, o FHC pelas iregularidades na privatização, o Maluf, a família Sarney, os Magalhães, etc, etc, etc…Isso aí tudo é um circo só. E pra quem é mais novinho e quer defender o PSDB, leia essa matéria do Paulo Henrique Amorim http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/08/07/miro-os-crimes-de-fhc-que-o-pig-abafou/
    Não adianta esses que estão no poder é tudo gente podre, o que tem são OS PODRES AZARADOS e OS PODRES IMPUNES. Os azarados são julgados, são xingados, e até presos…Os ímpunes, a maioria, só aguardam mesmo pelo julgamento de Deus, porque só a justiça dele é verdadeira..

  10. Vocês Petistas, jamais tem opinião própria e nem tentam argumentar com mostras, Quando Acuados, atacam outros para se esconder de seus infâmes Lideres. Não tem a capacidade de admitir seus próprios erros, e preferem voltar no tempo, para tentar justificar seus Erros… nos erros dos outros. Como se o PT, estivesse acima do Bem e do Mal, a soberba deste Partido e de quem o integra, ainda será a ruína do Partido. Mas infelizmente , tentam esconder suas más açoes, cobrindo-as a ataques a quem já não está mais no Poder. Quem sabe um dia o PT, assuma seus erros e os conserte, sem acusar o passado e justificar seus erros, sobre açoes de terceiros.

    • Fala serio (ataques a quem não está mais no poder) qual poder que Lula está hoje, assim concordo… está com o povo a seu favor, para o que der e vier, e os
      tucanos e assemelhados só sobram os comissionados, que não tem credibilidade
      para fazer a lavagem cerebral do povo,.

      • To Danado, Basta ver as postagens aqui neste Blog, Toda vez que alguem faz uma critica contra o PT, a resposta imediata é de voltar no tempo e atacar que não está mais no Poder, Nem ao menos tentam responder defendendo o PT ou argumentando ou tentando mostrar ou convencer que não é como dizem. O Pessoal do PT ( LEia meu comentário, não citei uma vez o nome do Lula), prefere se defender acusando “forças” do Passado. Parece que não tem argumento para sua própria defesa.

  11. Todo mundo sabe que os corruptos nesse Brasil é os Tucanos, o valérioduto mineiro que aconteceu bem antes, foi jogado debaixo do tapete, a PIG ESTÁ A FAZER UM ATO, de HOMOFOBIA, com o Lula, resta a nos, recorrer a COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, que a justiça seja para todos inclusive para a imprensa que deseja a qualquer custo voltar a mamar como leitões deitados nas tetas da mãe joana, como vem fazendo ao longo dos anos, pois quem deveria responder processo em
    primeiro lugar é a quadrinha do FHC.

    • Va se danado na PTQP, se há uma denuncia tem que ser investigada.. Qual é o problema de o LULA se investigado, quantos presidente nesse mundao já foram investigado? O cara nao e DEUS, porra. Se for inocente e acho que é, será absolvido e pronto. Se nao acreditas na justiça do nosso Pais, se munde. ( quem sabe pra Cuba?) Se há denuncia contra FHC tem quer investigar sim. Pode ser ate contra o Papa ou Jesus Cristo, que se investigue e, ponto final

      • Silvana bobinha, ninguém se salva, ou é santo nesse mundo corrupto e corruptível, o mensalão foi julgado nas vésperas das eleições municipais, unicamente com o intuito de prejudicar o povo, e o tiro saiu pela culatra,
        o maior crime do LULA HOJE, é que o virtual governador de São PAULO, para acabar com a farra tucana, naquele estado que representa mais de 50% da economia do pais, e que deixa a PIG EM ALERTA, e preocupada com os faturamentos publicitários para encobrir as falcatrus tucanas. esse povo ainda não compreendeu o estouro da boiada, e como reconduzi-la ao curral, não tem geito, a elite tradicionalista que sempre mamou nos cofres públicos, tem que aprender a produzir e trabalhar, ou será extinta.

        • Silvana, que linguajá impróprio para uma dama, se andas carente de amor,faça com a Daniela Mercury, arranje uma namoradinha e viva feliz minha querida.

          • Você é um alienado bobo !! Cara raivoso como você é que, normalmente, tem problema mental ou sexual.. Nao eu!!