Grupo Anonymous faz protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em Curitiba; veja as fotos

por Mila Bastos, via Gazeta do Povo

Ato contra o aumento da passagem de ônibus. Fotos: Bruno Covello/Gazeta do Povo.

Ato contra o aumento da passagem de ônibus. Fotos: Bruno Covello/Gazeta do Povo.

O grupo Anonymous Curitiba realizou um protesto contra o aumento da tarifa do transporte público nas ruas do centro da cidade na tarde deste sábado (6). A manifestação teve início na Boca Maldita.

O ato foi organizado nas redes sociais. No evento criado na página do Facebook, apareciam 137 pessoas confirmadas. Entretanto, cerca de 50 pessoas compareceram, de acordo com os oraganizadores.

Esta foi a segunda manifestação do grupo. A primeira aconteceu no dia 30 de março e também partiu da Boca Maldita.

No protesto deste sábado, o grupo percorreu as ruas XV de novembro e Marechal Deodoro, que tiveram o trânsito interrompido. Mesmo com o som das buzinas e o avanço dos carros para cima deles, os jovens não se intimidaram e se sentaram no meio da rua.

A maioria deles usava máscaras e exibia os seus cartazes com as frases: O transporte é público, mas o lucro é privado!, Quanto custa a tua liberdade de ir e vir? 5,70!, Mãos para o alto, a passagem é um assalto.!

Segundo um dos organizadores do evento, que pediu para ser chamado de “Anti”, o manifesto “é também para reinvindicar mais transparência por parte da URBS e por parte dos nossos gestores”. Segundo “Anti”, a URBS não tem os balanços dos gastos e lucros abertos para a população.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O QUE EU ACHO ENGRAÇADO E QUE NA ENTRADA O PORTÃO JARDIM BOTANICO ESTA ESCRITO PERMETIDO JAGOR BOLA, ANDAR DE BAIKE,JOGAR VOLEI LIBERADO A TUDO, PESSOAL PELO AMOR DE DEUS APRENDA RESPEITA OS ESPAÇOS DOS OUTROS E PRINCIPALMENTE DE QUEM ESTA ALI PRA CUIDAR, DAR SEGURANÇA A TODOS, OS GMS NÃO ESTÃO BINCANDO ALI ESTÃO TRABALHANDO EMQUANTO OS DEMAIS CURTEM A VIDA.

  2. eu digo que o patrão paga 94 % do valor da passagem.e mais seis porcento descontado do salario do empregado. decordo com o salario e a quantia paga pelo empregado. um empregado que ganha 1000 por mes , paga somente sessenta reis de vale transporte.o patrão paga o resto . consultem seus olerites ,e não falem bobagem. o que acaba com curitiba e as passagens gratuitas!eu tambem sou da terceira idade.

  3. Notícias frescas do mundo real, de Curitiba. Gustavo Fruet colocou os funcionários públicos e a guarda municipal expulsando crianças com bola embaixo do braço e ciclistas do Jardim botânico.
    Um casal agora pela manhã, com um filho deficiente, que portava um bola de volei foi expulso do Jardim Botânico de Curitiba pelo segurança e guarda municipal. O casal saiu revoltado e disse que alegaram à eles que há um lei municipal que proibia a criança de carregar a bola embaixo do braço dentro do Jardim Botânico de Curitiba.
    Meus Deus do céu, os Curitibanos elegeram um ditador criuel como prefeito da cidade.

    • Se os guardas proibiram estão certos,lá é um Jardim Botânico e não um parque,já vi pessoas entrando com uma bola dizendo que não iria usá-la e foi só o guarda sair da vista e começaram o jogo.
      Vou ao Botânico todos os dias e posso dizer que o Jardim Botânico está bem cuidado também graças aos guardas
      A população têm que colaborar senão vira tudo uma bagunça,existe uma placa proibindo alguns itens para manter a ordem do local,agora se alguém quer andar de bike têm que ir no velódromo ou na ciclovia meu amigo.

      • Não estão certos não, estamos falando de um casal, com um criança. Se nossas crianças crescem com o autoritarismo do estado, vão aprender a ser autoritárias. Interessante as pessoas apoiarem o absurdo, onde já se viu expulsar uma família de um local público. Não há fundamento legal para o fato.
        De acordo com a LEI FEDERAL Nº 4.898, Art. 4º, sub-item a: Constitui também abuso de autoridade:ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder. A pena poderá ser: demissão, a bem do serviço público; detenção por dez dias a seis meses; etc.
        Vergonhoso viver em uma cidade onde o cidadão não tem seus direitos básicos respeitados.
        O problema da burguesia burra que mora bem é esse, achar-se os donos da cidade e em nome disso defenderem o absurdo. Pobre alma, que Deus tenha compaixão de vós…

      • É uma vergonha um cidadão dizer que está certo um guarda municipal expulsar uma familia de um lugar “PUBLICO”! Se é publico deveria ser de todos..
        Agora me responde oque VOCÊ faz por Curitiba?
        Já que os anonymous que fizeram o protesto estavam fazendo somente bagunça!!

  4. Está certo esse Movimento, pois essa política de aumento do preço da passagem determinada pelos Neoliberais Gustavo Fruet, que até a pouco era Tucano, e Gleisi que era do PMDB, tem que ser combatida mesmo.

  5. Só pelo ato, já vale! Mais muito ali, só queriam saber de bagunça, o uso de drogas que eles estavam fazendo era muito grande, quem passa por eles via muito bem, não deixando as pessoas passar e proibindo alguém de se manifestar. O grupo só queria mais fazer baderna mais protesto mesmo que era bom não tinha.

  6. esse grupo de animos são mediaticos.porque em vez de lutar contra os patrões sugadores ,vão lutar contra uma coisa que o patrão que vai pagar 94%.as 40 horas semanais todo mundo ja esqueceu . isso que importante ,o povo vai contramão da rasão. eu acho que sentar na rua ,tinha que ser la na frente do palacio iguaçu. porque agora que vão questionar isso. mas o gustavo entrou para lascar o pdt. o brizola ta reverando no tumulo , para vir colocar ordem nessa molecada ,que brincam de ser politico. que na verdade não são.o greca , vou repetir , tava certo ao dizer que curitiba tem prefeitos avarentos ,o gustavo tambem é avarento . ele tem o dna do psdb. porco espinho com cobra da arame farpado mesmo.

  7. tá caro? vá de bike e pare de reclamar. transporte é caro em qualquer lugar do mundo.

  8. Pena que eles nem vão dar bola e tudo vai continuar igual com tendência a piorar..

  9. Agora??? Ta meio tarde não acham? Só porque os Gaúchos fizeram e conseguiram anular o aumento, AGORA, Tardiamente vem fazer isso??? Sinceramente… Vão se Catar, onde estavam quando aumentaram a passagem?????

    • Não vi esta cambada reclamar na Assembléia diante dos desmandos daquele antro.
      Não vejo esta cambada ir no Palácio do Governo reclamar dos desmandos do desgoverno.
      Até agora só vi estes cidadãos fazerem protestos de pequenas coisas.
      Tá faltando algo a este grupo,talvez precisem rever algo