Em sessão histórica, Câmara aprova Tribunal Regional Federal no Paraná

Deputados confirmaram hoje à  noite criação de novos TRFs; os paranaenses André Vargas e Sérgio Souza comandaram a aprovação. Foto: divulgação.

Deputados confirmaram hoje à  noite criação de novos TRFs; os paranaenses André Vargas e Sérgio Souza comandaram a aprovação. Foto: divulgação.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (3), por 371 votos a 54, em votação de segundo turno, a Proposta de Emenda à  Constituição (PEC) n!º 544/2002, que cria os Tribunais Regionais Federais da 6!ª, 7!ª, 8!ª e 9!ª Regiões (Paraná, Amazonas, Minas Gerais e Bahia).

Em sessão extraordinária histórica presidida pelo paranaense André Vargas (PT), presidente da Câmara em exercício, a criação do TRF no Paraná era uma bandeira de mais de 20 anos.

O senador Sérgio Souza (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar pela Criação dos TRFs, comemora a aprovação da PEC, que propôs uma PEC exclusivamente para criar o TRF no Paraná.

São quase 13 anos que a PEC tramita no Congresso Nacional. Quando o Judiciário se omitiu do debate, os parlamentares mantiveram as discussões. Agora sensibilizam o Judiciário!, disse o juiz federal Ivanir César Júnior, vice-presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe).

O presidente da OAB-PR, Juliano Breda, afirmou que o Conselho entende que a criação dos TRFs é uma medida efetiva de democratização da Justiça Federal. Estaremos cada vez mais aproximando o jurisdicionado da prestação jurisdicional. A demanda é cada vez mais crescente. Estamos a um passo do colapso!, afirmou.

O deputado federal à‚ngelo Vanhoni (PT) disse em plenário que a criação do TRF no Paraná é uma antiga reivindicação das forças vivas do estado.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A criação dos TRFs é um chute e um descaso com nossa democracia. A comemoração não faz sentido! Não faz sentido, em primeiro lugar, porque a massa, o povão, a choldra, continuarão afastados da justiça! As centenas de recursos, embargos e agravos continuarão deixando o Judiciário travado de pendências, sem atacar realmente a causa do problema. Ainda, esse dinheiro poderia ser muito melhor aplicado em saúde e educação. Criar mais TRFs é mais um jeitinho brasileiro de esculhambar a ralé: ao invés de se atacar o problema da morosidade na justiça de frente, cria-se uma alegoria pomposa para pesar ainda mais no bolso dos contribuintes! Triste dia para a democracia!!!

  2. Para que conste nos autos, os que votaram CONTRA a criação dos 4 TRF’s (nenhum paranaense votou contra ou se absteve):

    Mendonça Filho (DEM – Pernambuco)
    Reguffe (PDT – Distrito Federal)
    Vieira da Cunha (PDT – Rio Grande do Sul)
    Wolney Queiroz (PDT – Pernambuco)
    Alberto Filho (PMDB – Maranhão)
    Celso Jacob (PMDB – Rio de Janeiro)
    Darcísio Perondi (PMDB – Rio Grande do Sul)
    Edinho Araújo (PMDB – São Paulo)
    Edinho Bez (PMDB – Santa Catarina)
    Elcione Barbalho (PMDB – Pará)
    Fernando Lopes (PMDB – Rio de Janeiro)
    Leonardo Picciani (PMDB – Rio de Janeiro)
    Professor Setimo (PMDB – Maranhão)
    Ronaldo Benedet (PMDB – Santa Catarina)
    Sandro Mabel (PMDB – Goiás)
    Lúcio Vale (PR – Pará)
    Vinicius Gurgel (PR – Amapá)
    Beto Albuquerque (PSB – Rio de Janeiro)
    Fernando Coelho Filho (PSB – Pernambuco)
    Glauber Braga (PSB – Rio de Janeiro)
    Janete Capiberibe (PSB – Amapá)
    José Stédile (PSB – Rio Grande do Sul)
    Luiza Erundina (PSB – São Paulo)
    Márcio França (PSB – São Paulo)
    Hugo Leal (PSC – Rio de Janeiro)
    Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB – São Paulo)
    Dudimar Paxiúba (PSDB – Pará)
    Nelson Marchezan Junior (PSDB – Rio Grande do Sul)
    Wandenkolk Gonçalves (PSDB – Pará)
    Alessandro Molon (PT – Rio de Janeiro)
    Anselmo de Jesus (PT- Roraima)
    Arlindo Chinaglia (PT – São Paulo)
    Beto Faro (PT – Pará)
    Bohn Gass (PT – Rio Grande do Sul)
    Cláudio Puty (PT – Pará)
    Eudes Xavier (PT – Ceará)
    Henrique Fontana (PT – Rio Grande do Sul)
    Iriny Lopes (PT – Espírito Santo)
    João Paulo Lima (PT- Pernambuco)
    José Genoíno (PT – São Paulo)
    Luci Choinacki (PT – Santa Catarina)
    Luiz Couto (PT – Paraíba)
    Miriquinho Batista (PT – Pará)
    Policarpo (PT – Distrito Federal)
    Ronaldo Zulke (PT – Rio Grande do Sul)
    Zé Geraldo (PT – Pará)
    Josué Bengtson (PTB – Pará)
    Ronaldo Nogueira (PTB – Rio Grande do Sul)
    Sérgio Moraes (PTB – Rio Grande do Sul)
    Alfredo Sirkis (PV – Rio de Janeiro)

  3. Parabéns ao senador Sergio Souza e ao dep. federal Andre Vargas pela conquista. Fica a lição ao fofoqueiro Alvaro Dias, trabalhe mais tucano, você há anos e mais anos ganha mandatos de presente do povo do Paraná e produz muito pouco para nosso estado.

  4. Agora eu pergunto, Cadê os Trolls desse Blog que não se cansa de apontar com o dedo o pessoal do PT? Cadê o Senador Alvaro Dias do PSDB? ele deveria estar lá também, trabalhando para o Parana, a molecada que vem aqui escrever titica, fazer critica vazia, poderia responder, bando de puxa saco descarados que usa 5 apelidos.
    Para os linguarudos de plantão, tai o Ilustre desconhecido Senador Sergio Souza e o Andre Vargas fazendo historia para as conquista politica do Parana, assim que deve ser, mais um poste que aos pouco vai iluminando, e deixando bem claro para todos os Paranaense a diferença de um Senador que esta trabalhando, enquanto o outro que esta criando raiz a 20 anos em Brasilia. Como diz vulgarmente por ai eu quero que vocês Chupa, seus Tucanalhas do Demo e toda a sua Culundria, vocês são inimigos do Brasil, inimigos do Povo, mais aos pouco as pessoas estão abrindo os olhos. Parabéns para todas as pessoas que se envolveu nessa conquista, em especial para o Senador Sergio Souza e o Andre Vargas, sem desmerecer a qualquer outro Deputado que tenha se empenhado.

  5. Parabens senador Sergio Souza em um ano no Senado ja fez muito pelo Parana.
    Ja o Alvaro “16 Milhões” Dias em 16 anos nada fez pelo Parana

  6. Tomara que a justiça um dia se torne um poder democrático e todos os cidadães deste país possam ter acesso à ela..

  7. Não tenha nada contra os gaúchos.
    Mas já que eles se comportam como se o Rio Grande do Sul fosse um país dentro de outro, então que eles fiquem com o TRF da 4ª Região só para eles.

    Para PARANÁ, SANTA CATARINA e MATO GROSSO DO SUL, a realidade a partir de agora será a TRF DA 6ª REGIÃO.

    Parabéns à bancada paranaense! Provou que quando quer não é autofagista!

    Agora é torcer para que essa Emenda Constitucional não seja derrubada no STF.