Em carta, Requião se solidariza com Luiz Carlos Azenha e defende a liberdade de expressão na blogosfera

Requião se solidariza com blogueiros e com todos que fazem jornalismo independente em defesa dos interesses públicos, dos trabalhadores, do capital produtivo e em defesa de um projeto para a nação brasileira.

Requião se solidariza com blogueiros e com todos que fazem jornalismo independente em defesa dos interesses públicos, dos trabalhadores, do capital produtivo e em defesa de um projeto para a nação brasileira.

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) publicou uma manifestação de apoio ao jornalista Luiz Carlos Azenha, editor do blog Viomundo!, e a todos que fazem um jornalismo independente. Confira a íntegra:

O jornalista Luiz Carlos Azenha, que assina um dos melhores sítios de informação na internet, tem um grave e pelo jeito um insuperável defeito. Azenha não é petista, não é tucano, não é peemedebista. Mas acima de tudo, não é governista. Azenha é um repórter visceralmente obcecadamente um repórter. Fiel ao mandamento máximo dos repórteres que é buscar a verdade dos fatos. Antes de tudo, acima de tudo, a verdade factual, como diz Mino Carta, outro grande repórter.

Inflexível em relação a este princípio, Azenha é frequentemente vergastado tanto pela direita, grande mídia e serviçais, como por ministros, assessores e burocratas do Governo Federal. Censurado e processado. Agora mesmo Azenha foi condenado a pagar R$ 30 mil ao diretor da Central Globo de Jornalismo, o famoso Ali Kamel, por suposta campanha difamatória.

Que campanha difamatória é esta? Azenha explica: em 2006, recém chegado de Nova Iorque onde era correspondente da Globo, ele foi escalado por Ali Kamel para cobrir as eleições presidenciais acompanhando a campanha do candidato tucano Geraldo Alckmin. Com o correr da campanha, Azenha e outros repórteres da Globo, como Rodrigo Viana, Mariana Koch, Cecília Negrão, Carlos Dorneles e o editor de economia da emissora, Marco Aurélio Melo, ficaram incomodados, desconfortáveis com parcialidade da cobertura imposta por Ali Kamel.

A tensão chegou ao ponto de ebulição no caso das imagens do dinheiro com que os tais aloprados tencionavam comprar um dossiê contra o candidato tucano ao governo de São Paulo, o Serra. Azenha teve acesso à  gravação da conversa do delegado da Polícia Federal responsável pelo caso e um grupo de jornalistas combinando como vazar as fotos do dinheiro para prejudicar o PT e ele reproduziu a gravação da trama em seu blog.

A Globo, é claro, não gostou. Segundo relata Azenha, enojado com o tipo de jornalismo praticado pela emissora e com a perseguição a colegas que não se dobravam a Ali Kamel, ele pediu demissão. Mas como volta e meia o Viomundo!, o blog do Azenha, fazia críticas à  Globo e revelações sobre os métodos de trabalho de Kamel, o diretor de jornalismo da emissora entrou com um processo contra Azenha considerando as matérias do blog como campanha difamatória.

Como o blog é sustentado por ele mesmo, por seu salário, sem qualquer patrocínio de quem quer que seja, Azenha vê-se na iminência de fechar o Viomundo!. E anuncia esta disposição. Diz ele: sou arrimo de família. Sustento mãe, irmão. Ajudo irmã e filhas. E mantenho este site graças a dinheiro do meu próprio bolso e da valiosa colaboração gratuita de milhares de leitores. Cheguei ao extremo do meu limite financeiro!.

O que, obviamente, não é o caso das Organizações Globo, que concentram pelo menos 50% de todas as verbas publicitárias do país. Não é só isto. Vários outros blogueiros estão ameaçados pela mordaça de meia dúzia de famílias que domina, que monopoliza a informação no país.

No Paraná, Tarso Cabral Violin, que tem seu blog processado pelo pessoal do ex-prefeito Luciano Ducci, que aliás perdeu a eleição em Curitiba. Toda a minha solidariedade ao Azenha, ao Rodrigo Viana, ao Paulo Henrique, ao Mino Carta, à  revista Caros Amigos. Enfim, a todos que fazem um jornalismo independente em defesa dos interesses públicos, dos trabalhadores, do capital produtivo e fundamentalmente em defesa de um projeto claro para a nação brasileira.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am just very new to blogging and actually savored you’re website. Most likely I’m planning to bookmark your website . You really have great writings. Thanks for sharing with us your website.

  2. A Revista de Mino Carta era boa…não é mais. é muito pró-governo. Hoje a considero um lixo como a Veja.

  3. O Azenha é o melhor e mais independente jornalista do Brasil.
    Acompanho seu sitio há muito tempo e vejo que ele não é parcial ou omisso.
    Critica quem merece sem olhar para o partido ou cargo.
    Faz reportagens em vários locais, no Brasil e no mundo, onde mostra a realidade de cada um deles.
    Prostituição no nordeste, falcatruas de Ricardo Teixeira frente a CBF e a realidade da vida na Venezuela, onde Hugo Chaves, o odiado da imprensa PIG daquele país, era amado pelo povo. Ele foi um dos poucos jornalistas que foi ver a realidade ao vivo e noticiou com isenção.
    Algumas antas cabeçudas, leitores da Gazeta creio eu, criticam o Requião por sua postura com a imprensa paranaense. Uma imprensa maquiavélica, mentirosa, conivente com políticos que dominam sua opinião com propagandas caríssimas (que o Requião cortou), etc.
    Requião fez muito bem com os jornalistas que o desrespeitaram, pois se querem respeito, também que respeitar. Além do mais, muitos destes profissionais fajutos que não têm liberdade para escrever, mas só seguem a orientação do editor chefe, fazem isso para aparecer, ter seu minuto de fama.
    Gosto do bateu… levou.

  4. Ele foi fantástico e enfático na defesa de Azenha

  5. Realmente ele foi muito capaz com esta defesa

  6. RIC TV,RPC,REDE MASSA,JORNAL DO ESTADO,TRIBUNA,FOLHA DE LONDRINA,BLOG DO FABIO, ACIONISTAS DA COPEL, DOS PEDAGIOS… Todos fazem parte do PIG, PARANAENSE!!!
    E bateram duro no REQUIAO… O PIG paranaense, boicotou o tempo todo o governo REQUIAO.
    O grande mote do PIG, contra o ex governador, agora senador, foi a velha frase do REQUIÃO sobre o pedágio,” ou o pedágio abaixa, ou acaba””O PIG DO PARANÁ, bateu muito firme encima dessa famigerada frase, bateram tao duro!!? Q o REQUIAO quase q ñ se reelege governador em 2006,o REQUIAO, ganhou as eleições no segundo turno ali, na tangente!!!Só ganhou, porq foi bem votado na regiao metropolitana de CURITIBA!!
    Agora, o fato do PIG jogar sujo contra o REQUIAO, pode até ter sido considerado normal, pois, isso tem na politica infelizmente!!Mas isso é demenos!!!O problema maior, é o PIG jogar sujo contra o povo do paraná…!
    O pedágio é um roubo!!!isso é um fato!! O mundo inteiro ja sabe!!Rsrrsrsrr
    Esse o grande problema..!?Pois, pelo visto, o PIG do paraná ñ sabe, ñ viu , ñ vê!!Simplesmente fazem vistas grossas!! Ou é má fé mesmo!!POIS, CADE O PIG DO PARANÁ,PRA DEFENDER OS PARANAENSES NESTE ROUBO , Q É O PEDÁGIO??? Cade?O baixa ou acaba eles ñ esquecem???Eles ñ lembram q o BETO RIXA ,ajudou a implantar esse assalto nas cancelas paranaenses, o pedágio??
    O PIG do Paraná sofre de aminézia, sobre quem elaborou os contratos, onerosos aos brasileiros, dos pedagios por 25 anos???
    Mas se ñ for aminézia??? Entao é má fe mesmo!! Ou, eles fazem parte do esquema dos lucros dos acionistas das concessionarias de pedagios, no Paraná??
    E a ganancia do PIG Do Paraná, ñ para por ai ñ??!Pois eles, estao de olho gordo, NO TUDO AKI PARANÁ,q vai custar 3.000.000.000 bi,contrato de 25 anos, e projeto elaborado pelo entao condenado pela justiça,por corrupção CASSIO TANIGUCHI!!O q se comenta por ai , é q esse contrato
    [Tudo aki Paraná], é 10 vezes mais oneroso aos paranaenses, do q é, o pedágio hoje no PARANÁ!! E PODEM ESPERAR…! Q ACONTA, QUEM VAI PAGAR?? É OS PARANAENSES!!! VIDE BANESTADO, E O PEDAGIO MAIS CARO DO MUNDO!!
    É ISSO GENTE!!

  7. Situações como esta bem demonstram como anda a liberdade de imprensa no BR. Este grupo internacional que comanda a informação via agencias é um câncer social que atinge a informação no mundo todo. Precisamos impedir que venham a infestar com seus malefícios, a internet e redes sociais.

  8. O debate é mais profundo e trata da liberdade de expressão e da qualidade do jornalismo investigativo. De nada adianta querer crucificar o autor para desqualificar o conteúdo da obra. O senador tem toda razão sobre a perseguição a Azenha. Não podemos admitir que jornalistas – ou qualquer cidadão – pague caro pelo direito de opinião. Estamos acostumados a assistir, principalmente em períodos pré-eleitorais e durante o processo de escolha dos governantes – os veículos se alinharem a esta ou aquela candidatura e, portanto, transformarem os adversários em caixa de pancada. A Globo, evidentemente, não foge à regra. Aliás, ela é a regra. Os outros seguem. É neste sentido que uma Lei de Meios é importante. Não para censurar, mas para democratizar os meios de comunicação em nosso país.

  9. IMPRENSA AMORDAÇADO E O QUE OS DITADORES DE PLANTAO DESEJAM.

  10. quanta asneira em sr.marlon, o requião está defendendo a imprensa correta não está imprensa paga estás porcarias de cqc, pânico e outras merdas que se dizem imprensa, pelo amor de deus marlon ou voçê é muito mané ou deve ser mais um cargo em comissão do beto, bom a silvana deve ser da turma dos que não tem o que falar.

  11. ao caro inácio quero te dizer uma coisa a tal joice não é a mulher da bomba, cade a bomba está gaeco é muito estranho, o fabio campana não é o chapá branca do beto, e o nascimento não é o cara da gazeta do povo, que quando governador o requião cortou a grana destá turmza toda ai, o inácio não fale besteira meu caro,é o analista de bagé tem razão, mais quem eram os tais blogueiros em ?????,

  12. Requião defendendo a imprensa livre? Não foi ele que quebrou o dedo de um repórter, que usava a TV oficial naquela escolinha ridícula? que processou outros profissionais?
    Mudou?
    claro, antes da eleição, que é capaz do povo de memória curta e que pensa de menos apoiar.
    Louco varrido, devia era estar no Adauto Botelho.

    • Marlon, o povo tem memória curta e você não tem memória nem cérebro.
      Você confuindiu tudo. Foi a propósito ? Algum editor chefe te orientou ?
      O dedo torto foi no interior do estado. Na escolinha (muito boa para se cobrar atitudes de flgados) foi um ‘elogio’ a um secretário preguiçoso. Por último foi o caso com um dos retardados do CQC.
      Você deveria escrever na Tribuna (também do grupo RPC) pois conseguiu até quebrar o dedo do repórter.
      Você não sabe o que escreve.
      E o pior que deve ter certa idade, pois, para lembrar do Adauto Botelho, novinho não é.
      Você deveria ver que há jornalistas e jornais que defendem interesses escusos, como pudemos ver recentemente com o fechamento de um antigo e famoso jornal na Inglaterra.
      Não acredite em tudo o que você lê e escuta.

  13. Vou me solidarizar com o Azenha por ele nao ter partido, ate vou começar a ler o blog, mas, acredito na justiça e, se foi condenado, de graça nao éh !! E o Requião jamais aceitou o contraditório, ele sempre se achou o dono VERDADE esta legislando em causa própria.

    • Você é uma tucaninha bem camufladinha, caí facinho facinho no conto do vigário da direita.

      • A Silvania têm razão no que diz:
        A diferença entre Requião e Beto ,é que Requião esbravejava contra a mídia,e Beto faz de conta que é democrático para o povão,mais é ditador dos grandes dentro da administração

  14. A “justiça” brasileira é PSDB e não abre. Você mesmo Esmael sabe disso … essa “justiça” o tirou do ar durante 1 mês. Agora foi a vez do Viomundo.

  15. Acontece que o jornalismo independente está começando a incomodar as grandes corporações. Com certeza doe pra muita gente abrir, por exemplo, o Blog do Esmael e ver no início do dia “NOTÍCIAS DA VELHA MÍDIA”. Os barões da mídia sabem por exemplo que as publicações de circulação paga estão com os dias contados, que a tendência de crescimento da INTERNET é muito grande. E que a INTERNET é espaço livre, pra todos e essa gente que gosta de controlar tudo e todos e não consegue fazer nesse espaço, se sente incomodada e desconfortável…Eles vão espernear, processar…mas vão ter que se adaptar. O progresso é implacável, ninguém consegue detê-lo, é inevitável progredir, é uma lei da natureza.
    Depois processar faz parte, postei um comentário aqui no Blog do Esmael na matéria “PDT rejeita por unanimidade moção de apoio a Gustavo Fruet” e tem um sujeito que não gostou e vai me processar…Se a gente é livre pra falar e escrever, o outro é livre pra processar…

    • Estou com vc trabalhador! Sem querer generalizar, mas a maioria das pessoas, q ameaçam processar os outros, Sao mais sujos, doq pau de galinheiro. Preste atençao nas pessoas, q vivem dizendo q vai processar alguém??Analize a FIGURA!!?Veja quem é o sujeito?? E descobrira q o sujeito, esta mais sujo doq pau de galinheiro, e muitas vezes ñ tem nem aonde cair vivo, porq mortos caem em qualquer lugar… Um coitado!!!
      Agora, é logico q temos q tomar um certo cuidado, apesar de nos vevermos em um PAÍS livre e democrático,liberdade de expressão. TEMOS Q OLHAR O TERRENO EM Q NÓS PISAMOS!!!Eu ñ vou de forma alguma, desafiar o campeão mundial de vale tudo ANDERSON SILVA…! COM CERTEZA EU LEVO UMA SOVA!!!Entendeu mais ou menos, trabalhador??
      Um abraço, e fiq de boa trabalhador!!TO contigo cara!!

  16. Interessante, quanta mudança em véspera eleitoreira…

    Quando era Governador, vociferava impropérios direcionados a conhecidos blogueiros!

  17. O senador Requião esqueceu que, em seu governo, inúmeros jornalistas foram também vítimas de ações judiciais intimidatórias. Só para citar dois exemplos: a blogueira Joyce Hasselmann foi processada pelo irmão Maurício Requião (o melhor secretário da educação do sul do mundo); o jornalista Fabio Campana; e o colunista da Gazeta Celso Nascimento, contra quem outro irmão, o Dudu (melhor administrador portuário do planeta), quis cobrar indenização de R$ 1 bilhão!!! Foi no governo dele que se tentou quebrar o sigilo telefônico de três jornalistas para descobrir quem eram suas fontes. O Requião tem toda a razão de dizer o que disse em defesa do Azenha, mas infelizmente tem pouca moral para falar em censura, intimidação e processos contra jornalistas.

    • Porque o Requião não pode mudar de opinião??? O PT falou e fala tanto contra o PSDB, e sobre as privatizações que fizeram, e o PT agora quer Privatizar…. Ou o PT pode tudo, inclusive defender bandidos e o resto nao pode que vira escandalo?

    • O companheiro! Voce esta querendo desvirtuar a posição do Senador. Liberdade de imprensa Sim! Mas tambem direito ao contraditorio e ao devido processo tambem!

    • Este Inácio deve ser funcionário do grupelho RPC.
      A Joice é parcial como a maioria dos jornalistas aqui em Curitiba. E tem uma voz e um jeito de dar a notícia que parece que estamos escutando uma fofoqueira barata. Ela merece o processo. Por que agora ela não age com a mesma crítica que fazia com Requião. O Beto está sendo muito pior em todos os sentidos. Sobe impostos e taxas (Sanepar/Detran) mas não há obras. As obras que ele se apropria são do Governo Federal ou de concessionárias. Esta jornalista é tremendamente falsa e tem muitos interesses a defender (amigos da mesma origem), além de seguir fielmente o que os donos das empresas querem.
      O Fábio Campana é também um pau mandado e amigo dos mesmos políticos. Inclusive e um vira-casacas.
      Já o Celso Nascimento é um bom profissional, pois, apesar do meio de comunicação que ele trabalha ser inimigo do Requião, ele é mais isento e noticia as falcatruas do governo atual.

  18. kkkkkkkkkkkkkk, jornalismo independente ???? Ficar dando suporte a roubalheira petista mudou de nome Esmael ? fala sério !