Colunista da Gazeta do Povo vê na comunicação o ponto fraco de Fruet

Colunista da Gazeta do Povo, Celso Nascimento, enxerga a Secretaria da Comunicação, ocupada por Gladimir Nascimento, como o ponto fraco do governo Gustavo Fruet.

Colunista da Gazeta do Povo, Celso Nascimento, enxerga a Secretaria da Comunicação, ocupada por Gladimir Nascimento, como o ponto fraco do governo Gustavo Fruet.

O jornalista Celso Nascimento, colunista do jornal Gazeta do Povo, na edição desta quinta-feira (11), atribui a percepção dos eleitores segunda qual o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), não produziu um “prego” nos cem primeiros dias de gestão à  péssima comunicação.

Ao dichavar levantamento da Paraná Pesquisas indicando que 59% dos entrevistados não souberam apontar nada que o prefeito tenha feito até agora, Nascimento põe o dedo na ferida:

“Culpa do prefeito, que pouco fez além de chorar o leite derramado, ou dos setores de sua equipe de comunicação que ainda não conseguiram fazer chegar à  opinião pública fatos novos e relevantes (se existentes) de sua administração?”, questiona o colunista.

Não é só Celso Nascimento que enxerga problema na comunicação de Gustavo Fruet. O próprio núcleo duro do governo municipal também vê desempenho sofrível do secretário Gladimir Nascimento à  frente da pasta.

Segundo relato de um comandante-em-chefe da “guarda de elite” do prefeito, “dificilmente o titular [da comunicação] vingará porque ele não viveu a campanha e a eleição de Guga”.

Ao elogiar a postura do gestor Gustavo Fruet, que estaria tomando providências legais contra malfeitos de antecessores, o outro Nascimento, o colunista, avalia que “os curitibanos em geral aguardam do prefeito sinais mais claros de que ele não vê a cidade apenas pelo retrovisor. Ou seria só uma questão de comunicação?”, critica novamente o jornalista da Gazeta do Povo.

Celso Nascimento diz na prática que Fruet tem 66% de aprovação, apesar da péssima comunicação de seu governo.

A seguir, eu reproduzo a íntegra da coluna de Celso Nascimento:

Por que 66% aprovam Fruet?

O que teria feito Gustavo Fruet nesses cem primeiros dias de mandato além de administrar a coluna de perdas e danos que encontrou nos livros contábeis da prefeitura de Curitiba a ponto de merecer os 66% de aprovação aferidos pela Paraná Pesquisas, a pedido desta Gazeta, conforme publicamos ontem? Essa é a pergunta que se deve fazer diante da constatação, da própria pesquisa, de que 59% dos entrevistados não souberam apontar nada que o prefeito tenha feito.

Culpa do prefeito, que pouco fez além de chorar o leite derramado, ou dos setores de sua equipe de comunicação que ainda não conseguiram fazer chegar à  opinião pública fatos novos e relevantes (se existentes) de sua administração?

Sobre as dívidas e irregularidades que Fruet encontrou ao assumir a prefeitura até os postes de Curitiba ficaram sabendo. Mas talvez nem todos percebam que, apesar de praticamente só se referir ao passado, há um lado na choradeira! que o diferencia da prática usual dos administradores quando assumem um cargo: todos choram, mas são raríssimos os que procuram responsabilizar os antecessores pelos malfeitos.

Um desses casos raros foi protagonizado por Beto Richa que, ao assumir a prefeitura em 2004, denunciou o antecessor, Cassio Taniguchi, para o Tribunal de Contas, por não ter cumprido metas constitucionais de aplicação em saúde. Não se sabe se levou à  frente a denúncia, mas anos depois, já eleito governador, colocou o denunciado na Secretaria do Planejamento.

No Palácio Iguaçu desde janeiro de 2011, Beto chora até hoje pela situação deplorável que teria herdado da gestão Requião/Pessuti, mas não se tem conhecimento que tenha procurado responsabilizar por quaisquer meios os que não cuidaram bem do estado. Como não o fez, tem-se até o direito de duvidar de que a situação era tão deplorável quanto dizia.

à‰ neste ponto que Fruet se diferencia de outros administradores: o procurador-geral do município, Joel Macedo, vai passar hoje o relatório de irregularidades à s mãos do chefe do Ministério Público Estadual, Gilberto Giacoia, pedindo-lhe as providências cabíveis. Cópias também vão chegar aos Tribunais de Contas do Estado e da União, Ministério Público Federal e Polícia Federal. O relatório sugerirá a responsabilização criminal dos agentes públicos citados.

Enquanto isso, a prefeitura se dedica apenas à  administração rotineira da cidade, a pagar dívidas pequenas e a propor moratória para as grandes. Fruet, por sua vez, nesse meio tempo participa de audiências públicas nos bairros para ouvir a população, à  espera de relatórios que o levem a tomar decisões importantes !“ casos do metrô e da integração do transporte metropolitano.

Já os curitibanos em geral aguardam do prefeito sinais mais claros de que ele não vê a cidade apenas pelo retrovisor. Ou seria só uma questão de comunicação?

55 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Como assim? vcs pensam que só a Comunicação tá falhando? Então tentem participar de uma reunião com os “perdidos” do IPPUC, ou então com os “perdidos” da SETRAN prá ver o que acontece. Ninguém sabe nada, são tudo uns novatos que não entendem da cidade. Coitada da população curitibana.

  2. Com os prefeitos passado as coisas eram muito diferentes, na teoria e também na pratica. Bem agora tudo mudou Infelizmente o prefeito atual e muito ruim.”pena”

  3. Realmente o Secretariado desse prefeito é muito fraco. Um coloca placa na porta do seu gabinete pra que ninguem lhe peça emprego,
    outro só se preocupa com as pousadas que está construindo em Minas Gerais, e o Comunicação Social não sabe nem em que estação do ano está

  4. Realmente o Secretariado desse prefeito é muito fraco. Um coloca placa na porta do seu gabinete pra que ninguem lhe peça emprego,
    outro só se preocupa com as pousadas que está construindo em Minas Gerais, e o Comunicação Social não sabe nem em que estação do ano está.

  5. Mas ao ler o portal da bada b eu constatei ,que a divida é maior que o orçamento municipal,curitiba. e existe residuos desde de 2008 segudo o portal.a divida e real ,não adianta ninguem esconder. o ministerio publico quer ir alem de 2008 ,no tunel do tempo. eu tenho dó de quem não quer ver ,mas vê ,não admite que viu!

  6. Muito em breve os Curitibanos vão começar a sentir saudades dos Prefeitos anteriores, porque de uma forma ou de outra a coisa andava muito provalmente em função de uma equipe de governo que tinha conhecimento técnico e político para fazer as coisas acontecerem. Com o atual Prefeito a coisa foi diferente, com nomeação de técnicos da UFPR que tem teoria mas na prática não sabem nada. Até agora só falaram que a administração anterior deixou dívida, mas contraditoriamente não dizem nas inaugurações de obras que estas começaram na gestão anterior. Está mais do que na hora do atual Prefeito mostrar a que veio.

  7. Melhor menos comunicação e mais ação do que mentiras do Richa, Ducci, Tanigushi que há anos enrolam o Curitibano. Curitiba enterrou-se em dívidas e literalmente em buracos. Curitiba era a cidade fabricada pela comunicação.

  8. Lá vêem a Gazeta fazendo joguinho político sujo dela.
    Foi só Beto desgovernador liberar $$$ para eles que pronto,pararam de criticar-lo.
    Agora miram em Fruet,querendo mais grana de publicidade.

    E O POVÃO CAINDO MAIS UMA VEZ

    Como disse Beto desgovernador:

    “na Gazeta do povo não se pode confiar nem na data do jornal”

    • Não me conformo com o desmonte jornalístico da TV Educativa. Eu podia acompanhar o PR à distãncia. EM Rondônia, Bolívia não circula a GP!!! Mas podia ver o jornalismo da TVE. Agora, no dia que tem sinal, é programa infantil, bem passa-tempo, vídeos e reportagens insossas, fãs clubes… Bem, o mundo mudou… mas ainda o dia tem 24h, verão, inverno, infância, juventude, velhice. Adultície é que são elas….

  9. Pois trabalhador de 1989 ate 2012, já tinha Guelmmans e Macdonald e seus seguidores até hoje mamando na prefeitura, alguns que estão acho que nem concurso fizeram , mudou a embalagem mais a essência continua a mesma.

    Programas velhos com novas roupas…. Fruet esta se perdendo .

    Não terá uma marca própria seu governo.

    https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=GGuW1LWr0TbrIM&tbnid=47jcxyZMdZdtpM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.blogdozaca.com%2F2012%2F12%2Fgillete.html&ei=H9pmUfv-FI3C9QTN94CQBQ&bvm=bv.45107431,d.eWU&psig=AFQjCNEwDQfI81WjxBQrpAIP8mKcs5GJLQ&ust=1365781313069277

    • Pois é “outro pesudônimo do fala sério”, realmente tem gente mamando na prefeitura, governo do estado, governo federal, judiciário, estatais…É um velho hábito em nosso país, muito antigo.
      Prefiro um prefeito sem marca própria, do que um com marca suja..

  10. Gostaria que os comentarios sempre fossem publicados com “NOMES” e não se escondendo atras de apelidos pois me parece que estas pessoas tem medo de se mostrar o que é ruim Blog que nos dá o privilegio de nos expressar.

    • Hernani Bergossi
      Isso, Isso, Isso, eu já cansei de sugerir essa sua ideia aqui, mais não pega porque as mesmas pessoas que vem aqui querer cobrar as coisas, botar moral usam métodos trapaceiros, como vários apelidos para monopolizar a discussão e agredir com palavrões os demais, parabéns pela sugestão mais eu acho que por enquanto fica prevalecendo a Covardia e a Hipocrisia.
      Abraços.

  11. Entendo que existem quadros na Prefeitura que não estão agradando como disse o colunista da Gazeta.Passado os 100 dias cabe ao Prefeito analisar a desenvoltura de seus comandados e trocar as peças.Agora chegou a hora do Prefeito mostrar se realmente vai mudar Curitiba o prazo de levantamentos foi dado e terminou.Acho que é isto que o colunista que sempre foi parcial está esperando e por este motivo falou em sua coluna.

  12. Muitos administradores municipais, por não terem traquejo administrativo, usam o velho truque, de …… Vamos esperar 100 dias para fazer-mos um levantamento e etc…… Enrroleichon. no caipirez. Aqui mesmo na região metropolitana de Curitiba , vamos citar o ex; de Mandirituba: Em 100 dias: fizeram um leilão de todo o maquinário inservivel que estava a mais de 20 anos encostado, com o dinheiro arreacadado compraram uma motoniveladora, — Estão transformando as estradas rurais municipais, que eram de 5 metros de largura para 9 metros , com compactação e sistema de combate a erosão, Já começou o sistema de esgoto da cidade que tinha só 5% vai ter mais 140 Km , já tem terreno para construção de casas populares , creches e casa de saude, fora a reforma e ampliação da rodoviária, do cemitério e da guarda municipal e tem muito mais , é só seguir o ex e não ficar falando do passado.

    • Grande exemplo, mas sua cidade não é aquela cidade que tinha um ex deputado que foi candidato a prefeito que disse que precisava voltar a ser prefeito da cidade para pegar de volta mais de R$ 1 milhão de reais que a prefeitura estava lhe devendo da época que ainda era prefeito? Ainda que colocou outro candidato em cima da hora, Dr.Onildo, mas quem manda na realidade é ele? Seria bom a população e a camara municipal ficar de olho nessas “obras” pois são delas que vai sair este dinheiro para ajudar o famoso ex deputado!

  13. Participei de duas reuniões públicas esta semana organizadas pela Prefeitura de Curitiba – uma realizada na Regional Boqueirão outra na Regional Bairro Novo. Ambas tiveram boa participação popular, ora reivindicando com coerência, ora criticando. Fiquei satisfeito com a forma que o Prefeito conduziu os trabalhos. Vejo que a Cidade esta em boas mãos, acima de tudo, percebi coerência nas ações do Prefeito em relação o planejamento da cidade . Observei também que, o interesse público no trato da coisa publica será marcante nessa administração. As pessoas já estão notando a forma de administrar do Prefeito Gustavo Fruet. Vamos aguardar, o tempo é o dono verdade.

    Mesael Caetano dos Santos ““ Advogado em Curitiba.

  14. Mas em Curitiba tem prefeito? O ponto fraco da gestão atual é o próprio administrador Fruita, este já pegou o rítmo do PT para administrar, ou seja, não faz merda nenhuma (melhor, só faz merda) e logo logo teremos escândalos de corrupção em seu governo municipal. #tomaraquenão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Quem não faz m* nenhuma é o teu patrãozito Richa, esse sim é governador de um mandato só, seu capachão do Betinho.

      • Escândalo do IAP foi semana passada seu Zé Ruela, não esqueça disso e foi filmado em vídeo.

      • Ui ui ui, não é que a menina ficou bravinha mesmo quando falei em corrupção, PT e outras coisinhas mais??? kkkkkkkkkkkkkk

        Meu patrão sou eu mesmo e não sou da laia de vocês que precisa ficar puxando o saco de político pra sobreviver. Votei no Beto e voto mais uma vez, isso só pelo que já fez pelo setor de segurança pública, salário digno para o policial, equipamentos modernos e grandes investimentos na valorosa policia militar do Paraná.

        Chora PTzada do caramba, vocês não ganham o governo do Paraná nem que façam a Dilmonha gastar todos os recursos federais na campanha da Papagaia Loira do bico dourado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Beto gasta rios para equipar. Creio que sua turma fica nisso. Administrar recursos humanos, incentivá-los, não impedi-los a agir, a mexer nos vespeiros… Equipamentos sem pessoal funcionam… enferrujam mais rápido.
          Contratar empresas gestoras para evitar canseiras de concursos. Farto de ver isso em gestões tucanas. Grana jorrando a gestores, a headhunters do tempo de FHC.

        • Chora voce “menina veneno azeda” do Beto play, kkkkkkkkk, teu patrão é fraco, não sabe governar e você a partir do dia 02/01/2015 ja estará no Sine procurando emprego. Ou vai procurar emprego na assembleia com algum deputado tucaninho que queira te dar mesada, isso mesmo mesada, porque eu duvido que você tem cara de trabalhador. O que adianta dizer da boca pra fora que vocês estão valorizando a Policia Militar, se o PCC esta por aqui? Governo do seu patrão é de fantoche, só existe pra voces. Fora Richa e comissionados que não trabalham.

          • Bah tchê, mas ai teríamos que dar um fim em milhares de PTistas que estão pendurados nas tetas do governo federal, sabe que PTista já tem fama de ser vagabundo, então se levarmos em consideração o que está falando, todo cargo em comissão é vadio, vamos logo dizer pra tua patroa a Dilmonha, acabar com todos os carguinhos comissionados do PT espalhados pelo país afora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Engraçado é ver Tucano querendo falar da corrupção do PT, é o sujo falando do mal lavado!

          Ou será que esqueceram da Compra de voto da reeleição do FHC, das Privatizações de empresas públicas em beneficio de amigos e vários outros fatos que rolaram enquanto estiveram no poder. Vejamos casos aqui de Curitiba como a indústria da multa e outros!

          Então acho que antes de falar devia olhar para seus rabo kkkk..

          • Cara, de corrupção nenhum partido entende mais que o PT, é só analisar o caso do mensalão do PT, foram julgados, condenados e estão esperando pra irem pra cadeia. Agora em relação ao FHC, pouco me importa o que aquele velho gagá fez de bom ou de ruim para o Brasil, eu vivo o momento e quero pelo menos deixar alguma coisa boa para meus filhos e netos, mas do jeito que o PT está roubando a nação não sobrará muita coisa para os nosso futuros administradores, ou seja, o futuro dos nossos jovens está a um passo do caos total.

            E cara, de privatização a tua Gleisi conhece bem também. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. O que aconteceu com o colunista gazetiano? De defensor árduo do prefeito resolver se render à população que já o batizou de chorão?

  16. Assim, fica uma impressão de que eficiente é a mana, e que a formação jurídica do Gustavo tem prevalecido (até como auto defesa).

    O alcaide cercou-se de técnicos(?) que não souberam ler os anseios populares com propriedade, bem disse o colunista, já que apolíticos.

    Claro que cem dias é muito pouco, mas limitar a informação à “elite jornalística” dá no que deu, ou seja, ao povo não chegou.

    Porque não se fala no enfrentamento da questão, vital ao cidadão, da tarifa do transporte público e encaminhamentos ?
    Porque não se fala na renegociação do contrato da famigerada ponte estaiada ?
    Porque nada se diz quanto à malsinada questão do metrô, em minha opinião um acinte à população, e a revisão de todo o projeto ?
    ( já que imposta, cara e destruidora do que já foi feito e ainda sendo pago).

    Por ora, deixemos o maestro trabalhar, no meio deste barulho todo, pois a batuta mal se moveu, enquanto os músicos se acomodam.

  17. Vixiiii ….

    • Materia modesta, Só a Comunicação é o Ponto Fraco??? A Prefeitura toda é Ponto Fraco, a começar pelo Prefeito. A de Urbanismo é pior ainda, para se conseguir um simples alvará de Construção de uma Residência, Com todas as exigencias atendidas, o prazo mínimo é 30 dias.

  18. O problema de prefeito bom de comunicação é que gasta demais com marketing e acaba tirando dinheiro das obras…Mas no Brasil como o povo não é politizado, não existe outro jeito.
    Agora a gazeta na edição de ontem encheu a bola do Fruet em outros pontos frente a população. Parece que estão ao lado dele.
    Agora os antecessores do Fruet não passavam as irregularidades encontradas para frente, porque eram tudo gato do mesmo saco, por isso foi tão importante essa troca. Agora muita coisa vai aparecer. Porque se lembrarmos a linha sucessória, é assim: Lerner gerou Greca, que gerou Tanigushi, que gerou Beto, que gerou Ducci, que foi trucidado nas urnas. Uma brincadeirinha que durou de 1989 até 2012.
    Mas que nunca mais incorramos no erro de deixar o mesmo grupo no poder durante 24 anos, isso não é democracia, mas sim MONARQUIA.

    • Concordo, anteriormente era muita propaganda e o povo acreditava, mas também cansou, tem que mudar sempre.

    • Sr. TRABALHADOR: Que vc não seja um TRABALHADOR igual ao Prefeito que muito chora e pouco faz. Com um secretário incompetente de Comunicação e um prefeito sabonete que não faz espuma, o que vc poderia esperar? Investimento mediático nesta dupla?
      Espere SENTADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

      • Olhe Jeferson, o Fruet era o que de “menos pior” tínhamos para votar, porque as pessoas de bem não se envolvem nessa coisa suja chamada POLÍTICA. Então vamos torcer e ajudar no que for possível para que ele faça a tal da espuma.

  19. O GOVERNADOR DE UM ANO SÓ.
    Incrivel e malandro é a tatica destes politicos acostumados a enganar o povo.
    Ficam tres anos acumulando recursos ,o estado num caos e depois de 3 anos joga tudo em um ano só para se reeleger.É muita malandragem e o povo embarca nesse tipo de golpe.
    Vou dar exemplo aqui em Londrina,não tivemos governos por tres anos,agora parece gothan city,helicopteros sobrevoando,policia a vonatde não ruas,apesar que a violencia continua.
    É que chegou a hora de tocar o BUMBO,que o povo estava quase dormindo.
    Vamos dar um pouco de pirotecnia que o povo precisa de circo.
    Vamos prometer ou começar um monte de obras,que depois precisaremos acabar no proximo governo.
    Ganhamos as eleições,damos um tempo nas obras e voltamos com tudo daqui mais tres anos para eleger nosso candidato.
    O pior que o povo adora isso,o povo adora ser ludibriado por malandros.
    Mas daqui até as eleições,se não proibirem as redes sociais ,com meus parcos
    recursos de tempo e meu portugues sofrivel,vou combater a medida que minha imaginação clarear.
    Não gosto deste tipo de politico.

    • Sergio Silvestre você esta corretíssimo em sua análise, a tempo observo esse comportamento, e ai cabe acrescentar que não se safa ninguém, todos são cafajeste malandros com a população.

      • Não se passaram três anos de governo Beto Richa seu mentirosinho, ou nem sabe mais em que ano está de tão perdidinho? Se passaram dois anos de governo, e diga-se de passagem um ótimo governo para o povo paranaense, para o desespero da PTzada do caramba. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Vocês da RedePT13 não se cansam mesmo de falar tolices né? Ou esquecem como o PT agem em ano de elição nos estados que governam e até mesmo na união. Vocês são tão lolinhos que nem escrever direito sabem e não falo de erro de português, mas sim de bobagens escritas. kkkkkkkkkkkk

        • Com esse nome OLHO VIVO,deve ser aqueles do mossad curitibano que seu alimento principal é verbas publicas e subornos via pedagio.
          É claro que tem aspone fazendo barreiras defensivas para esse governo mediocre,um deles deve ser esse otario ai em cima.
          Agora cara o BETO faz propaganda das obras federais,como que gozando com o p dos outros e voce deve compartilhar da alcova.

  20. NAO EXISTE PREFEITO ATE O MONENTO, TEM UMA ARVORE CAIDA NA CICLO VIA ,ATRAZ DO CONTRY CLUBE HA MAS DE 30 DIAS ATRPALHANDO QUEM POR ALI ANDA E NADA E FEITO ENTAO FALTA PROPAGANDA , OU FALTA PREFEITO

  21. Os jornalistas estão mal acostumados com um governo que rogava de verba pública para mostrar midiaticamente o seu trabalho!

  22. como que a galinha vai cacarejar se não botou nenhum ovo, vamos esperar que a administração do gustavo bote vários ovos(obras e realizações, máquina funcionanbo) e que não gaste nosso dinheiro com a gazetona e a rpc a melhor propaganda é os postos de saúde atendendo bem , obras com começo e fim e o uso correto do nosso dinheiro.

  23. Estão querendo encobrir o sol com a peneira, o homem é fraco em tudo, não serve pra administrar, tem que voltar pra camara, tem muita diferença entre o Legislativo e o Executivo.

    • Pois é mas na campanha diziam “Gustavo você ta Pronto”, pronto pra que??? Só Chororô ate agora, O pessoal do Ducci, todos Renomeados, Aniversário da Cidade passou em Branco, Praças cheias de Mato, Postos de Saude SEM médicos, Um misero e a emissão de um Simples alvara de construção de residencia, leva no minimo 30 dias… Mas… Bancos de madeira Nobre, a R$ 2.000,00 CADA UM…no Batel da Calçada de Granito… ai Pode!!

      • Não sou advogado do prefeito e nem tenho cargo na prefeitura, mas que eu saiba esses bancos do batel já estava na licitação que foi feito no mandato do Ducci!

        Sobre seus mandato acho que ainda é cedo pra falar, ainda mais que o orçamento foi feito pela gestão passada, mas concordo que a área de comunicação com o povo está ruim, mas vindo da Gazeta isso demonstra que eles querem vender espaço no jornal coisa que a Gazeta sempre fez principalmente quando é tocado pelos Tucanos que compram a mídia para falar bem!

        Acho que um dos maiores problemas que estamos tendo é a dificuldade na parte de limpeza pública de praças espaços público e tal isso está complicado na cidade!

        • Caro Luciano, Os bancos poderiam estar em projetos da gestão passada, OK, mas o Novo prefeito teria autoridade para cacelar ou mudar isso, da mesma forma que cancelou a construção do METRO. e como mudou a Calçada de Granito para Concreto. justifica mas não explica.

          • Amiguinho você não entende bulufas de contrato público, não diga o que não sabe.

          • Sei que não adianta brigar com vc, pau mandado e pago pra fazer isso. Mas, se o seu ex-prefeito e ex-patrão, filhote do atual patrão tivesse pagos as contas, nenhuma empresa teria abandonado o trabalho e nossa cidade não estaria assim. Mas que os MPs e os TCs tomem a frente do papel que lhes cabe.
            Só pra constar são mais de 80 médicos contratados e quase 10 unidades de saúde atendendo até as 22horas. Para essas pessoas atendidas, não há nada de retrovisor.