Câmara pode aprovar hoje a reabertura da Estrada do Colono

Comissão vota relatório sobre Estrada-Parque

Rosane e os ambientalistas são contra a reabertura do caminho que existe desde 1924. Sem a estrada, os moradores dessas localidades têm de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.

Rosane e os ambientalistas são contra a reabertura do caminho que existe desde 1924. Sem a estrada, os moradores dessas localidades têm de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.

A comissão especial que analisa a construção da Estrada-Parque Caminho do Colono (PL 7123/10) reúne-se nesta tarde para discutir e votar o parecer do relator, deputado Nelson Padovani (PSC-PR).

A deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR) anunciou que votará contra a reabertura do Caminho do Colono. Na semana passada, a parlamentar verde já havia apresentado o único voto em separado. O também paranaense Alfredo Kaefer (PSDB), no entanto, pediu vistas.

“Além do projeto ser um retrocesso ambiental, interrompendo a recomposição da floresta de Mata Atlântica, abre um perigoso precedende para que outros parques nacionais sejam modificados”, justifica Rosane.

Pela proposta, a estrada, que vai ligar os municípios de Serranópolis e Capanema, cortando o Parque Nacional do Iguaçu, será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.

A polêmica em torno da estrada é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. Sem a estrada, os moradores dessas localidades teriam de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.

Ambientalistas, no entanto, alegam que o caminho divide o parque e impede a livre circulação dos animais de um lado para o outro. Este fator poderia levar à  extinção de certas espécies que necessitam de área ampla para sobreviver.

A reunião será realizada no Plenário 14, à s 14 horas.

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hiya, I am really glad I’ve found this information. Today bloggers publish just about gossip and internet stuff and this is really annoying. A good blog with exciting content, that’s what I need. Thank you for making this site, and I’ll be visiting again. Do you do newsletters by email?

  2. I simply want to mention I am just beginner to blogs and actually liked you’re blog. More than likely I’m want to bookmark your blog . You amazingly have amazing posts. Thank you for sharing with us your website page.

  3. Quanta hipocresia por causa dessa estrada. Meus Deus,
    nos países desenvolvidos tem estradas e até mesmo no Brasil como é o caso da estrada de Parati, do Pain e outras. Por que essa estrada não pode existir. Em fim está na hora de nós invadir de novo esse parque por que a teimosia está demais!…

  4. Por que sou a favor a abertura dessa estrada!
    Por que em Foz do Iguaçu tem dentro do parque:
    a casa do diretor; a casa dos funcionários e outras construções; o prédio do antigo museu, que são poucas pessoas que conhecem; o hotel das cataratas; existe uma quadra esportiva de concreto; uma rodovia, inclusive asfaltada e nós não temos o direito de ter uma “estrada ecológica” como prevê o projeto do dep. Assis do Couto.

  5. Quero passar uma informação para esse professor Natal. No Paraná existe um curso chamado Paraná Alfabetizado. Que tal você se matricualar e fazer esse curso para depois merecer o respeito de ser chamado de professor.Você sabe o que fazem os chupins! Eles não chocam os ovos. Eles pegam carona no ninho de outros pássaros, e assim vais acontecer com você. Será um dos primeiros a usar a estrada quando nós conseguir abrí-la. Covardão!!! . . .

  6. Como pode essetal de Antônio da Silva de Capanema se manifestar contra a reabertura dessa estrada! Se nós conseguir reabrí-la, com serteza esse Antônio vai ser um dos primeiros a usufruíla. Se toque seu COVARDE!

  7. Como que pode esse tal de Antonio c.da silva e esse tal de prof natal que não tem corragem de colocar seu nome para q todos vejam,vcs poderiam ter um pouco de vergonha na carra antes de falar assim de um povo trabalhador e uma cidade que merece crescer e outra a ESTRADA DO COLONO é uma historia que meu avo e mts outras familias criaram esse monumento,mais tenho certeza que quando vcs querem comer palmito vcs ate gosram que vao tirar la no parque alem de ficarem falando um monte de asneira,pensem um pouco,e vejam que seus filhos poderiam ter um futuro em Capanema.
    #ficaadica

  8. Bom dia,quanta ipocresia desse nosso governo na abertura da estrada do colono,essa estrada ja existia a mt tempo e um dos que ajudou a abrir foi meu avo,e recente mente estou morando em cascavel pq capanema esta sem oportunidades para a juventude,e ainda escuto gente contra esse projeto,quanta ignorancia desse povo medilcre,eles não tem a noção do que virou Cápanema parou no tempo,e ainda tem uns palhaços que se chamam de politico que estão tentando veta a abertura da ESTRADA DO COLONO,mesmo assim posso dizer que amo Capanema e é uma cidade incrivel de morar.

  9. Os defensores da abertura da Estrada do Colono estão usando a midia para mentir para a população, pois não se sustenta os argumentos históricos que ela era um caminho indigena que se transformou em caminho de imigrantes gauchos que devastaram as Florestas do Paraná (a riqueza deste Estado) nas décadas de 1940 até 1960.
    Se a estrada deve ser mantida aberta por questões históricas, também o Paraná e Santa Catarina devem ser devolvidas ao Paraguai, pois históricamente estas terras pertenciam ao Paraguai, vejam a história.
    Porque os deputados paranaenses, que se sustentam na história a reabertura da estrada do Colono, não fazem um projeto magnifico, para devolver as terras conquistadas do Paraguai.

  10. parabens: a comissaõ que aprovou a reabertura da estrada. pois o povo desta região que sempre respeitou, e com certeza vai respeitar por completo o parque pois ele e orgulho desta região. eu gostaria de entender porque a estrada das cataratas, la tem cascalho dai pode, digo mais e do lado da argentina tem estrada que corta este mesmo parque. O parque não e patrimonio da humanidade, a talvez na argentina e na cataratas não tenha ser humano. em varios paises do mundo desenvolvidos, existe parque, e estradas sendo respeitados. Agora vem os contrario falar em contrabando de armas e drogas, quanta ipocresia, esto passa por cima. Na constituição todo o cidadão tem o direito de ir e vir, as instituções brasileiras tenque parar com a reepreção, e trabalhar em conjunto com a população para um crecimento com qualidade. (TEM MUITO INBEÇIL FALANDO ASNEIRA MUITOS DELES NEM SABE AONDE FICA O PARQUE, ELES QUE CUIDEM DO QUINTAL DA CASA DELES)

  11. A Estrada do Colono, assim como a Ponte de Guaira são exemplos muito interessante de que a idéia de pedágio não é sempre ruim.
    Com preços não abusivos com todos os demais do Paraná, estas duas vias podem e devem ter pedágio, a Ponte para manutenção, e a Estrada do Colono para fiscalização, esta com algumas restrições interessantes, como velocidade baixa, trânsito impedido das 22 às 6 horas.
    É uma idéia, espero que compartilhem e passem adiante.

    Grato

  12. Nasci e moro em Capanema e SOU CONTRA A REABERTURA DA ESTRADA DO COLONO. Tenho o direito constitucional de expressar minha opinião e o que eu vejo é que esta estrada só vai trazer problemas para a região. Não entro na questão ecológica, mas sim social. As pacatas cidades da região vão ficar cheias de traficantes e os sacoleiros, que já são muitos, vai aumentar mais ainda. Quando eu quero visitar meus parentes em Foz, eu vou pela BR 277, não é problema nenhum para mim. A abertura só interessa aos marginais e políticos, que é quase a mesma coisa…

  13. está serto em reabrir,a estrada do colono mais quero saber tambem sobre a estrada de guaraqueçaba que faz alguns anos que foi prometida assualtar,eate hoje nada foi feito ,o propio governador BETO RICHA TAMBEM PROMETEU, (vai ficar tambem so na promessa )???

  14. menos PROF. NATAL …bem menos!!!
    o sr deve ser uma daqueles “mestres” como os que tive na faculdade, que estudaram 2 anos a mais do que seus colegas de faculdade e se acha o conhecedor de tudo. E sucessivamente ignora o conhecimento empírico dos ancestrais que é passado de geração em geração.
    aposto que o ilustre “mestre” quando ouve de uma agricultor as palavras corda de viola e picão certamente se reporta as cordas de um violão e aquilo que não tem no meio das pernas. kkkkkkkk
    JÁ ERA MEU CARO…PERDERAM FEIO E A JUSTIÇA MESMO TARDIA…FOI FEITA!!!!

  15. PRÉ- HISTÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    *-os povos antigos andavam de 50 a 100 km por dia para buscar alimentos. Eram magros e RÁPIDOS.

    *-Em Capanema e outras cidades só dá gordos e lentos!!!

    *-TORÇO PELOS ANIMAIS E PELA NATUREZA

    *- NÃO SE DEVE ABRIR….ELES SÓ PENSAM NO SEU UMBIGO!!!!

  16. Como uma pessoa que desconhece totalmente a realidade local fala que é contra porque é de determinado partido??? …Como um deputado que possui ou possuiu empresa em Capanema precisa de vistas… é realmente lamentável… é lamentável que estas pessoas tenham ganhado votos nesta região… ora, o meio ambiente é importante sim, mas será que estas pessoas e outras não percebem o quanto de recursos naturais são gastos pela falta desta estrada… o combustível que seria economizado, os gases poluentes gerados, os riscos de acidentes na BR 163 degradada pela falta de modernização e manutenção adquada. É como a Serra do Cafezal na Rodovia Régis Bittencurt em São Paulo, onde o Governo Federal vem enfrentando dificuldades jurídicas na duplicação por ser mata atlântica. Ambientalistas de onde vem os alimentos que voces consomem??? Por onde eles são transportados??? A energia que vcs usam escrevem absurdos aki, vem de onde mesmo??? Ha, mais as vidas humanas que poderiam ser preservadas em ambos os locais que eu citei… bem são apenas pessoas né… pessoas podem perder a vida nestes locais, mas as árvores devem ficar lá… entretanto, será que elas são suficientes para absorver todo os gases poluentes gerados pelos caminhões e veículos em suas filas, as quais muitas vezes de dezenas de kilômetros nestas duas rodovias… isso realmente é lamentável…

  17. Além de reabrir a estrada, essa turma devia voltar pra escola. O “portugueizs”das mensagens tá de matar.

  18. a estrada do colono foi usada durante anos . agora vem os ambientalista que querem acabar com assentamento, antes dos anos 70 na amazonia .quando a deputada rosene nasceu, a estrada do colono era ainda usada pelos moradores da região.então ninguem não vai alem mais que, encontrar o antigo sinal da estrada.

  19. ambientalismo…homossexualismo e outros ismos..a sociedade ta ficando cheio dessas baboseiras nos que infernizam cotidianamente.
    Pq os ambientalistas….essa deputada por exemplo…não vai morar, junto com seus patrocinadores lá na amazônia no meio da selva. Afinal, não são eles os grades defensores da natureza?
    Todos eles gostam mesmo é de mordomia e de vida boa…ar condicionado, carros poluentes e as benesses que a tecnologia proporciona.
    Um dos maiores crimes que ja presenciei até hoje foi o fechamento da estrada do colono.
    Tive a infelicidade de trabalhar na Trena, empresa responsável pela destruição daquela estrada.
    Como agricultor e de família de agricultores a vontade que eu tinha era jogar a maquina em cima da policia federal/militar.
    La estavam 400 policiais armados de metralhadoras agredindo os agricultores. Logico que cumprindo ordens de alguém superior, mas o fato é que agrediram pessoas simples que trabalhou na roça de sol a sol no cabo de um arado de boi para poder ver seu pedaço de chão limpo de mato e cheio de alimentos para tratar de sua família com dignidade.
    Esses intelectuais de merda que vão pegar no pesado para quiçá um dia valorizar os agricultores
    É Uma vergonha de causar revolta.
    Vai la ver se esses merdas que se dizem protetores da natureza fizeram ou farão algo para ajudar aqueles colonos que vivem no meio do nada.
    Absurdo tao grande que até hj quando me lembro disso perco meu sono e as vezes até a razão.
    Peço perdão a Deus até hoje por ter feito parte, mesmo recebendo ordens, daquela palhaçada.
    Deus queira que eu nunca mais presencia algo daquela natureza, pois se isso acontecer certamente minha família vai receber as benesses de um presidiário, pois minha reação será imprevisível…doa a quem doer…

  20. A serra ja ta loteada vai ver o condominio RECREIO DA SERRA LA EM PIRAQUARA aonde fica…. agora dizer que a estrada vai ser ruim so serve pra quem nao mora la precisa abrir sim e urgente o povo nao pode sefrer por conta de alguns ECOCHATOS…….

  21. Como querem “Então manda cortar toda a floresta do Parque, não existe nenhuma necessidade em ela existir, imagem só quanta madeira para ser cortada existe ali, quantos madeireiros iriam ganhar dinheiro, com suas serrarias e quanta soja poderia se plantada até a beira do rio Iguaçu!”

  22. Ao “vizinhense”: A lógica do “fazem outras coisas sem se preocupar” não se justifica uma nova ceifada em um parque nacional.

    Ademais, ao que me consta, o direito de ir e vir ainda está garantido dado que ninguém construirá muros em volta das citadas cidade.

  23. Que Deus Ilumine a Câmara Federal, para que possa ser re-aberta a Estrada do Colono: uma vergonha nacional, esse isolamento de alguns municípios em nome de um “ambientalismo” sem noção!!! Estamos de saco cheio de ativistas babacas e eco-chatos que só sabem protestar e impedir a marcha do desenvolvimento; precisamos de “Desenvolvimento Sustentável”; isso sim, de uma estrada que possa beneficiar os moradores sem agredir a natureza. Simples Assim!

    Abraços, Fábio!!!

    @1ten_fabio

  24. Sei que o meio ambiente vai sofrer um grande impacto. Mas e as pessoas que moram nestas cidades ,elas não fazem parte desse meio ambiente? Pra eles a vida também é difícil…Será que não há uma maneira de conciliar o interesse de ambas as partes?
    Se os governos no Brasil fossem sérios, a justiça funcionasse, com certeza seria fácil resolver. Daria pra fazer a estrada (adaptada às necessidades do meio ambiente e pessoas) e haveria fiscalização séria e punição de quem degredasse o meio ambiente…

    • Trabalhador, é claro que existe formas de se promover isso, a harmonia entre os seres é primordial e neste caso, não é o povo da região o transgressor e sim gente que vem de outros locais para caçar. A estrada do colono pode ser reaberta sem causar problemas para o meio ambiente, é só promover uma política séria e comprometida com o fato. Vejo que a reabertura da estrada pode ajudar ainda mais a preservação, já que hoje a caça é realizada na região sem fiscalização adequada, se aberta a estrada o próprio usuário serviria como fiscalizador, ou denunciante, ja que o movimento na estrada possibilitaria isso. Falam em desmatamento, em deserto, em matança de animais se a estrada for reaberta, mas quem fala isso desconhece a realidade regional. O povo daqui dessa região é muito consciente com isso e sabe que um depende do outro para sobreviver e ninguém irá acabar com a floresta ou com os animais pelo fato de reabrir a estrada do colono.

      • Sei que o povo dos grandes centros adoram preservar a natureza…Nos pequenos municípios, mas nos seus, ocupam todos os espaços…
        O pessoal da região precisa ser escutado…

  25. A pior consequência é abrir precedente pra outras obras dentro de UCs. Qual o sentido da UC então? Toda a proteção que ela ainda garante depois de bem estabelecida e bem gerenciada, vai pro ralo. O Governo deveria repensar na estrutura oferecida para estas cidades, de forma que não se dependa da estrada do colono para locomoção de forma tão intensa.

  26. o parque nacional do iguaçu é patrimônio da humanidade e precisa ser preservado para o bem da própria humanidade. os moradores da região deveriam ser os primeiros a defender a integridade da mata atlântica, local que garante a sobrevivência da nossa biodiversidade! vejam se a transamazônica levou desenvolvimento para aquela região… esse é um argumento falso! ganharemos mais com a floresta em pé! e atenção, senhoras e senhores, sem natureza não tem humanidade…

    • SÓ UMA INFORMAÇÃO: A ESTRADA ESTÁ LÁ DESTE OS PRIMÓRDIOS DA TERRA, QUANDO INDÍGENAS UTILIZAVAM ESSA ESTRADA PARA SE LOCOMOVER PARA SUAS ALDEIAS E VIZINHAS, ENQUANTO FALAM EM PRESERVAÇÃO, VOCÊS PRIMEIRAMENTE DEVERIAM PESQUISAR SOBRE A HISTÓRIA DA ESTRADA DO COLONO, UM CAMINHO QUE ERA BEM MAIS CUIDADO E AMADO DO QUE A ESTRADA QUE LEVA AS CATARATAS, AHÉ, ESSA DEVERIA ESTAR FECHADA (ENQUANTO A ESTRADA DAS CATARATAS JÁ MATOU ONÇA, NUNCA OUVIU-SE FALAR QUE NA ESTRADA DO COLONO MORREU ALGUMA ONÇA PINTADA) MAS TENHO CERTEZA QUE A ESTRADA DAS CATARATAS NÃO ESTÁ FECHADA POR QUE DÁ DINHEIRO AO INSTITUTO CHICO MENDES. E VOCÊS FALAM EM PROGRESSO E RETROGRESSO, NO AUGE DA ESTRADA DO COLONO, O MUNICÍPIO DE CAPANEMA ERA UM MUNICÍPIO DE MAIS DE 31 MIL HABITANTES, COM A FECHADA DA ESTRADA SOBROU MENOS DE 15 MIL, E GRAÇAS AO NOSSO POVO SABER AMAR A ESTRADA DO COLONO E AO PARQUE NACIONAL, NÓS ESTAMOS NOS REERGUENDO.

      E POR FIM= ESSA ESTRADA NÃO REPRESENTA APENAS UMA AFRONTA A PRESERVAÇÃO, POR QUE A POPULAÇÃO TANTO DE CAPANEMA COMO DOS MUNICÍPIOS QUE EM RODEIAM O PARQUE SABEM PRESERVAR O QUE É NOSSO(INCLUSIVE SEMPRE FIZEMOS AÇÕES DE PRESERVAÇÕES COMO É O CASO DA CAMPANHA RIO LIMPO, QUE FAREMOS NESSE FINAL DE SEMANA PARA LIMPAR O A ENCOSTA DO RIO IGUAÇU.

      ENTÃO

      DILMA APROVA!!!!!!!!!

  27. Avisem essa deputada do PV que ninguem dos municipios de Capanema e Manfrinopolis votará nela.
    A estrada do colono é um direito dos cidadãos daqueles municipios que teem o direito de irem e virem.
    Os governos fazem uzinas,estradas em parques nacionais pelo Brasil inteiro e não estão preocupados com a FAUNA ou FLORA.
    Chega de palhaçada deputados votem pela abertura dessa estrada que verão esses municipios crescer rapidamente.

    • Isso mesmo, verem os municipios crescerem rapidamente, e a natureza, ir acabando na mesma velocidade. Que País o Sr. pretende deixar para seus filhos e netos? Quem sabe um país desertico?? Sem Florestas, sem animais, sem öxigênio??/ Parabéns por tanta insensibilidade.

    • Concordo em tudo que falou vizinhense, e se me permitir faço minhas as tuas palavras.

      • Aposto que ambos aprovam também o Desmatamento da Amazonia. Se gostam de deserto… vão morar no Nordeste ou No Saara. Ta de brincadeira, depois saem reclamando que o Estado, desmata. Aposto que gostariam de ver exploração imobiliária na Serra do Mar, mandem desmatar a Serra tambem, Idiotas. Enquanto o mundo caminha pela preservaçao, tem gente que vai na contramão, querendo destruir florestas. Imbecis

        • Se é para vir aqui falar bosta, seria bom que nem participasse da conversa, já que aqui o assunto é sério e que milhares de pessoas dependem disso para fazer valer seu direito constitucional de ir e vir. O ser humano pode e deve viver em harmonia com a natureza, mas não se pode impedir o crescimento regional por conta da vontade de alguns porras loucas que decidiram que aquilo seria fechado e pronto.

          O que alguns ignorantes não entenderam até agora é que o homem e a natureza podem viver de forma hamoniosa, sem um acabar com o outro. A abertura da estrada do colono só iria ajudar o parque, uma vez que as pessoas que por ali passam agiriam até mesmo como fiscais, denunciando possíveis crimes ambientais, que hoje por sinal são praticados as pamparras e sem a fiscalização adequada. Onde existe movimento de pessoas de bem, os caçadores ficariam afastados, até por medo de serem denunciados e presos. viver em harmonia, esta é a palavra chave.

    • Pois eu e minha família somos de Capanema e vamos votar nela sim. Esta estrada só traz sacoleiros e traficantes para nossa pacata região. Pra falar a verdade, a abertura da estrada só interessa aos sacoleiros e políticos da região!

  28. Um absurdo abrir uma estrada no meio de um parque nacional como o do Iguaçu. É Patrimônio da Humanidade. Mentir que vai ser uma estrada “ecológica” é uma grande enganação.

    • Absurdo é ver que ainda existem pessoas como você que só conseguem ver o que a mídia mostra, mas são incapazes de ver a situação que se encontram duas cidades inteiras. Estes ECOCHATOS são realmente muito chatos. Em quase todos os lugares do mundo os parques ambientais são cortados por estradas, mas não entendo porque no Brasil isso não possa ser possível. Conheço aquele lugar como a palma da minha mão e sei que pode haver uma ampla harmonia entre as duas cidades e o parque com sua estrada liberada. Alias, depois de fechada a estrada o que facilitou muito foi a ação de caçadores e de pessoas que exploram o local, a polícia florestal não consegue cobrir toda aquela área, a estrada fechada tira todo movimento de pessoas do bem no local e abre apenas espaço para a bandidagem agir.

      A FAVOR DA ABERTURA DA ESTRADA DO COLONO, JÁ!

      • Por sorte sou publicitário, jornalista e mestre em comunicação e sei bem sobre o que a “mídia mostra”. Também sou paranaense, estive muitas vezes na região, e sei do impacto que essa estrada causará à biodiversidade. O interesse de cidadãos, apenas preocupadas com o deslocamento veicular entre uma cidade e outra, por mais nobre que parece àqueles que veem na estrada uma solução momentânea para seus problemas, não pode prevalecer sobre o interesse nacional e nossa Constituição. As estradas em outros países, em especial os desenvolvidos, possuem, além de um cuidado especial com a biodiversidade, uma população suficientemente educada para compreender a importância da natureza preservada para o futuro dos nossos filhos.

        • Eu não sou jornalista, não sou publicitário e muito menos mestre em comunicação, mas sou um cidadão que entende e respeita a vontade de outros. Você fala de forma brava sobre a defesa da biodiversidade, mas esquece de defender o cidadão, o ser humano que viveu por centenas de anos naquela região e da noite para o dia teve seu direito constitucional arrancado.

          Defende as estradas em parques de outros países, mas não no Brasil, não no Paraná, já que segundo o MESTRE em comunicação, é um povo mal educado e incompreensivo com a importância que a natureza possa ter. É caro MESTRE EM COMUNICAÇÃO, realmente somos um povo medíocre, não merecemos ter a chance, ou a oportunidade de mudar, já que GRANDES MESTRES COMO VOCÊ, afirmam que não merecemos esta oportunidade. Conheço o povo daquela região e sei que em sua grande maioria são gente séria, trabalhadora, gente que pode sim ajudar a cuidar do parque.

          Agora de que adianta ter tantos diplomas e títulos se tudo fica reprimido dentro da “cachola”?

    • engracado a rodovia que vai ate as cataratas ninguem fala nada por que la da dinheiro. pro governo
      no minimo voces nao moram na regiao pra saber a nescessidade dessa estrada para populacao daqui.

    • Absurdo é o que fizeram com o povo do Sudoeste do Paraná, deixando milhares de pessoas sem esta Importante Estrada. Causando ao povo trabalhador prejuízos incalculáveis. Acabando com o desenvolvimentos de vários municípios. E o pior tudo isso por obras de pessoas estranhas à Estrada, gente que nunca esteve na região, sem conhecimento de causa, pessoas levianas que foram atrás do oba oba de ambientalistas radicais, exagerados, recalcados etc, que não mediram em instante nenhum as consequências, os prós e contra, isso é absurdo seu Gerson.

    • Sr. voçê ser uma daquelas pessoas que não conhece nada mais que a distancia entre seu nariz e seu umbigo. Por isto não fale bobagens, voçê nem sabe das prioridades do povo da região, o que eles realmente precisão. Se voçê realmente passou pela região, deve ter passado de avião….

    • Não é absurdo não! É uma questão de justiça. Se existe até um hotel perto das cataratas por aqui não pode ter uma estrada ecológica. Parabens dep. Assis do Couto, pela sua inteligência e criatividade em realizar um projeto tão importante.