“Vou abrir a caixa-preta do transporte coletivo”, confirma Fruet

Comissão criada pelo prefeito Gustavo Fruet vai abrir "caixa-preta" da Urbs; correligionários do pedetista veem no fim do subsídio antecipação da disputa eleitoral de 2014.

Comissão criada pelo prefeito Gustavo Fruet vai abrir “caixa-preta” da Urbs; correligionários do pedetista veem no fim do subsídio antecipação da disputa eleitoral de 2014.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), confirmou na noite de sexta-feira (8), durante evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que vai abrir a caixa-preta do transporte coletivo.

Em seu discurso, Fruet disse que não ficaria travando bate-boca infantil [com o governador Beto Richa, do PSDB] e que defenderia a cidade.

“Vou abrir a caixa-preta da Urbs, pois determinei a uma comissão que descubra o preço de operação do transporte coletivo. Mas não esperem que eu vá fazer um bate-boca infantil. Vou defender os interesses da nossa cidade”, garantiu.

Fruet acusa Richa que jogar contra os interesses dos moradores de Curitiba e região metropolitana ao suspender subsídio anual de R$ 68 milhões, que vinha garantindo o congelamento da tarifa de ônibus.

Nesta semana, o tucano anunciou alíquota zero de ICMS para o diesel, mas, segundo os prefeitos, em nota oficial, dizem que a ajuda é insuficiente e defenderam a manutenção do subsídio do governo estadual.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Falar até papagaio fala. Quando era candidato prometeu que iria dar um tratamento de choque no ICI. E o que fez? Criou uma secretaria de informática, mas viu que não era a solução, baixou as calças para o ICI e assinou um termo aditivo ao contrato, para continuar do mesmo jeito. Este prefeito está ou não feito barata tonta?

    • É verdade até papagaio fala,no caso de Curitiba “até papagaio fica vira prefeito”…como no caso deixado por Beto.

      Que aliás foi esquecido no caso

      O CARA É BOM MESMO!!
      CONSEGUIU DESTRUIR O SISTEMA E NEM SER CITADO EM COMENTÁRIOS DE BLOGUEIROS.

      • Vamos aguardar para ver. Você concorda com a nomeação de um Secretário que também é empresário, que através de seus representantes, mandam no transporte coletivo da capital?

  2. Esta esperando o que? A chave? Aliás, o Gustavo esta sempre esperando…

  3. Me bota na URBS que em 60 dias resolvo o problema. Na verdade o sistema é todo viciado. A relação entre os Gulin da vida e os políticos é completamente promíscua. Não há vontade política, portanto, de resolver o problema. E não será o Gustavo (que decepção) que irá mudar a realidade.

  4. ESMAEL E DEMAIS É POR ISSO QUE AMO A DEMOCRACIA!

    Como já dizia um grande estadista inglês em meio á 2ª Guerra Mundial: “Acham a democracia ruim e com defeitos? Tudo bem! Mas me apresentem uma idéia melhor como sistema político!”
    Aproveitando o ensejo foi bom para a política curitibana e por extensão para paranaense o fato de Gustavo Fruet (novos ares) tem ganho ás eleições para prefeito em Curitiba! É no embate e no atrito positivo que “a transparência se faz aparecer!”
    RESUMINDO: Quando realmente e definitivamente for aberta esta infame e famigerada “caixa preta da URBS”, não vai ficar pedra sobre pedra do império “pessedebista-betorichiano!” Ou seja, depois desta outra bomba que vai ser explodida onde os estilhaços naturalmente e fatalmente irão parar no Palácio Iguaçu, sepulta praticamente de vez a reeleicão do (des) governador Beto Richa!

    Responder

  5. Ou Fruet abre agora a tal caixa preta ou se cala para sempre!!!

    E têm mais:
    Existem coisas que não precisam de $$$ para se resolver, uma delas é tendo transparência e mostrando a atual situação dentro de cada secretaria dentro da prefeitura

    FAÇA ISTO E DEPOIS CORRA ATRÁS DE DIVULGAR BEM,POIS LEVARÁ SEIS MESES PARA A PACIÊNCIA DO POVO(EU SE ESGOTAR)

    OUTA COISA:

    JÁ COMEÇOU A COLOCAR CORONEL PARA FREIAR O TRABALHO DA GUARDA

    COMO É QUE QUER QUE A GM TRABALHE,SE ESTÁ VOLTANDO AOS ERROS DO BETO NA SECRETARIA???

  6. em 2010 trabalhei muito para eleger uma pessoa que imaginava ser homem mas agora este mesmo elemento e prefeito e se mostra um bebe chorão. CUitadinhoooooooooooo.

  7. guguzinho do colação do PT não sola não bebe logo vai ganhar pepeta da turma PT-BR.

  8. Ninguém em sã consciência poderia criticar redução de impostos, especialmente dos que incidem sobre alimentos. Portanto, acertou a presidente Dilma Rousseff ao desonerar a cesta básica. Aliás, já poderia ter feito. Há apenas seis meses, a mesma Dilma vetou um projeto idêntico de autoria do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

    Plagio DILMA q feio…o povo vai saber…

  9. Subsidio só teve o folgado do Ducci, porque na época do prefeito Beto Richa este viveu de pão e água. O Requião não dava nem bom dia! Agora o Fruetinha Chorão não sabe o que fazer! Oh coitado!!!!

    • Requião não dava nada a Beto???
      O cara foi tão burro que ajudou a eleger Beto prefeito e injetou muita grana na capital,depois foi traído pelo Judas que foi a favor de Osmar Dias

      Como vocês têm fraqueza nas lembranças!!!

      • Grande, Povo. É isso aí. Falta de memória ou inocência.
        Requião logo no início do governo ajudou o Beto com dinheiro para a cidade. Depois deu outras ajudas, mas, a maior foi o perdão da dívida do de 500 milhões que a CIC tinha com o Estado do Paraná, valor superior ao empréstimo que Beto tenta junto a bancos e órgãos internacionais.
        Beto foi traidor sim. Beto é como seu progenitor.
        Vê se Requião anda com Canet, João Elísio, Hidalgo, Derosso, Rossoni, Lerner, e outros que sangraram os cofres do estado.
        Por falar em Canet, ele não era (ou é) um dos donos da Habitação/DM ?
        Pois é, tá na CPI do Banestado. Foram só 19 bilhões. São mais de 50 milhões por mês que pagamos pelo empréstimo para o saneamento do Banestado.
        Enquanto isso os professores precisam implorar por aumento, as escolas estão caindo aos pedaços e os hospitais não tem pessoal e estrutura para atender o crescimento da população.
        Já para comprar carros sem qualidade para a polícia e ‘ajudar’ a montadora de São José, tem…
        Vamos ver quanto tempo estas frágeis carroças aguentam.
        O governo compra deles, eles contratam empresas dos amigos do governador…
        É mais ou menos um ‘méàage a trois”.

  10. Tem que abrir mesmo, ver todos os contratos com as empresas, os de compra de ônibus, etc…Tem que ver se o tempo de renovação da frota não é curto demais, como os insumos são comprado e além de tudo pesar se realmente a URBS sabe gerenciar o sistema. De repente o problema da tarifa elevada é ter que custear o gerenciamento público, de repente a URBS custa demais ao sistema.
    Outra coisa a ser revista é o sistema de integração que utiliza o modelo de 1980 com base em terminais de integração. São Paulo utiliza o sistema eletrônico do bilhete único que é um cartão que armazena valores em reais para integração com metrô, trem e ônibus. Lá se consegue integrar 4 viagens em 3 horas pagando somente 1 tarifa. Os trajetos podem assim ser otimizados, gerando economia para a administradora do sistema e trazendo ganho de tempo para o usuário.
    Outro detalhe seria estimular a concorrência, aumentar assim mais a frota de táxi, liberar o serviço de VANS e o de MOTO-TÁXI. Assim acabaria com a teta desses empresários do transporte coletivo de Curitiba e RMC, que são tudo folgado e os que não são políticos, são amigos ou parentes deles.

    • Há uns anos atrás a Revista Veja publicou umas 20 páginas sobre o transporte coletivo de Curitiba, mostrou tim tim por tim tim, como é calculada a tarifa

      Tem maracutaia de todo jeito. Só tem um no Paraná capaz de abrir a caixa preta, ele se chama Roberto Requião.

      • Mas quem inventou a caixa preta da URBS foi o requião quando era prefeito na década de 1980. A URBS passou a ser gestora do transporte coletivo no seu mandato…Mas o problema é que devem ter dados maquiados na planilha de transporte, então tem que recomeçar tudo de volta para acertar.

      • Muito boa lembrança.
        Eu tenho algumas Veja Paraná guardadas. Era um encarte especial sobre assuntos do Estado a que ela era vendida e vinha junto com a Veja normal.
        Ela era ótima, mas, ou porque foi ‘comprada’ pela máfia local que domina esta cidade e este estado há mais de 40 anos, ou porque mudou seu estilo, acabou com o encarte no Paraná.
        Num deles é mostrado o assunto sobre as aposentadorias pagas a políticos e tem na capa o João Elísio Ferraz de Campos. Pessoa pouco conhecida, principalmente pelas classes y,x e z, e que aposentadoria por ter assumido o governo por alguns meses, quando era vice de José Richa. Hoje está na Casa Civil. Nunca largou uma teta. É do DEM.
        A outra Veja Paraná tem uma reportagem grande e completa, com muitas fotos, onde se mostra a compra de políticos de Curitiba (vereadores) pelo sindicato dos donos de empresas de transporte. Era (ou é, não sei) alí na Av Nossa Senhora da Luz, próximo da caixa d’água da XV.
        A maioria dos constantes na reportagem estão aí, na vida pública, como políticos, assessores, fornecedores, comissionados, etc…
        Uma das maiores provas que ‘a fruta não cai longe do pé’, é o Beto.
        Eles dominam tudo há muito tempo.

        • Lembro também de uma filmagem que o Requião fez na porta do sindicato das empresas, vereadores faziam fila pra entrarem lá.

          Fazer o quê, não sei.

        • O jacu do mato, acho q é de Londrina…! TERRA DP PÉ VERMELHO DESGOVERNADOR D M…!Nada contra, mas lá os servidores da câmara de vereadores, fazem cursos de enxugar gelo, empilhar cocos na descida, cursos de ensacar ventos, etc, etc, só para pegar aumentos…! hahahahahahahahahahah, em LOndrina ja tem servidor da camara ganhando mais doq o presidenta DILMA.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, OQ LE FIZERAM DE CURSOS DE ENXUGAR GELOS Ñ ESTA ESCRITO EM LUGAR NENHUM!!!KKKKKKKK.
          VA DERRETO TUCANADAS DO DEMO!!!

  11. Tem governador por aí que é adepto do “FAÇA O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO”!
    Quando era prefeito pedia subsídio para o transporte, mas quando é governador nega.
    Chama os outros de “chorões”, mas até bem pouco tempo vivia chorando pela liberação do empréstimo vetado por Requião no Senado.
    Só “CUEQUINHA DE SEDA” que não vê…rs…

  12. O Fruet deveria acabar com a URBS. De tudo o que eh arrecadado com a tarifa 4% vai para manter essa empresa incompetente, inútil e perdularia. Se acabasse com a URBS a tarifa já baixaria 15 centavos.

  13. Como fechar uma conta que não se mantem. Ônibus ganham por Kilômetros rodados e tanto faz se esta vazio ou não??

  14. mais nessa comissão tiver gente da urbs a comissão já sai viciada, pois o pessoal do alto escalão da urbs sempre estiveram do lado dos empresários. todo fianal de ano os empresários dos ônibus fazem um jantar e convidam a galera da urbs de chefe de setor pra cima , peão não vai. o fruet tem que fazer uma nova licitação do transporte coletivo e tirar do contrato do metrô a indenização que será paga aos empresários dos ônibus das linhas da canaleta.

    • Marcelo,

      será que Gustavo seguirá o exemplo de Maurício Fruet? Ou manterá a lógica dos vitoriosos dos fatídicos 12 dias?

  15. Não esqueça de verificar o preço dos ônibus e das peças.
    E não adianta tentar comprar noutro fornecedor as peças.
    É só na concessionária porque a montadora não deixa haver peças no mercado paralelo. Além disso, ela tem acordo com a seguradoras para comprar os veículos sinistrados e assim não sobrar peças em terceiros.
    É máfia.
    Tem um ex-prefeito que se dedicou tanto a esta empresa que, em 1994 + ou -, mandou trocar quase toda a frota de redbus da city. Ele foi, inclusive, homenageado na terra natal da multinacional.
    Fruita, o máximo que você vai ABRIR e a porta para o Beto entrar no banheiro e pentear aquele topetão.

  16. Isto está cheirando chantagem. Ou blefe.
    Truco (Fruita)…
    Seis (Beto)…
    Nove (Fruita)…
    E agora Beto ?
    Só com o gato…
    Gato ? Eu sou (triplo sentido)… Ou melhor.. Eu tenho…
    O que mais me deixa puto é ver a inécia do nosso jornalismo (todos – pig ou não).
    Beto foi quem mais contribuiu para esta situação.
    Ele segurou o preço da passagem quando era vice do Fujimori, desculpa, Cássio, e isso gerou duas ações milionárias na justiça.
    Uma a URBS já deve estar pagando, de 100 milhões, pois já transitou em julgado na justiça amiga dos empresários e políicos).
    A outra, de 180 milhões, está em julgamento e há quem garanta que é mel na chupeta para os bertoldis e gulins.
    Nunca devemos esquecer que as atitudes do passado influenciam o presente.
    É por este motivo que não acredito na imprensa. Ela deveria largar mão de ser omissa e mostrar insistentemente estas safadezas. Não dá para esquecer. Não dá para eleger malacos deste tipo.

    • Simples! A imprensa se omite quando é parte interessada,esta mamando sobejamente nas tetas da prefeitura.Ou voce acha que o Beto gastava 26 milhoes por ano em propaganda a toa ?,enquanto Requiao gastava 16 no Estado todo.Aí Requiao nao prestava para a imprensa,e os desmandos do Beto,ninguem sequer passava perto,Beto sempre foi o administrador perfeito,com aprovaçao nas alturas,mas…com toda a midia comprada.Ou voce acha que o que aconteceu na camara com o Derosso a imprensa tambem nao sabia? Mamava direto tambem.so estourou porque o fogo amigo entrou em ação

      • Fogo amigo para derrubar o Derosso, na sua ignorância, com seu teto de vidro, queria atropelar todos para ser vice do Ducci… Daí deu no que deu.
        Se todos os comentários fossem como os dois acima, este espaço seria bem mais interessante…

    • Sou obrigado a votar com o relator!

  17. Ahhhh sério?? Vai abrir? Então uma sugestão antes de abrir…. DEMITA SEU SECRETÁRIO BERTOLDI ANTES, e ai não vai encontrar lobbys contrários, e resistencias.

    • Mas vai combinar com o BERTOLDI e sua extensa catrefa antes?? Por favor Gustavo, manda passear o Bertoldi, o transporte agradece a COHAB mais ainda! Quem conhece o presidente da COHAB ? UBIRACI quem ? meninos e meninas da COHAB quá quá quá é pra akabá …

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O DIA EM Q O BETO DE MERDA DEMITIR O LADRAO CONDENADO CASSIO TANIGUCHI…? DAI O FRUET DEMITE O BERTOLDE!!!
      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH, VA CHAFURDAR NO LIXO URUBU!!!!

  18. Toma, petezada que é de uva! Fiz uma musiquinha pra vocês: “Doutor eu não me engano, a APP é tucana!”.