Tensão entre governo e professores à s vésperas da assembleia grevista

A assembleia ocorrida em 15 de dezembro de 2012, na Sociedade Thalia, em Curitiba, aprovou indicativo de greve a partir desta quarta-feira, dia 13. Foto: APP-Sindicato.

A assembleia ocorrida em 15 de dezembro de 2012, na Sociedade Thalia, em Curitiba, aprovou indicativo de greve a partir desta quarta-feira, dia 13. Foto: APP-Sindicato.

Professores e funcionários das 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná, representados pela assembleia geral da categoria, neste sábado (9), a partir das 8h30, no Teatro Positivo, em Curitiba, deverão confirmar greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (13).

Os educadores já haviam aprovado o indicativo de greve em assembleia realizada no dia 15 de dezembro de 2012, em Curitiba (clique aqui para relembrar), porque o governo de Beto Richa (PSDB) descumpriu acordos negociados com a categoria.

O interessante nisso tudo é que há uma forte tensão entre governo e profissionais da educação, à s vésperas da assembleia que deverá confirmar a greve, que pode ser sentida nas redes sociais.

No Facebook, por exemplo, o ambiente é fértil para boatos do tipo “se a greve for aprovada, o governo vai fechar os portões das escolas; houve acordo para não ter greve; o calendário de reposição das aulas já chegou à s escolas; os funcionários estão felizes e não querem greve; etc.”.

Nesse ambiente, ontem à  tarde o senador Roberto Requião (PMDB) contribuiu para apagar as labaredas adicionando mais gasolina à  discussão. Segundo o parlamentar, o não cumprimento integral da Lei Nacional do Piso é “burrice” do governador Beto Richa (PSDB).

Se esta na lei vai ter que cumprir queira ou não, por que então a burrice de deixar a greve acontecer?!, tuitou Requião.

Pelo sim pelo não, Richa e seu secretário da Educação, o vice Flávio Arns (PSDB), mandarão seus olheiros e simpatizantes à  assembleia de sábado. Eles querem evitar a paralisação, mas também não querem cumprir a lei.

O governo fala em parcelar os benefícios aos educadores, tipo crediário, a perder de vista. Parte da categoria acha que a lei precisa ser cumprida já, principalmente os 33,33% de hora-atividade, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a regra vale desde 2011.

Os professores irão à  assembleia de sábado ressabiados com o governo tucano. Os mestres temem levar um tombo como levaram os diretores de escolas. Um ano depois de receberem promessa de gratificação pelo cargo que ocupam ainda continuam chupando dedos (clique aqui para relembrar).

Embora a APP-Sindicato tenha dado ultimato a Richa e Arns até amanhã (sexta, 8), o governo nada enviou à  Assembleia Legislativa. Ou seja, a assembleia geral da categoria ocorrerá sem garantias de mensagem de aumento e conquistas aprovadas no parlamento. Afinal, perguntam os educadores, quem ainda acredita nas promessas do governo Richa? Como diz o ditado popular, o seguro já morreu de velho… faz tempo…

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am just new to blogging and actually enjoyed this web-site. More than likely I’m planning to bookmark your website . You really have really good writings. Bless you for revealing your blog.

  2. Alguém quer apostar que não haverá greve? Que a APP se rendeu ao governador? Que está tudo certo? Os diretores não foram contemplados, os professores não tiveram os 33% de hora atividade, calaram a boca dos funcionários com um plano mequetrefe que pode não resultar em nada, enfim, estamos prontos para um acordo histórico que suponho ser liberação para diretores do sindicato, etc… ou alguém duvida disso???

  3. Hoje esteve em minha escola os representantes do sindicato, e defendem que não seja deflagada a greve, isso fica bem claro na fala dos mesmo, vamos dizer a APP que nossa disposição é de ir para a greve, queremos mostrar ao Sr. governador que não estamos satisfeitos com o tratamento recebido

  4. Só não lancem a PM contra os professores. Já chega o que os professores sofrem com alunos mal educados e que se amparam no ECA.

  5. Olá Esmael, gostaria de saber de você qual a possibilidade de transmitir ao vivo a Assembléia Estadual da APP? Muitos professores e agentes educacionais não irão viajar…

    O seu blog é uma grande ferramente para saber o que estará ocorrendo na Capital e ver se o sindicato é ou não é pelego!!

    Obs. Eu irei viajar para Curitiba… Mas muitos de meus colegas não!!
    Ai faço a divulgação de seu blog!!!

  6. Nao havera greve. Esta tudo certo. Parem de se bobiar. A APP ja aceitou a proposta do governo. Vai passar isto na assembleia de sabado. Nova distribuicao de aulas em agosto. Ja foi anunciado isso hj na reuniao de diretores e vamos em frente…

  7. paulo fernandez,
    a decisão da greve não está nas mãos da APP e sim da assembléia que será realizada no sábado pela categoria.

  8. Escreva AÍ ESMAEL…
    NÃO HAVERÁ GREVE..
    A APP JÁ SE RENDEU AO GOVERNO. ACEITOU A PROPOSTA E VAI DEFENDER ISSO JUNTO A CATEGORIA NO SÁBADO.
    ATENÇÃO DIRETORES AGORA É NOSSA VEZ DE MOBILIZARMOS. PARA OS SECRETÁRIOS DE ESCOLA O GOVERNO PROPÕS UM AUMENTO DE 10% NA GRATIFICAÇÃO. E PARA OS DIRETORES? ATÉ AGORA NADA….

  9. Papo sério que ouvi agora pouco de um diretor da APP, está sepultada a greve… A APP vai aceitar a proposta do Governo… e não vai haver greve. E mais, quanto a demanda dos diretores de aumento da gratificação, a APP não está nem aí porque não é demanda da APP…
    É pra acabar…

    • A direção da APP não tem autonomia para “sepultar” greve, meu caro. Qualquer decisão deverá ser tomada na assembleia neste sábado. Essa conversinha está sendo jogada aos quatro ventos pela tropa do Richa e não vai abalar a categoria. É simples, se a maioria dos professores não estiver satisfeito com mais essa SANTA PROMESSINHA, a greve vai eclodir dia 13/03 para desespero do governador que não quer dar a devida atenção à educação. Está traindo todo o estado uma vez que prometeu em campanha que a Educação seria prioridade em seu governo… Lamentável.

  10. Alguém ainda acredita no governo Beto Richa? Para quem acredita estou vendendo um bilhete premiado da megasena!!! KKK…

  11. Diretores indignados… A educação em tempo integral é uma vergonha…. Comida enlatada, não tem funcionários, pedagogos e o núcleo e nada é a mesma coisa. Greve já. Fora Nre Curitiba. Uma burrice sem tamanha…

  12. Ate o momento não recebi o 1/3 de ferias que é lei que devia ser respeitada.

  13. Como tenho dito greve é a solução!

    Não há outra alternativa, todas as vias de dialogo já foram esgotadas.

    Infelizmente haverá greve, há mais de 10 anos não havia greve na educação, mas este governo não nos da outra alternativa.

  14. Parece incrível mas estamos em 07 de marco e hoje o Núcleo de Educacao de Curitiba esta fazendo reunião para informar sobre o dinheiro do Mais Educacao que é do MEC… Incompetência total do Nre e da Seed. Dinheiro publico aplicado em poupança e os alunos que se danem…

  15. Atenção Governador e Secretario da Educacao, os Diretores estão mobilizados e se não cumprir com o que foi prometido estaremos lutando por nossos direitos. A APP também se esperte por que não tem olhado para nos também….

    • Isso eu to falando há tempos e os professores não ouvem, a APP, nao defende os professores, esta a serviço de interesses politicos. A APP só sabe alugar caminhão de Som e subir nela pra gritar palavras de ordem quando os professores estao mobilizados. A APP, nao senta a bunda numa cadeira pra negociar elos Professores. Mas infelizmente os professores nao entendem

      • Olha só, a APP não é uma empresa que os professores pagam para brigar por seus direitos. A força da APP é a adesão da categoria. Sem a pressão de todos os professores o sindicato fica sem argumentos para negociar. Portanto, essa historinha de que a APP não faz nada pelos professores já deu o que tinha que dar. O governador está ignorando a categoria há mais de dois anos e a culpa é do sindicato. Alvo errado, minha gente.

  16. É UMA ESPÉCIE DE SITUAÇÃO ONDE “ÁS SERPENTES COMEM O RABO!

    Resumindo o PSDB teêm Beto Richa, a máquina administrativa do estado, dinheiro a vontade (verbas de publicidade) para financiar e “propagandear” contra informações onde poderá “se fazer de vítima” dos “educadores opressores e gananciosos que não querem trabalhar sendo simpatizantes de greve!”
    E o PT teêm a APP Sindicato e precisam ter cuidado para não se “queimarem” com a população (muitos pais de aluno) que poderão ser os futuros eleitores de Gleisi em 2014!

    Resumindo: Neste imbróglio político quem ajuda quem se não tiverem cuidado a se afundar…?

  17. Ainda não recebi o tal do tablet do Mec não. Estão guardados em Ctba. Mas isso não desobriga o cumprimento da lei federal do PSPN.

  18. SilvinhoQuinta-feira, 7 de Março de 2013 ““ 12:48 hs
    Do Blog do Sebastiani? O GOVERNADOR BETO RICHA NA POSSE E NA SAIDA DO CHEFE DA CASA CIVIL
    QUANDO DA POSSE DO CHEFE DA CASA CIVIL, LUIZ EDUARDO SEBASTIANI, O GOVERNADOR BETO RICHA, EM SEU PRONUNCIAMENTO, APÓS LEMBRAR DAS FUNÇÕES EXERCIDAS PELO NOVO TITULAR,COM PRESTEZA E DIGNIDADE, FEZ REFERÊNCIA A MINHA PRESENÇA, CITANDO COM ELOGIOS A MINHA ATUAÇÃO NA ÁREA DE JORNALISMO.

    RECENTEMENTE QUANDO DA SAÍDA DE LUIZ EDUARDO SEBASTIANI DA CASA CIVIL, PARA EXERCER A FUNÇÃO DE DIRETOR FINANCEIRO DA COPEL,O GOVERNADOR EM PRONUNCIAMENTO RECORDOU OS CARGOS EXERCIDOS POR ELE,COM DIGNIDADE, COM SERIEDADE E HONRADEZ, LEMBROU SER ELE DE UMA FAMÍLIA QUE TEM INTEGRIDADE!

    ASSIM, A FAMILIA SEBASTIANI PRESTA AGRADECIMENTOS, AO GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, BETO RICHA

  19. Os professores deveriam se interessar mais por política, infelizmente neste universo existem pessoas deslocadas, deveriam ser formadores de opinião, porém prevalece o discurso, POLÍTICO É TUDO IGUAL. O educador deveria ser o exemplo, um multiplicador.
    Vamos analisar o partido, seus integrantes, a linha de atuação, no passado foram a favor de privatizações, mentiras, migalhas para o povo. Atualmente para os seus; mordomias, aviões e cargos comissionados pra todo lado.

    Acorda Paraná!!

    • ONOFRE, com todo respeito o que adianta o Professor se interessar por politica se candidatar leva, porque de fato os professores tem liderança, mais dai depois de eleito vem o Governo e compra a cabeça, os cara fica tudo em Silêncio.

      Professor Galdino, Professor Galdino, Professor Galdino, Professor Galdino!!!!!!
      Me perdoe meus queridos professores, to com vcs e não abro.

  20. O professor deveria estar no topo da cadeia social do nosso país, as mentes mais brilhantes do país deveriam desejar sê-los. Infelizmente esse profissional não é valorizado em nosso país e em nosso estado.
    O Beto Richa não é diferente de outros, não conhece a realidade do povo e dos professores. Esperar o que dele, cursou todo o ensino médio e sua graduação em escolas particulares. Não está nem aí com a Educação.
    Se tivéssemos um país com gente esclarecida, com certeza certas figuras não seriam eleitas nem para síndico.

  21. Não entendo. O Richa já distribui tablets prá todos. O que estão reclamando?

    • É pra rir???
      Os tablets já estão aqui. Mas como foi a Presidenta Dilma quem os mandou, Richa está esperando que os mesmos se tornem obsoletos, pra depois serem distribuídos e criticados… (só pode ser isso…)
      Ainda espero o meu tablet.

    • Não distribuiu nada e, mesmo que o tivesse feito, não seria o governador, mas um projeto do governo federal. Os tablets foram adquiridos pelo ProInfo e esta verba é para todo o país.
      Mesmo assim, os tablets que serão distribuídos, apenas aos professores do Ensino Médio, ainda não foram.

    • É verdade Luiz,além disto ele diminuiu o número de alunos por sala e reformou todas as escolas.

      Realmente não entendo,o cara é um santo governador,resolve tudo e porque será que reclamam tanto dele??

      Vejam a segurança,a saúde, a infraestrutura do Estado!!

      Nenhuma contratação sem necessidade um governo íntegro e transparente

      Um Estado em que Sarney,Collor,Renan Calheiros,entre outros, não teriam vez.

    • Os tablets só apareceram na propaganda, aliás se tirar a tv do governador ninguem sabe que existe governo no Paraná, pois existem propagandas mas nada vemos de concreto , onde estão as obras mostradas nas propagandas ?

    • Prezada Luiz Alberto!

      Não são os tables que vão trazer qualidade de esnino nas escolas e melhor nosso pais.
      Se os professores tiverem um salario decente, não vão precisar ganhar nenhum tipo de equipamento para trabalho, pois poderão adiquirir seus recursos multimidias por conta propria.
      Salario justo é um direito que todos tem, se o seu salario é justo, poarabens para vc, mas não zombe daqueles que não tem.

  22. Os professores não tem medo de ameças, pelo contrario ameaçã é coeerção e deve ser repudiada, mais um bom motivo para haver greve.
    Infelizmente com o atual governo PSBD é assim que funciona, os funcionarios e professores são ameaçados, intimidados e coagidos a ficarem quietos aceitando a opressão.
    VAMOS PARA A GREVE!
    GREVE JÁ!

  23. O GOVERNADOR BETO QUE FALE COM O PREFEITO PARA AJUDAR NO AUMENTO SALARIAL DOS PROFESORES POIS AMBOS ESTAVAM JUNTOS QUANDO BETO FOI ELEITO GOVERNADOR;NADA MAIS JUSTO

  24. O professore do esta do parana vão ser todos canonizado pelo vaticano pois estão igual a santo vivendo de promessa.
    Tem que fazer greve mesmo para promessa vira realidade.