SPC! pode impedir empréstimo do Banco Mundial ao governo do Paraná

Governador Beto Richa faz apresentação durante reunião na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foto: Ricardo Almeida/ANPr.

Governador Beto Richa faz apresentação durante reunião na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foto: Ricardo Almeida/ANPr.

O governador Beto Richa (PSDB) foi a São Paulo, esta semana, reclamar de suposta discriminação da União em relação ao Paraná. A choradeira do tucano ocorreu durante evento com empresários paulistas.

O diabo é que o tucano não explicou que o estado está no SPC (Sistema de Proteção ao Crédito)! do governo federal. Ou seja, tem restrições ao crédito porque tem pendências no Cadastro Único de Convênios (Cauc). Por causa disso, a União não tem como fazer repasses à  administração estadual.

Dos 14 itens verificados pelo sistema, que afere o cumprimento de requisitos fiscais para o repasse de transferências voluntárias da União para os estados e municípios, o governo paranaense não atende a seis (43%).

Segundo reportagem de André Gonçalves, do jornal Gazeta do Gazeta do Povo, o descumprimento dos requisitos pode afetar a liberação de empréstimos como o de US$ 350 milhões em fase final de negociação entre o Paraná e o Banco Mundial.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O `The Best` sabe como conseguir. Ele tem o caminho. Seus padrinhos politicos ja ensinaram…
    Se nao conseguir por bem, ele fara como milhares de brasileiros que mesmo com o nome mais sujo que pau de galinheiro, conseguem comprar um carro, por exemplo. Eles `engraxam` o aprovador do credito. E em materia de engraxar, o `The Best` sabe como ninguem. A imprensa que o diga…

  2. Espero que não liberem este emprestimo mesmo, pois esse dinheiro todo vai para o ralo, nas mãos desse governador que não tem respeito por esse Estado. Fora beto richa vc já perdeu, curta muito esse resto de mandato.

  3. Pior de tudo isto é que parte deste dinheiro já foi comprometido com cargos em comissão,contou com o ovo….

  4. Desulpe erro digitação: Grande

  5. Para que esse empréstimo ??
    Falsas propagandas que estamos assistindo na TV e para acomodar os comissionados.
    Gande desgovernador do Paraná !

  6. Beto e Vampeta, tem algo em comum em fingimento, o Beto finge que governa e o Vampeta fingia que jogava, kkkkkkkkkkkkkkkk.

  7. É melhor não emprestar, pois farão um péssimo negócio!!!

  8. Beto Richa = Yeda Crusius, ambos cumprirão apenas um mandato.

  9. A pergunta e aonde nos vamos parar com tanto empréstimo? esse governador só sabe pedir dinheiro emprestado, uma conta que ficara para os Paranaense, quanto mais endividamento menos investimentos, isso e bem tipico de governo do PSDB, ate que ponto o governador pode comprometer o futuro do nosso estado, essa e outra pergunta? eu nunca vi na historia politica do Parana um Governo de tantos conchavos e irresponsabilidade como esse, uma maquina administrativa totalmente inchada com altos salários, propagandas milionárias, e as promessas de campanhas para a saudê a segurança e outras áreas caiu no esquecimento, eu espero que os adversários do Beto Richa em 2014 saiba fazer uma campanha eleitoral, apontando todos esses problemas e lembrando o eleitor das promessas não cumpridas que são muitas. Ninguém merece um Governo como esse, o pior da historia do Parana, só sabe fazer propaganda para tentar enganar trouxas.
    Beto Richa nunca mais.

    • Hei Mauricio,em Curitiba com a tal linha verde, foram empréstimos que comprometerão a administração até 2020,mais porque o povão sabendo disto ainda elegeu o crápula??
      Porque ele comprou a imprensa !!!!

  10. Todo mundo neste país quando vai emprestar dinheiro tem que ter uma boa situação para conseguir crédito, tem que ter idoneidade…O governo do Paraná também não pode ser diferente, tem que pagar as contas direitinho pra ter crédito na praça..

    • Concordo plenamente
      Eles largaram o osso na prefeitura de Curitiba,dando o calote até em funcionários
      Agora Beto faz no desgoverno

      Por falar nisto:
      Esmael vc não vai postar nada sobre o calote de 6 meses no Hospital da PM??

      este calote de Beto merece um post,não acha??

  11. E melhor ficar de bico calado seu ..Tio Quim voce nao sabe da missa a metade..fora DESGOVERNO BETO MICHA………….

  12. Nosso lider supremo, destemido?? kkk ve se para de comer semente de mamona seu tio quim, e se beber nao comente.

  13. Pois é, enquanto os tucanos choram, a diferença de Gleisi pro Beto é de 12% (52% a 40%), vejam la no blog do Cícero Cattani:
    “Quanto o Ibope trouxe Beto Richa nas alturas surgiram dúvidas quanto aos números muito altos de aprovação. Nesta terça, o Ibope incensa Dilma aos píncaros da glória e provoca admiração. Dilma pode chegar lá, Beto, não ““ faz pensar. O que diferencia uma pesquisa da outra é que o Ibope traz a chancela da poderosa Confederação Nacional da Indústria, que o repete periodicamente. Já O Ibope de Beto Richa ““ o Ibeto, segundo os maldosos ““ foi divulgado pela Associação dos Jornais do Interior, sob encomenda do PSDB, ao que consta. Ainda agora, o Instituto Radar, de Francisco Beltrão, revela que a ministra Gleisi Hoffmann livra 12 pontos (52 a 40%) em Curitiba sobre Beto Richa, numa prévia da corrida de 2014. O Radar ““ a exemplo do IRG, de Ponta Grossa, aquele que acertou os resultados das eleições de 2012 ““ não teria nenhuma credibilidade por ser pequeno e do interior, apesar de a pesquisa ter sido encomendada pelo Edson Casagrande, rico empresário do Sudoeste, secretário do governo e amigo pessoal de Beto.”
    http://www.cicerocattani.com.br
    Dúvido que essa diferença esteja em 12%, na realidade deve estar de 20% pra mais. Parece que em 2014 o Paraná elegerá uma governadora no comando do estado.

    • Então o indice de aprovaçao da D. Dilma tb está errado, afinal foi o mesmo IBOPE que fez as duas sondagens. kkkk

      • Problema é que só não vê quem não quer que Beto governa mal e muito mal o estado, ainda se ele tivesse governando o estado certinho, aí sim quem sabe estaria com 76% de aprovação, mas desse jeito governando pra apadrinhados apenas, qualquer criança de 05 anos já dúvida dessa tal aprovação do Beto. Ainda bem que a farsa dos 76% foi descoberta, não adiantou nada a Celepar contratar o Ibope, kkkkkkkkkkkkk.

      • Na minha opinião está sim,nada que uma boa $$$ não compre e em se tratando de pesquisas aqui no Paraná nem deveriam ser divulgadas para os divulgadores não perderem a moral

    • A boneca Barbie não será governadora em 2014. A Dilma pode ter votos e aceitação, porém será que transfere votos ?????????
      Duvido e digo mais, ela não tem carisma como o Lula e a Dilma

  14. correção (jeito)

  15. gostei
    isso é bem tipico desse futuro EX-GOVERNADOR sempre culpar os outros e não olha seu umbigo, na verdade não trabalha governo pifio, mediocre, o que fazem é só criticar o traira enche a boca fala o que quer gente mas quando é do seu umbigo mente inventa e só critica, assim não deve nem ser eleito deputado.
    o geito é copiar o que seu professor ex desafeto e atual secretario do planejamento falou um dia…
    Fala menos e trabalha mais é o que esse futuro ex-governador não faz.

  16. Nosso líder supremo saberá como reverter esta situação, afinal, um bom playboy não aceita um “não” como resposta”! Beto é destemido e fará tudo para evitar tão calamitosa situação.

    • Calamitosa pra quem??
      Só se for para a cambada dele no governo,pois diminuirão os novos cargos em comissão.
      O Paraná a coitado,este está a deriva a 2 anos,sendo empurrado com a barriga.

  17. Como sempre, o FUTURO EX-GOVERNADOR coloca a responsabilidade pelo que há de errado nas costas dos outros.
    As regras de empréstimo do governo federal são as mesmas para todos os estados. É só cumprir a cartilha que o dinheiro chegará!

  18. E aquele tucano reclamador da assembleia dep. Maron não fala nada sobre isso, aquele la também só reclama e chora, mas não olham pro seu próprio umbigo, eles precisam fazer o dever de casa antes de tudo.