Requião pede ‘auditoria já’ no transporte coletivo de Curitiba

requiao_transporteNo meio do tiroteio acerca do fim do subsídio, anunciado pelo governador Beto Richa (PSDB), e do possível impacto na tarifa do ônibus, eis que surge o senador Roberto Requião (PMDB) pedindo ‘auditoria já’ no sistema de transporte coletivo da região metropolitana.

Pelo Twitter, o peemedebista disse que tanto Richa quanto o prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT), estão tapeando os usuários do transporte. “Pura tapeação. Auditorias, já!”, tuitou.

Requião concorda que a isenção do ICMS para o diesel é insuficiente para segurar tarifa do ônibus na Grande Curitiba, mas acha que a “caixa-preta” da Urbs — empresa que gerencia o transporte integrado — precisa ser aberta.

Entretanto, ao que parece, não interessa nem a Richa nem a Fruet abrir a “caixa de pandora”.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. bem…e o famoso ditado “abaixa ou acaba” como podemos definir…..tapeação ou não……..e a performace de um lunático como senador..como podemos definir..tapeação ou não…….e o governo que desmontou o PR em 8 anos, será que foi tapeação ou não……….pelo visto, de tapeação o tal Rei conhece muito……

  2. Aparentemente o Fruet está associado aos antigos desafetos e vai TRAIR a população. É aguardar para ver…..

  3. Requião tem razão. Quando foi deputado fez um estudo completo das planilhas. Não ficou um parafuso de fora da avaliação. Fez uma série de denúncias e enfrentou os empresários do transporte coletivo. Quando assumiu a prefeitura, ele não cedeu às pressões e passou a pagar às concessionárias do sistema, por km rodado, além de congelar o preço das tarifas. Ele não deu mole não, e sabe como ninguém como a coisa funciona.

  4. cara e coroa:o preço da passagem em curitiba até o momento so vejo a coroa, porque a coroa e essa . vai subir a passagem aos trabalhadoresclaro! mas os trabanlhadores com registro na carteira não muda nada, e as empresas que pagam 94%da passagens ,vale transporte,e os 6 % é descontado do salario do trabalhador.então esse negocio que fica caro para o trabalhador e babaquice.quem ganha 1000 por mes ele paga 60 reais. como direito no minimo 2 passagens por dia de trabalho ,que da um total de 350 reais no preço de hoje. mas nem a empresa paga tudo isso sozinha ,a parte da empresa e descontado no imposto de renda ,somente os 60 reias que realmente é pago.então os empresario que fazem esse barulho ,esses são a cara que não aparece. vão entrevistar os coitadinhos que não sabe como funciona esse negocio.quando afonsio camargo apresentou esse progeto foi desta maneira que ouvi.mas a realidde que esta ai e de hoje .uma passagem cara e para os transeuntes que vão visitar parques ,e hogares.mas o trabalhador com registro tanto faz tanto fez, o preço da passagem,para as empresas fica do mesmo tamanho.então esse negocio do transporte publico e midiatico.antes a midia nunca se intereçou nisso,claro a oposição ganhou agora o lema é cair matando .taxis poderiam deixar com eniciativa privada.poruqe trabalhador não anda de taxis!so se for pessoas da midias com salario de 500.000 reais ,olha 10000 no geral.um cara compra um carro novo ele não pode ser penalizado se ele cobrar caro,paga quem quer e pode pagar.eu penso que a prefeitura deveria largar isso com o setor de taxis e administrar melhor a cidade.tudo o que e escesso o stf derruba ,não adianta criar leis absurdas.a lei da obrigação se fazer o teste do bafometro esta no stf,o stf acha que o cidadão não pode criar provas contra si ,somente por espontania vontade,eu li no uol.quem forçou criar essa lei ,a grande midia ,jornalista tambem bebe alcool,não todos .mas gostam, sera que a aecio votou a favor dessa lei?

  5. Quero saber como os Senhores defensores do Prefeito explicam isso:
    O prefeito Gustavo Fruet armou campanha para exigir do governo estadual um subsídio para não elevar a tarifa de ônibus em Curitiba. Já na campanha eleitoral ele dizia que abriria a caixa-preta da URBS, empresa responsável pela gestão do transporte em Curitiba. Pois, pois, Fruet não só não abriu a caixa-preta da URBS como manteve a maioria dos diretores da gestão anterior, tão criticada na campanha eleitoral. Olhem a lista:

    Edmundo Rodrigues da Veiga Neto continua na Diretoria Administrativa e Financeira; a Diretoria de Transporte ainda está nas mãos de Antonio Carlos Pereira de Araujo; a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento continua sendo comandada por Fabiano Braga Côrtes Júnior e a Diretoria Jurídica permanece nas mãos de Rodrigo Binotto Grevetti.

    Ou seja, se Fruet quisesse, de fato, abrir a “caixa preta” da URBS, como JURAVA na campanha, teria que mudar a turma e colocar gente que não tenha comprometimento com a gestão anterior.

  6. Já disse e repito: se não mexem com taxis, praticamente 100% irregulares, não será com as famílias do transporte coletivo. Podem sentar e esperar, para não se cansarem. O Fruet, com isso, mostra que não é melhor nem pior que seus antecessores, apenas é mais um político ocupando a cadeira de prefeito. São todos iguais, todos fracos e dominados pelos acertos políticos e R$.

  7. Requião tem razão.
    Porém, o Frueta nada faz que possa prejudicar a “turminha do bilhão” !
    Curitiba não vem tendo sorte com seus prefeitos ultimamente…
    Fora Fruet !!!

    Pra seu governo, Requião é que é bão!

  8. NÃO PORQUE ELE PEDIU MAS O PREFEITO GUSTAVO FRUET JÁ ANUNCIOU A PRIMEIRA AUDITORIA NO SISTEMA DO TRANSPORTE COLETIVO, ALÉM DISSO A COMISSÃO DE ANÁLISE DA TARIFA.

    CHEGOU TARDE REQ!

  9. Nobre Esmael, esta Urbs de hoje ( antiga cia de urbanização de curitiba ) tem em seus quadros pessoas do mais alto nivel de conhecimento financeiro , politico e estratégico . Vejamos : a urbs tem Capital fechado – Sociedade anônima de capital fechado, a Urbs não tem ações disponíveis para venda e não distribui dividendos aos acionistas, por exercer atividade eminentemente pública. Conforme o Estatuto Social, os membros do conselho de administração devem ser acionistas, sem remuneração. O quadro societário também inclui o HSBC Seguros, a Fundação Bame­­­rindus de Assistência Social (em liquidação) e a Banestado S/A, Par­­­tici­­­pações, Administração e Ser­­­viços (em liquidação). Incor­­poradores da massa falida do Bamerindus e do Banestado, respectivamente, o HSBC e o Itaú não informaram se têm interesse em manter as ações. e sabem quem são os acionistas minoritarios????
    DOUTORES PAULO FROTE E ROBERTTO HINÇA !!!

    FRUET VOCE SE VENDEU NESTA TRAMOIA E SUJEIRA POLITICA???
    E N~]AO É SO TISO , UAM SIMPLES AUDITORIA DOS PLANOS DE PAVIMENTAÇÃO ( QUE ATE HOJE NINGUEM TOCOU NO ASSUNTO ) ESTAS CASCAS DE PIXE QUE COLOCAM SABEM DE ONDE SAI O “PLENEJAMENTO ??” URBS.
    É TALVEZ UMA DAS MAIORES GESTORAS DE DINHEIRO DO PARANÁ, ENVOLVE TRANSPORTE, TERRENOS DA CIC, MULTAS, MILHARES DE IMOVEIS…MUITO DINHEIRO..
    E NOVOS RICOS – AQUELES QUE GANHAM 10 MIL MAS EM POUCOS ANOS JA TEM PATRIMONIO DE MILHOES, DIRETORES QUE O FRUET MANTEM…HUM TA CHEIRANDO TRAIÇÃO ACORDEM !!!
    #SOCORROGLEISI
    #CHEGADOSMESMOS

  10. Requião tem razão!!

  11. SÓ ESPERNEIO
    O ReYquião perdeu a eleição em Curitiba. Apostou suas fichas no gordinho e depois no camudogo filho e perdeu dos dois lados.

    Entao ele que primeiro ganhe eleição, para depois querer governar. Esta é a regra mais clara. Quem ganha governa, quem perde, o “juris esperniando”

  12. O prefeitinho chorão não faz nada. Ele não tem capacidade para ser um administrador, um chefe do executivo. Ele é mal e mal um político para o legislativo, onde pode se esconder no meio de um monte de inúteis.
    Não vai abrir caixa preta nenhuma porque por trás dela há uma multinacional poderosa que fornece ônibus e peças a preços estratosféricos. A mesma que faz de Curitiba seu parque de testes, a custos altíssimos para a sociedade, e sem possibilidade de ter prejuízo. Tudo na planilha. O povo que se lixe.
    Os incompetentes repórtes e jornalistas da RPC tentam convencer que a população que os salários dos motoristas e cobradores são responsáveis por 50% do custo. MENTIRA… MENTIRA…
    Com o salário de somente um dirigente da URBS dá para pagar o de quase 20 motoristas.
    Nesta cidade não gente competente para analisar esta planilha ?

  13. Fruet aproveita que você ainda não tem o rabo preso com nada e audita tudo, deixa o fedô levantar…
    Ou será que vocês são tudo amiguinhos e só estão nos enganando?

    • Por que o Requião não aceita auditoria no Porto de Paranaguá na época do irmão Eduardão! Vade Retro Requião!

    • È amigo do BertOLDI e sua corja ! bertoldi=dono de busão de curitiba e coronel da CoHAB, só tem cupincha comissionado dele na COHAb

  14. Falam, falam, metem o Pau do Governo do Estado, agora no Governo Federal”¦ Mas ninguem responde:
    1. Porque a PREFEITURA não subsidia com nenhum centavo?? (quando enfia dinheiro em carnaval?)
    2. Porque o Fruet NÃO quer abrir a caixa preta da URBS?? ( Porque tem um Secretário que tem ligação com o Transporte Coletivo?)
    Isso”¦.ninguem responde. Falar mal do outros é facil.
    A Obrigaçao sobre transporte coletivos nas cidades é da PREFEITURA e só da Prefeitura.
    O Fruet na campanha não fez promessas??? CUMPRA !!!

    • Qualquer criança chorona faz um monte de promessas…

      Apenas um ser humano transparente, responsável, do bem, cumpre o que prometeu.

  15. Requião, o feitor dos milagres.

  16. Requião tem razão

    • Milhares de cidadãos Curitibanos exigem a ABERTURA DA CAIXA PRETA DA URBS…

      QUEM PROMETEU QUE IRIA ABRIR EM TROCA DE VOTOS NO ANO PASSADO E NÃO CUMPRE SUA PALAVRA É …

      • esta por fora cara!! te explico;a industria das multas em Curitiba ja ñ funciona mais a todo vapor, como era nos governos CASSIO/BETO/DUCCI.
        Ano passado,2012, foram emitidas pela industria das multas[URBS],acerca de 26.000 multas de transito na capital do Paraná. Com certeza, no ano em q estamos de 2013, o numero de multas de transito sera bem menor!!!verifiq pra ver.
        O ICI q fazia os processamentos das multas, esta sendo praticamente desativada… demissoes, cortes de alguns pagamentos, boicote do pessoal q operavam, trabalhavam no ICI,e com salarios poupudos. todos os meses eram 10.000.000 milhoes q saiam dos cofres da prfeitura, dinheiro suado dos curitibanos pra pagar o ICI… DEZ MILHOES CARA…! DEZ MILHOES… DEZ MILHOES Ñ É POUCO DINHEIRO Ñ??Entao vivente, diminuir as multas, quebrar as pernas do ICI. É uma maneira de abrir a caixa preta da URBS.

        • LUIZAO…

          Seria tão bom se você ao menos “tivesse tempo” de interpretar o que digita…

          LUIZAO diz: a indústria da multa não é a mesma…

          LUIZAO não tem como dizer: a indústria da multa acabou, conforme promessa de G.Fruet…

          LUIZAO não consegue entender: O absurdo de alguém vir a público e dizer “a UTI do Evangélico diminuiu muito as eutanásias… isto dá “pontos” pada alguém? OU ACABA COM A BANDIDAGEM OU NÃO QUEIRA PINTAR O SOL DE “vermelho”… Foi o mesmo que neste caso tentar provar: a indústria da multa diminuiu, está recolhendo menos dinheiro suado, pois atinge menos trabalhadores hoje em dia…

          A PROMESSA FOI ACABAR COM A POUCA VERGONHA, E NÃO MAQUIAR NÚMEROS PRA FAZER DE CONTA QUE DIMINUIU…

          NINGUÉM QUER DIMINUIÇÃO DA ROUBALHEIRA CASSA-NÍQUEL, OS TRABALHADORES, O POVO DE CURITIBA QUER O FIM DA INDÚSTRIA DA MULTA E A ABERTURA DA CAIXA-PRETA DA URBS…

          Vai fazer de conta que não entendeu, ou vai vir dizer que a caixa-preta da URBS não abriu ainda mas o prefeito G.Fruet já mandou comprar o “pé de cabra”?… Rsrsrsrs…

          Aqui no PARANÁ não tem TROUXAS como no resto do País… Não vem com conversinha fiada… Senão fica falando ou “digitando” sozinho… Kkkkkkk….

    • Independente de críticas que fazem ao Senador, será que alguém pode negar que ele seguiu o exemplo de Maurício Fruet no que se refere ao transporte coletivo em Curitiba? Será que Gustavo também seguirá ou optará pela forma de atuação daqueles que ganharam nos fatídicos 12 dias?