Relembre: editorial de O Globo celebra golpe militar de 1964

A história inabalável: Editorial do jornal O Globo! de 2 de abril de 1964, celebrou o Golpe Militar

Capa do jornal O Globo, celebrando o ressurgimento da democracia!, um dia após o Golpe Militar. (Reprodução).

Capa do jornal O Globo, celebrando o ressurgimento da democracia!, um dia após o Golpe Militar. (Reprodução).

Leia a seguir, na íntegra, o posicionamento histórico e irreparável do jornal da família Marinho durante o processo que removeu, à  força, um governo democraticamente eleito e instaurou uma ditadura militar no Brasil. Na foto abaixo, a capa do jornal O Globo, celebrando o ressurgimento da democracia!, um dia após o Golpe Militar.

Editorial de O Globo! do dia 02 de abril de 1964:

Ressurge a Democracia!

Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à  decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à  sua vocação e tradições.

Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ser a garantia da subversão, a escora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade, não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada.

Agora, o Congresso dará o remédio constitucional à  situação existente, para que o País continue sua marcha em direção a seu grande destino, sem que os direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à  anarquia e ao comunismo.

Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente, certos, enfim, de que todos os nossos problemas terão soluções, pois os negócios públicos não mais serão geridos com má-fé, demagogia e insensatez.

Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares, que os protegeram de seus inimigos. Devemos felicitar-nos porque as Forças Armadas, fiéis ao dispositivo constitucional que as obriga a defender a Pátria e a garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, não confundiram a sua relevante missão com a servil obediência ao Chefe de apenas um daqueles poderes, o Executivo.

As Forças Armadas, diz o Art. 176 da Carta Magna, são instituições permanentes, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade do Presidente da República E DENTRO DOS LIMITES DA LEI.!

No momento em que o Sr. João Goulart ignorou a hierarquia e desprezou a disciplina de um dos ramos das Forças Armadas, a Marinha de Guerra, saiu dos limites da lei, perdendo, conseqà¼entemente, o direito a ser considerado como um símbolo da legalidade, assim como as condições indispensáveis à  Chefia da Nação e ao Comando das corporações militares. Sua presença e suas palavras na reunião realizada no Automóvel Clube, vincularam-no, definitivamente, aos adversários da democracia e da lei.

Atendendo aos anseios nacionais, de paz, tranqà¼ilidade e progresso, impossibilitados, nos últimos tempos, pela ação subversiva orientada pelo Palácio do Planalto, as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-os do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal.

Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais. Aliaram-se os mais ilustres líderes políticos, os mais respeitados Governadores, com o mesmo intuito redentor que animou as Forças Armadas. Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo.

A esses líderes civis devemos, igualmente, externar a gratidão de nosso povo. Mas, por isto que nacional, na mais ampla acepção da palavra, o movimento vitorioso não pertence a ninguém. à‰ da Pátria, do Povo e do Regime. Não foi contra qualquer reivindicação popular, contra qualquer idéia que, enquadrada dentro dos princípios constitucionais, objetive o bem do povo e o progresso do País.

Se os banidos, para intrigarem os brasileiros com seus líderes e com os chefes militares, afirmarem o contrário, estarão mentindo, estarão, como sempre, procurando engodar as massas trabalhadoras, que não lhes devem dar ouvidos. Confiamos em que o Congresso votará, rapidamente, as medidas reclamadas para que se inicie no Brasil uma época de justiça e harmonia social. Mais uma vez, o povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina, que lhe permitiu superar a grave crise, sem maiores sofrimentos e luto. Sejamos dignos de tão grande favor.!

do Pragmatismo Politico, com Acerto de Contas

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. VEJO PROF. TRABALHADOR ACHO QUE TEM MAIS PESSOAS FORMADAS QUE SO QUEREM VER O QUE OS ORG DE IMPRESSA FAZEM SO ELES SAO CULPADOS ME INTRISTESSE SABER QUE O POVO E CEGO, NAO ADIANTA ESTUDO MESMO,
    OLHAM NAO E A IMPRENSA QUE AUMENTA PREÇO SAO OS GRANDES EMPRESARIOS E VEJO QUE NA VERDADE ESTA HAVENDO UM GRANDE AUMENTO NUNCA VI TOMETE NO VALOR DE 5,90 O KILO OS EMPRESARIO VENDO QUE HOUVE DIMINUIÇAO DOS IMPOSTOS AUMENTARAM PARA SIM PREJUDICAR NAO O PT MAIS SIM ESTA MULHER QUE E UMA VERDADEIRA PRESIDENTE, QUE NAO TEM DO DE CORTAR NA PELE AMIGOS QUE SAO SAFADOS NAO E LULA QUE DIZ NUNCA TER VISTO NADA FALA SERIO VE COM QUEM ESTEVE NA DITADURA NAO VEM DIZER QUE ELA FOI O VILAO DA HISTORIA QUE NAO FOI GRAÇAS A ELA TEM SEUS MERITOS ESTRADAS CONSTRUIDAS HIDRELETRICAS ETC, A JUSTIÇA FUNCIONAVA MESMO NAO TINHA DROGA, SE DEMOCRACIA E ISSO LIBERTINAGEM NO LUGAR DE LIBERDADE QUERO DITADURA, ACHO QUE NAO TEM PARA NINGUEM COM A DILMA MAIS NAO FALEM BOBAGEM OLHEM BEM SEJAM INTELIGENTES NAO VENHAM COM DISCURSO DE QUEM APROVA A DESMANDOS DOS DEPUTADOS TANTOS FEDERAIS COMO ESTADUAIS PRESIDENTE DO CONGRESSO ALGUEM QUEM TEM PROBLEMA NA JUSTIÇA ASSIM E QUE GLOBO ETC TEM HAVER COM ISSO TUDO NAO ME DIZEM QUE SAO ELES CULPADOS PESSAM BEM….

  2. Quando a gente ler, em raros meios de comunicaçao, é verdade, como é o caso deste blog do Esmael, as mazelas do Partido da Imprensa Golpista – PIG – não é por raiva, a não ser por esta Justa Raiva de que fala Paulo Freire, um dos exilados, expulso deste país, em nome desta maldita imprensa e de seu regime criminoso. O PIG está aí com a mesma raivosidade, usando aqui mais um termo freireano, para falar do ódio de classe que fez nascer e prevalecer a Cultura da morte, alimentada pela cultura do silêncio. E tudo isto em nome da Pátria, da justiça e da ordem. Que Pátria? Que Justiça? Que órdem? Apelo aos meios de comunicação responsáveis e comprometidos com a verdadeira justiça, com a democracia e com a educação contextualizada, para emcampar a causa da Consciência Histórica. Vamos promover seminários, nas escolas, nos sindicatos, nas associações afins, nas Igrejas, enfim, na sociedade inteira, para desvelarmos os últimos quarenta anos de nossa história. A geração filha da liberdade, da democracia, da luta constante por justiça e de uma geração exterminada pelo ódio do PIG, merece saber quem é quem nesta história. Apelo aos/as vereadores/as, deputados/as, a todos/as que sabem quanto nos custou voltarmos a ser um povo com dignidade, com sonhos e esperança, a fazer o que a história quer e nos pede que façamos. O que falamos para nososs filhos/as sobre Frei Tito de Alencar, Marighela, Paulo Freire, Santos Dias, Luiz Carlos Prestes, João Amazonas, Luzenira, Soeli e tantos/as outros/as verdadeiros heróis? Quantas Ruas, Avenidas, Praças, colégios, temos em nossas cidades com o nome deles/as? O PIG está está aí raivoso, homófobo, preconceituoso, discriminador, violento, por fim, como é a sua índole. E cada vez mais ocupando espços nos poderes. No judiciário vestiu a túnica da justiça; no parlamento, pasmem-se, vestiu o terno dos Direitos Humanos, nas religiões traz os resquícios medievais de um secularismo anacrônico e simoníaco e assim querem ofuscar os lampejos de lucidez do executivo. Estamos em momento instigante e decisivo na afirmação de uma Nação Democrática e Soberana e depende muito de nossa coragem e lucidez históricas. João Santiago. É Teólogo Poeta e Militante.

  3. boms tempos , nao tinha tanta roubalheira como esses politicos de agora, so era ruin pra quem era contra o brasil.

    • Tinha sim e muito mais do que hoje…Só que não se podia falar da roubalheira, se falasse levava porrada do governo. A maoria dos que comentam neste blog teriam morrido ou se calado…

  4. Estavamos entre uma ditadura de esquerda, e uma de direita. Queira o não, o golpe salvou o Brasil do pior.

  5. Parabéns Esmael pela matéria, os que criticam não tem o minimo conhecimento desses fatos, e preciso que os jovens tenha um entendimento mais claro sobre esses grupos de comunicação que sempre estiveram contra os Brasileiros tanto no passado quanto agora, disseminando e dissimulando informação falsa na cabeça das pessoas, para aqueles que não gostaram vão ler noticia light e agradável em outros Blogs. O dinheiro sempre comprou parte da imprensa Brasileira e por esse aspecto que a maioria da sociedade foi a favor do golpe, hoje continua do mesmo jeito, a unica diferença esta na liberdade que temos na internet, e nos blogs como este.

  6. Puxa, cada comentário bacana…nosso Estado e nossa cidade devem ser as mais fascistas e reacionárias do Brasil. Parabéns Curitiba, uma cidade que faz juz a fama: provinciana, conservadora, rascista, se acreditando européia e culta…..um bando da analfabetos…..
    Ridículos…

  7. A rede Globo é golpista desde sempre, o golpismo está no seu DNA e não tem remédio.

  8. Só alienados e quem adora ser Manipulado por essa Rede de TV, Jornal, Radio Etc, não acredita que Essa Rede, só cresceu graças a toda $$$ e concessões que o Regime Militar Deu a ela, pra que ela Dedurasse os “inimigos da Pátria”. E ainda mantém a Velha postura Ditatorial, com contratados, artistas etc. E Continuam manipulando as Mentes das pessoas, o Esporte Nacional, e distorcendo fatos. FORA GLOBO

  9. Parabéns ESMAEL!…..

    Parabéns comentaristas daqui!….

    É com luzes assim, que se vai entender o Brasil….

    Vou os LIVROS LER e DOCUMENTÁRIOS assistir…

    Grato ESMAEL, por trazer luzes CÍVICAS ao teu/nosso informe diário para teros conciência de patriotas, de cidadãos, de BRASILEIROS.

  10. *-Nos anos, 70 eu lecionava História, disciplina que “abrE” a cabeça do cidadão (quando bem transmitida). Quando fui lecionar OSPB e EMC tive que fazer ficha no DOPS, DOI e CODI…povo alienado nem sabe o que é isso!!!

    *-OSPB (Organização Social e Política do Brasil) bem transmitida cria um civismo e conhecimento ao estudante! Deveria voltar tais disciplinas! Não é piegas conhecer e amar sua pátria (apesar do quilate políticos). GRATO

  11. *- Tenho e li o livro a “História Secreta da Rede Globo” da editora TCHê. O livro mostra como se construiu Império global; como os EUA queriam penetrar no Brasil, mas as leis proibiam empresas (comunicação) estrangeira de se instalarem com capital $ no Brasil; o ardil foi penetrar através da Rede Globo; mas na verdade era o Jornal TIME e a Revista LIVE que mandavam na “família Marinho”; prá quem não entendeu: capital Judeu chegando ao Brasil. Depois Vieram a Manchete (capital Judeu/BLoch) , SBT (Abravanel/ Judeu Grego). Somente a Bandeirante que não era semita (SAAD/ Ismaelita).

    *- Mais tarde li o livro “Os grafinos da Rede Globo” fiquei chocado na época!
    Hoje…mais nada me choca!!!! Tudoazul na América do Sul!!!

  12. TODOS ERAM A FAVOR!!!!

    *-Eu tinha 15 anos na época e todos, devido a propaganda em massa, acreditavam que os comunista comiam criancinhas. A Igreja Católica, a classe Média, os industriais, a TFP, a Ku Kux Klan…todos, todos mesmo apoiaram o governo militar!. É FÁCIL APONTAR O DEDO AGORA!!!!

    *-Somente nos anos 70 surgiram os movimentos armados (Araguaia etc). Grato

  13. Gente como esse BLOGLISTA que vive remuendo passado, jamais vai ter futuro FELIZ, vai passar a vida destilando ódio contra tudo e contra todos. Pare com isso Ismael, vc ainda pode ser um bom menino….

    • Comentário de quem não perde um capitulo das novelas da Globo e assina canal Pago pra ver o BBB e não perder um segundo desse Lixo. Acha que a XUXA é rainha, que Faustão é o melhor programa de Domingo, que Galvão Bueno é DEUS. Quando perceber a Lavagem Cerebral que a Globo faz… será tarde.

  14. Um posicionamento de 50 anos atrás…..até meu avô já mudou de opinião. Vejam só os dias de hoje. O PT anda de braços dados com todos os apoiadores do golpe militar…e assim caminha a política (politicagem) brasileira.

  15. O cara ainda foi cara de pau e escreveu “Atendendo aos anseios nacionais”. Desde quando o povo deste país pediu a instauração de uma ditadura militar e a usurpação do poder?
    Com o apoio da ditadura militar o nosso CIDADÃO KANE pode levantar seu fantástico imperio das comunicações. Com o apoio da ditadura militar o terror ao pesamento foi imposto, e muita gente apanhou, morreu, ficou aleijada, foi calada…E nasceu toda uma geração que tem medo de falar, de se manifestar, de buscar os seus direitos…A ditadura, apoiada pelo nosso CIDADÂO KANE, aleijou o sentimento pela busca de liberdade de nosso povo até os dias de hoje.
    E o triste é que tem muita gente recebendo gordos numerários até hoje, construídos na época do governo ilegítimo, nunca serão punidos. Justiça só a divina mesmo, porque a dos homens…..
    Saibam mais sobre a construçã desse império no livro “A História Secreta da Rede Globo” do jornalista Daniel Herz, sai baratinho no sebo ou dá para baixar da internet. Tem também o documentário da BBC, “Muito Além do Cidadão Kane”, foi proibido no Brasil, mas tem na internet, dublado e tudo…