Presidente do Uruguai dá “olé” no papa argentino Francisco

Considerado o presidente mais pobre do mundo, Mujica e a esposa são ateus e defendem o status de Uruguai como Estado laico

Dilma e sua colega Cristina Kirchner foram à  sessão beija-mão no Vaticano; o presidente do Uruguai, José Mujica, se recusou porque "não é crente".

Dilma e sua colega Cristina Kirchner foram à  sessão beija-mão no Vaticano; o presidente do Uruguai, José Mujica, se recusou porque “não é crente”.

O recém-eleito papa Francisco, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, faz tanto sucesso “assim” entre os presidentes da América Latina. Entre os quais que rejeitou a sessão beija-mão no Vaticano, em Roman, está o uruguaio José Mujica, o Pepe, o mais pobre do mundo.

Segundo a primeira-dama do Uruguai, Lucía Topolansky, ela e seu marido, o presidente da República, não assistiriam a posse do papa Francisco proque não são católicos e porque seu país é “absolutamente laico”.

“Não somos crentes, e como o vice-presidente (Danilo Astori) é, considero mais oportuno o vice viajar; isto tem muito a ver com fé”, disse a mulher de Mujica, que é senadora da República.

Ele também advertiu que “o Uruguai é um país absolutamente secular, a Igreja é separada do Estado desde o início do século passado, e tem alguma diferença do resto da América Latina”.

Topolansky esclareceu que “eu tenho um enorme respeito pela religião católica, assim como outras religiões”, mas insistiu que ela e Mujica não são crentes e que “este país é particularmente secular”.

Ainda disse que “a sociedade (Uruguai) não viveu como algo central”, a escolha do argentino Jorge Bergoglio como sucessor de Bento XVI.

Com informações da Telefe Notícias

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Tiro o chapéu para o senhor Predidente do Uruguai.

  2. Este papa foi jogadapolitica ! , A america latina tem um historico de revoluçao
    mas tem tambem o maior numero de catolicos . geralmente as revoluçoes
    estao relacionadas a ideologia de karl marx segundo ele a religiao e o opio do povo. dai surge um papa na latino america para apoiar partido de direita e mudar isso . ta de parabens Mujica vc nao e falso!

  3. Voce ficou ofendido mesmo com as verdades que falamos com relação a sua falta de fé,agora tudo oque e quem tiver falando mal do papa vc vai fazer quetão de publicar,cuidado com a perseguição a cristo, leia paulo na biblia.

    • Ai que medo, medo de uma “fumacinha” que só existe na tua imaginação. Por favor, vivemos em plena Idade Mérdia, fanáticos religiosos de todos os tipos fazendo ameaças …. seu pudessem restauravam as fogueiras, os autos-de-fé e o Tribunal do Santo Ofício. Mas é claro, antes os católicos, evangélicos, espíritas e afins se massacrariam em guerras religiosas como fizeram na Europa, decidindo quem iria queimar quem.
      Intolerância, ódio, fanatismo são os mandamentos do teu cristo? Então prefiro ser ateu e ser guiado pela Razão.