Por que o MP denunciou 8 por homicídios no caso do Hospital Evangélico de Curitiba?

O MP não respondeu: por que a médica Virgínia e outros 7 profissionais da saúde foram denunciados por assassinato? A quem eles beneficiavam? Eram planos de saúde privados?

O MP não respondeu: por que a médica Virgínia e outros 7 profissionais da saúde foram denunciados por assassinato? A quem eles beneficiavam? Eram planos de saúde privados?

Li atentamente, no site do Ministério Público do Paraná (MP), na tarde desta segunda-feira (11), a informação sobre a denúncia oferecida à  Justiça, pela Promotoria de Proteção à  Saúde Pública de Curitiba, contra oito profissionais da saúde do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

A médica Virgínia Helena Soares de Souza, chefe da UTI, encabeça a acusação com sete homicídios duplamente qualificados e formação de quadrilha. Outros profissionais da área, dentre médicos e enfermeiros também foram denunciados hoje.

Os supostos crimes teriam sido cometidos entre 2006 e 2013.

Pois bem, eu ainda não fiquei convencido das acusações oferecidas pelo MP. Pelos relatos dos promotores, os supostos assassinatos cometidos pelos médicos e enfermeiros tinham requintes de crueldade. Agora eu pergunto: quem se beneficiou com as mortes atribuídas aos acusados?

Só faria sentido se houvesse motivos econômicos e/ou vantagens para tais homicídios. Faltou o MP dizer, por exemplo, que as mortes desentulhavam! a UTI e beneficiavam os planos de saúde privado. Não disse nada nessa direção.

O advogado Elias Mattar Assad, representante da médica Virgínia, revoltou-se com a denúncia: Não serão os médicos que sentarão ao banco dos réus, será a própria medicina e a medicina intensiva!, previu.

Eu acho muito estranho alguém !“ ou grupos !“ eliminar fisicamente doentes terminais sem um objetivo aparente. Esse caso está mais para Escola de Base. Aguardemos. Oremos.

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am all new to blogging and site-building and definitely enjoyed you’re web-site. Probably I’m likely to bookmark your blog post . You actually have impressive well written articles. Thanks a bunch for sharing with us your blog site.

  2. esse termo formação de quadrilha que solta os presos. quem coloca uma pessoa como formador de quadrilha é o que tem que provar. as denucias da uti tudo bem .mas formação de quadrilha ,fica meio dificil para um entendimento. é o mesmo que alguem em coma escrever cates ,e fala da uti. se o chico xavier vivesse ainda poderia ser psicografada , mas não foi,eu fico pensando como ? não posso questionar a justiça ,mas digo o que penso. quando o juiz examina um processo e vê certos exageros ,certamente a pessoa vai para a rua ,até ter um processo mais perfeito. não rolu dinheiro como pode ser formação de quadrlha? até agora ninguem disse nada sobre milhões de reais que circulou .e um absurdo! mas o crime contras os paciente manti intocaveis nesse poster! falei somente da carta ,e quadrilha.

  3. Que fique claro: eu não estou dizendo que a Dra. Virgínia é santa, e estava tão somente pensando em amenizar a dor dos pacientes. A morte é um fim por si só, enquanto a vida é cheia de possibilidades (Tyrion Lannister).

    O que eu quero dizer é que, dentro da função de ADMINISTRADORA de uma UTI, ela era OBRIGADA a tomar algumas decisões que não teria que tomar SE o hospital tivesse os recursos necessários para instalar tantas vagas de UTI quantas fossem necessárias. A falta de vagas em quartos, enfermarias e UTI nos hospitais NÃO É NOVIDADE pra ninguém. Isso ocorrem em TODOS os hospitais brasileiros. O que significa que o que ocorreu no Hosp. Evangélico VAI CONTINUAR acontecendo em TODOS os hospitais brasileiros. E essa situação, INFELIZMENTE, vai continuar, se continuarmos elegendo Renan Calheiros (Presidente do Senado), Marco Feliciano (Presidente da Comissão de Direitos Humanos), José Genuíno e João Paulo da Cunha (integrantes da Comissão de Cidadania e Justiça), entre outros. Porque TODA ESSA CORJA está focada em acordos políticos, em manter o “status quo”, e não em melhorar as condições de vida do cidadão brasileiro.

    Quanto ao argumento de que os pacientes que morreram na UTI são majoritariamente do SUS, onde está o índice de mortalidade apresentado pelo Hospital? Basta apresentar os números de pacientes que foram atendidos na UTI desde 2006, a quantidade de pacientes que entraram em óbito e se eram oriundos SUS ou plano de saúde (ah, sim: é bom lembrar que GERALMENTE, quem tem plano de saúde vai para o VITA, Santa Cruz, Cruz Vermelha, Marcelino Champagnat, São Vicente…).

    Além disso, o valor que o SUS repassa para os hospitais para internamentos em UTI é bem inferior ao valor repassado pelos planos de saúde (salvo grave engano). Até onde eu saiba (e eu posso estar enganado), uma vaga de UTI particular custa R$ 5 mil ao dia.

    E aí? Você, como médico administrador da UTI, vê um paciente SUS (que NÃO cobre os custos de internamento) de 87 anos com um prognóstico ruim (o que NÃO GARANTE que ele consiga sair VIVO através dos cuidados oferecidos pela UTI) já internado há 10 dias, quando é necessário internar um rapaz de 25 anos com um prognóstico muito melhor (que GARANTE que ele consiga sair VIVO através dos cuidados oferecidos pela UTI, desde que ele seja urgentemente internado) com um plano de saúde (que cobre os custos de internamento). O que você faria?

    A resposta não é fácil. A situação não é fácil. Aliás, tudo isso é muito triste. Nem eu nem ninguém está pedindo para que nos conformemos com essa situação, que nos conformemos com o que OCORRE TODOS OS DIAS nas UTIs dos hospitais brasileiros. Apenas quero mostrar, através de argumentos básicos, que há um outro lado nessa história. Que, como disse o Coronel Nascimento, em Tropa de Elite 2: “O policial não puxa o gatilho sozinho”. Podem ter certeza que o Poder Público “puxou os plugs” junto com a Dra. Virgínia.

  4. MAS GUTIERREZ…?? Estao condenando essa mulher sem provas concretas!!?Ñ pode isso!!!O SR IVO DE 73 ANOS,chegou na UTI do evangelico com graves problemas de saude… poblemas renais,cardiacos,cancer na prostata, ipertenso etc etc.Pacientes com esse quadro de saude, muito pouco se pode fazer???!!q me perdoe os familiares do senhor IVO, Q DEUS O TENHA!! SE CONDENAREM ESSA MULHER, ENTAO TEM Q MANDAR CONDENAR TODAS AS CHEFES DE UTIS PELO BRASIL TODO!!! POIS TODOS PRATICAM OS MESMOS PREEDIMENTOS DA DOUTORA VIRGINIA…

  5. Devo concordar com alguns internautas, Esmael.
    Melhor não dizer nada a respeito do que ser leviano e/ou pensar que os seus leitores são, digamos, bobinhos. Comparar com o caso Escola de Base, ainda que para jogar para os incautos é palhaçada; nada a ver uma coisa com a outra. A coisa é séria demais para desdenhar da situação.
    Ou diz o que pensa/sabe, ou melhor calar até segunda ordem.

  6. Acho que existe ainda fatos ocultos pela polícia neste caso que nem podemos imaginar!!! o desespero está levando a estratégia de defesa a comprar espaço na mídia para plantar a dúvida….enfim MISTÉRIO….. que espero seja desvendado e tornado público.

  7. para certas pessoas, a pratica da eutanasia e legal…EUTANASIA E CRIME MINHA GENTE… FIM DE PAPO..CADEIA NESSES ASSASINOS.

  8. Perfeito o comentário do Andersom. É uma questão até de clemencia. Hoje passou uma entrevista com o médico responsável pela questão ética do Conselho Federal de Medicina e ele deixou isso claro. Não é etico, nem clemente, manter uma pessoa viva, sem a menor condição de vida, agonizando.Fizeram isso com o pai de uma amiga minha, portador de um enfizema, totalmente irrecuperável. O mantiveram vivo, por quatro longos dias, agonizando, sofrendo e fazendo os familiares sofrer. Melhor sim, administrar sedativos e deixar a natureza fazer sua parte. Essas pessoas nunca sairiam vivas de lá, era apenas uma questão de tempo. Espero, que se acontecer comigo um dia, administrem sedativos e me deixem morrer em paz.

  9. Concordo plenamente com o Nobre Cristão²

    Matavam pq eram pobres. Matavam pq $ precisava girar.,de Carlos.

    Agora, Me causa espécie,Esmael, vc DEFENDER uma “nobre senhora que fumava pela UTI, usava um apito e dava tamancadas em seus subordinados”
    ……

    E nas Eleições abraçado ao Fruet ,E agora REQUIÃO??
    Sei não,hein…

  10. PARABENS A POLICIA DO PARANA .. BRILHANTE TRABALHO.. PARABENS DOUTOR MICHELOTO..

    • GENTE!!! ENquanto vcs ficam discutindo o sexo dos anjos,parabenizando lambanças policiais, da segurança publica, especialmente do micheloto…
      Do outro lado o governador de merda esta metendo as maos em nosso bolso, criou mais uma secretaria pra confortar os puxas sacos, mais 41 cargos comissionados… Cabos leitorais de luxo, da TUCANADAS DO DEMO, E a conta quem paga somos nos…E O VALOR DOS MENSALOES CHEGA A 4000.000,00r$ POR ANO…Foi aprovado ontem 11/03/2013 pelo rolo compressor, DO DESGOVERNADOR DE MERDA DO PARANÁ.POBRE POVO DO PARANÁ!!!
      ABRAM OS OLHOS GENTE!!! PELO AMOR DE DEUS!!! ESTAMOS SENDO ASSALTADOS!!!

      • A SERETTARIA FOI APROVADA POR 37 A 7 PELA ALEP NA SEÇÃO PLENARIA DE ONTEM11/03/2013, ROLO COMPRESSOR ,OS DEPUTADOS ESTADUAIS, APROVARAM A SECRETARIA A PEDIDO DO EXECUTIVO, O SECRETARIO É O ILUSTRE EX DEPUTADO ESTAUAL DO DEMO CESAR SILVESTRE..

  11. Perfeito o Nobre Cristão. Matavam pq eram pobres. Matavam pq $ precisava girar. Tem muito mais provas q nao foram divulgadas pq esta em sigilo. Atrapalhado este Esmael.

  12. Não sou médico. Sou esposo de uma enfermeira que, graças a Deus, não trabalha num hospital e nunca trabalhou num hospital ou UTI.

    Mas o que precisa ficar claro é que o que aconteceu no Evangélico acontece em TODOS os hospitais que atendem o SUS. Isso é fato!

    Pacientes internados em UTI, com pouca ou nenhuma perspectiva de vida, acabam ocupando uma vaga que poderia ser usada para SALVAR uma vida.

    Infelizmente, não há vagas para todos. Um exemplo: um trabalhador de 25 anos (que pode ser meu pai, meu irmão, meu amigo) é atropelado e tem traumatismo craniano. Precisa de uma vaga de UTI, que está lotada. Uma das vagas é ocupada por uma senhora de 87 anos (que pode ser minha avó, minha mãe, minha irmã, minha amiga) um problema seríssimo e pouca/nenhuma expectativa de vida.

    Como um administrador resolve uma situação como essa?

    A culpa é de quem? É do administrador e dos seus funcionários, que precisam E QUEREM prestar o melhor atendimento a TODOS os seus pacientes e NÃO TEM ESTRUTURA para isso, porque os recursos são insuficientes (e quando não são, há desvio de verba para campanhas eleitorais, pagamento de propinas ou enriquecimento ilícito)?

    Por que é que uma médica iria “puxar os plugs” de pessoas mantidas vivas através de medicamentos e aparelhos? Qual é o MOTIVO pra isso? Sadismo? Psicopatia? Pura maldade? Ou fez isso por ser obrigada a “dançar conforme a música” que o SISTEMA toca para ela?

    O SISTEMA é responsável por essas mortes. O BANDIDO que desvia recursos da saúde e que NÓS colocamos dentro de uma Assembleia Legislativa, numa Câmara dos Deputados ou no Senado, este é o responsável por essas mortes. NÓS, que por ignorância votamos em LADRÕES e por omissão aceitamos o “toma-lá-dá-cá” dentro de um Congresso, também somos responsáveis.

    • Caro Anderson, você não entendeu, não matavam pessoas que estavam apenas aguardando a morte na UTI, matavam pessoas que se continuassem na UTI sairiam de lá VIVAS.

    • Acho que realmente temos uma indústria da morte em nosso país..

  13. Esmael, ou você é muito, mas muito, ingênuo ou você está atendendo a interesses escusos. Ora, até o porteiro do Evangélico sabe quem lucrava, e muito, com os espaços abertos na UTI para atender internações de planos de saúde e particulares (a polícia continua a investigação deste fatos). Quando o assunto é político até te perdoo por algumas impropriedades que você escreve, mas neste caso, onde pessoas foram assassinadas covardemente, não se pode dar vazão ao tipo de comentário “inocente” por você escrito. Respeite os mortos e seus familiares.

  14. QUE A JUSTICA SEJA FEITA..ACREDITO NO NOSSO MINISTERIO PUBLICO….ACREDITO NO TRABALHO DA NOSSA POLICIA…POIS AINDA EXISTE POLICIAIS HONESTOS…SEMPRE VOU DEFENDER PROFISSIONAIS HONESTOS…QUAL O INTERRESE DA POLICIA QUERER PREJUDICAR ESSES PROFISSIONAIS…AS DENUNCIAS SAO SERIAS E TERAO QUE SER INVESTIGADAS A TODO RIGOR.

  15. Caro Esmael, deixa disso, para com isso, você sabe que ela não fez isso sozinha, porque é óbvio, que as vantagens para o HE eram enormes com pacientes de convênios na uti do que os dos sus. Acredito na polícia e no ministério público. E quanto ao advogado Elias Assad, eu tenho algo a dizer. Para mim você é um mercenário. Quem devende os Yared, não pode fazer defesa para este tipo de ser humano. Tá na cara que isso foi morte encomendada e quem ganhou fora muitos e não somente eles que operaram as máquinas.

    • PC e se um no mercado de saúde houvesse entrado recentemente um poderoso hospital; como qualquer leigo sabe o que rende uma UTI em termos de lucro a um hospital. Imaginemos que esse poderoso hospital está com a sua UTI com menos de 30% de ocupação, e como sabemos saúde privada no Brasil ainda é aplicação e não investimento, pois quem investe em saúde é o poder público. Ponto. O que poderia fazer os executivos desse hospital supostamente para preencher os 70% que faltam em sua UTI? Como todos sabemos o capitalismo é amoral. Então fica a pergunta, a médica indigitada e os membros da sua equipe são culpados? Tudo o que escrevi é uma mera suposição, mas podemos ter no Paraná uma nova Escola de Base.

      A pergunta que fica é: a quem interessa o crime?

    • O Filósofo entrou num campo da filosofia do direito que é muito salutar para a nossa autocritica.

      http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/03/medica-do-evangelico-e-mais-sete-pessoas-sao-denunciadas-pelo-mp.html

      O silogismo é um termo proveniente do grego antigo e significa “raciocínio”, é uma palavra muito utilizada no meio filosófico, principalmente nos estudos realizados por Aristóteles. Esse filósofo efetuou o conceito de argumentação lógica e perfeita baseada em três proposições relacionadas entre si.

      A partir dessas três proposições é possível encontrar uma conclusão, sendo as duas primeiras consideradas “premissas”. A ideia de silogismo foi publicada por Aristóteles nos estudos “Analíticos anteriores”.

      Todas as premissas encaminham o pensamento para a conclusão sempre havendo uma relação coerente entre as três, ou seja, uma relação de causa e consequência. Podemos dizer, que o silogismo é um argumento dedutivo constituído por três proposições que se apresentam de maneira encadeada:

      Premissa maior (1ª)
      Premissa menor (2ª)
      Conclusão (3ª)
      Temos o silogismo de aspecto formal e material. Lei a seguir um exemplo de silogismo:

      “Todo homem é mortal.

      Sócrates é homem.

      Logo, Sócrates é mortal.”

      Há silogismo sobre termos mais populares:

      Exemplo 1:

      “Toda gata mia.
      Ora, minha namorada é uma gata.
      Logo, minha namorada mia.”

      “A Bruxa é uma mulher feia.
      A morte é feia
      Dr. Virgínia é feia.
      Logo, Dr. Virgínia é Bruxa.”

      “Deus é amor.
      O amor é cego.
      Steve Wonder é cego.
      Logo, Steve Wonder é Deus”

  16. Oremos pela Virginia?

  17. Será que não seriam os responsáveis as tais “forças ocultas” a que Jânio Quadros se referia?