Paraná: visite antes que acabe

As privatizações e terceirizações de serviços essenciais, que são papel do governo, põem em risco a própria existência do Estado Lato Sensu!; quem se habilitará a reconstruir o que está sendo destruído? Abaixo, assista ao vídeo narrado por Galvão Bueno sobre o fim do Paraná.

As privatizações e terceirizações de serviços essenciais, que são papel do governo, põem em risco a própria existência do Estado Lato Sensu!; quem se habilitará a reconstruir o que está sendo destruído? Abaixo, assista ao vídeo narrado por Galvão Bueno sobre o fim do Paraná.

A “Terra das Araucárias” se transformou em uma região propícia para as grandes negociatas. Aqui nestas plagas riscos não há no capitalismo. Se prejuízo houver, tenha certeza, será socializado. Se se pretende uma sacanagem, dentro da legalidade, instale-se aqui. Tem-se a garantia de não ser perturbado por quem quer que seja. Não é necessário investimento inicial. Dinheiro público a granel, sem juros ou correção monetária.

à‰ impressionante a capacidade de as forças vivas paranaenses não se indignarem com os desmandos e negociatas que se praticam em cima do Estado. Os partidos e lideranças políticas não dão respostas à  altura do desmonte que se pratica contra o patrimônio de todos nós.

Mês passado soubemos através de um estudo técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) que as estradas pedagiadas há 15 anos quase não receberam melhorias nesse período, que os usuários pagaram tarifas escorchantes todo esse tempo para simplesmente enriquecer alguns espertalhões.

Na Sanepar, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), houve aumento de 200% no lucro dos acionistas privados nos últimos dois anos. As tarifas de água e esgoto serão majoradas outra vez, no mês que vem. A companhia cobra dos usuários o tratamento de esgoto, mas, de acordo com a Polícia Federal, deseja todo o dejeto no rio Iguaçu sem efetuar o serviço.

Os serviços essências prestados aos cidadãos serão terceirizados. O governo do Paraná pretende pagar R$ 3 bilhões, pelos próximos 25 anos, para alguma empresa privada administrar o que ele deveria fazer com primazia. Isto por si só já é um escândalo, mas os partidos políticos ainda seguem dormindo em berço esplêndido.

Há vários contratos de prestação de serviço entre amigos do rei! e empresas mistas, a exemplo da Copel, Sanepar, Cohapar, etc., sem necessidade de licitação. A Educação segue um caos, sem projeto pedagógico, sem rumo. A Segurança nem se fala.

Tenho a impressão que o Paraná está sendo liquidado como se fosse um final de feira. Portanto, visitem-no antes que acabe.

Assista ao vídeo sobre o fim do Paraná:

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Enquanto o eleitor paranaense votar em oligarquias familiares, sempre serão os mesmos a mandarem nos rumos políticos do estado e consequentemente, influênciar as nossas vidas, monetáriamente e familiar. Pois quem hoje em dia está seguro com o estado de abandono da nossa segurança pública, quem está podendo poupar um pouco para o futuro, com tantos “ajustes” em tarifas, impostos, taxas e outras atribuições tributárias que são impostas pelo governo. Eu acho que já é tarde demais para mudar o rumo desta história de oligarquia familiar no estado. Nem vou dizer os nomes das famílias, pois é cansativo e muito longa a lista de sobrenomes da nossa política ou atual politicagem paranaense. Eu espero só que os paranaense na próxima eleição tenho conciência e não sejam vaquinhas de presépio na hora de votar. Se não tem opção é votar nulo ou branco, para assim chegar somente a um consenso no final de outra eleição ou que os candidatos apresentados sejam realmente comprometidos com a política paranaense que no passado foi bela como o exemplo do Barão de Cerro Azul em nosso estado.

  2. Olha João, pelo jeito você deve ser os cabides arranjado do governo, todos tem razão ao criticar esse governinho sem idéias e sem ideais, só fazendo caquinhas, se liga vc João, só não enxerga quem não quer ou quem tá alienado ao desgoverno Beto Richa… FORA BETO….

  3. digo, o cara nunca trabalhou.

  4. Votar em engenheiro que nunca construiu uma casinha de cachorro da nisso, o carca nunca trabalhou as coisas sempre lhe caíram no colo, agora aguentem.

  5. Esqueceram da família ” Cunha Pereira ” amplamente beneficiada neste governo
    Até pouco tempo atrás andavam de mãos dadas, agora estão meio estremecidos. Desde quando era prefeito Beto abria as portas para atender os pedidos, pequenas solicitações, caprichos … do Grupo RPC/Gazeta do Povo.

  6. A maldita herança do Lerner foi o maldito pedágio e a enorme dívida do Banestado e que esse aí é discipulo do Lerner. Que che logo 2014 e que a Gleisi ganhe.

  7. E os veiculos alugados do Joseti? Será que pesquisa do Casagrande foi um aviso ao Governador para não se aproximar da Renault e comprar carros para o Estado e diminuir a taxa de locação?

  8. Fazendo um parâmetro,Beto Lerner:
    Lerner deixou uma herança que a população vai ser penalizada ainda por mais algumas décadas.
    Beto deixou um endividamento com empréstimos comprometendo a capacidade de outros prefeitos em investir em infraestrutura por pelo menos até 2020.

    Você confiaria seus dados a alguma empresa particular por 50 anos???

    Beto o Insano, não esté se preocupando com isto,pois sua busca é por $$$$,neste caso obscuro em contrato.

  9. O pia de prédio está acabando com o Paraná. Chega. Gleise nele.

  10. já passou da hora de nós irmos as ruas gritar fora beto antes que esse playboy venda todo o paraná. igrejas , movimentos sociais, justiça,mídia mais ou menos séria e séria, estudantes, oposição de verdade e oportunistas enfim todos temos que defender o paraná desse assalto; nossos filhos e netos vão cobrar de nós uma atitude , não podemos ficar como avestruzes com a cabeça num buraco.

  11. Era o que eu estava falando em alguns posts atrás.
    Cadê o levante popular??
    Cadê as passeatas??
    Vale lembrar que se o Esmael fosse postar tudo de errado que aconteceu neste desgoverno,iria faltar espaço em uma página !!
    É profundamente lamentável a desgraça que está acontecendo neste Estado e a população não encherga além do seu próprio umbigo.

    Por menos que isto cassaram Collor

    A diferença entre Beto e Sarney é que Beto ainda não têm uma ilha particular,pois seu desgoverno só está aí para enriquecer os seus.

  12. Hahaha….sabe o que é mais engraçado? Percebo que desde que o Beto Richa venceu as eleições você só bate, só critica, torce pelo errado o tempo todo.

    Seria isso a mais pura e estampada “falta de leite”? Olha companheiro, a dor parece grande, pois, 02 anos falando mal……é coisa de oposição sem “empreguinho”! Minha opinião, vai processar? hahaha….

    Cara, se lig, vai postar coisas interessantes, notícia, informação e saiba que (deveria saber) política não significa criticar o Beto 24h por dia, ok?

    Temos vários temas relevantes sendo discutidos pelos legisladores, tais como discriminalização da maconha etc….isso voce deve ser contra tambem né? imagino que sim, pois, pessoas como você tem a mente fechada!

  13. O que nós paranaenses poderíamos esperar? Temos um sistema político arcaico semelhante a MONARQUIA, parece que vivemos na época dos CORONÉIS. Então a gente vota no Pai, depois no filho Playboy, no sobrinho, no neto, no irmão do cara, etc… E como esperar mudanças se vamos perpetuando sempre as mesmas famílias no poder. Impossível, então vamos ter um estado sucateado, fruto de nossas ações, fruto de não sabermos votar.
    Leiam o trabalho de Ricardo Costa de Oliveira
    – Famílias, poder e riqueza: redes políticas no Paraná em 2007
    Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222007000200008&script=sci_arttext
    Temos ai sempre às mesmas famílias aqui dando as cartas, por exemplo: os Almeida, os Dias, os Richas, os Vieiras, os Stephanes, os Requião, os Malucelli, os Khury, etc..Como esperar então mudar a nossa vida, se continuamos sempre à fazer tudo igual?

    • Trabalhador:- O seu link já está adicionado aos meus favoritos para futuras consultas. Obrigada por nos informar.

  14. O sucessor do desgovernador vai ter muito trabalho para consertar um monte de besteiras que estão sendo feitas. Esse cara avacalhou a prefeitura de Curitiba e agora está detonando o estado.

  15. Em uma oportunidade, em 2009, eu disse humildemente ao Requião para ele proibir por PEC esse tipo de terceirização.
    Creio que não fui só eu que avisei.
    Bom dia Esmael.