Para José Dirceu, “mídia exerce censura ao vetar debate sobre regulação”

Em 2011, Dirceu recebeu homenagem da juventude do PT. Foto: André Dusek/AE.

Em 2011, Dirceu recebeu homenagem da juventude do PT. Foto: André Dusek/AE.

O ex-ministro José Dirceu, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na ação do mensalão, prepara caravana pelo país em busca de solidariedade contra 10 anos e 10 meses de prisão. Dentre os temas que abordará em sua andança, ele baterá na tecla de que a velha mídia censura o debate sobre a regulação do setor. A seguir, a íntegra do artigo publicado no blog do petista:

Mídia exerce censura ao vetar debate sobre regulação

A volta do tema da regulação da mídia continua marcada pela frente única de todos os jornais contra qualquer discussão democrática e transparente sobre o tema. à‰ uma espécie de censura que exercem a partir do controle que, de fato, os donos dos órgãos de comunicação têm sobre o conteúdo a ser publicado em seus jornais, rádios TVs, sites e outros meios da web.

Tratam o tema como controle social da mídia!, como se a regulação fosse o controle do conteúdo, uma espécie moderna de censura exercida pelo Estado por meio da legislação. Escondem do leitor que a regulação existe em todos os países democráticos e que ela só pode ser feita no Brasil a partir da Constituição e aprovada pelo Congresso Nacional.

O pretexto para a nova ofensiva foi a aprovação, pelo PT, de uma campanha a favor de uma lei que regulamente a mídia , como já existe para a TV a cabo !“ aliás, com o apoio das emissoras, já que as protegia das empresas de telecomunicações e do capital estrangeiro. Há até mesmo uma agência reguladora (a Anatel) e um fundo para financiar produções independentes e o conteúdo nacional, que agora passam a ter uma cota obrigatória.

Outro fato escandaloso é a censura imposta à s posições expressas no país pela Unesco com base num estudo sobre regulamentação da mídia e da liberdade de expressão em todo o mundo. Tal estudo defendeu abertamente não somente a regulação no Brasil, como também a aprovada pelo Congresso argentino . Mais uma vez a nossa imprensa fez de conta que o representante da Unesco não passou pelo Brasil, como raras exceções.

Agora, tal postura da imprensa se repete quando o PT reitera sua posição em defesa da regulação da mídia.

Defesa, aliás, feita com base na Constituição. Em seu artigo 222, parágrafo 3!º, a Carta é muito clara: “Os meios de comunicação social eletrônica, independentemente da tecnologia utilizada para a prestação do serviço, deverão observar os princípios enunciados no art. 221, na forma de lei específica, que também garantirá a prioridades de profissionais brasileiros na execução de produções nacionais”.

A Constituição, pois, em especial o artigo 221, diz que será aplicada não apenas à s rádios e televisão abertas, mas também à  TV por assinatura, à  internet e talvez até mesmo, ao menos em alguns casos, à s plataformas móveis. Mas dois anos depois de o ex-ministro Franklin Martins (Comunicação Social) ter anunciado que legaria ao atual governo um anteprojeto de regulamentação, continua falando a lei específica. Até quando? Dezembro de 2014?

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ainda insiste em dar espaço a bandidinhos no seu blog, Esmael?

    • Para de provocar cara, uma coisa é liberdade de expressão, outra é ficar falando idiotices aqui, não quer ler uma outra visão do fato, não leia, acho que você já é adulto o bastante para parar de ficar com esses argumentinhos de criança, o blog é dele e ele defende quem quiser, e se for pra ficar usando esses argumentos grosseiros não entre no site, NINGUÉM TE OBRIGA A LER ESSE BLOG, eu acho…

      • Defensor de bandidinho deve ser da mesma laia, ou não?

        • HAHAHAHAHAHAHAHAH, VC Q DEFENDE O DERO$$O/TANIGUCHI…? VC É O Q CATARATAS???Hahahahahahahahahahahahahahahahahahah, axistem varias laias porai…Laias do dero$$o,laias do taniguchi,laias do bibinho,laias do carli filho, enfim, laias da tucanadas do DEMO…??! E vc cataratas, do qual laia vc é???por favor??! ñ me venha de papo furado me dizer q vc é da laia do zé Dirceu do beto???hahahahahahahahah,vai plantar batatas no asfalto se puder!!!

  2. Nobre blogueiro defendendo os mensaleiros. Será que ganhas “soldo” de Cuba
    como o Zé Dirceu?

    • Solda da Rússia, tucaninho.

    • O Esmael com essa mania de chamar de tucaninho todo aquele que discorda dele ou do seu grupo denominado RedePT13, os “guerrilheiros virtuais” do PT.

      • Hahahahahahahahahahahahahahah, eita cataratas…? entao vcs gostao de serem chamados de TUCANOES???kkkkkkkkkkkkkkk, DEMOES????RSRSRSRSRSRSRSRSRSR, É SÓ VC MESMO CATARATAS!!!HAHAHAHAHAHAHAHAH, O Dero$$o surropiou mais de trinta milhoes… Na sua opiniao…? QUEM ROUBOU MAIS??? O DERO$$O?? OU O ZE DIRCEU DO BETO??KKKKKKKKKKKKKKKK, responda rapidinho???Vai responda se puder??! SÓ POR FAVOR ??? Ñ ME VENHA COM CONVERSA MOLE???KKKKKKKKKKKKKKKK.

    • PROVE QUE DIRCEU RECEBE DE CUBA, seu direitinha

  3. Chega de falácias e ignorâncias propaladas por essa camarilha que José Dirceu ainda comanda apesar de condenado.

    O fato de estar solto cada vez mais cabe a célebre frase “aos detentores do poder as benesses da lei, aos cidadãos comuns os rigores da lei”.

  4. Não “tá” preso ainda ??????

  5. Até o menos atento eleitor lembra das declarações bombásticas de Bob Jefferson, as quais deflagaram a existência do Mensalão, operado pelos altos “comandos” do PT Nacional.

    Posso dizer que, por uma questão de Justiça, os “quadros” paranaenses petistas nunca tiveram nenhuma denúncia ligada a este sórdido e revoltante esquema de “Mercantilização Criminosa e Imoral da Vontade Popular”.

    Depois desta “Tomada de Assalto” das nossas República e Democracia, o que sobra são duas grandes e antagônicas vertentes na “esquerda nacional”: Aqueles que não se preocupam em afundar o Partido junto consigo, enquanto atiram acusações estapafúrdias contra o Min. Joaquim Barbosa, nomeado por Lula e aqueles que pretendem enterrar de vez esta infeliz marca negativa da história do PT, juntamente com seus maiores operadores, Zé Dirceu e Cia…

    Sinceramente, alguém deveria (quem sabe o próprio Lula) explicar para estes “inocentes” que agora o momento não é o de se defender como “frango-atirador” (sim, porque franco-atirador tem um alvo específico e não todo o “milharal”…), mas sim de “trabalhar a manutenção daquilo que os mensaleiros, por sorte, não destruíram, que é o legado destes 10 anos, não de acertos consecutivos, mas de grande experiência para não cometer os mesmos erros…

    Enfim, obviamente Zé Dirceu tem todo o direito de se expressar, mas será uma pena ele não enxergar o tiro que ele estará dando no pé do próprio partido e respectivos “companheiros”.

    Será que ele volta à Curitiba, capital onde veio alguns meses atrás para “iniciar” sua jornada de protestos, sendo que nenhum cacique local compareceu, por não concordar nem um pouco com a “inocência” de Zé Dirceu e comparsas?

  6. Com a política da Dilma de morde e assopra e o Paulo Hibernando no Ministério das Comunicações, regulamentação sabe quando? No dia de São Nunca!

  7. DIRCEU GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO!

    • Pedro puxa saco, desde quando isso ai foi “guerreiro”? Bandido é bandido meu velho, não pode ser comparado a alguém que luta por alguma causa nobre, esse ladrãozinho só luta por uma causa, a do seu santo bolso.

      • Guerreiro sim. Dirceu durante a ditadura esteve lutando na UNE, ao contrário de Serra e FHC que se auto-exilaram. Dirceu lutou sim, e luta até hoje, se uma pessoa é bem politizada ela sabe que Dirceu não é criminoso, criminoso são alguns juizes do STF, a PIG, que transforma fatos para distorcer a imagem de pessoas que lutaram pelo povo. Se Dirceu realmente fosse ladrão, ele teria uma casa de luxo, helicópteros, um imperio (como são seus companheiros de direita) e não a vida que a familia dele tem, veja por exemplo a casa da mãe dele, é um barraquinho que ela paga de aluguel, algo engraçado não para um ladrão. Dirceu sempre foi contra a rede globo em seu trabalho como ministro, e por isso eles tentam sujar a imagem dele, e mais, todos sabem que aquele julgamento do mensalão foi mais roubado que a venda da Vale hehe

        • Bandidinho que logo estará atrás das grades, enquanto vocês do RedePT13 arrecadam dinheiro para pagar as multas dele e dos outros quadrlheiros. Bando de lunáticos!