No Dia Mundial da àgua, Sanepar e governo do Paraná são apontados como maiores vilões

A Sanepar, empresa do governo do Paraná, maior poluidora do estado, segundo a Polícia Federal, preocupa-se hoje mais com o lucro de sócios privados do que com a qualidade da água. A companhia tem cerca de 7 mil funcionários. Onde é que eles estão que ainda não se levantaram? A eles faltam-lhe brio ou concordam com essa dilapidação?

A Sanepar, empresa do governo do Paraná, maior poluidora do estado, segundo a Polícia Federal, preocupa-se hoje mais com o lucro de sócios privados do que com a qualidade da água. A companhia tem cerca de 7 mil funcionários. Onde é que eles estão que ainda não se levantaram? A eles faltam-lhe brio ou concordam com essa dilapidação?

Hoje é o Dia Mundial da àgua, por isso os jornais da velha mídia estampam em suas manchetes palavras de ordem contra do desperdício, em defesa dos mananciais, etc.

Enquanto gritam hipocritamente em suas páginas, engordam suas contas bancárias com anúncios da Sanepar, a estatal de água e saneamento do Paraná, e fazem vistas grossas à s estripulias que sua diretoria e o governo estadual fazem com a companhia.

Quem é mais nocivo à  agua, a população ou o Palácio Iguaçu? (E olha que nem vou entrar na bronca da Polícia Federal segunda qual a Sanepar !“ empresa de fachada — despeja esgoto sem tratamento no rio Iguaçu, embora cobre por esse serviço de todos os paranaenses).

De acordo com denúncia do colunista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, edição de ontem (21), o procurador-geral do Estado, Júlio Cesar Zem, está jogando contra o próprio patrimônio (leia-se, patrimônio dos paranaenses) ao buscar a suspensão de ações judiciais do Estado contra o famigerado grupo Dominó.

A demanda judicial vem desde o início do governo Roberto Requião (PMDB), em 2003, e visa à  anulação do Acordo de Acionistas, que obriga a Sanepar repassar 50% do lucro aos sócios privados.

O ex-governador peemedebista só aceitava repassar o teto máximo de 25%, conforme estabelece a lei.

O interesse do governo do Paraná e da Sanepar em interromper o litigio com o Dominó tem um objetivo: renovar o Acordo de Acionistas que vence em setembro próximo.

Este blog já denunciou em fevereiro passado que o lucro dos sócios privados da Sanepar cresceu 200% na gestão Richa.

Por que a velha mídia, árdua defensora da água!, não reverberou essa questão? Ora, porque recebe generosos anúncios da Sanepar.

àgua é um bem natural escasso essencial à  vida. àgua não é uma mercadoria qualquer que precisa visar o lucro.

A título de comparação, na Nova Zelândia, país na Oceania, equivalente ao tamanho do Paraná tanto em relação à  densidade demográfica e ao PIB, a tarifa de água é gratuita. Ninguém paga pelo consumo do precioso líquido, pois é considerado um direito humano (clique aqui para relembrar).

Por fim, pergunto novamente: quem é mais nocivo à  água, o governo, a Sanepar ou os consumidores? Reflita, opine.

Para ajudar nessa reflexão do Dia Mundial da àgua, eu publico abaixo um vídeo boliviano !” um curta-metragem !” que retrata bem o que é a guerra pela água e os interesses que têm por trás:

O vídeo acima é uma excelente animação chamada Abuela Grillo!, que é baseada numa fábula Ayorea dos povos indígenas do Chaco Boreal, na Bolívia.

Sobre a fábula:

Dizem eles que no princípio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. Neste vídeo, a história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avózinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar. Então!¦.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. não e diferente do rio columbia nos estados unidos. so que la as aguas do rio columbia era utilsada para resfriar as industrias atomicas americans. e depois devolvidas ao rio sem nenhoma ideia de impacto ambiental. o barigui ainda tem capivaras , jacare .peixe toroço. os rios que centensa de anos estão cobertos na carlosgomes e outras praças. mas o rio barigui ja tem que 60 de poluição .

  2. quando eu era criança eu ia com meu pai tios e primos pescar e nadar no rio barigui cercado de arvores hoje quando passo passo por la vejo um canal de esgoto fedorento lixo e moradias no lugar das arvores que nao existe mais isto graças aos prefeitos e os vereadores ea expeculaçao imobiliaria, que tristeza.

  3. Tambem sou funcionário. E CONCURSADO!!!! O amigo Kanonen esqueceu de comentar que o “salário” dos comissionados, varia de 12 a 20 mil realitos… É claro que esses 650 não querem perder a teta e vão chutar até a mãe se for preciso para reeleger o PIA de prédio…

    • Credo, quer dizer que a SANEPAR é um cabidão de emprego? Deviam pagar os comissionados com os produtos da empresa, para eles deveriam dar a parte deles em esgoto, eles que se virem pra fazer dinheiro…

  4. Dia mundial da água
    Um excelente documentário ( http://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc&feature=share ) sobre a urbanização de São Paulo, com um enfoque geográfico-histórico, permeando também questões sobre meio ambiente, política.(Produzido pelo coletivo Santa Madeira)

    Onde e como estão os rios de Curitiba?

    Onde estão os rios: Ribeirão dos Padilhas; Arroio Cercado;Rio Atuba;Rio Bacacheri;Rio Tarumã;Rio Belém.;Rio Ivo;Rio Juvevê;Rio Água Verde;Rio Guaíra;Rio Pinheirinho;Rio Barigüi.;Rio Campo de Santana;Rio Cascatin…ha;Rio Uvú;Rio Mossunguê;Rio Vila Formosa;Ribeirão do Mueller;Ribeirão Campo Comprido;Ribeirão Antônio Rosa;Ribeirão Do Passo do França;Arroio do Pulo;Arroio da Ordem;Arroio do Andrade;Arroio do Pulgador;Arroio do Passo do Melo;Córrego Vista Alegre;Rio do Wolf;Córrego Capão Raso;Córrego Vila Isabel;Rio Passaúna;Rio Iguaçu;Rio Ponta Grossa;Rio do Moinho;Arroio do Espigão;Arroio do Prensa ?

  5. Eu tomei, tu tomou e nós tomamos “suco de fezes!”
    E agora será que os canos no Palácio Iguaçu estão conectados a rede de água pública oferecida pela Sanepar!

    Esmael e demais não dá para esquecer a esculhambação e a avacalhação da SANEPAR no que se refere aos péssimos cuidados com a água no Paraná com este atual (des) governo de Beto Richa! Senão, vejamos: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1299334&tit=Policia-Federal-classifica-Sanepar-como-empresa-de-fachada

    Será que tomamos ou não “suco de fezes” graciosa e politicamente oferecidos pela SANEPAR? http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/09/21/ibama-multa-sanepar-em-r-38-milhoes-por-ser-maior-poluidora-do-rio-iguacu-no-parana.htm

  6. Caro Esmael

    EU SOU funcionário desta grande empresa há aproximadamente 7 anos.Creio que posso responder à sua pergunta:

    Pra começar, temos algo em torno de 650 cargos comissionados dentro da empresa, todos eles ligados politicamente à atual administração.(Apenas a título de comparação, este número é o equivalente ao de todo o GOVERNO FEDERAL da Alemanha!!!)
    Este aparato todo aí não está preocupado com questões técnicas e operacionais, (que são o nosso calcanhar de aquiles já há um bom tempo)mas sim estão morrendo de medo do Beto Boy perder as eleições do ano que vem.Isto faz com que estes nobres deixem de lado tudo o mais e se preocupem apenas em estabelecer bases e se articular politicamente.Trocando em miúdos; Correm apenas atrás de tentar permanecer na “boquinha”, mandando às favas as necessidades prementes, adiando indefinidamente o “pra ontem” se preocupando apenas com o “amanhã”, se é que me entende.E o que é pior, na grande maioria dos casos, não entendem absolutamente nada do assunto.
    Mas, veja, estes acima descritos são os paraquedistas, não os funcionários concursados e de carreira, como eu, que carregam a empresa nas costas, ficando só com as migalhas no fim do mês e nos virando com tudo o que há de mais obsoleto e sucateado, fazendo das tripas coração para garantir o abastecimento em todo o estado.Se as coisas chegaram a tal ponto, foi por anos e anos de manobras e intrigas políticas, desinteresse, má gestão e por que não dizer o desmonte deliberado da empresa para posterior privatização.
    Isto tudo somado faz com que situações lamntáveis como essa ocorram, envergonhando todos aqueles que nela trabalham de fato.

    Espero que publique esta “carta”.

    Grande abraço, meu caro Esmael.

    • Que coragem seu Flugzeng Abwer Kanonen, parabéns, o BETO RICHA vai mandar deportar o senhor da Sanepar…
      Nós sabemos que o paraná todo é um grande cabide, foras as estatais do PR, são 4335 cargos em comissão, tem no site do governo para quem quiser consultar..

  7. Água potável em Curitiba é piada. Lá em casa é só mineral e de empresas conhecidas. Pois sabe lá se não se abastecem das torneiras da SANEPAR.

  8. Faz muito tempo que a SANEPAR cobra pra jogar nosso coco no rio, sem lhe dar o trato merecido…

  9. eu pergunto a agua que vai para o mar é perdida?nunca mais volta ? a que cai na terra e perdida tambem.então deveriamos engarrfar os 80 quilometros de vazão po segundo do rio amazonas! ninguem se preocupa com uma coisa que na frente não seja umnegocio.eu pesquizei sobre a wwwf, e vi muitas coisas boas, mas a mosanto, e outras . são criadores de lobbys ,segundo a fonte que pesquizei.até que um jornalista critica essa ong, eu apenas passa o que li, não me comprometo em nada. somente pesquizem tambem.mas que agua virou um negocio e verdade. o caso das prais do chile,e outras por ai , calçadoes. na lavoura tem que ser 100 metros afastado.mas calçadão ninguem vais demolir para plantar restingas.todos os dia é dia da agua ,existe varios tipos de aguas doces, leves ,pesadas ,meio pesadas, alcalinas,sulfurosas, nuvens ,e gazes,vapores. não e bom sonhar com agua suja,isso eu sei.

  10. a gente paga esgoto pra sanepar jogar bosta no rio iguaçu, a PF tem que prender mesmo os responsáveis.

  11. No dia mundial da agua : Uma região que é mais poluida do mundo,que esta a 150 km de seatle . que é banhado pelo rio columbia. onde foi bombeado agua para o resfriamento nuclear . la uma area desativavada ,de 1500 km2 ninguem pode entrar por causa da poluição radioativa, fizera coleta a 400 quilometro de rio abaixo ,ainda encontraram radioatividade acima do permitido ,pela a gencia atomica. esse rio é o segundo mair rio que corta os estados unidos.o rio columbia , pecorre uma distacia até chegar no pacifico ,de 2044 quilometros, tem um fluxo de 7500 metros bubicos pr segundo.so que a nascente dele fica no canadá. . para o dia da agua mais uma novidade ,não tem nada aver ,se tiver é so conferir os nomes.10 produtos transgenicos ,estão na mesa do brasileiro. salmão, milho, oleo de cozinha, mamão papaya, queijo, pão, bolos, biscoitos , abobrinha, arroz, feijão . isso eu pisquizei ,não escrevi de conhecimento proprio.