Artigo de Beti Pavin: “Mulher na Política”

por Beti Pavin*

Prefeita Beti Pavin (PSDB).
Prefeita Beti Pavin (PSDB).
A história, a determinação e a sensibilidade estão a nosso favor. A cada dia avançamos e subimos um degrau nos surpreendendo e surpreendendo os que estão a nossa volta. Nossa inserção na política brasileira é recente, nós mulheres sempre fomos excluídas de qualquer participação, pois nos eram negados os principais direitos políticos, como por exemplo o de votar e se candidatar.

Mas este cenário ficou para trás, a partir de 1932 conquistamos o nosso espaço e a democracia está ai para nos respaldar e nos dar total abertura para participarmos do processo eleitoral e assim contribuir para um País melhor com igualdade de oportunidades. Nossa participação na vida pública é para que a família seja bem assistida, na saúde, na educação, na cultura e no porque não no lazer.

Minha vida na política começou em 1989 quando fui eleita vereadora desta querida cidade que tenho orgulho de dizer que foi onde nasci e até hoje moro. Também tenho orgulho de falar, e muita responsabilidade de dizer que fui eleita agora em 2012, para o meu terceiro mandato como prefeita e representante desta gente que faz de Colombo este município tão agradável e promissor.

Digo isto para falar para você mulher, guerreira, chefe de família, líder na sua empresa, que estuda, que trabalha, que cuida da casa, dos filhos, do marido, que o nosso Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 08 de março, seja marcado por uma dose de ânimo. Não desista, lute! Vamos atrás dos nossos sonhos e ideais e nos engajar ainda mais na participação pública e na vida da comunidade.

O Dia Internacional da Mulher tem sua origem nas manifestações das mulheres por melhores condições de vida e trabalho como também o direito ao voto. Não quero levantar a bandeira do feminismo, mas levantar o debate para a participação mais efetiva e decisiva das mulheres nas decisões de interesse comum e também colocar o nosso olhar mais singelo e delicado nas questões políticas que estabelecem os destinos do nosso dia a dia.

Economia

Precisamos de mais mulheres na política, ainda somos minoria no nosso País a ocupar um cargo no executivo e no legislativo, por isso venha com a gente, vamos lutar pelas nossas famílias e por uma vida melhor e mais confortável. Nos destacamos e trabalhamos muito, tudo o que nos propomos a fazer, sai bem feito, com carinho e perfeição, sendo assim, participemos mais no dia a dia da elaboração das políticas públicas para melhorar a nossa sociedade e o local que vivemos.

Feliz Dia Internacional da Mulher todos os dias!

*Beti Pavin é prefeita de Colombo pelo PSDB. Foi vereadora em 1989, vice–prefeita de 1993 a 1996, prefeita de 1997 a 2004 e deputada estadual de 2007 a 2010.

Comments are closed.