Mídia global vê brasileiro favorito em conclave. O que muda isso para o país? Nada

da Agência Brasil

odilo-schererCotado para suceder o papa Bento XVI, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, celebrou hoje (10) concorrida missa na Igreja de Sant’Andrea (Santo André, em português), um dos cartões postais de Roma.

Falando em italiano, alemão e português, dom Odilo não mencionou o fato de ser apontado como um dos cardeais com chances de ser eleito papa, mas demonstrou simpatia e alegria. Que maravilha. Veio muita gente hoje aqui!, disse ele, ao ver a igreja lotada.

Durante a celebração, o arcebispo homenageou o casal Maria e Carmine Perseguette, de 89 anos. O casal tem três filhos, quatro netos e três bisnetos e comemorou hoje 70 anos de casamento.
Bem-humorado, dom Odilo abençoou os dois e disse: “Há 70 anos eu nem tinha nascido. Que belo, que lindo, que Deus abençoe essa família.!

O casal agradeceu. Eu estou muito feliz hoje!, disse Maria Perseguette. Sim. Também estou muito feliz!, ressaltou Carmine Perseguette.

Patrono da Igreja de Sant’Andrea, na qual celebrou a missa, dom Odilo falou na cerimônia sobre a importância da Quaresma e da Páscoa para os católicos. Ele destacou a importância do perdão verdadeiro, não apenas do individual, mas daquele que vem do interior de cada pessoa, além de lembrar que este é o período de busca da conciliação.

Não basta só o perdão individual, é preciso pensar na humanidade, no perdão interior. à‰ o perdão completo para se restituir a dignidade!, disse dom Odilo, ressaltando que a eleição do papa tem provocado um grande interesse! pela Igreja Católica Apostólica Romana.

No momento da comunhão, dom Odilo e padres de várias nacionalidades entregaram a hóstia consagrada aos fiéis. Para receber a hóstia das mãos de um possível sucessor de Bento XVI, muitos fiéis enfrentaram uma grande fila.

A missa de dom Odilo foi acompanhada por jornalistas brasileiros e também estrangeiros, entre os quais, muitos italianos, alemães, canadenses, norte-americanos, franceses e espanhóis. Sem reunião preparatória do conclave prevista para hoje (10), vários dos 158 cardeais presentes no Vaticano celebraram missas ao longo do dia em distintas igrejas de Roma.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Interessante. Parece que a afirmação neste artigo, é de alguém que desconhece o que é política. Todos somos políticos, desde que nascemos fazemos política com nossas mães quando estamos com fome e queremos mamar. Então nao seja raso em afirmar que não mudaria nada com a escolha de um Papa Brasileiro, aliás agora com o papa Hermano, irá mudar não só na Argentina, mas também na América Latina e no Brasil. Todos somos políticos, defendemos nossos ideais e pontos de vista, e nada mais coerente a uma instituíção Milenar granjear a favor dos valores que defende. Respeito, dignidade, vida, liberdade etc…são valores universais e feliz é aquele que ao menos sabe respeitar a crença do próximo, sem ofende-lo. Grande abraço e que Deus nos abençoe

  2. eu nunca vi um padre na casa de pobre . quem gosta de pobre e a pobresa mesmo! na cidade onde eu cresci ,os padres so iam nas casas dos ricos ,onde tinha churrasco. mas em 1996 o pobre precisava trabalhar 3 dias para comprar um butijão de gaz,não recebia visitas. O Profeta Ezequiel fala muito mal dos pastores da sua epoca. quem era ,os sacerdotes ,e lideres regiosos.

    • Isso e verdade, padre realmente não vai na casa de pobre, quem vai são os pastores para roubar o resto que o pobre tem! isso e fato.

  3. Papa, Pastor, Padre, Bispo, Cardeal e pasmem vocês ate apóstolos, ninguém tem que meter o focinho na politica, manipulam o nome Deus e a Fé das pessoas ao interesse de suas respectivas igrejas, e ao seus próprios interesses pessoais, estou cagando e andando de onde vai sair o Papa, se for para meter o bedelho na politica nacional de nosso pais , que já e uma zona, pra mim pode ser o Papa la da Cochinchina que não vai fazer diferença nenhuma, chega de crápula na politica isso e porque eu sou batizado na igreja católica, e não quero a minha igreja metida em politica. Cada macaco no seu galho.
    Igreja hoje e o maior negocio da face da terra, igreja e coisa do homem, existe para manipular a fé das pessoas capitalizar dinheiro e poder, tanto e verdade que esta cheio de pastor na politica…

  4. É CLARO NÃO PODEMOS ESQUECER O ENVOLVIMENTO DA ALTA CÚPULA (CARDEIAS, ARCEBISPOS, BISPOS DENTRE OUTROS JUNTAMENTE COM MUITOS PADRES) DA IGREJA CATÓLICA COM SOCIEDADES SECRETAS PRINCIPALMENTE A MAÇONARIA!

    Esses hábitos, esses costumes e essas manias de fazer, de tornar e manter tudo encoberto na igreja católica é influência vinda da elite maçônica que ilude os maçons dos níveis inferiores, deixando que eles creiam no que desejam. As “verdades mais sublimes” permanecem ocultas dos iniciantes, sendo que os mais avançados mantêm as chaves do “conhecimento real”.
    A igreja católica como a maçonaria esconde ciosamente seus segredos, e intencionalmente desorienta os intérpretes presunçosos. Parte dos símbolos é exposta ao iniciado, mas ele é deliberadamente enganado por interpretações falsas. Os segredos reais permanecem ocultos e esses se encontram tão profundamente encobertos para o maçom quanto para qualquer católico, a menos que tenha estudado a ciência do simbolismo em geral, e do simbolismo maçônico em particular. A venda real nunca é completamente removida dos olhos de uma imensa maioria dos membros da confraria. Eles nunca são levados à verdadeira luz da maçonaria. Eles enxergam as vestimentas, mas não aquilo que os trajes ocultam!”
    Vai vendo!
    Se puder…?

  5. ESMAEL E DEMAIS ESSA IGREJA CATÓLICA, NÃO TÊM QUE SE METER COM POLÍTICA, TEM QUE RESOLVER QUESTÕES INTERNAS COMO HOMOSSEXUALISMO E LESBIANISMO ENTRE SEUS INTEGRANTES, TER ATITUDES SÉRIAS CONTRA OS ABUSOS E ESTUPROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MUNDO AFORA, DESVIO E USO INDEVIDO DO DINHEIRO DOS FIÉIS NO BANCO DO VATICANO E ACABAR COM CERTOS ENVOLVIMENTOS COM DETERMINADAS MÁFIAS EM ALGUNS PAÍSES!

    Igreja e Estado são incompatíveis!
    Já começa por aí!
    Agora, isso nunca vai mudar, pois está intrínseca no homem essa busca do transcendental. A igreja pura e límpida de Jesus Cristo, não é religião ou denominação e nunca poderia ou poderá se fundir com a política, é como água e azeite estão pertos e “juntos” mas não se misturam. A igreja não é esta ou aquela. Igreja (grego εκκλησια “ekklesia” e latim ecclesia: “Eclésia”). Etimologicamente a palavra grega “ekklesia” é composta de dois radicais
    gregos: “ek” que significa para fora e “klesia” que significa chamados.
    A verdadeira Igreja está fora “ek” do sistema.
    Então, é um erro associarmos a Igreja com o Estado a não ser que estejamos nos referindo à Igreja Católica Apostólica Romana (uma mistura de igreja, paganismo e Estado) que não tem nenhuma ligação com o verdadeiro cristianismo, pelo contrário, foi e é totalmente “contra (Santa Inquisição)” os ensinamentos de Jesus Cristo.
    Esta mistura de religião com Estado sempre provocará o caos, é só olharmos para a História, independentemente de denominação ou seita.

  6. Pro turismo seria bom!!! hehehe

  7. ESMAEL, PARA A SUA INFELICIDADE, DOM ODILO É CONTRA:
    – CASAMENTO GAY
    – ABORTO
    – MARXISMO

  8. na russia antes de 1917 a igreja estava cheia de ouro ,o povão passando fome.então a revolução sovietica ganhou força. por causa da soberba da igreja ortodoxa russa ,a russia caiu na ditadura sovietica. custou a vida de milhões de vidas! a igreja romana não e diferente para a politica , semple estão mais para os direitistas.vejam a novela das 18 horas global que acabou,no passado era pior ainda,pobre deveria semple ser pobre ,rico semple mais rico!

  9. Corrigindo ( Esse cardeal, DEVERIA, comandar a Igreja…)

  10. To me lixando quem será o Papa, Com tanta pedofilia na Igreja, qq um que assumir nao fará nada, alias, esse cardeal, DEVERIA, comanda a Ingreja católica pra forçar a mudança nas Leis criminais nesta Brasil da Impunidade, E simplesmente se calam. Apenas Deus, tem minha fidelidade e lealdade, Padre, Bispo, cardeal??? Bando de demagogos e hipocritas

    • A igreja é formada por pessoas, pessoas erram…Mas pessoas acertam também…Então nessa igreja com pedófilos, encontramos também os virtuosos. Temos uma igreja com Frei Beto, Leonardo Boff, Zilda Arns e outras grandes figuras…
      Você pode encontrar uma poça e achar somente barro que suja os pés das pessoas. O oleiro encontra-rá aí matéria prima para fabricar tijolos e assim edificar uma casa.

  11. Tem um perigo nisto. O João Paulo II foi papa para acabar com o comunismo. Não seria uma forma de iniciar uma guinada à direita na america latina???

  12. SERIA BOM SE O FREI BETTO FOSSE PAPA! FAZER UMA REFORMA NAQUILO!

  13. Ah, Esmael, vc tá errando a mão na descrição das notícias. Tá exagerando. Porque não muda nada? Que eu sabia vc não é historiador, para fazer um enunciado absoluto destes. Além disso, as religiões sempre tiveram importância na história. Pode ser que a eleição de D. Odilo, se vier a acontecer não cause um impacto grandioso no país, mas não é de se duvidar, veja o papel desempenhado por Karol Wojtyla na Polônia, quando da sua eleição ao pontificado, pois é, Lerch Wallensa (acho que tá errada a grafia) que era um líder operário se tornou presidente, graças ao apoio do então Papa João Paulo II. O título da sua notícia ficou pouco informativo, tá mais pra’s previsões do seu Bruxo Chik Jeitoso…

    • ?? Sua excelência não conhece o novo Brasil!!!

      • Novo Brasil?Qual o seu conceito de novo?

        Enquanto vc o define, vou olhar para o velho brasil, venho brasil que teve nos jesuítas o principiar de um estado socialista (vide reduções jesuíticas), o início da educação no país, a fundação de São Paulo, o velho Brasil dos movimentos de democratização que tiveram largo amparo da igreja (D. Paulo Evaristo Arns, D Helder Camara etc), do velho brasil dos movimentos sociais que encontraram apoio da igreja através da teologia da libertação (sem terras, operários etc).

        Talvez a eleição de D Odilo não mude nada no Brasil, mas a Igreja que ele representa já mudou muito este país, também para o bem, a despeito das pessoas que pensam que podem reduzir o catolicismo aos casos de pedofilia ( que defendo devem encontrar punição para os culpados).

        Ps não considero que vc está denegrindo a igreja, esclareço para não deixar dúvidas.

  14. muda tudo no Brasil , se deus é brasileiro o papa também tem que ser brasileiro. se o papa for brasileiro a auto estima do povo se eleva e a dilma embarca nessa onda e ganha estourado já no primeiro turno e a gleisi também surfa na nessa onda do papa ser brasileiro. para a igreja católica o papa sendo brazuca ou africano ela volta a arrebanhar as ovelhas desgarradas.

    • Pelo contrário, acho que o Papa sendo brasileiro influenciaria muito mais a direita, tanto que pelo que conheço desse bispo ele é bem de direita… bom que não seja, bom que seja um europeu ou sei lá… mas bem longe daqui, mas acho que isso não vai acontecer…

  15. A escolha do Papa influenciará muito aqui, para neutralizar lideres de esquerda sul americanos… se fizerem um bolão aposto que ele vai ser daqui… e leiam isso para entenderem um pouco mais da minha opinião:
    (Via opera Mundi)

    A eleição de presidentes esquerdistas na América Latina preocupou o Vaticano, conforme mostrou um documento diplomático escrito em 2007 e divulgado pelo Wikileaks. Em conversas entre o ex-embaixador norte-americano Francis Rooney no país e o cardeal argentino Leonardo Sandri, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi definido como “um perigo para os governos da América Latina”.

    Segundo o despacho, Rooney e Sandri compartilhavam a ideia de que a Venezuela exerce um “influência nefasta” na região e ambos demonstraram “preocupação com Chávez e os outros esquerdistas”.

    Para o Vaticano, os presidentes de esquerda que governam países da América Latina, como Chávez e os irmãos Fidel e Raúl Castro, em Cuba, estão “conectados entre si”. De acordo com Sandri, que também era prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais no Vaticano, o assunto despertou a preocupação do próprio Bento XVI, que na mesma época visitou o Brasil.

    Para o embaixador norte-americano, as opiniões de Sandri sobre a América Latina e especificamente sobre a Venezuela têm “grande influência” no Vaticano, já que o cardeal foi núncio apostólico no país.

    Já Sandri afirmou que se convenceu do perigo que Chávez representa no momento em chegou em Caracas. Para ele, o presidente venezuelano adotou uma linha “mais dura” do que a embaixada norte-americana na época.

    O Vaticano, por sua vez, concorda com a “periculosidade” do presidente venezuelano e de seus aliados esquerdistas, mas considera “extremamente complicado” lidar com a situação.

    Em razão disso, a Santa Sé não mudou seu posicionamento diante da Venezuela, pois segundo o cardeal, a melhor estratégia é não contrariar Chávez. Mesmo assim, Sandr elogiou a iniciativa dos EUA de ajudar diretamente a Igreja Católica venezuelana como forma de neutralizar a influência do presidente venezuelano.

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/14671/vaticano+expressou+preocupacao+com+lideres+esquerdistas+na+america+latina+revela+wikileaks.shtml

  16. É o homem certo se a Igreja Católica quiser organizar outra Cruzada!

  17. Nada mais natural que o Papa seja Brasileiro, já que aqui é o maior país católico do mundo. Inclusive deveriam mudar o Vaticano para os lados de cá.
    Depois se Deus é Brasileiro, nada mais justo que o Papa também o seja!!!!!