Lula diz que financiamento privado na eleição deveria ser ‘crime inafiançável’

Via O Estado de S.Paulo

Ex-presidente Lula.

Ex-presidente Lula.

Ao participar de um debate com empresários ontem em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais e afirmou que a doação de empresas privadas a candidatos deveria ser considerada “crime inafiançável”.

“Eu sou defensor do financiamento público de campanha como forma de moralizar a política. E, mais ainda, eu acho que não só se deveria aprovar o financiamento público de campanha como tornar crime inafiançável o financiamento privado”, afirmou o ex-presidente durante um evento promovido pelo jornal Valor Econômico.

Essa ideia já havia sido defendida por Lula no fim de fevereiro, em ato do PT em Fortaleza. O partido tem levantado a bandeira da reforma política, com foco no financiamento público de campanha, por considerar que essa seria uma maneira de evitar que escândalos como o mensalão voltem a acontecer. Apesar de o Supremo Tribunal Federal ter julgado que o caso consistiu em um esquema de compra de votos em troca de apoio ao governo Lula no Congresso, o PT afirma que o que houve foi caixa 2 para pagamento de dívidas de campanha.

O ex-presidente também defendeu a necessidade da reforma política, mas se mostrou cético quanto à  possibilidade de o Congresso aprová-la, mesmo com a possibilidade de um projeto que trata do assunto entrar na pauta nas próximas semanas. “Eu não acredito que o Congresso vá votar a reforma porque as pessoas que estão lá querem continuar com o status quo que têm hoje.” Para resolver o impasse, Lula voltou a propor a elaboração de uma constituinte exclusiva para discutir o assunto.

Democracia. Num balanço com perspectiva histórica, o ex-presidente afirmou que a alternância de poder entre PSDB e PT ajudou a consolidar a democracia brasileira. Em um raro momento de trégua com os tucanos, chegou a dizer que a eleição de Fernando Henrique Cardoso em 1994 “foi um avanço para a democracia”.

Lula evitou ainda fazer críticas ao governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, que poderia deixar a base aliada para concorrer à  Presidência. “Todo brasileiro com mais de 35 anos tem o direito de se candidatar”, disse ao ser questionado sobre o pernambucano.

43 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Dinheiro público em campanhas ? Mas não mesmo.
    Temos outras necessidades básicas que são mais urgentes.
    Mas o dinheiro do mensalão não era público ? Ou os Correios já foram privatizados ?
    O mensalão só teve dinheiro público.
    Conheci muitos canalhas que discursavam muito bem, mas ninguém supera o traidor dos trabalhadores do Brasil.
    Carcará… pega mata e come….

  2. O Problema do Cancer do Lula é que o Cancer atingiu o Cérebro dele, agora ele só fala merda.
    Leia isso, bando de Ptistas Imbecis
    O ex-presidente Lula, que viaja em jatinhos de empreiteiras para defender seus interesses mundo afora, desautoriza uma lei que seu governo propôs em 2006. A pretendida “lei da promiscuidade” regulamenta os conflitos de interesses entre agentes do setor público, incluindo ex-governantes, e a área privada, fixando penas severas para os transgressores. Exemplo de transparência que agora ele desmente.

    Dormitando
    A “lei da promiscuidade” jamais foi aprovada. Durante anos dormitou na Câmara e hoje está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

    Aprovou, dançou
    Se a maioria governista permitir a aprovação da “lei da promiscuidade”, o ex-presidente Lula poderá ser o primeiro enquadrado por ela.

  3. Só não vê quem não quer!
    Lula assumiu um país arruinado pela incompetência tucana, e colocou a casa em ordem, beneficiando milhões de brasileiros.
    Sou Luiz Inácio Lula da Silva até debaixo d’água!

  4. Se fosse assim, você estaria numa penitenciária de segurança máxima.
    Preguiçoso (nunca trabalhou de verdade), cana brava e traidor dos trabalhadores e aposentados (Fator Previdenciário).
    Amigo dos banqueiros, das multinacionais e de outros poderosos que nunca ganharam tanto dinheiro.
    Votei em você porque não achava que serias capaz de trair sua classe. Que classe, você nunca foi trabalhador.
    Isto é que dá dar chance…
    Quem te ensinou isso foram teus amigos Sarney e Maluf ?

  5. Voto no Lula novamente, agora e sempre e esses critico de M….. que vão comer M…. e chorar abraçado com o Serra FHC Aecio cachaceiro cheirador, vão procurar o caminhão que vocês caíram seus derrotados. E salve as empregadas domesticas, o que tem de madame reclamando o fim da escravidão. Eu quero que essa sociedade vagabunda escravagista se ferre agora limpando as próprias sujeiras, são metidos a besta vá para o tanque.. Essa e mais uma conquista do Governo Dilma.

    shut up, shut up, shut up, shut up, shut up, shut up, shut up.

  6. Lula em 2003 assumiu um país estraçalhado, quebrado, humilhado e organizou o caos e a sujeira deixada pelos tucanos (àqueles que odeiam os pobres) colocando o Brasil no prumo!!!!!!! Hoje o Brasil é a 6ª maior economia do Mundo, caminhando para ser a 5ª, possui uma reserva cambial muito superior a sua dívida externa, é credor do FMI -a dívida feita pelos tucanos foi paga, possui o menor índice de desemprego da História, possui a menor taxa de juros da História, possui um equilíbrio fiscal muito melhor que a maioria dos países europeus e os Estados Unidos, pela primeira vez reduziu a tarifa de energia elétrica e os impostos que incidem sobre a cesta básica, no governo petista 40 milhões de brasileiros foram introduzidos na classe média, hoje o Ministério Público e a Polícia Federal possuem independência em relação ao Poder Executivo ““ nenhuma denúncia é engavetada, todas são investigadas, nosso governo enfrenta uma das maiores crises financeiras de toda História do capitalismo com competência e de cabeça erguida, mantendo o país no rumo da liberdade e da democracia. No governo do PSDB a classe média mergulhou na pobreza, os pobres estavam completamente abandonados, o desemprego batendo recordes, a taxa de juros nas alturas, um desiquilíbrio fiscal em forte elevação, a dívida externa subindo como um foguete para um patamar assustador, o patrimônio público sendo entregue vergonhosamente, os escândalos sendo engavetados pelo procurador tucano Geraldo Brindeiro, a recessão atingia todo MUNDO, independente de classe social, milhões de brasileiros viviam abaixo do nível da pobreza, na miséria absoluta (nosso país ocupava o primeiro lugar no ranking da desigualdade social – campeão MUNDIAL) , entre outros graves problemas. No governo do PSDB a renda média do trabalhador despencou -caiu de R$754,00 no ano de 1996 para R$590,00 em 2002.
    Infelizmente, grande parte da população não se lembra mais, da desgraça que foi o governo tucano e do bom trabalho realizado pelo ex-presidente LULA.

    • Alienada, Aposto que adora assistir Novelas da Globo e nao perdeu um episodio do BB, portanto gosta de ser manipulada. gente alienada é bem assim, Nao enxerga as verdade. o Teu Lula fala merda e vc acha é a merda dele é perfumada, quem vive viajando ao exterior com dinheiro de empreteiros??? E Criou o Mensalão, pra comprar votos no congresso em troca de dar favores ao Valerio.

      • De novo ofendendo as pessoas? Deixe o povo comentar, as pessoas são livres e não são obrigadas a pensar igual à você.

        • Trabalhador, Você me ofende em outros comentários e nem por isso fiz papel de injustiçado ou “magoadinho”ao invés de ficar me caçando nas postagens… Tenha opiniao e vamos discutir essas opiniões, aposto quem em muitas, nós concordamos. E se não quiser…Vá catar Coquinho em Brasilia

        • Trabalhador,
          não perca tempo com esse desocupado, ele escreve incontáveis comentários neste e outros blogs, utilizando vários nomes, é um pucha saco do desgovernador.
          Ou está recebendo como funcionário comissionado deste desgoverno para escrever essas bobagens, ou é uma marionete da velha mídia, ajudando a espalhar o discurso conservador.

      • Fala Sério,
        pelo seu comentário, acredito que nem as novelas da Globo você consegue entender, a não ser que alguém desenhe ou explique os capítulos utilizando um vocabulário bem simples. Tudo que está descrito no meu comentário são fatos, presenciados por todos os brasileiros, porém, algumas pessoas não conseguem entender, pois reproduzem exatamente o que os meios de comunicação golpistas, monopolizados pela elite transmitem. Não tenho a menor dúvida, você deve ser um tremendo pé de chinelo, que reproduz a ideologia da elite.
        Não gosto de novelas, de reality shows e muito menos sou manipulada, afinal, não sou eu que estou reproduzindo o discurso da elite.
        Sabe qual é o problema do alienado?
        É que ele não sabe que é um alienado!
        Você consegue ir além, é um completo idiota, não sei nem porque perdi meu tempo com esse comentário, com certeza foi tempo perdido.

        • O ex-presidente Lula, que viaja em jatinhos de empreiteiras para defender seus interesses mundo afora, desautoriza uma lei que seu governo propôs em 2006. A pretendida “lei da promiscuidade” regulamenta os conflitos de interesses entre agentes do setor público, incluindo ex-governantes, e a área privada, fixando penas severas para os transgressores. Exemplo de transparência que agora ele desmente.

          Dormitando
          A “lei da promiscuidade” jamais foi aprovada. Durante anos dormitou na Câmara e hoje está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

          Aprovou, dançou
          Se a maioria governista permitir a aprovação da “lei da promiscuidade”, o ex-presidente Lula poderá ser o primeiro enquadrado por ela.

        • Novelas??? NÃo perco meu tempo com esse LIXO da Globo, não sou como você que nao perde um capitulo e assina tv a cabo pra ver o BBB.

  7. Estou contigo e não abro mão. Lula com certeza será PRESIDENTE NOVAMENTE!!!!

  8. FINANCIAMENTO PÚBLICO exclusivo!…

    PROIBIÇÃO DE FINANCIAMENTO PRIVADO!….

    LISTA PRÉ-ORDENADA FECHADA!

    DEMOCRACIA INTERNA EM TODOS OS PARTIDOS!

    DIRETÓRIOS ELEITOS PELOS SEUS FILIADOS!

    COMISSÕES PROVISÓRIAS somente pelo tempo, e com a tarefa exclusive de, FILIAR, ORGANIZAR ELEIÇÕES, PROCLAMAR RESULTADOS, DAR POSSE AOS ELEITOS, DISSORVER-SE.

    Coordenador dos Diretórios ZONAIS e NUCLEOS DE BASE do PDT em Curitiba/PR.

    EM TEMPO:

    Nós do PDT, eu em particular, temos DIFERENÇAS MUITAS COM LULA. Não nesta entrevista.

    PARABÉNS LULA!….

    • O cara fala merda e vc acha é a merda dele é perfumada, quem vive viajando ao exterior com dinheiro de empreteiros??? E Criou o Mensalão, pra comprar votos no congresso em troca de dar favores ao Valerio.

  9. TIREM A CACHAÇA DA FRENTE DELE

  10. Muito cara de pau pra pouco dedo em?

  11. O ex presidente do mensalão Lula só ta brincando, pois até hoje ele ainda usa as privadas.

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk atá…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    pera ai que tem mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    discurso….somente discurso. E olha que votei nele em todas as eleições…e posso votar novamente..
    quanta hipocrisia meu presidente.

  13. Esmael, teu blog vai acabar ganhando do Campana em matéria de crítica de viés direitista.

  14. Acredito que a mensagem do Lula é a seguinte, muita empresa pública virou privada ou foi para a privada, graças ao financiamento privado. A Privataria Tucana foi um bom exemplo, onde o jornalista Amaury Ribeiro Jr registrou com documentos secretos o esquema dos privatas.

  15. Financiamento deveria ser pessoal, com limite. O eleitor deveria financiar o político, partido que possui afinidade, com limite de contribuições devidamente fiscalizado pelo TRE. Trazer a política para o maior interessado, a população, do jeito que ele mais sente. Assim, realmente a democracia, de mais pessoas, vence a democracia, de mais verba. Agora financiamento público, soa verba do estado, e o Estado não pode se envolver em disputa eleitoral. Apesar de que em Curitiba o prefeito/governador, de 2 em 2 anos põe servidores comissionados nas ruas com bandeiras azuis e amarelas, segura obras durante anos comuns e abre a carteira em anos de eleição. Uma coisa é certa, é preciso uma reforma política!

  16. Lula, estou contigo e não abro!!!!

    • É…. hipocrita apoia hipocrita, demagogo apoia demagogo. Isso é normal.

      • Respeite o comentário das pessoas, todos tem o direito de se expressar, como você, que escreve um nível de bobagens bem maior do que qualquer um que comenta nesse Blog. E pare de usar palavrões, escreveu CAGADO, LIMPAR A BUNDA….Se contenha jovem, não denigra o blog dos outros, lembre que ele está permitindo a sua manifestação neste espaço, que ele deve dar um duro danado pra que isso aqui exista.

        • Olha quem fala, se fosse assim o dono do Blog nao teria postado meu comentário.

          • Então ele posta, é uma cara bacana, não o sacaneie. Ele tem um custo pra manter isso aqui. Daqui a pouco os seu patrocinadores acham que isso aqui virou um besterol e viram às costas pra ele e como vai conseguir manter? Você vai ajudar?

        • Em tempo, o que falei, falei de modo pejorativo e não ofensivo. Ou você acha que o Teu lula é santo e limpinho???? nenhum politico é!!!

  17. Lula, vc é um baita cara, então fale menos prá não decepcionar as pessoas. Vamos parar de querer colocar tudo nas costas do Estado/Povo, regulamenta a questão das doações e vamos parar de hipocrisia. A sociedade pagar as campanhas é brincadeira.

  18. Na prática, de forma perversa, já há o financiamento público, apenas para os eleitos, que possuem verba para contratar cabo eleitoral, para almoços e jantares, para mandar e fazer propaganda para os eleitores, para “divulgação da atividade parlamentar” (sempre achei este termo bizarro, tucanaram a campanha, como diria o José Simão). Além disto, são remunerados e não trabalham, passam os 4 anos fazendo apenas campanha. Querem mais financiamento público ainda? Palhaçada do ex-presidente e Messias.

  19. Cara de pau. Picareta.

  20. Quando o ser humano, vai envelhecendo, parece, que recebe uma espécis de Indulgência plenária, Fala o que quer , veste o que quer, começa a falar segredos, coisas guardadas a muito tempo , é o velho preto e branco de outrora se misturando com o colorido contemporâneo, E no meio disso tudo sai perolas como esta do sr Sapo Barbudo, que foi a pessoa que mais utilizou dinheiro de empreiteiros em todos os tempos , e tambem dinheiro público diga se de passagem, e aainda tem gente que paga pra ouvir este tipo de coisa , , com certeza vão continuar ouvindo mais e mais perolas.

  21. Um Cagado falando de quem não limpa a Bunda?? Só rindo mesmo, esse devia ser o primeiro a ter sua situação financeira esmiuçada. Se beneficiou de empreiteiros, criou o mensalão, com $$ do Valerio… e vem falar Merda?? Ahhh Lula, CALA A BOCA

  22. tem que ser privado se for público os candidatos não pagam se perderem e se ganharem pior ainda, tem que ser privado mas com total transparência e empresas idôneas.

  23. Santo Lula, se concorrer a Papa, voto nele!!!

  24. Dece ter bebido muito antes de falar esta merda…

  25. Tem que ser publico mesmo. So vindo do BB, Visanet, Petrobras…

  26. com certeza ele esta mais do que certo, e ele seria o primeiro a ser preso! ele é engraçado demais, recebeu um monte de dinheiro das empresas, fez o pé de meia, e agora acha que isso é um crime???? é só no brasil mesmo,” no Brasil o cachorro abana o rabo”, e nao tem jeito!!!!!

  27. HAHAHAHAH!!!! Meu senhor… esse é o mesmo cara que viaja com financiamento privado mundo afora…
    HAHAHAAH! Apedeuta, faça um favor, cale-se. Ou melhor, porque não começa a falar da rosemary?? A amante que ganhava pra fazer pilantragem. Esse cara é a hipocrisia personalizada.

  28. Até não está errada a colocação dele. Depois da historia do mensalão, sair em público falando essas coisas é queimar o filme…Agora é só ler os comentários do povo descendo a lenha no Luíz Ignácio…

    • É muita CARA DE PAU vir falar disso, justo o amigão da Odebrecht e outras…

      Só não podemos considerar esta manifestação de Lula uma surpresa, pois nunca pudemos esperar nada melhor vindo dele…