Governo do Paraná proíbe pulverização aérea nas lavouras

O secretário Cheida proíbe aeronaves na aplicação de veneno nas lavouras.

O secretário Cheida proíbe aeronaves na aplicação de veneno nas lavouras.

O secretário do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, deputado licenciado pelo PMDB, distribuiu gravação de áudio, neste sábado (16), informando que proibiu a pulverização aérea de lavouras no estado.

“O veneno passado na lavoura chega á nossa mesa pela água e pelos alimentos. Agora… tem gente passando veneno de avião! Estudos mostram que só 1% do agrotóxico jogado assim chega á produção. 99% vai pra terra, pra água, pro ar e pras pessoas! Estou proibindo a pulverização aérea no Parana. Tem gente brigando comigo por isso. Eu não arredo o pé! Saúde em primeiro lugar!”, diz o áudio.

Em tempo (17h26): O secretário Cheida telefona avisando que a pulverização aérea não foi proibida pelo governo, embora o áudio dê a entender isso. Ele explica que o projeto, de sua autoria, ainda tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

[audio:https://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2013/03/cheida_agrotoxico.mp3]
Clique aqui para fazer download do áudio.

42 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Gostaria que o Sr secretário se apoiasse em estudos reais e com o devido entendimento das conclusões destes. A pulverização aérea é apenas um meio de aplicação…que seja regulamentada e fiscalizada a venda dos produtos e a educação ambiental implementada nas escolas para que enganos como estes passem pela cabeça de líderes.proibir a pulverização aérea não soluciona nenhum problema pois não está nela a problemática. Para quem não sabe a pulverização aérea é a única forma de aplicação de defensivos que exige que os profissionais sejam formados em suas funções, como os pilotos e técnicos em aplicação aérea.e por fim para esclarecer essa estória de 1%, isso é um exemplo muito específico em q vc pega um alvo ( ex: uma lagarta na lavoura) nela vc encontrará esse 1%.
    Fica a dica…informe-se secretário.
    Marcos de Vargas Côrtes
    Tec agricola
    Técnico em aplicação aérea
    Graduando de engenharia ambiental UFT

  2. quanta asneira !
    o correto seria proibir o agricultor de produzir, resolveria todos os problemas do mundo.

  3. I just want to mention I’m new to weblog and certainly loved this web-site. Almost certainly I’m want to bookmark your site . You actually come with fabulous well written articles. Thanks a lot for sharing your web page.

  4. esses caras não sabem o que falam, sou técnico agrícola e técnico em aviação agrícola, ele tinha que estuda entes de falar, usando mesma dose de produto, o terrestre com vasão de 100 lts/há. de calda o avião usa de 8 a 10 lts/há, qual será que vai mais para o solo? Como vamos controlar as pragas em tempo hábil? Sem agilidade, consciência e muita competência não conseguiremos alimentar o mundo……, pensem nisso

  5. Esse sujeito e um idiota dos grandes… quanta gente burra defendendo ele… da até nojo de ler isso…

  6. Bando de retardado e sem noção. Se não pulverizarem voces vão comer o que? Vão se informar melhor.

  7. Quanta incoerencia, desse secretario, ele nao sabe nada o que esta falando, e os que o apoian menos ainda,nao sabem nen como funciona um aviao, onde esta o estudo que diz que apenas 1% do que he pulverizado chega as lavouras, absurdo, convido ha esse secretario a acompanhar uma aplicação aerea de perto e mostrar pra ele o quando ele esta errado. ha aos ecologistas que ai estao de plantao tambem pq so falan asneira… PROVO PRA VCS QUE ESTAO TOTALMENTE ERRADOS…

  8. vejo que o secretario e muitos dos que fizeram comentarios nao tem o minimo conhecimento sobre pulverizacao aerea,e da tecnologia utilizada no momento.claro que depende de pessoas com conhecimento para aplicacao aerea para nao causar danos,mas desde que aplicada corretamente e muito mais segura e eficaz que a aplicacao terrestre.tenho vergonha de dizer que sou paranaense com um secretario desse nivel

  9. Quanta ignorância…a começar por esse tal de Cheida…dá vergonha em falar que sou paranaense….

    O meu querido, Cheida, não se meta onde você não conhece. Ignorância não é falta de estudo. É ser estudado e falar tanta asneira deste tanto…

  10. Ai Meu Deus!!

    ISTO É UMA LÓGICA,ESTE FIGURA AÍ SÓ ESTÁ DANDO UMA DE AMBIENTALISTA PELA PASTA QUE GANHOU.

    CLARO SE QUE NÃO PULVERIZAR OS AGRICULTORES TERÃO QUE JOGAR GOTAS QUE POLUI MAIS O SOLO,

    DÁ ZERO PRA ELE!!!

    • Por favor, não grite, não escreva em ‘CAIXA ALTA’. Para não perder a razão na discussão, sempre escreva em ‘caixa baixa’. Caso contrário não aprovarei novos comentários seus. Obrigado.

  11. Pela produção de alimentos sem veneno e geração de empregos no campo. Reforma Agrária já.

  12. Babaquice total veneno mata tudo polui tudo, destrói a natureza mata os pequenos animais como pássaros e outros, o mundo não e só para os Homens, vejo que não adianta nem discutir, porque tem um monte de ignorante capitalista cego, que provavelmente nunca colocou a mão em veneno, pois tinha empregado para fazer isto, bando de demagogo metido a agricultor, pode ser ate coincidência mais vários amigos meus que continuaram na lavoura trabalhando com veneno já morreram com Câncer outros estão doentes. Estupidez pura não sabe o que estão falando!

  13. E tem mais uma: como se não bastasse o crime ambiental associado a alteração da qualidade hídrica local, o aeródromo Bonacin, mesmo fechado ao tráfego aéreo, cede o espaço para escolas de pilotagem de helicópteros, infringindo determinação da autoridade aérea. O que tem haver a SEMA E O IAP COM ISSO? Primeiramente que um local sem licença prévia já funciona como se tivesse licença de operação! Segundo, nenhuma dessas escolas de pilotagem tem licenciamento ambiental e a poluição sonora que causa é constante visto que as suas atividades são ininterruptas e os helicópteros voam muito baixo. As comunidades do entorno não tem mais sossego por causa do barulho! Se mexe Cheida!Sem contar a dispersão de poluentes, partículas sólidas etc…tudo aquilo que não é permitido pelo decreto 2200/2000 que estabelece o zoneamento da APA do Iraí.

  14. Do Cheida a comunidade de Piraquara espera a punição ao crime ambiental cometido pelos empreendedores do aeródromo Bonacin II especialmente as escavções que abriram um buraco de 300m por 10 m de profundidade e atingiram o lençol freático que verte incessantemente, com risco de contaminação. Cheida a APA do Iraí é responsabilidade do IAP e da SEMA. Além disso é área de manancial de abastecimento da RMC. Vè se toma uma atitude Cheida! O IAP é réu em ação, que tramita na comarca de Piraquara, por omissão no caso do aeródromo! Você vai continuar omisso, Cheida?

  15. Creio que a questão vai muito mais além do que a forma de pulverização. É uma questão de política agrícola, coisa que no Brasil nem se conhece. Também não adianta jogar a culpa somente nos agricultores e deixar fora os técnicos, as revendas (incluindo aqui cooperativas que hoje só usam a denominação de cooperativas, mas são empresas tão capitalista e agressivas quanto as empresas privadas) e principalmente as multinacionais, que são as que mais ganham nesse sistema e que menos são penalizadas.
    Será que hoje temos tecnologia para produzir em grande escala sem veneno? É lógico que todos preferem e desejam comer um alimento saudável, sem contaminações, mas atualmente não temos tecnologia para possibilitar que o agricultor produza nessa escala sem os agroquímicos. Temos excelentes exemplos de agricultores (heróis) produzindo nos sistemas de base ecológica, porém em escala menor, que depende principalmente de menos mão de obra, grande gargalo hoje no campo.
    Mas voltando ao uso de agroquímicos, hoje estamos voltando a aplicação por calendário. Quem faz monitoramento para verificar se há ou não necessidade de aplicação, seja ela terrestre ou aérea, pois mesmo a terrestre a estimativa da quantidade de veneno que atinge a praga é igual a aérea? Saímos de três aplicações (em 1994/1995) para cinco a sete (em 2011/2012) na cultura da soja para controle de pragas, por que dessa situação?
    Atualmente o sistema leva o agricultor a adquirir em abril/maio os produtos que serão utilizados, se necessários, em dezembro/janeiro. Como saber se vai haver a necessidade de controlar ou não determinadas pragas/doenças? Se tenho armazenado na propriedade o produto, pela legislação hoje vigente, melhor aplicar sem necessidade do que guardar, além de que o banco para financiar minha produção exige que seja utilizado esses produtos.
    Então meus caros, todo o sistema agrícola esta contaminado. Cadê as empresas públicas, com pesquisas e assistência técnica pública idôneas, para combater tudo isso? Será que estão a serviço das multinacionais, financiadoras de suas atividades, pois falta recursos financeiros e principalmente de pessoal do poder público?

    Caro Secretário, não basta apenas proibir, tem que dar condições para que seja feito diferente e é o puder público que tem esse compromisso.

  16. Por Favor Secretário me responda uma pergunta.

    Qual a sua formação mesmo?
    Ah, esqueci o senhor tem gradução em Medicina e é especialista em gastroenterologia clínica e terapia intensiva.

    Bom, pelo sua formação e Curriculum vejo que o senhor é um dos grandes especialistas do meio ambiente.
    Tenha mais respeito a Ciência e as Estudos Científicos…. de onde o senhor tirou a informação que na pulverização aérea tem apenas 1% de aproveitamento.

    Esses são os caras que estão na frente da Agricultura do nosso Estado.

  17. especionar elementos.

  18. esmael não publique isso !a pagina do cheida tem erros. voce pode ler não precisa publicar.constatei 6

  19. o partido verde ta nessa proibição .voceis votam em qualquer um!

  20. DEVERIAM PLANTAR ARVORES EM TODAS AS ROÇAS E PROIBIR O AGRICULTOR DE PLANTAR.
    ASSIM A NATUREZA AINDA EXISTIRIA.
    AGRICULTOR SO SABE DESMATAR E POLUIR.

    • Ecologista concordo com vc essa tal de agricultura deveria acabar, mas afinal vc e tua familia so come broto de tacuara? ou vc ganha teu salario das ongs e compra so comida importada?

    • E vc vai comer Big Mac o resto da vida!!!!!!

  21. Esse cara foi o mesmo que enterrou o governo anterior. Antes o agricultor não podia derrubar uma arvore para fazer lenha que vinha a força verde com suas picapes novinhas em folha, armados de metralhadores, fuzis e lança misseis para impedir a agressão ao meio ambiente, enquanto nas cidades o lixo contaminava as nascentes do rio iguaçu e nada de fiscalizar.
    Agora a mesma figura vai enterrar o governo novamente.
    Esse deputado não sabe o que esta falando. Pergunte para esse demente quais as pragas que atacam a soja…quantos sementes se distribuem por metro linear..qual o espaçamento da soja….para ver se ele sabe…DUVIDO.
    Duvido e desafio qualquer pesquisador que a pulverização com aviao polui mais o solo e as aguas do que com aviao…FALA SERIO!!!
    nunca usei nave para passar veneno em minha propriedade, mas bem que eu queria.
    A secretaria de meio ambiente estava boa demais para ser verdade….tinha que aparecer o dono da verdade novamente.
    novamente vai faltar policiais para prender bandidos e vai sobrar para encher o saco dos agricultores.
    Pq não proibem as pessoas de ser agricultor…talvez fosse melhor.
    Deixei de ser agricultor porque fiquei com nojo dessas pessoas que nunca produziram nada ficar enchendo o saco de quem produz…de quem hoje, como eu e minha mulher que estamos descaderados de tanto trabalhar pesado, arrancando arvores, carregando pedras para hj ver as lavouras limpas e belas.
    Esse modelo de ecologia é o maior retrocesso. vejo todos os meus amigos..ano a ano abandonando o campo de decepção com pessoas como essa que pensa que sabe tudo…como seu ex. chefe que quis proibir o plantio de transgenico alegando que isso iria acabar com a natureza.
    pq só o agricultor é perseguido. pq os que poluem os rios das cidades não são penalizados. pq quem joga lixo quimico, hospitalar no rio nao paga por isso. Pq a sede do IAP é construída em cima do rio e ninguém fala nada. Pq o rio belém está podre e ninguém diz nada. pq..pq..pq??????
    Escreveria dois livros aqui sobre essas questoes, mas não vale a pena…façam isso mesmo…acabe com os poucos agricultores que ainda insistem bravamente em resistir vossas pressoes.
    Amanha seus filhos vão pagar o preço desse demência.

  22. Ao caro colega Contraponto, que diz que as pulverizações acontece a mais de 50 anos, menos um pouco, a 30 anos atras quase não se falava em Câncer hoje essa doença e quase uma epidemia, perdi 3 pessoas de minha família 2 com câncer todas elas manipularam veneno na agricultura em plantações de algodão em sua juventude, meu próprio pai ao 47 anos com complicações pulmonares, alguém vir dizer que conhece do assunto e dizer que veneno não faz mal nenhum ou cidadão e vendedor de veneno ou esta falando o que não sabe, o homem sempre pensou no capital imediato nunca mediu as consequência futura, veneno e um mal necessário mas e preciso conter esse avanço desenfreado e as formas de aplicações, uma delas e as pulverizações aérea. Amigos um assunto que merece muita discussão, mais enquanto se discuti a medida de suspensão e a melhor coisa na minha humilde opinião.
    Abraços..

    • Esse Contraponte deve estar de sacanagem com esse argumento contraditório de “futuro”… Até força a barra nos neologismos para se passar por caipira. Parece um personagem das estórias do Pedro Malasartes.

  23. Mas até oje eles pulverizam muitttttttttoooooooooo veneno de avião na cooperativa da castrolanda!!Olha lá Cheida, espalha muito no ar, Campos gerais, lugar de muito vento!

  24. Eu já pulverizei horrores de veneno na Castrolanda!Na época me divirtia,Hoje me arrependo!!

  25. Ainda não tivemos as explicações sobre a poluição que a SANEPAR está fazendo no rio Iguaçu, tornando-o o segundo mais poluido do Brasil atrás somente do Tietê. Curitiba está jogando esgoto até União da Vitória. A Sanepar cobra o tratamento na conta de água mas não a trata. Queremos explicações. O Rio Iguaçu também faz parte do é Meio Ambiente. Ou fazia.

  26. Com a palavra os comandos pertinentes do setor público agrícola paranaense.
    Cabe uma audiência pública.
    Clovis Pena

  27. deveria proibir agricutor desecar feijao

    • Agricultor vc nao e obrigado a comer feijao desecado, por isto existe o feijao organico para pessoas que nem vc.

  28. ENTÃO ESSE GOVERNINHO DE MER……… VAI ME INDENIZAR POR ESSA LOUCURA, QUE EU SAIBA A PULVERIZAÇÃO NÃO AFETA EM NADA POIS ALÉM DE TUDO OS PILOTOS SABEM BEM A ÁREA DA PLANTAÇÃO….

  29. Até que enfim, tinha que ser um estadista do PMDB para fazer algo em pról da coletividade, porque o PSDB capitalista, nada fez pelo nosso meio ambiente, então, prova disso é a polícia ambiental que não pode atuar por falta de assinatura de convênio com IAP, estão sucateados e não podem multar, ou seja, não podem atuar, enquanto isso os crimes ambientais correm soltos, na época do ex governador até aviões para fiscalizar estavam a disposição e agora?????? mais uma prova que o PMDB foi melhor governo….. nada contra, mas os fatos são esses…

  30. Carecemos de mais explicações. À primeira, para mim, não vejo muita diferença em jogar veneno de avião ou de trator…

    Bom mesmo seria não usar veneno…

  31. Isso acontece a 50 anos ,desde do tempo do bhc,era passado nos cafezais contra broca . nunca morreu uma pesoa que eu conhessece ,.isso é escesso nos estados unidos usam as pulverizações aereas. isso siginifica que vai haver mais venenos nas lavours. o veneno pulverizado de aviões quase não molha as plantas e uma fumaça ,que pressão faz o veneno liquido virar. voceis verão quanto vão pagar num litro de oleo de soja . os pobres vão pagar as contas , sem veneno não tem soja. sem o baiado não tem arroz suficiente para o brasil. tem que importar. arroz quase 15 reais o pacote ,ja me disseram que é arroz importado..vamos importar o oleo de soja tambem. eu fui agricultor . o meio ambiente não deixa ninguemtrabalhar na agricultura, sossegado. vamos ver o que o futuro disso vai nos trazer! por enquanto so demonstrativo, não sei estou a favor ou contra .eu quero deixar a rasão trabalhar primeiro! porque que o meio ambiente ambiente do haiti e degradado. por que não ha agricultura.

  32. num aperta que ele cheida

  33. Apoiado 100%, nasci e cresci no mato isso e muito prejudicial, uma boa medida da parte do secretario Luiz Eduardo Cheida, ta se mostrando ser uma pessoa seria e responsável, o veneno aplicado no solo e na semente já traz um prejuízo enorme para o meio ambiente, imagina a pulverização aérea.

    Para os puxa saco do Beto que fica de plantão, quero dizer que quando esse Governo faz algo bom nos reconhecemos aqui. E essa medida merece realmente elogio.

    • Boa iniciativa Secretário. Parabéns. Concordo com você Mauricio Pina. Coerência não tem sigla partidária nem é movida por paixão política eleitoreira.

    • Vc e esse imbecil do Cheida tem que calar a boca e conhecer um pouco mais do assunto antes de falarem merda

  34. Hum! Hum! Então tá!!!!!