Fruet anuncia auditoria na tarifa do ônibus em Curitiba

Representantes de 24 entidades que formam o Fórum Popular do Transporte Público ouviram pessoalmente do prefeito Gustavo Fruet, na manhã desta quarta-feira (20), a promessa de uma auditoria na tarifa do ônibus. Foto: Cesar Brustolin/SMCS.

Representantes de 24 entidades que formam o Fórum Popular do Transporte Público ouviram pessoalmente do prefeito Gustavo Fruet, na manhã desta quarta-feira (20), a promessa de uma auditoria na tarifa do ônibus. Foto: Cesar Brustolin/SMCS.

O prefeito Gustavo Fruet apresentou nesta quarta-feira (20) a representantes de 24 entidades que formam o Fórum Popular do Transporte Público informações detalhadas sobre as medidas da administração municipal relacionadas à  definição da tarifa de ônibus e à  operação da Rede Integrada de Transporte. à‰ importante abrir o debate, garantindo a transparência na discussão!, afirmou o prefeito.

Fruet salientou que há hoje três prioridades: a contratação de uma auditoria para dar maior clareza à  planilha de cálculos da tarifa; a realização de pesquisa de origem e destino dos usuários do sistema de transporte de Curitiba, podendo ser estendida à  Região Metropolitana; e a preservação da integração da rede metropolitana, para a qual defende a necessidade de manutenção do subsídio.

O prefeito destacou que todo o esforço está sendo feito para garantir a transparência dos trabalhos da recém-criada Comissão de Análise da Tarifa do Transporte Coletivo. Pela primeira vez estão acontecendo discussões abertas à  população!, comentou.

Fruet também apresentou aos representantes do Fórum dados que mostram redução do peso da tarifa em relação ao salário mínimo. Os dados indicam que a tarifa atual, de R$ 2,85, representa 21,02% do salário mínimo !“ o menor percentual desde 2002, com exceção do ano passado, quando vigorou o subsídio do governo estadual. Atualmente, com um salário mínimo, é possível pagar 238 tarifas, enquanto em 2002, por exemplo, o salário mínimo era suficiente para 143 tarifas.

Durante o encontro, representantes do Fórum Popular do Transporte Público entregaram ao prefeito um documento com estudos que visam contribuir para a análise tarifária.

A reunião foi satisfatória, positiva!, afirmou Lafaiete Neves, da Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná e integrante do Fórum. Percebemos que o prefeito está determinado a abrir a caixa preta do transporte coletivo e a ampliar o diálogo com as entidades!, disse.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O povo de Quatro Barras e Piraquara não precisa esquentar a cabeça com o preço da passagem. Lá tem de sobra aqueles malditos e barulhernot helicópteros do aeroporto clandestino do Bonacin!Não param de voar o dia inteiro, então deve tá barato andar neles!São 3, ficam ali voando em cima das nossas cabeças o dia inteiro sem parar! Vamos se apropriar deles povão, afinal lá é tudo irregular memo!!!!1

  2. Como já mencionei em comentário anterior: primeiro aumenta depois audita? Não dá para entender. Quem veio antes, o ovo ou a galinha?

    • nem o ovo nem a galinha! foi o BETO RICHA, que abaixou a tarifa enganando o povo e depois aumentou, ou você não lembra desse fato?!

      portanto, quem veio antes foi o BETO RICHA COM SUAS SACANAGENS.

  3. So um idiota acredita nisso.
    Se ele fizer isso, tera que mostrar que a sujeira vem de longe.
    Fruita e banana.

  4. Parabéns Esmael pelo seu blog, certo dia conversei contigo na prefeitura municipal de Curitiba, e disse que seu blog era o mais renomado de Curitiba, e continua sendo. Um grande abraço, sucesso…

    Fruet chega aos 80 dias de gestão municipal, muitos problemas a serem resolvidos, mas acredito que ele irá fazer o melhor para o povo curitibano.O prefeito Gustavo realiza seu trabalho com muita transparência, continue à frente da cidade de Curitiba, sei que o curitibano não decepcionará com suas decisões.

  5. Faz 80 dias que o Prefeito assumiu a prefeitura, parabéns para os irônicos que acha que e possível nesse curto espaço de tempo resolver todos os desmandos encontrado e colocar ordem na casa da mãe Joana, aproveito para sugerir aos cobradores de plantão que direcione um pouco de suas cobrança para o Governo do Estado, pois existe uma lista de promessas de campanhas que não saíram da conversa furada do Horário Eleitoral do PSDB, e já faz mais de dois ano de Governo.

  6. Interessante isso demonstra que poderemos saber ao certo o custo correto e quanto agrega a Rede Integrada nisso. Parabéns Prefeito Gustavo Fruet pela iniciativa de colocar entidades no meio para discutir esse assunto que é de interesse público.

  7. Que bom até que enfim, e não demorou, pois assumiu em janeiro e teve que acertar a casa, logo de cara a crise da tarifa do transporte e a perseguição política do Beto Richa…
    Tucanos, calem-se…

    • É não demorou nadinha mesmo, só três meses, mas aumentaram o valor mesmo assim, sem ter uma auditoria, uma abertura da tal caixa preta. O que qué isso Fruita do céu, vamos começar a trabalhar prefeito, ou será que pensa que tudo cai do céu. Lembra bem que tudo que fizer agora será lembrado nas próximas eleições e se fizer cagada nem mesmo o pessoal do Lerner consegue salvar uma nova candidatura sua.

  8. Parabéns Esmael seu blog é ótimo, poderia ser um pouco menos radical com a turma do PSDB.
    Em tempo: Quando que o Fruet vai começar a trabalhar e cumprir suas promessas de campanha, minha familia esta aí em Curitiba e perguntar não ofende.

  9. a empresa de auditoria tem que ser uma empresa totalmente idônea e de nome na praça, não pode pela pegar uma empresa de auditoria mandrake. aquela tv do busão não tem custo pra urbs , pergunto por qure então tem propaganda da imobiária do roberto hinça ele foi vereador e sua imobilária tem imóveis alugados a prefeitura como o imóvel do eco cidadão na rua barão do santo angelo próximo estação são pedro linha verde.

    • O Roberto Hinça é um dos cosios minoritarios da urbs, tem outro ex vereador també, la tambem esta o conhecido araujo – filiado ao psdb que tem odio da dilma e da gleisi, e o braga cortes sem comentarios.
      É o caso de contratar uma Auditoria Internacional ( não aquelas que maqueiam balanços patrimoniais de bancos ). Tem poucas mas são integras, e esqueçam as daqui, aqui no Brasil eles fazem os balanços das s/a a pedido do cliente, dai uma emprewsa/banco quebram e algum deste são culpados? Consulte a CVM o Cade Fruet e veja o que de melhor tem no mercado, alias esqueça Fgv – Fae lá só tem tucanada que pregam que tudo tem que privatizar e vender para ter lucro.
      Detalhe : que veja tambem como funciona ate hoje o plano de pavimentação de casca de ovo, que o pvo paga com carnet nos bairros e dura 1 ano. Eles so fazem aonde tem grandesa construtoras e especuladores amigos para valorizar os imoveis, depois vendem e quem paga a conta é quem compra. Façam uma acariação com os cabos eleitorais do cassio/richa que tão vandendo estes planos em curitiba ja fazem anos, e vejam o que rola, atendendo so “politicos amigos deles”.
      ACORDA GLEISI!

  10. Seria esta a verdadeira ABERTURA DA CAIXA PRETA DO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA? Ou será apenas uma auditoria do tipo: paga e escolhe o resultado?

    Vamos Fruita, tá na hora de trabalhar meu velho, assim termina o ano e você não conclui sequer as contratações.

    • Você esta apressado Olho Vivo, aproveita e pergunta para teu Governador quando ele vai comprar os 05 helicópteros para a saudê do Parana, o povo esta esperando faz dois anos, não são 80 dias.

      • E a Diretoria da URBS será alterada quando? Os Diretores da era Richa, que lá estavam e estão desde a fatídica campanha dos 12 dias, cuidarão dessa auditoria? quem está bancando a continuidade desses diretores ???? poderá ser mesmo chamada de auditoria?

      • Primeiro que o cara não é MEU governador, ele é governador do Paraná, queira você ou não, goste você ou não e se precisa saber de algo do governo pergunte você mesmo, ou será que não tem boca, só dedos? E agora calma eu te digo, pois o atual governo só acaba no final de 2014, ou estou errado?

        Mas o assunto aqui é Curitiba, prefeitura, ônibus, Caixa preta e Gustavo Fruita, o mesmo que sempre chamou o PT de partidinho corrupto, ou será que vocês já esqueceram dos discursos dele falando de Lula e sua trupe? kkkkkkkkkk

    • Concordo com o teu comentário Olho Vivo.

      • Ué, fazer auditoria depois de aumentar a passagem??? Ela tinha que ter sido feita antes, e ai aplicar a passagem justa!! Ahhh Ele (Fruet) NÃO vai abrir a caixa preta da URBS, esqueçammm é cagão!

        • O Fruita não pode e nem vai abrir caixa preta, nem branca, nem amarela, ele tem o rabo preso com os donos das frotas de ônibus, ou será que manteve um dos graúdos como secretário apenas pela competência do cara?

  11. Ufa !
    Até que enfim !!!
    Por que demorou?
    Demorou por que?

    • É inexplicável e inadmissível que a auditoria na planilha de custos e a abertura de caixa preta da URBS tenham sido precedidas desse aumento?
      É admissível que, em reportagem de anteontem e coluna de ontem da Gazeta, ainda se tenha coragem de defender que a tarifa deveria ser mais de 3 reais? e pior aceitar que o custo seria o divulgado sem a efetiva abertura da caixa preta da URBS? será que o entrevistado conduziu a licitação que manteve as mesmas empresas em Curitiba?
      e aliás por que ninguém fala do andamento da licitação da RMC que estaria sendo conduzida pela COMEC?
      Os cidadãos anseiam por respostas e por tarifas módicas!