Faísca atrasada na Câmara de Curitiba e a batalha da comunicação

Segundo sondagens, o governador Beto Richa vai perdendo a batalha da comunicação para o prefeito Fruet acerca do reajuste da tarifa de ônibus; na Câmara, vereador Jorge Bernardi lidera discussão tardia sobre o tema. Faísca atrasada?

Segundo sondagens, o governador Beto Richa vai perdendo a batalha da comunicação para o prefeito Fruet acerca do reajuste da tarifa de ônibus; na Câmara, vereador Jorge Bernardi lidera discussão tardia sobre o tema. Faísca atrasada?

Os 38 vereadores de Curitiba esperaram a prefeitura, através da Urbs, dar uma tungada no bolso dos usuários para depois discutir a tarifa do ônibus. à‰ o típico caso de faísca atrasada. Por que os nobres parlamentares não bateram o pé antes do reajuste no preço da passagem de R$ 2,60 para R$ 2,85? Só Deus sabe…

O site da Câmara Municipal diz que os vereadores realizarão audiências públicas sobre modalidade urbana, nas quais irão discutir também critérios para a definição da tarifa do transporte coletivo!. Ou seja, vão debater o leite derramado.

A primeira audiência pública será na próxima quarta-feira (20), à s 14 horas, no plenário da Câmara. A iniciativa é do vereador Jorge Bernardi (PDT).

Falando em reajuste de tarifa, de cada dez usuários de ônibus na região metropolitana pelo menos 8 debitam o reajuste na conta política do governador Beto Richa (PSDB).

Deduz-se, portanto, que o tucano vai perdendo a batalha da comunicação para o prefeito Gustavo Fruet (PDT).

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am just very new to weblog and truly loved your web-site. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You surely have amazing posts. Cheers for sharing with us your web site.

  2. I simply want to tell you that I am just beginner to blogging and site-building and truly liked your blog site. Probably I’m want to bookmark your website . You amazingly have impressive articles. Thanks a bunch for sharing with us your website page.

  3. O que este vereador estava fazendo desde que foi eleito???

    Porque não trabalhou??

    Agora é tarde já foi decidido

    Acorda vereador já estamos no terceiro mês de seu mandato

  4. corrigindo (comentário acima) santa catarina.

  5. esse jorge bernardi, e mais conhecido em sua terra natal, la em santa catariana, como pateta, isso mesmo pateta aquele do desenho animado, e so reparar bem que a semelhança e incrivel.

  6. Quanto à Câmara Municipal, todos são uníssonos: os Vereadores precisam ACORDAR! Acompanhar notícias daquele MARASMO POLÍTICO, é um ótimo sonífero!

  7. O dia em que Beto Richa ganhar alguma “batalha” neste blog ou perder uma no blog do “vizinho” Campana, ME ACORDEM! Zzzzzzz…..

  8. Pessoal, o Araujo e Braga cortes diretores ha decadas na Urbs fizeram campanha pro ducci e richa, sao inimigos de odio da dilma e do pt, e tem so este circulo de politicos, são psdb fhc aecio etc ate embaixo dagua e continuam la? sera que os 500 que vieram na ultima semana estao sendo cobrados agora fruet? acorda geisi!! ficar esperando algo de Bernardi , Salamuni, é so papo pra aparecer são coniventes com tudo que ta acontecendo na gestão deles. 2014 tai!

  9. Afinal se a insençao de impostos acaba somente em maio, pq a passagem ja subiu??? 1 mes de antecedencia no reajusto pesa muito no bolso do trabalhador….

    • Acredito que seja por dois fatores:
      – o aumento do salário de motoristas e cobradores;
      – o sistema está operando no prejuízo desde o ano passado;

      • Se está no prejuízo por que não paralizam o serviço? Quanto tolice dita aqui, o Fruita prometeu abrir a tal da Caixa Preta do transporte público de Curitiba, por que ainda não o fez? Está também com a rabichola presa? Recebeu apoio ($$$$$$$$$$$$) dos donos de empresas na campanha?

        Está na hora deste prefeito que antigamente se dizia o Paladino (acusava a PTzada de roubo) começar a trabalhar, já se foram quase três meses e até agora nada…..

  10. Disponha, camarada. Abraço!

  11. Se ninguém faz nada, é pau. Se alguém toma a iniciativa também recebe críticas. Correto o vereador Jorge Bernardi : a questão da tarifa não se resolveu com esse aumento. O processo é mais complexo e dinâmico e deverá ter desdobramentos. Muito ainda precisa ser esclarecido a respeito da tarifa. Qual o real impacto da isenção do ICMS sobre o combustível? Qual seria , de verdade, o impacto se houvesse isenção de ISS? A Planilha precisa ser transparente e os representantes da sociedade organizada precisam ter acesso a esses dados para ter informação suficiente para exercerem de forma pertinente o direito de pressionar a favor dos trabalhadores.
    Considerar essa iniciativa do vereador como tardia é exagerar na crítica e esquecer que o mandato é pelos próximos quatro anos. Talvez seja por aí o início de uma ação que deve envolver a todos para que se abra a tal da caixa preta da URBS. A questão é muito mais complicada do que parece e não há saída simplista para a tarifa de ônibus de uma metrópole. São muitos interesses que estão em jogo. Precisamos amadurecer e nos habituar a ver essas questões com a seriedade que ela merece. POnto para os vereadores. É preciso começar a agir.

    • Então tá, voltarei a dormir mais tranquilo agora… Muito obrigado pelas explicações!

    • Só tenho ums coisinha a dizer sobre seu comentário. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Só não seria mais idiota se não fosse tão ridiculo. Montar comissão para analisar uma coisa já definida e decidida. Isso é piada, Vereadores bando de Inuteis a Sociedade

  12. Tanto a CMC como a Assembleia… Não servem pra nada, UM bando de Inuteis.

  13. o jorge bernardi tá mais por fora que dedão de franciscano. a camarâ tá perdida o salamuni tem que colocar ordem na bagaça e também falta oposição ao executivo , acho o fruet um bom prefeito mas tem que tem oposição senão o prefeito fica cego de tanto bajuladores.

    • Realmente, o aumento não poderia ter acontecido antes da abertura da famigerada caixa preta da URBS, da eliminação de gorduras na planilha tarifária, da efetiva alteração integral da Diretoria da URBS. Porém, se for feita uma análise efetiva, ainda que apenas agora, em que se constate o excesso, nada impede e, em verdade, há o dever de a tarifa ser reduzida. Como o dinheiro do povo pode estar sendo desperdiçado em beneficio dos empresários de ônibus, é urgente que os poderes constituídos (executivo, judiciário, legislativo) efetivamente busquem a modicidade tarifária, inclusive realizando nova licitação para que o serviço em Curitiba não continue sendo prestado por aqueles que o prestam há mais de 40 anos. afinal, a Constituição de 1988 prevê que o titular do serviço é o Município e que a delegação à iniciativa privada não pode ser por prazo indeterminado!

    • Concordo com você,mais agora é tarde,a população fez o que faz sempre e deu a grande maioria a quem governa,assim acontece também na Assembléia, onde a Famíglia Richa sempre administrou com mãos de ditador fazendo o que lhe convém e para os seus