Duplicação da BR-376: tucano Beto Richa entra com a propaganda e o bico, mais nada

Relatório do Crea aponta que as concessionárias de pedágio passaram os últimos 14 anos roubando os usuários das rodovias paranaenses; hoje, em Ponta Grossa, o governador Beto Richa anuncia duplicação da BR-376; o tucano entra com o bico e a propaganda; os paranaenses com o dinheiro; as empresas só recolhem o lucro; e aí 'Mistério Público', vai continuar dormindo?

Relatório do Crea aponta que as concessionárias de pedágio passaram os últimos 14 anos roubando os usuários das rodovias paranaenses; hoje, em Ponta Grossa, o governador Beto Richa anuncia duplicação da BR-376; o tucano entra com o bico e a propaganda; os paranaenses com o dinheiro; as empresas só recolhem o lucro; e aí ‘Mistério Público’, vai continuar dormindo?

O governador Beto Richa (PSDB), na manhã desta quinta-feira (7), estará em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, para fazer mais uma cortesia com o chapéu alheio.

Desta vez o chapéu não é do governo federal, mas dos próprios usuários da rodovia BR-376 que foram criminalmente tungados durante 14 anos, pagando pedágio caro, sem retorno da infraestrutura prevista em contrato.

O governo do estado, segundo relatório técnico do Crea (clique aqui para relembrar), foi conivente com esse assalto.

Se Richa estive mesmo preocupado com a população, com a logística, aproveitaria o evento desta manhã para dar voz de prisão aos diretores da CCR Rodonorte.

Fala-se em investimento na ordem de R$ 1 bilhão, mas quem garante que essa soma será realmente investida? Quem vai fiscalizar as concessionárias, o governo do estado? Ora, não o fez em década e meia.

Mais um detalhe descoberto pelos engenheiros do Crea: Richa não entra com o projeto, muito menos com dinheiro na duplicação que será anunciada hoje com festa.

O projeto, previsto em aditivo contratual de 2001, é da época de Jaime Lerner; o dinheiro é proveniente das tarifas de pedágio cobrado compulsoriamente. Então, com que entra o tucano?
Ora, com a propaganda e o bico! Vai aparecer na televisão como obra sua (do governo). Tomou?

24 Comentários

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  1. I just want to say I’m very new to blogging and site-building and definitely loved this blog. Most likely I’m likely to bookmark your blog . You absolutely have awesome articles. With thanks for sharing with us your blog.

  2. O Beto é campeão quando se trata de ‘passar a perna’. Se for para lançar algo que não precise colocar dinheiro, lá está ele para tirar dividendos.

  3. Governador Beto Richa, o interior agradece pelo seu trabalho, para duplicação desta rodovia. Faz mais de 20 anos que aguardavamos essa obra. Quem vai pagar não interessa, o importante é a duplicação. Vida não tem preço !!

  4. Esse pessoal que acredita e defende que a obra é do governo Beto Richa ou é burro, ou tem cargo comissionado e mama na Viuva, não tem outra explicação.

  5. O governador está fazendo cumprir os contratos? Isso não é grandiosidade alguma, é mera obrigação da função que ele ocupa.

    Anotei: em Campo Largo há mais de 25 placas para “anunciar” a duplicação de míseros quilômetros (menos de 10), precisa tanta mídia, para “gabar-se” de uma obra que é da concessionária?

    MENOS PROPAGANDA E MAIS GOVERNO!!!

    MENOS ‘MIGUÉ’ E MAIS TRABALHO! Se atipe Beto!

  6. Esmael, sugiro que abra uma enquete perguntando pra quanto vai subir o preço do pedágio após essa duplicação de Ponta Grossa a Apucarana, poderia colocar algumas opções de preço como: R$ 10,00, R$ 12,00, R$ 15,00. Uma coisa é certa, o sr Betinho já deve ter tratado às escondidas pra que essas concessionárias antecipem a renovação desse contrato por mais uns 20 anos no mínimo.

    • Parabéns governador Beto Richa, o senhor é o único dos governadores, que vai fazer cumprir o que estão nos contratos, já passaram Lerner, Requião e Pessuti e não abriram a boca em relação a duplicação. Nóis do interior que sabemos a importância da duplicação dessa rodovia, quem já perdeu um familiar no trânsito entende o que estou falando.

  7. Gente a coisa é muito pior do que se pensa, por trás de toda essa propaganda e falação a respeito de voltar a negociar com as concessionárias, em breve vai cair sobre nossas cabeças uma renovação antecipada dos contratos por conta destas obras, ai sim vamos chorar, estamos pagando pedágio a anos por pistas simples, mas tenho certeza que se estas rodovias estivessem em poder do verdadeiro dono que é o governo federal já teríamos o dito “anel de integração” duplicado, talvez com o capim alto na beiradas pois afinal a melhor obra das concessões é a roçada.

  8. Isso não é mais tucanaiada, já esta passando para papagaiada, esse desgoverno não perde chance, sempre de carona. Essas consessionarias estão assaltando o povo paranaense a mais de decada, e fica tudo por isso mesmo e ainda por cima com apoio desse governo, que antes mesmo de se candidatar ao governo sua cupla de incompetentes já estavam tramando tudo por trás dos bastidores, se o povo pensa que o Lerner esta fora dessa se enganou redondamente o dedo dele esta por tráz de muita coisa nesse governo do Betinho gravatinha. FORA COM ESSES MAMATETA…

  9. Esses caras de pau do PSDB ainda tem a coragem de falar que o Beto “voltou a dialogar com as concessionárias”, será que o termo correto não seria “conseguir negociatas”?

    • É verdade, não esqueçamos que no ano que vem tem campanha eleitoral, e que por isso o diálogo com as concessionárias é muito nece$$$$$$$$ário e indispen$$$$$$$$$ável.

  10. Onde está a oposição que não representa junto ao TRE contra a campanha escancarada do governador. Capitalizar obra realizada por concessionária é o fim do mundo. Aliás, assim como a tarifa de ônibus em Curitiba, as tarifas de pedágio no Paraná nunca foram calculadas de forma séria. Não resistem a meia auditoria bem feita. E R$ 1.000.000.000,00 em investimentos é para rir, só acredito vendo a planilha que demonstre estes custos.

  11. PAPAI NOEL
    Não morro de amores pelas concessionárias de pedágio, muito pelo contrário. Porém é necessário que registremos: No governo passado, cujo lema (eleitoral) era “PEDÁRIO: Ou abaixa ou acaba”, fez exatamente o contrário do que está fazendo o atual governo.

    Primeiro, em vez de acabar, pedagiou a rodovia da Lapa, uma via que continua péssima e de pista simples; Em seguida, fez acordo lesivo com a Concessionária Cataratas (acho que é este o nome), onde ela diminuia o preço em mísero percentual, e em troca (deve ter mais em troca, por baixo dos panos) a Concessionária ficava dispensada de proceder investimentos.

    Era só fazer a roçagem das margens, levantar/abaixar as cancelas. …. e cobrar. Coisa dígna de Papai Noel.

  12. O governo pode não estar bancando a obra, mas pelo menos esta fazendo a concessionária cumprir com sua obrigação. A duplicação já poderia ter sido feita se o Requião não tivesse criado tanta confusão em seu governo. Agora o Beto esta fazendo com que se cumpra o contrato original do Lerner.

  13. Ter uma concessionária de pedágio no Paraná é melhor do que ter mina de ouro, o pagamento das tarifas abusivas e totalmente fora da realidade é feito em dinheiro vivo, 24 horas por dia, 365 dias por ano, faça sol ou faça chuva. E melhor ainda, sem nenhuma fiscalização, nem respeito ao contrato e nem prestação de contas.

    • E ainda, na contrapartida, quando a concessionária teria que fazer benfeitorias nas estradas pedagiadas, não faz ou se é ela quem vai ter que fazer esta duplicação, o governador capitaliza para ele esta obra. Das duas uma, ou as concessionárias nadam de braçada e não reinveste parte do lucro ou este governo é um demagogo e mentiroso com essa história de que é o governo que está bancando a obra.

      • Elton as suas duas hipóteses são verdadeiras, não precisa nem uma demonstração para comprovar.
        Em matemática seria um axioma

        • esta obra vai sair com dinheiro emprestado do bnds, para pagar sem juros, em 15 anos, vcs querem apostar? duvido que a pedagieira tire 1 centavo do bolso,.

  14. ESMAEL, VOCE FICA BRABO QUANDO E BETO REALIZA ESSAS MARAVILHAS, E TEU PARTIDO PT, NAO FAS NADA, SR. ESMAEL

    • Você está duplamente enganado, meu caro. Primeiro, Beto Richa nada fez nessa questão da duplicação (leia o texto). Segundo, não sou do PT. É isso.

  15. VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAA…. Só fico me perguntando sempre, o que faz o MINISTERIO PUBLICO E A POLICIA FEDERAL A RESPEITO DESTA LÁSTIMA QUE SE CHAMA CONCESSIONARIA DE RODOVIAS….AUTORIDADES LUGAR DESTES BANDIDOS DO DINHEIRO PUBLICO É…..CADEIA SEM RESTRICOES….ACORDA POPULACAO E, USUARIOS DESTE FAMIGERADO ASSALTALTANTE LEGALIZADO QUE SE CHAMA …PEDAGIO…….

  16. Dias atrás ele negava através da prefeitura de Curitiba a obra de uma passarela na região do Parque Barigüi,naquela época ele dizia que não podia fazer nada, porque era responsabilidade da cancessionária.

    Esta obra de duplicação não têm nada a ver com alguma façanha do pilantra e sim,uma obrigação contratual.
    As concessionárias têm até 2020 para duplicar todos os trechos de pista simples que são responsáveis,isto segundo a mídia que noticiou na época do Lerner.

    Então se estão falando que vão fazer agora não estãop fazendo mais do que uma obrigação.