Dilma pode garantir a manutenção da integração do transporte coletivo na Grande Curitiba

Presidenta Dilma Rousseff poderá "salvar" Gustavo Fruet no caso do fim do subsídio ao transporte coletivo. Pelo Twitter, Richa deu sua opinião: "Cada um deve arcar com as suas responsabilidades. Não é certo terceirizar os problemas".

Presidenta Dilma Rousseff poderá “salvar” Gustavo Fruet no caso do fim do subsídio ao transporte coletivo. Pelo Twitter, Richa deu sua opinião: “Cada um deve arcar com as suas responsabilidades. Não é certo terceirizar os problemas”.

O governador Beto Richa (PSDB) e o prefeito Gustavo Fruet (PDT), de Curitiba, se digladiam politicamente acerca do fim do subsídio ao transporte coletivo.

O tucano anunciou que não mais repassará cerca de R$ 60 milhões à  Urbs, empresa mista que gerencia o transporte na capital.

O pedetista, por sua vez, disse que o corte comprometeria a integração com a região metropolitana, jurisdição do governo estadual, mas que estaria disposto a garantir a tarifa única.

Pelo Twitter, Richa deu sua opinião: “Cada um deve arcar com as suas responsabilidades. Não é certo terceirizar os problemas”.

Fruet admite reajuste no preço da passagem do ônibus ainda neste final de semana. Fala-se de R$ 2,60 para R$ 3.

Pois bem, a presidenta Dilma Rousseff também poderá entrar nesse imbróglio do transporte. Ela quer cortar tributo de ônibus e diesel para ajudar no combate à  inflação e beneficiar o trabalhador de baixa renda.

Dilma estuda reduzir ou isentar da cobrança dos dois tributos o diesel e o setor de transporte coletivo urbano (ônibus e metrô). A ideia é reduzir as passagens de ônibus em 2014, mas, segundo informações do Palácio do Planalto, poderá ser antecipado para Curitiba em uma espécie projeto piloto.

A avaliação do Planalto é que, até aqui, as desonerações focaram beneficiar mais diretamente o setor produtivo e que seria a hora de estender o benefício à  baixa renda.

No caso do etanol e do diesel, a desoneração visa dar alívio de caixa para a Petrobras e reduzir impacto de reajuste de preços de combustíveis no médio prazo. O governo quer tornar o preço do etanol mais competitivo e reduzir a importação de gasolina.

45 Comentários

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  1. Concordo com a reducão de impostos sobre os parâmetros que compõem o preco da tarifa. Não se pode concordar com tratamento privilegiado, a esta ou aquela cidade ou região metropolitana pois, neste caso, são apenas objetivos eleitoreiros localizados. Revejam os parâmetros que compõem a tarifa e administrem com competência que não se farão necessários subsídios de A ou B.

  2. Parabéns Sr Richa. Com o Ducci, seu bibelo era normal o subsídio e agora o conceito muda. Acho que este governo só pode ir até 2014 mesmo. É muito asno juntos.

  3. bandido, renunciou o mandato de prefeito para sair governador, os tucano nao dao conta de realizarem o que promete nas campanhas, deixa o cargo ao qual forom eeitos para disputarem outro. so o povao bobao que nao enxergam essas coisas.

  4. Quando é que estes senhores, Richa e Fruet, sairão dos seus gabinetes e pegarão um ônibus para saber o que a população passa? Quando é que seus secretários(as) sairão de seus gabinetes e pegarão um ônibus? Eles acham que é vergonha pegar õnibus, que é coisa de pobre? O Hugo Chavez se misturava com a população mas, os políticos daqui se acham muito importantes e ocupados para isso. São elite com o dinheiro de quem. Nosso!

  5. O transporte de curitiba está péssimo. O que adianta pagar 2,60 e ficar meia hora do ponto esperando o inter verde e ele vir entupido de gente. Qualidade de vida nota zero. O transporte causa um grande stress ao trabalhador que chega cansado no serviço. Sem falar no risco. Quantos acidentes envolvendo ônibus nos últimos anos. Motoristas estressados e mau remunerados. então que seja cobrada uma tarifa justa mas, para um bom servico, com muitos ônibus e com lotação dentro da normalidade. Quanto ao Richa tirar o subsídio, lamentável. Ele não pensa na população, no eleitorado? Só quer prejudicar o Fruet??A velha política vingativa e punitiva? Estes caras não evoluem!

  6. um encontro com lideranças comunitárias, nesta quinta, Beto Richa garantiu que o Estado não ficará ausente do problema do transporte coletivo, apesar de insistir que se trata de uma obrigação dos prefeitos dar solução. O governador lembrou que o transporte público é responsabilidade exclusiva das administrações municipais, mas disse que o Estado busca uma maneira de auxiliar os municípios paranaenses que tenham sistemas organizados a praticar tarifas menores. “O Estado irá apoiar, mas não aceitamos transferências de obrigações. Quando eu era prefeito, sem a ajuda do Estado e União, reduzimos a tarifa na capital. Resultado de responsabilidade e boa gestão administrativa”, destacou o governador.

  7. Aos PTs de plantão. O projeto de desonerar o díesel para baixar a tarifa de ônibus foi do Beto Richa quando prefeito de Curitiba. O Governo Federal não aceitou e por quê, agora, a Presidente Dilma vem com essa estória? Será porque ano que vem tem eleição? Mesmo assim, se fizer para curitiba, o que seria bom, terá que fazer para o resto do Brasil, assim como o Beto, se fizer para Curitiba, terá que fazer para o restante do Estado. Por quê a Petezada não chiou quando o governo do PT não atendeu o pedido do Beto que era de interesse de Curitiba e Região Metroplotana?

  8. Tome essa Beto Richa, está na hora de preparar o curriculum, leve junto o seu funcionario ratinho Jr. Graças ao PT a construção civil está aquecida e estão precisando de engenheiros. Aqui faz, aqui paga, Deus vê tudo…

  9. Então eu não vou mais votar no Sarnicha Richarney,
    vou votar na Gleisi, que é do partido da Dilma, que vai garantir a integração dos ônibus !!!

  10. TALVEZ NÃO GOSTEM DO QUE EU VOU DIZER, O SISTEMA INVENTADO E IMPLANTADO POR LERNER, FOI UM SISTEMA PARA O TRANSPORTE DO MUNICIPIO DE CURITIBA, COM INTEGRAÇÃO DE TODOS OS BAIRROS DA CAPITAL, ESTE FOI A PRINCIPAL FINALIDADE, SE ISTO TIVESSE OCORRIDO O SISTEMA SERIA O MELHOR DO MUNDO, E A PASSAGEM PARA O POVO CURITIBANO, DIGO CURITIBANO SERIA COERENTE BEM COMO O CONFORTO, MAS NÃO O QUE FIZERAM, EXPANDIRAM UMA COISA PARA TODOS OS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA, O QUE ACONTECEU O SISTEMA EXPLODIU, POR QUÊ, A PASSAGEM FICOU CARO PARA O CURITIBANO, NÃO TEM LUGAR NOS ONIBUS POIS OS MESMOS JA VEM CARREGADOS DE OUTROS MUNICIPIOS E NENHUM DESTES MUNICIPIOS FAZ OU JÁ FIZERAM ALGUMA COISA PARA AUXILIAR, JÁ QUE RECEBEM DE GRAÇA ESTES BENEFICIOS, QUE NA REALIDADE QUEM ARCA É O POVO DA CIDADE DE CURITIBA, E NÃO REGIÃO METROPOLITANA, É FACIL METER O PAU NAQUILO QUE VOCE SÓ GANHA E NÃO CONTRIBUE, ESTE É UM SISTEMA UNICO NO BRASIL, NO RESTANTE DO PAIS O SISTEMA ÉDESCE E SOBE E PAGA NOVA PASSAGEM, É SÓ SAIREM E VIAJAR EM OUTROS ESTADOS, ENTÃO VAM0S ACABAR COM PALHAÇADAS, ESPECIALMNTE DESTE PIA PANÇUDO QUE É O GOVERNADOR DO ESTADO.

  11. Já imaginaram a tarifa do ônibus a 1,00. É claro com aumento da frota.Em meu otimismo, talvez irreal, haveria uma diminuição considerável de veículos circulando por aí. Muitos acham que não. Quem anda de carro, não quer saber do busão. Será que já não realizaram algum estudo a respeito ? Li no blog do Luis Nassif, já faz tempo, que em uma cidade nos EUA, a tarifa é zero(0) para enfrentar o problema de trânsito.

  12. KKKK..QUEM TEM Q DA É ELA MESMO… NAO O BETO…É O CANDIDATO DELE

  13. VIVA AS MULHERES, VIVA A NOSSA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF !!!!!!!!!!

  14. KUA KUA RAKUAKUA Perdedores, Derrotados vão levar chumbo grosso bando de articuladores do capeta, Berlusconi e Playboy eu não sou o Bruxo Chique mais isso e só o começo, outras grandes medidas a nível Brasil aconteceram em breve, PSDB na próxima eleição no máximo terceiro lugar, tanto no Parana quanto a nível Brasil.
    BRASIL – SEGUNDO TURNO DILMA X MARINA SILVA
    PARANA – SEGUNDO TURNO GLEISI X REQUIÃO
    O PSDB sera aniquilado na próxima eleição, esta na hora de vocês mudarem esse discurso. Parar de agredir quem esta trabalhando isso não cola mais, o Governador Beto Richa se engasgou hoje no cafe da manhã, o seu medico constatou que ele não conseguiu engolir o PROJETO PILOTO, quem cospe pra cima cai na cara, vingança que vai custar mais alguns milhares de voto em Curitiba e Região metropolitana.

    • Prezado Maurício:

      Vamos aguardar para ver. Em 2005 foi elaborado documento pelos Prefeitos solicitando exatamente o que se pretende agora e de lá para cá já se foram 08 anos sem nenhuma resposta. Veja que agora se a passagem de ônibus subir a culpa não é mais do Governador e sim da Presidente Dilma.

      • Gonçalves e verdade, com bastante marketing o Governador vai tentar colar uma desculpa esfarrapada como essa na cabeça dos Curitibanos, neste momento os marqueteiros do Beto já deve estar preparando o spot publicitário, foi assim que ele fez no caso SANEPAR, enquanto os Paranaense bebe aguá com merda, ele coloca essa propaganda lindinha no ar da Sanepar, ao invés de começar a resolver o problema.

        POVO DO PARANA PODE TOMAR ESSA AGUÁ COM MERDA, QUE ISSO NÃO E MERDA NÃO!!!! Propaganda e a alma do negocio, nunca na historia de um Governo do Parana alguém tenha levado tanto a serio essa frase como agora!

  15. Então tá né. Porque nao teve aliança estratégica com o Estado e mantem os tucaninhos na prefeitura de curitiba

  16. e os outros Estados, como fica??????????? hum……………

  17. Muita calma nessa hora!
    Desonerar tributação de um item da planilha de custos do transporte é uma medida saudável, mas que terá impacto mínimo. Inferior a 10%, com absoluta certeza.

  18. SE O BETO FAZ PROPAGANDA DE TABLET QUE O GOVERNO FEDERAL FINANCIOU E DIZ QUE É O ESTADO DO PARANÁ QUE ESTÁ FINANCIANDO…

  19. SE ISSO ACONTECER O PSDB VAI QUEBRAR A CARA DE VERDE/AMARELO TRADUZINDO BETINHO SIFFFFF……

  20. toma beto play.

  21. Duvido muito que isso possa acontecer, na verdade estão é sfazendo mídia com o problema do Fruita. Dilma jamais iria se pronunciar desta forma em favor de um município brasileiro, mesmo que para tanto estaria ajudando a candidata Gleisi Papagaia loira do bico dourado. O restante do país cairia de pau, literalmente na presidente Dilma e garanto que ela não quer isso nesta altura do campeonato. Ano que vem é ano de eleição e ela não é tola a ponto de dar um tiro no próprio pé. Isso é notícia que sai da boca da Papagaia Loira, nada mais.

    • Acredito que discutir os fatos é muito importante e de grande relevância.
      Mas, o mínimo de respeito pelo nome de cada ser humano que hoje está como nossos legais representantes e servidores, é que todo mundo quer!!
      Tudo começa por cada ser humano…e o mesmo quer reclamar de que, com todo este nível??

  22. Flavio, esse repetéco de retorica do dptº maketing não engana mais ninguém!!!
    Tu deve ser da turma do “Fernandinho” aponta um programa desse governo que tanto defende.

  23. Se efetivado, um ponto para Gleisi ! Outro ponto para FRUET, saindo novamente bonito na foto.

  24. O guri é um viúvo porcino, foi governador (foi eleito) sem nunca ter sido (de fato – pois nada fez)

  25. Quem sabe fazer política mostra, quem não sabe justifica….. Esse é o caso do Prefeito Gustavo Fruet. O Prefeito trabalhando em parceria com o Governo Federal demonstra que sabe achar soluções para os problemas. Como ele não faz parte do grupo político do Governo do Estado, diretamente o povo de Curitiba e da região metropolitana sería atingido… Dilma de olho na reeleição em 2014 da uma tacada de mestre ajudando com o subsídio no transporte coletivo.
    Ainda tem gente que acha que o Gustavo ja deveria ter colocado a casa em ordem. Com 66 dias na administração da Capital não tem como isso acontecer… Problemas existem há décadas e não vai ser em 1 ou quem sabe até em 2 mandatos Gustavo vai conseguir colocar a Prefeitura em ordem..
    Jogar pedra é facil, dificil é ser vidraça….

  26. e os outros estados como que fica???

    • Dilma estuda reduzir ou isentar da cobrança dos dois tributos o diesel e o setor de transporte coletivo urbano (ônibus e metrô). A ideia é reduzir as passagens de ônibus em 2014, mas, segundo informações do Palácio do Planalto, poderá ser antecipado para Curitiba em uma espécie projeto piloto.

      Entendeu que Curitiba recebe o plano piloto para poder fazer estudos de viabilidades do plano. o resto do brasil recebe o beneficio em 2014.

  27. Fica dificil de acreditar neste pessoal do mensalão. Estamos sendo enganados e vivendo ilusão do PT. Podem criticar mas o Béto vai ser o melhor governador que o Paraná já teve. A Gleisi é uma despreparada, até o Lula já admitiu.

    • E a miopia? Melhor governador do Paraná?
      Em que estado você mora mesmo? Sim o Beto vai ser o melhor governador do Paraná quando ele começar a governar… Assim como o Rossoni é o melhor presidente da ALEP de todos os tempos.

    • Pode ate ser o melhor governador entre 1 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014.

    • Caro Flavio Luiz, só falta explicar em quê ele poderia ser o melhor governador. Cite pelo menos alguma obra, iniciativa ou atitude relevante dele até agora.

    • o pobretao , enfia sua lingua naquele lugar e deixe de falar mal de quem trabalha para o povo.ignorante.

  28. Esmael e demais está questão tomou contornos políticos que vai desaguar na disputa do Palácio Iguaçu em 2014!
    Se tal fato é inevitável e qualquer um no Paraná já percebeu que se fosse o ex-candidato a prefeito Luciano Ducci apoiado pelo (des) governador Beto Richa PSDB, tivesse ganho a eleição na capital o subsídio estadual continuaria!
    Já que Gustavo Fruet é prefeito de Curitiba com apoio do PT era mais que lógico e certinho a Presidente Dilma entrar com esta graça a favor dos curitibanos e dos cidadãos da região metropolitana!
    2014 E GLEISI, CHEGUEM LOGO!

  29. SE A DILMA FIZER ISSO, JÁ GANHOU A ELEIÇÃO AQUI EM CURITIBA. NÃO PRECISARÁ NEM DE COMÍCIO. O PROBLEMA É QUE A GLEISI-BARBIE PEGARIA CARONA COM ESSA ATITUDE DA DILMA.

    • mais uma vez nossa querida presidenta aparece para nos salvar…
      se não tem com que falar mal da Gleise não seja pejorativo…

      • Gustavo Fruet montou comissão para análise da tarifa de ônibus. Indicou como membros a URBS, suas secretarias de governo, representantes da Câmara de Curitiba e a burocracia toda. Excluiu os sindicatos dos trabalhadores em empresas de ônibus e as Associações de Moradores que se perguntam: por quê, Fruet?

    • Se Dilma fizer isso, atuará com firmeza em face do chamado círculo vicioso do transporte e, em todo o Brasil, reduzirá os congestionamentos. Tratar-se-á de uma medida de estado e não de governo sujeita às lamentáveis chicanas político-partidárias.
      De outro lado, será que o Prefeito Gustavo poderá apenas se contentar com essa medida federal? Não existem medidas que a Prefeitura tem que tomar para os outros problemas que agravam o mencionado círculo vicioso, tal como baixa qualidade do serviço, ônibus inadequados que causam acidentes etc? E a efetiva mudança na URBS quando vai acontecer?