Dilemas dos professores do PR: deflagrar greve ou intensificar a política do cafezinho?

Educadores decidem neste sábado (9) se continuam no cafezinho ou se saem à s ruas para lutar pelo cumprimento da Lei Nacional do Piso.

Educadores decidem neste sábado (9) se continuam no cafezinho ou se saem à s ruas para lutar pelo cumprimento da Lei Nacional do Piso.

Daqui a pouco, a partir das 8h30, no Teatro Positivo, em Curitiba, professores e funcionários que representam 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná participam de uma histórica assembleia.

Os educadores vão à  reunião com um dilema e uma certeza.

O dilema é se eles devem deflagrar a greve a partir da próxima quarta-feira, dia 13, conforme aprovação na assembleia de dezembro passado, ou se intensificam a política do cafezinho, ou seja, se aprofundam as conversas com o governo do estado para obter ganhos à  categoria.

A certeza dos educadores é que eles vêm sendo enrolados pelo governo de Beto Richa (PSDB) há mais de dois anos, sem que a Lei Nacional do Piso seja cumprida efetivamente pelo secretário da Educação e vice-governador Flávio Arns (PSDB).

APP regional promoveu protesto, em Apucarana, na sessão da Assembleia Legislativa do PR.

APP regional promoveu protesto, em Apucarana, na sessão da Assembleia Legislativa do PR.

O movimento pela greve é mais forte no interior do estado. Em Foz do Iguaçu, na região Oeste, por exemplo, os profissionais do magistério aprovaram um manifesto pela paralisação já.

Em União da Vitória, região Sul, semana passada, houve protesto da APP-Sindicato regional durante a presença do governador na cidade.

Em Apucarana, região Norte, professores e funcionários foram à  sessão itinerante da Assembleia Legislativa, também na semana passada, portando faixas com os seguintes dizeres: Governador, se não cumprir a negociação terá greve na educação!!.

A última greve da educação ocorrida no Paraná foi em 2000, ainda no governo Jaime Lerner. Antes dessa houve a de 1988, no governo Alvaro Dias, hoje senador da República.

Geralmente, os governos que enfrentam greves de professores e funcionários de escolas, dada a capilaridade dessa área, tendem carregar consigo uma rejeição para resto de suas carreiras políticas. à‰ isso que a História tem mostrado no Paraná.

Promessas não cumpridas

O governo fala em parcelar os benefícios aos educadores, tipo crediário, a perder de vista. Parte da categoria acha que a lei precisa ser cumprida já, principalmente os 33,33% de hora-atividade, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a regra vale desde 2011.

Alguns professores estão ressabiados com o governo tucano. Os mestres temem levar um tombo como levaram os diretores de escolas. Um ano depois de receberem promessa de gratificação pelo cargo que ocupam ainda continuam chupando dedos (clique aqui para relembrar).

Embora a APP-Sindicato tenha dado ultimato a Richa e Arns até ontem (sexta, 8), o governo somente enviou mensagem à  Assembleia Legislativa. Ou seja, a assembleia geral da categoria ocorrerá hoje sem garantias de que a pauta de reivindicação seja efetivamente aprovada no parlamento.

Afinal, perguntam os educadores, alguém ainda acredita nas promessas do governo Richa? Como diz o ditado popular, o seguro já morreu de velho!¦ faz tempo!¦

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am just newbie to blogging and seriously loved you’re web page. Probably I’m likely to bookmark your blog post . You really come with wonderful posts. Kudos for revealing your blog.

  2. Enquanto tiver esta professorada no Parana. Prefiro fazer economia de qualquer jeito e meus filhos estudam em Santa Catarina. Professores paranaenses vocês são um bando SUPER PROFESSORES…….B.D.M …ponto final.

  3. VOCÊS VOTARAM E SÓ ESTÃO TENDO O QUE MERECEM!
    TODO ANO VOCÊS PENSAM QUE VAI SER DIFERENTE, ENGANO DIFERENTE PODE ATE SER MAIS PRA PIOR….

    PROFESSORES, MESTRES E DIRETORES MIL PERDOES MAS VOCÊS COM TANTO ESTUDO CAIR NESSA E PRA PRIOR NOVAMENTE, FAÇA MIL FAVOR NÃO É MESMO ?!!!!

  4. A APP SINDICATO PREVARICOU DE SUAS ATRIBUIÇÕES AO ACREDITAR NO RAPAZ QUE ESTÁ BRINCANDO DE GOVERNAR E ESTADO. ELE PROMETE A TODOS DESDE A CAMPANHA ELEITORA. E O PEDÁGIO VAI BEM? E A PROMESSA PARA OS FUNCIONÁRIOS DO DETRAN? FORAM CUMPRIDAS? O PISO DOS PROFESSORES É LEI. VAO SER PAGO DESDE ABRIL DE 2011?E OS 33% DE HORA ATIVIDADE, TAMBÉM VAI SER PAGA? GREVE, O BARULHO FOI GRANDE, DENTRO DE ALGUNS DIAS OS PROFESSORES NÃO VÃO ACREDITAR NA SUA APP SINDICATO QUE SE EXISTE É PARA DEFENDER A CLASSE QUE CONTRIBUI, OU O GOVERNADOR CONTRIBUIU MAIS?

  5. Greve ou não greve ? ;x

  6. E AI MICHELI É SÓ PARA TIRAR FOTO MESMO POIS OS NOSSOS REPRESENTANTES SÃO UNS TROUXAS QUE ACEITA TUDO O QUE O MENTIROSO FALA E COMO TUDO ACABA EM PIZZA O NOSSO ACABOU COM UMA AGUINHA QUENTE. QUANTO QUE A APP PAGOU PELO ALUGUEL DO TEATRO POSITIVO ALGUÉM PODE ME RESPONDER?
    ESSA ASSEMBLEIAS PODERIAM SER FEITAS POR WEB CONFERÊNCIA ASSIM NÃO TERÍAMOS GASTOS COM COMBUSTÍVEL E ESTACIONAMENTO.

    • Assembleia por web conferencia? Que proposta mais ridicula. Caso tenha, realmente, compromisso com a luta, levante a bunda do sofá e venha lutar!

  7. Infelismente a politica do cafezinho venceu ….. agora engulam o piá de prédio mandando e desmandando E a APP vendida passando panos quentes

    estou pensando seriamente em cancelar minha filiacao…..

    VERGONHA O QUE OCORREU HOJE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    TO ME SENTINDO UM LIXO POR QUEM O SINDICATO QUE NOS DEFENDE TEM MAIS VOZ ATIVA…….. QUEROV ER ANO QUE VEM GENTE DESTE SINDICATO SE CANDIDATANDO A DEPUTADO ESTADUAL….

    FUI

  8. Sandro, concordo com você. Até agora só tem conversa. Sou sindicalizado na app e muitos colegas já estão querendo parar de contribuir com o sindicato estadual, pois estão perdendo a confiança.

  9. QDO O GOVERNADOR VENHO NA MINHA CIDADE A PROFESSORADA CORRIA NO
    AEROPORTO PARA TIRAR FOTO COM ELE.
    NUNCA VI UMA CLASSE TAO DESUNIDA.

  10. Vai nao Esmaeo, o bicho pedagoga geralmente é veia e feia kkkkkk

    • EStás enganado, Paulo. Tem várias gatinhas na pedagogia. Acho que você é que naõ deu sorte ainda. Vai tentando.

  11. Esmael, bom dia. bem que você poderia passar aqui na assembleia para eu e minhas amigas tirarmos umas fotos. Podemos contar com você aqui?

  12. OS SINDICATOS REGIONAIS LUTAM PELOS PROFESSORES MAIS O SINDICATO ESTADUAL QUE É O PROBLEMA. MUITA CONVERSA COM O SENHOR GOVERNADOR QUE NÃO REALIZA NEM SUAS PROMESSAS.

  13. Votar em PSDB dá nisso aí! O pior é saber que quem elegeu o moço do 45 foram principalmente os professores pss, pois acreditavam que seriam beneficiados com o novo governo. Eu falava para os colegas na eleição de 2010. “Não votem no homem, pois vai voltar o pessoal do Lerner” , porém ninguém acreditou na minha pessoa. Agora resta esperar a assembleia da app e ver ser terá a greve ou não!