Deu zebra no Conclave! Papa é argentino, Francisco 1!º

do Brasil 247

Aos 76 anos de idade, jesuíta Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, é anunciado em Roma; ele ficou em segundo lugar na escolha anterior, de Bento 16, mas não estava entre os favoritos agora; nome escolhido de Francisco 1!º indica preocupação social, inspirado em São Francisco de Assis, o santo mais humilde da Igreja Católica; na Argentina, Bergoglio e a presidente Cristina Kirchner nunca se deram bem; ela o criticou por afirmar que filhos adotados de casais homossexuais sofriam discriminação; a presidente disse que frase vinha de um passado de trevas; Bergolgio sempre andou de transporte coletivo e acostumou-se a fazer sua comida; associação com santo despojado se dá no contexto dos escândalos financeiros do Banco do Vaticano; ele tem bom humor: "Parece que meus colegas cardeais foram me buscar do outro lado do mundo", disse em sua primeira frase após dar um "boa noite" aos fiéis que lotaram a Praça de São Pedro; é o primeiro não europeu em 1.300 anos.

Aos 76 anos de idade, jesuíta Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, é anunciado em Roma; ele ficou em segundo lugar na escolha anterior, de Bento 16, mas não estava entre os favoritos agora; nome escolhido de Francisco 1!º indica preocupação social, inspirado em São Francisco de Assis, o santo mais humilde da Igreja Católica; na Argentina, Bergoglio e a presidente Cristina Kirchner nunca se deram bem; ela o criticou por afirmar que filhos adotados de casais homossexuais sofriam discriminação; a presidente disse que frase vinha de um passado de trevas; Bergolgio sempre andou de transporte coletivo e acostumou-se a fazer sua comida; associação com santo despojado se dá no contexto dos escândalos financeiros do Banco do Vaticano; ele tem bom humor: “Parece que meus colegas cardeais foram me buscar do outro lado do mundo”, disse em sua primeira frase após dar um “boa noite” aos fiéis que lotaram a Praça de São Pedro; é o primeiro não europeu em 1.300 anos.

Essa os vaticanistas deixaram passar: tendo ficado em segundo lugar no conclave anterior, que elegeu Bento 16, nesta quarta-feira 13 o argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, venceu o coclave, na quinta votação, e foi apresentado ao mundo como novo papa. Ele escolheu o nome de Francisco 1!º. à‰ o primeiro papa não europeu em 1.300 anos.

“Buona sera”, disse ele, iniciando seu saudação. “Meus irmãos cardeais foram me buscar do outro lado do mundo”, disse com bom humor. “Obrigado”. Incialmente, pediu uma oração ao papa emérito Bento 16 e passou a rezar o Pai Nosso. A seguir, uma Ave Maria. “Vamos traçar um caminho de fraternidade e amor”, disse ele. “Somos uma grande irmandade”.

Ele pediu à  multidão “um pequeno favor”. Tratou-se de um minuto de silêncio aos fiéis da Praça de São Pedro.

Primeiro pronunciamento demonstrou que Francisco 1!º, além do bom humor, é informal. Ele é filho de italianos, nascido em Buenos Aires. Formado em Farmárcia, foi professor de Teologia. Tornou-se cardeal em 2001. Sua atuação na Argentina foi sempre voltada para o setor social. Ele já foi duramente criticado pela presidente Cristina Kirchner, depois de ter declarado que filhos adotados por casais homossexuais sofriam discriminação. Pouco afeito à s pompas do cargo, ele se acostumou a se locomover, em Buenos Aires, em transporte público — e sempre gostou de fazer a sua própria comida.

Abaixo, notícia anterior de 247:

247 – Católicos já têm novo Papa. à€s 19h06 de Roma, 15h06 de Brasília, saiu fumaça branca da chaminé do Vaticano. Sinos da Basílica de São Pedro tocaram. Na noite de chuva fina e muito frio em Roma, multidão esperou na praça, de olhos postos na chaminé. Festa e emoção. Guarda chuvas foram sacudidos no ar.

Brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, italiano Angelo Scola, de Milão, e húngaro Peter Erda, que corria por fora, são os favoritos. Decisão dos 115 cardeais se deu na quinta votação e no segundo dia do conclave. Como esperavam os vaticanistas, decisão foi rápida. Para a eleição, foram necessários dois terços dos votos, mas Vaticano anunciou que não informará montante exato de cédulas dadas ao vencedor.

Após a eleição, novo Papa foi levado pela chamada Sala das Lágrimas, onde ele faz um juramento de fidelidade à  Igreja. Ali, recebe as vestes de papa. O nome do recinto se dá porque, normalmente, por emoção, o escolhido chora. Primeiro pronunciamento será o Urbi et Orbi, para a cidade e o mundo.

A Igreja Católica entrou dividida no Conclave. O nome do novo papa mostrará se vitória foi do grupo mais conservador, ligado ao carmelengo Tarcísio Bertone, o número dois no papado de Bento 16, que renunciou, ou se os cardeais optaram por uma alternativa nova.

Em Castelgandolfo, Joseph Ratzinger assistiu a tudo pela televisão, como informam as agências internacionais. Ele deixou para o novo papa um relatório de 300 páginas com os problemas da Igreja. Só o novo líder terá acesso ao esse conteúdo.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m newbie to blogging and site-building and really loved you’re blog site. Probably I’m planning to bookmark your site . You amazingly come with incredible articles and reviews. Thank you for revealing your website page.

  2. A PROFECIA ESTA VALENDO O NOME ADOTADO PELO NOVO PAPA FOI FRANCISCO UMA REFERENCIA A FRANCISCO DE ASSIS CUJO NOME REAL É Giovanni di PIETRO di Bernardone NASCIDO EM ASSIS CIDADE DE ROMA. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

  3. Não foi uma quarta-feira totalmente ruim para Toledo, perdeu para a Argentina em Roma, mas empatou com o Paraná em plena Curitiba.

  4. deu zebra no batuque, mas acho que esse papa será o papa para arrumar a casa e moralizar a igreja e dar início as reformas que a igreja tanto precisa.

    • A opiniao de um amigo sintetiza bem o “novo” papa:
      “Apoiador da ditadura militar argentina, dedo-duro de padres que trabalhavam em bairros pobres e que deveria proteger dos milicos assassinos, sabedor dos sequestros de crianças (das militantes de esquerda) e, agora mais esta: é um filho-da-puta de um LGBTT-fóbico.
      A Igreja Católica Apostólica Romana, depois de um nazista, insulta-nos com esta imundície e, putaqueopariu, o torna “infalível”.
      E querem que eu respeite religiões.”

  5. Que bom um papa dos lados nossos, nada mais justo, já que a América Latina é o continente com o maior número de católicos do mundo…Segundo a profecia de São Malaquias este é o último papa, é o papa do fim do mundo…Podiam então ter escolhido o brasileiro que era mais novo, assim o mundo teria uns anos à mais…
    Mas que bom, um papa que viveu a realidade das pessoas e sabe como a vida é dura…Um papa que viveu no meio do povo de Deus, com Jesus de Nazaré….Seja bem vindo Francisco I.
    Aproveite e mude o Vaticano pra Foz do Iguaçu, na nossa tríplice fronteira, bem no meio da Argentina e do Brasil…

    • Viveu a realidade das pessoas?
      Você mora em qual planeta? Já viu a vida mansa dos padrecos? Já viu algum padreco trabalhar? Oh, inteligência, este novo papa é mais um membro da Elite, come na mesa dos poderosos e canalhas de plantão.
      Deve ser leitor da Veja, não é possível tanta desinformação!

      • Amigão fé não se discute, sou católico e curto o papa, Deus é meu amigo, admiro Jesus Cristo e gosto dos 10 mandamentos, sou burro…
        Você é comunista, gosta do ateísmo, curte o camarada Stalin e o Fidel Castro com toda abundância da sua Cuba, você é inteligente…
        Por isso gosto da Democracia, as pessoas podem escolher ser burras ou inteligentes…
        Um abraço…

  6. Este palpite eu acertei, só não consigo acerta a Mega Sena acumulada….quem sabe agora que acertei o palpite do Santo Padre eu consiga os números de mega…..como é ruim ser pobre….e dizem que dinheiro não é tudo, mas que atrae felicidade isso eu não tenho dúvidas.

  7. bom eu ja imaginava…… a igreja faz um monte de cagada depois elege um novo papa , e assim tudo ta perdoado . se esquece das barbaridades . PURO POLITICAGEM ! …………. agora vem trazer os olofortes para a america latina
    ( isso e perigoso ) . .

  8. Nem para votação a Papa o Brasil ganha da Argentina, assim já é demais. Brincadeira a parte, fico feliz que seja um Papa oriundo da América do Sul, assim quem sabe o mundo nos olhe com outros olhos e veja que aqui não é o fim do mundo e Bueno Aires não é a capital do Brasil.
    E VIVA FRANCISCO I.

  9. bom eu ja imaginava…… a igreja faz um monte de cagada depois elege um novo papa , e assim tudo ta perdoado . se esquece das barbaridades . PURO POLITICAGEM ! …………. agora vem trazer os olofortes para a america latina
    ( isso e perigoso ) .

  10. O Mick Jaegger das Araucárias estava torcendo para o brasileiro.

  11. francisco 1º, o argentino humilde…. piada pronta.

  12. Essa votação foi Politicamente correta, A Argentina esta vivendo um periodo de Merda, e nada como um papa argentino pra trazer quem sabe um pouco de paz aos Hermanos. Até achei Bom, pelo menos não é um Europeu ou um Norte Americano. E viva São Francisco de Assim.

    • O Sr. Fala Sério, do jeito que defende o nazi-fascista Francisco, só pode ser milico torturador aposentadou ou criminoso de guerra nazista escondido no Brasil.
      Assume ser nazi-fascita e ainda fala do teólogo da libertação São Francisco…..o inimigo dos ricos e poderosos….
      Além de ser fascista é analfabeto!

  13. Gostei da escolha. São Francisco de Assis que nos proteja na glória e sempre. Amém !

  14. O instituto o data Picler acertou mais uma……RSRSRSRSRSRSRS

  15. Parece que o novo Papa vai arrumar uns cargos no Vaticano para acomodar um pessoal do Beto Richa que ainda não está colocado.

  16. A zebra deu na imprensa incompetente que faz a cobertura desse espetáculo. O escolhido sequer era citado como favorito. Vão se informar melhor e parem de chutar….ô gente feia!!!!!!

    • huahauahauahaua
      BOA!!

      Mas o importante é que a vontade de Deus foi a realizada!!
      E viva Francisco 1º! =D