Desafio do Brics é superar dificuldades econômicas e sociais para atingir o nível dos países avançados, diz Dilma

da Agência Brasil

Presidenta Dilma Rouseff.

Presidenta Dilma Rouseff.

Brasília !“ A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27) que o desafio do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, àndia, China e àfrica do Sul) é superar as dificuldades econômicas e sociais para atingir o mesmo nível dos países desenvolvidos. Dilma reiterou que a crise econômica, que afeta principalmente os europeus, não pode contagiar o Brics e os países emergentes. A presidenta discursou em dois momentos da 5!ª Cúpula do Brics, em Durban, na àfrica do Sul.

Para a presidenta, os desafios estão centrados na superação de dificuldades econômicas, na preservação de direitos sociais e na proteção do meio ambiente. Não podemos permitir que os problemas dos países avançados criem obstáculos para os nossos países. Nosso desafio é encontrar um caminho mais vigoroso!, ressaltou.

Dilma disse que um dos principais efeitos da crise econômica internacional é a redução da oferta de empregos. Para ela, é fundamental que sejam feitos esforços conjuntos para a recuperação da economia internacional!. Hoje temos de ter em mente: fazer um grande esforço. Se faltam oportunidades de investimentos nas economias avançadas, vamos criar fontes de financiamento!, destacou.

A presidenta lembrou que os países do Brics conseguiram superar as dificuldades, provocadas pela crise, a partir de 2007. Temos força suficiente para responder com responsabilidade!, disse ela, lembrando que a Rússia, na presidência rotativa do G20 (grupo de países mais desenvolvidos do mundo) terá muito o que fazer.

Segundo Dilma, a pauta no G20 deve ter como foco o desenvolvimento global, envolvendo infraestrutura e a geração de emprego. Ela disse que, embora o cenário de 2013, seja um pouco mais promissor! do que o de 2012, é visível que muitos dos países desenvolvidos continuam a prometer, principalmente na taxa de desemprego!.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just very new to blogging and site-building and seriously enjoyed this web page. Probably I’m going to bookmark your blog . You certainly have outstanding posts. Many thanks for revealing your web site.

  2. Os brics são grandes fisicamentes ,economicamente ,e militar. da muito bem fazer fron aos estados unidos união europeia .que dos brics a russia tem uma incalculavel riquesa de metais ,gas, petroleo, fogo se for preciso. o brasil tambem tem muito recurso natural. a africa do sul ,os minerais farmaceuticos a india era um grande fornecedor ,não sei agora. mas remedios que nem o estados unidos possui em seu solo ,a india tem.a china se o governo abrir potas para o consumo ,vai ser um comercio enorme. area mais de 17 milhões de k quadrados da russia , 9 mulhões e pouco da china ,fora o tibet, mais 3,5 k quadrados da india ,1,2 milhões da africa do sul. tudo em casa. juntando os 5 e uma união auto suficiente, em tudo que dezejar.. na russia ha muitas ferrovias .ha ferrovias que cobrem 15000 quilometros de extenção,e é viavel o ano inteiro,existe na russia 15 fusos horaios ,porque a russia e no sentido maior , oriente ocidente.muitos paise fazem fronteiras com a russia.o caminho é esse . a união europeia ,os cabeças , alemanha ,depende da russia para obter enrgia , afrança , e o reino unido ,se sair os 79000 quadrados ficara menor do que .o reino unido tem um territorio de 244000 quilometros quadrados ,menos a escocia veja que porcaria seria, os europeus não crescem mais por falta de recursos naturais ,menos o leste europeu.o leste europeu não contando com os balcãs.o resto são ricos de recurso natural,porque os balcãs e a maioria da europa e formação recente do slo. quanto mais monhosa for a região consta que ela é jovem ,falando da idade d a terra.

  3. Em tempo, nao crio Blog por que esse aqui é um espaço democrático, e a democracia se constroi pelas opiniões antagônicas. Eu não tenho que concordar com o que você diz e nem você com o que eu digo. Por isso vivemos num pais democratico. Respeito a sua e você respeita a minha sem ofensas pessoais
    Pode ofender meus comentários, mas não minha dignidade.

  4. Não preciso de melancia, porque afinal quem desfila com ela pendurada no pescoço é esse gente alienada do PT. Que não tem argumentos e nem respostas para as cagadas do PT, e preferem se defender acusando quem esteve no Governo há mais de 10 anos atrás, e em 10 anos nao resolveram o que dizem estar errado. Bando de Inuteis

  5. Pergunta pra Dona Dilma sobre a Anistia dada a Bandidos e Corruptos como o Juiz Lalau, que alem de se livrar das multas,,, ainda poderá reaver tudo que foi confiscado, até o apartamento em Miami e ainda ter seus direitos como Homem Livre, ou seja”¦ vale a pena ser Corrupto no Brasil pois o Governo Federal”¦. dá anistia.

    • Porque você não monta um blog pra você, o BLOG DO BOCÓ…O Esmael fala de pau e você de pedra. O que tem haver Lalau com essa reportagem? O assunto é política inernacional. Compra uma melancia e leva ela pra passear na XV…

  6. Eu diria que o Brasil fica devendo no campo “EMPREGOS DE QUALIDADE”, porque nossa estrutura econômica ainda é um pouco frágil e avançamos com dificuldades nesse campo. Proteção do meio ambiente é crítico, mas em outros colegas do BRIC, o quadro é bem pior do que o nosso (nao sei bem sobre a situação Russa).
    Agora “atingir o nível dos países avançados” vai ser difícil para nós se não mudarmos o pensamento.Não temos os níveis ideais de investimento na EDUCAÇÃO, e os esforços feitos para mudança precisam ser melhorados. As pessoas estão indo pra escola e trazendo apenas um certificado de conclusão, o governo finge que ensina e o povo finge que aprende. E se olharmos as grandes economias do planeta, o principal fator que elevou o nível de vida de suas populações foi a EDUCAÇÃO, não há como ser de outro jeito. Talvez nesse grupo do BRIC, a China é o país que está tendo o melhor desempenho nessa área.
    Mas os resultados ainda irão demorar…

  7. Não quero ser estraga prazer, mas o Brasil , e os paise vizinhos, Merco sul não conseguem se entender, haja vista que falm espanhol, mais fácil temos algo cultural (futebol por ex), , e não dá certo , Imaginem tentar acerto com Russia, China, India Africa etc, Neem Inglês falamos ,veja se temos algo em comum , com a Africa ainda temos afros descendentes e a grande divida da escravatura , e o resto , só prá Ingles ver e gastar dinheiro, A China tem mais interesse que o resto pois precisa abrir Mercado através de novos investimentos, em todo o mundo.

  8. *presidente