Política do cafezinho: Assembleia suspende greve de professores

20130309-112757.jpg

O cafezinho venceu a greve. A maioria dos professores e funcionários de escolas do Paraná, em assembleia, resolveu acreditar mais uma vez no governo Beto Richa. A conversa continua, portanto.

64 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O interessante é que muitos falam que a direção da APP é vendida, amarela, etc., mas não aparacem nas assembleias da categoria para decidir sobre a sua vida profissional, muitos nem são sindicalizados, nunca vão ao sindicato, não tem coragem de participar das eleições da APP, sempre se escondem atrás da mediocridade, não colocam a sua vida em risco nas longas viajem do interior do Estado para participar das innstânicias da APP e, pior ainda nunca participam das mobilizações convocadas pela APP. Estou em todas as atividades da APP e nunca pude ter a gentiliza de ver estes críticos de pc. Criticar é fácil, quero ver vocês na luta. Falam de greve, mas não tem coragem de fazer. Só querem os louros. VAMOS LUTAR CARA PALIDAS. SAEM DA TOCA E LUTEM, SINDICALIZEM e depois podem criticar.

  2. Toma, petezada que é de uva! Fiz uma musiquinha pra vocês: “Doutor eu não me engano, a APP é tucana!”.

  3. O cafezinho deve ser bom …

    • Está app escrevo com letras minúsculas sempre está atrelada com o governo era assim com o louco do Requião, agora com o mocinho da Globo, este povo da app não quer trabalhar, só quer mordomia, conseguiram para todos a turma deles a dobra de padrão agora não falam mais no assunto, imagina que aqui em Colombo eles ficaram a favor do Prefeito J. Camargo na última eleição do sindicato, eles não estão para defender os professores mas sim os interesses deles, elegendo-se deputado, vereadores que não consiguiram, prefeituras que perderam etc. etc.. Quem ainda é burro que continue seguir este pessoal sem caráter nenhum.

  4. Que vergona APP Sindicato. Fizeram todo aquele barulho e acabaram sentando no colo do governador. Os professores não vão rececer aumento e o governador não vai cumprir a lei do pizo, nunca. Pois o governador tem outros compromissos mais importantes, como criar mais uma secretaria de estado e admitir mais 41 funcionários comissionados com vencimentos a peso de ouro, pois cada um desses comissionados ganharão ordenados 5 vezes maior do que um ordenado de professor. Bem feito para os professores em acreditar nessa tal de APP Sindicato e no governo do estado.

    • “Pizo”…ui… essa foi de doer! Acabou de assassinar o nosso vernáculo. Depois desse erro grosseiro de português, não dá para levar a sério sua crítica ao sindicato. Volta para a escola menina…

  5. Bom dia Vitor. Que bom que vc lembrou de mim. Não fiquei sem internet não. Estava ausente das redes porque tive que ir ao shopping comprar calcinhas de seda…

  6. Como representante de base no Conselho Estadual da APP pela Área Metropolitana Sul, defendi, nos plenários do Conselho Estadual e da assembleia, o início da greve respeitando a deliberação que professores(as) e funcionários(as) da região.
    Entendemos que protocolar documentos na Assembleia Legislativa não concretiza as promessas feitas pelo governador e nem atende as reivindicações da categoria.
    Temos críticas em como foi conduzido o “estado de greve”, ao temeroso discurso de que “greve não constrói” e também à crônica falta de diálogo da direção do sindicato com representantes de diferentes opiniões que atuam na categoria.
    No entanto, por mais que atitudes posicionamentos da diretoria tenham contribuído para o resultado da assembleia, participação e voto nesse fórum é individual.
    Ainda que divirja do resultado, a coerência com uma atuação democrática nos faz acatar as deliberações tomadas porque o único favorecido com ataques à instituição sindical é o governo. Para construir uma nova opinião no sindicato é necessário sindicalização, atuação e respeito aos fóruns. A crítica à distância é importante, mas não altera rumos.

  7. Desfiliacao da APP ja!

  8. NÃo Vi comentarios da tal Prof. Vivi hoje aqui, o que houve ta sem internet em casa ou ta lá no Auditório ainda esperando?

  9. huumm.. Eu cansei de falar que a app não ia fazer greve que ia aceitar o que o governo ia propor muitos aqui ficaram falando que a app vai conseguir e etc..
    Ta ai vai parcelar o aumento, Alep vai segurar as votações esta faltando 33% de 20horas que não é 6 horas de aula atividade e sim 7 pois a conta da 6.6 horas.
    Aumento parcelado só falta os professores perguntarem quer pagar quanto.
    Simplesmente se eu fosse professor teria vergonha de ter um sindicato com esses dirigentes que nunca devem ter passado por uma reunião da UNE que são formados em universidades capitalistas.
    E outra coisa Esmael creio que a APP não e digna de ter a ajuda da blog que tanto levou informações para outros professores.
    Agora e dar o troco e mostra que o sindicato não tem mais vez quando pedir para fazer greve todo mundo para sala de aula e trabalhando.
    Tem como o pessoal voltar para estado de greve todo mundo fazer um abaixo assinado no e matricula e entregar na App sobre a greve o fazer um outro abaixo assinado tirando todos os diretores da APP

    • Realmente você cansou de falar! Mas não cansou de reclamar e não fazer nada. E ao invés de só ficar falando, pois falar até papagaio fala, faça alguma coisa, candidate-se na próxima eleição. Será que você tem bala na agulha para isso? Ou é apenas mais um reclamão?

  10. Uma pena que os críticos virtuais e o blogueiro desta matéria não tenham capacidade de reconhecer uma decisão democrática. Sou totalmente contra esse governo, mas vejo que houve um grande avanço na luta e da luta dos trabalhadores, afinal saímos de uma situação melhor do que entramos e isso só não ve quem não quer ou é mal intencionado e gosta de terceirizar responsabilidades. Os educadores que estiveram presentes e realizaram o debate devem ser respeitados, independente se a proposta vencedora éra aquela que entendia a mais correta. Penso que devemos ter mais respeito com quem viajou pouco ou centenas de quilômetros para estar presente e fazer o debate.

  11. me desculpe os mestres, mas estes 33% de hora atividade já foram dados, corrigidos, parcelados, repactuados, recorrigidos … e ainda assim acreditam no conto da carochinha, chapeuzinho vermelho . Isso irá ficar como o aumento dos(as) senhores(as) deu via decreto pagou a 1º atrasado e calote nos(as) senhores(as) ai falou falou e falou e prometeu um aumento (a populaçao no geral já acredita que receberam 2 aumentos) ai para a maior cara de pau mandou para a A.L. mensagem do mesmo aumento na fora de lei e mesmo assim nao cumpriu e acreditara novamente hehehehe

  12. Na assembléia hoje, a maioria dos professores presentes votou pela confiança na proposta do governo em parcelar (novamente) nosso direito aos 33% de hora atividade estabelecido em lei(ainda será votado pelos deputados estaduais). Não teremos greve. Segundo a app, e ratificado pela maioria dos presentes, estamos “avançando nas negociações”. Mas será que quando direito estabelecido é postergado desta forma, não estaríamos levando tempo demais para tirar a educação do caos em que se encontra ? Será que isto já não deveria ter sido proposta do governo no final do ano passado quando a greve foi anunciada? Caos na educação pública, uma história de longa duração?

  13. Vai vendo! Eles não têm argumento para fazer greve! Se fizerem, a sociedade ficará contra eles, não contra o governo, que já deu 35% de reajuste em dois anos.

    • Sim.. 35% hoooooooooooooooooooo e ainda esta abaixo do piso da categoria…

    • Tá de sacanagem, né! Somos nós os servidores do estado de curso superior que tem o menor salário do quadro! ARGUMENTO TEMOS SIM, CABRALZINHO… ESSES 35% DE QUE FALOU AINDA NÃO CHEGA NEM A METADE DA MÉDIA DOS SERVIDORES DO ESTADO COM CURSO SUPERIOR! JUSTO COM A CATEGORIA MAIS IMPORTANTE DE UM GOVERNO SÉRIO!

      EU SOU CONTRA A GREVE, PQ ACREDITO Q GREVE É UMA MEDIDA DRÁSTICA DEMAIS A SER TOMADA NESSE MOMENTO… FICARÁ MUITOS ALUNOS SEM AULA, E PRA RETOMAR TUDO ISSO DEPOIS, FICARIA COMPLICADO… MAS VIR DIZER PRATICAMENTE QUE ESTAMOS RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA, AÍ JÁ É DEMAIS!

  14. O Governo deu um calaboca no sindicato, também após inúmeros cafezinhos com a APP, tinha que dar nisso…é sempre assim na greve de 2000 o governo também passou mel na boca da APP e a greve acabou (a APP se vendeu)!!!

  15. É fato Esmael, o cafezinho venceu mais uma vez, o que será que foi, $$$, carro importado, apartamento na praia.
    Temo que queiram vestir cueca de seda tambem…

  16. Que bom que não vai ter greve, porque do contrário quem sofre são os nossos estudantes, que tem que repor aula ou aguentar o professor correndo com a matéria. No Brasil tem muito gestor ruim de negociação, tanto público com privado e depois que sofre sempre é o povo.
    Espero que o governador honre com o que combinou com os professores, porque se estourar greve em fim de ano letivo é bem pior. E que não faça nenhum cavalo de tróia, como o do subsídio do transporte coletivo de Curitiba, para que não deixe a batata quente na mão do seu sucessor.

  17. Com essa palhaçada, só falta a APP entregar uma camisa do PSDB com o nome do desgovernador e pedir para votarmos no 45 ano que vem!
    se a categoria não tem coerência e não cumpre com a palavra, pois voltou atrás, que moral tem ela de cobrar isso do governo Esmael??

    • Pensador do que? Com análise simplista e desconhecimento da luta da classe trabalhadora deve ser um pensador do direita, ou seja, um pseudo pensador…

  18. ISSO É UMA VERGONHA. O BETOLERNER COLOCOU APP PARA LINHA DE FUNDO E MARCOU O IMPEDIMENTO.

  19. que absurdo, temos que ir pra greve….estou insatisfeita…

    • Vá reclamar com a tua APP, que vivo dizendo é VENDIDA!!!

      • Olha rapaz! Você precisa se informar um pouco mais sobre o nosso sindicato. Pois a desisão não foi da APP como você um grupo e os professores fosse outro grupo. A APP sou eu e todos os professores do estado do Paraná, sindicalizados ou não. A desisão foi nossa e você não tem nada a ver com isso.

    • Ta insatisfeita primeira coisa se desliga da app… Para de dar contribuição sindical para eles…

  20. gostaria de parabenizar meu querido governador pela excelente vitória (um nó górdio) na cambaleante app!!! com essa vitória, conseguiu desmobilizar a categoria!!!! e esmael…engano seu…a conversa não continua…

  21. Pode sentar para conversar porque se ficarem em pé vão cansar, com a policia militar e policia civil ele nem se que recebeu para ouvir a categoria, boa sorte pra vcs professores espero que tenham mais sorte.

  22. LAMENTÁVEL que a Assembleia tenha terminado desta forma… mais uma vez o Exmo. Sr. Governador do Estado do Paraná (aquele “Estado” da propaganda vinculada na TV), Beto Richa (PSDB) demonstrou astúcia (a “velha raposa do pelo liso e do rabo felpudo”, como diria Roberto Requião, PMDB)… como é que os profissionais da EDUCAÇÃO não perceberam ainda que se o Governo Estadual não cumpriu a implementação da Lei sobre os 33% de Hora-atividade em 2011 e nem mesmo agora no INÍCIO deste ano de 2013, com base em que ou com quais recursos implementará a partir de agosto? Qual será a marca do CAFEZINHO oferecido à APP-Sindicato? Está surtindo o efeito desejado pelo Betinho. “Pai, afasta de nós este cálice”, digo, este CAFÉ… FALA SÉRIO!!!

    • Café no bule e a marca.

    • LAMENTÁVEL que o senhor não respeite a democracia. Respeite todos e todas que estiveram na assembleia realizando o debate qualificando e dando aula de democracia…

      • Está app escrevo com letras minúsculas sempre está atrelada com o governo era assim com o louco do Requião, agora com o mocinho da Globo, este povo da app não quer trabalhar, só quer mordomia, conseguiram para todos a turma deles a dobra de padrão agora não falam mais no assunto, imagina que aqui em Colombo eles ficaram a favor do Prefeito J. Camargo na última eleição do sindicato, eles não estão para defender os professores mas sim os interesses deles, elegendo-se deputado, vereadores que não consiguiram, prefeituras que perderam etc. etc.. Quem ainda é burro que continue seguir este pessoal sem caráter nenhum.

  23. Apesar De Você
    Chico Buarque

    Hoje você é quem manda
    Falou, tá falado
    Não tem discussão
    A minha gente hoje anda
    Falando de lado
    E olhando pro chão, viu
    Você que inventou esse estado
    E inventou de inventar
    Toda a escuridão
    Você que inventou o pecado
    Esqueceu-se de inventar
    O perdão

    Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia
    Eu pergunto a você
    Onde vai se esconder
    Da enorme euforia
    Como vai proibir
    Quando o galo insistir
    Em cantar
    Água nova brotando
    E a gente se amando
    Sem parar

    Quando chegar o momento
    Esse meu sofrimento
    Vou cobrar com juros, juro
    Todo esse amor reprimido
    Esse grito contido
    Este samba no escuro
    Você que inventou a tristeza
    Ora, tenha a fineza
    De desinventar
    Você vai pagar e é dobrado
    Cada lágrima rolada
    Nesse meu penar

    Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia
    Inda pago pra ver
    O jardim florescer
    Qual você não queria
    Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença
    E eu vou morrer de rir
    Que esse dia há de vir
    Antes do que você pensa

    Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia
    Você vai ter que ver
    A manhã renascer
    E esbanjar poesia
    Como vai se explicar
    Vendo o céu clarear
    De repente, impunemente
    Como vai abafar
    Nosso coro a cantar
    Na sua frente

    Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia
    Você vai se dar mal
    Etc. e tal
    La, laiá, la laiá, la laiá

  24. Ja era de se esperar isso desse sindiato… Fomos feito de idiota mais uma vez… O governo jogou as migalhas mais uma vez e todos aceitaram… Jogou o osso ja rojdo e todos aceitarm… Esse sindicato nao me representa… Lastimavel
    Obs. So para controle não sou a favor da greve mas o governo esta brincando com a nossa cara… Ele pagou pra ver e ganhou… Igual no poker… Blefou e ganhou…

    • Perdoe-me nobre companheiro, mas explique melhor. Você não gostou do resultado da assembleia (onde estiveram representantes de todos o estado) mesmo não querendo greve?
      Obs: não se esqueça de respeitar todos os que estiveram presentes na assembleia e fizeram o debate. Você esteve na assembleia?

  25. Bem, pra mim não é surpresa, era o clima que eu sentia nas escolas. Eu particularmente não acho que a greve agora seria solução. Pra mim mais parecia uma questão de orgulho ferido da APP que se amedrontou ano passado em dois momentos agudos, em que quase a totalidade da categoria iria para a greve.

    Quero salientar que é um absurdo, mais uma vez, fico sabendo deste tipo de decisão primeiro aqui. O post do Esmael foi a mais de duas horas e no site da APP nada!! è difícil levar um tablet ou smart phone e postar in loco? Isso quando não foi pelo site da SEED, como em outros reuniões, o que nos dá sempre a sensação de acordão! Esta percepção eu passei para um integrante da diretoria do sindicato no início do ano.

  26. Huahuahua Chuuupa Esmael

  27. Da enorme euforia
    Como vai proibir
    Quando o galo insistir
    Em cantar
    Água nova brotando
    E agente se amando
    Sem parar
    …”

  28. Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia
    Eu pergunto a você
    Onde vai se esconder

  29. Parabéns professores.
    “Apesar de você (beto)

  30. Viu Esmael, fazer greve é mais complicado do que ficar confortavelmente teclando críticas atrás de um pc. Eu era pela greve e minha posição perdeu, mas nosso sindicato tem mais história de luta que todos os “blogueiros progressistas” juntos. Não aceito a tua crítica à APP. Aliás, você só critica. Talvez se a articulação estivesse no comando você fosse mais moderado. Ah ta, você não tem partido, nem corrente…

    • NÃo venha criticar o Blogueiro, ele posta o que acontece, o Problema esta nesta tua APP, que não os Defende, A APP, está Vendida. e só vocês Professores insistem em não enxergar.

  31. Enquanto nosso governador não tem nenhum compromisso com a educação, tanto que apresentou uma proposta na última hora (proposta que ainda não enquadra o estado do Paraná à Lei do Piso), o professor do Paraná se sujeita a aceitar menos que lhe é de direito para não deixar os alunos sem aula.
    Parabéns, professores!!!!!!!!

  32. Suspensa a Greve pq a Presidente disse que o Richa está Cumprindo com os Acordos e que Greve não pressiona ninguem!!!

  33. Apesar das promessas não cumpridas do governador, venceu o bom senso!
    Uma greve não é brincadeira, é a última opção, deve ser empreendida somente depois de esgotadas todas as outras alternativas.
    Durante as negociações da sexta-feira a APP foi informada que o governo enviou as propostas apresentadas à ALEP e, como postou o blogueiro a conversa continua…

    • Bom senso? Muito engraçado… um Governo sério não necessita ser pressionado e/ou coagido para cumprir o que de fato é LEI, exceto o Governo PSDB, não é mesmo? Encaminhar propostas (ou então, apenas mais PROMESSAS) as VÉSPERAS de uma Assembleia que deflagraria a Greve? Por quê não o fez antes, quem sabe lá atrás, em 2011?

    • Acontece que todas as outras alternativas já foram esgotadas faz tempo meu caro Marcelo!
      Bom, pelo menos tive a confirmação que eu precisava, que temos sindicato apenas de faixada, assim não fico jogando meu dinheiro fora.
      Fico grato a APP por me confirmar que não tem utilidade alguma.

      • Penso, mau caro Roni, que encontrou a desculpa que estava procurando.Voce não precisa se justificar. Todos temos o direito de agirmos comforme nossas convicções. Não há necessidade de procurararmos justificativas para as nossas inseguranças e indecisões. Pois eu estava lá e decisão não foi da APP como você, assim a define. Entretanto foi democrática, aberta ao contraditório e o resutado final foi do plenário. Os dirigentes da APP apenas intermediaram o processo.

      • Roni, quando você receber o rejuste em seu salário doe para para uma entidadde beneficiênte e quando ter a hora atividade de 1/3, faz um gande favor prepare aulas de qualidade, seus alunos merece. Mas se você tem consiência mesmo deixe a educação, pois você deve ser um péssimo professor que vive no mundo das sombras, alienado.

  34. uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuul , que ÓTIMO que foi suspendida a greve, alunos seriam prejudicados por isso !