Cotrans também fornece carros alugados ao governo do Paraná

No Dia Mundial da àgua, segundo leitor do blog, Sanepar desperdiça dinheiro como se fosse "água" alugando carros da Cotrans, velha conhecida de prefeitos e governadores do Paraná.

No Dia Mundial da àgua, segundo leitor do blog, Sanepar desperdiça dinheiro como se fosse “água” alugando carros da Cotrans, velha conhecida de prefeitos e governadores do Paraná.

Nas gestões de Jaime Lerner (1995!“1999 e 1999!“2003) a frota de veículos do governo do Paraná era toda terceirizada. Os carros e os motoristas eram contratados junto à  Cotrans, de Osni Pacheco.

Nos dois governos de Roberto Requião (2003-2006 e 2007-2010), no entanto, os contratos de aluguéis de carros foram suspensos; foi criada uma frota pública e aberto concurso para motoristas.

Nos oito anos de Requião, a Cotrans sobreviveu basicamente dos contratos de locação com a prefeitura de Curitiba.

No início da atual gestão, de Gustavo Fruet (PDT), devolveu veículos de luxo que atendiam ao gabinete. Foram duas dúzias, ao que parece.

A questão central é que, na gestão Beto Richa (PSDB), a Cotrans voltou à s cabeças. A empresa está fornecendo, novamente, carros alugados ao governo estadual. Veja o depoimento de um leitor do blog no Norte Pioneiro:

“Em atenção à  SANEPAR:

Deparei-me em Cornélio Procópio, Norte Pioneiro, com uma caminhonete cabine dupla luxo S-10, com logomarcas da Sanepar e da COTRANS – a empresa que aluga veículos para o município de Curitiba. Deve ser a nova forma de distribuir dividendos que a Sanepar encontrou. Provavelmente a redução da tarifa de energia está permitindo despesas desnecessárias como locação de carro. L.A.R.”

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A empresa chamada sanepar .e uma verdadeira casa da mae joana.ex engelnheiros,amdm,econ etc nao batem ponto chegam a qualquer hora,nao cumpre o harario de trabalho,etc.os comissionados d
    O senhor beto parecem um bando de zumbis vivem andando pelo patio da sede sem rumo. Outro ex. Famepar os diretores dao rolecom caarros no nivel de estilo corolo 2011
    Contrans,hertz.

  2. E o lençol freático exposto a contaminações diversas na área do aeroporto clandestino do Bonacin nada! Alias, lá só mosquito nada!abre o olho sanepar!!Tem agrotóxico carreando para o lençol freático pelo buracão da trincheira do Bonacin…vai parar lá no reservatório do Iraí!

  3. Êta Esmael! Acho que de novo você foi chicoteado pela língua, ou pelo dedo que digita… Além de não devolver coisa nenhuma, tem Secretário como o teu “˜amiguinho”™ que usa carro tanto do CREA que preside quanto da Prefeitura, e isso quando não está viajando para fora do país pelo primeiro órgão… O Fruet, tadinho, pode até dar uma de Francesco, mas os Cardeais à sua volta…

  4. Só digo uma coisa:

    Existem carros locados da Cotrans a serviço de determinada secretaria de Curitiba, que não podem rodar a noite,porque os motoristas levam a chave para casa.
    Na prática a prefeitura de Curitiba paga o aluguel por um dia ,mais só está podendo usar meio

    FRUET SE A PREFEITURA ESTÁ QUEBRADA É UMA COISA,MAIS ESTE TIPO DE ATITUDE NÃO REQUER $$$$

    FAÇA ALGUMA COISA!!

  5. Esse politicos ainda nao arrumaram um jeito de roubar dinheiro do povo sem usar locadora de veiculo? Que esse golpe e mais velho que brasilia…

  6. revi a matéria e li todos comentários,o problema da terceirização da frota é que o aluguel de dois meses da pra se comprar o mesmo.isso é uma falta de responsabilidade com o dinheiro publico uma vergonha.

    • É Ronaldo compra-se os veículos daqui alguns anos , os mesmos viram SUCATAS, pois nâo vao ter manutençao. Orgâo publico nâo se preocupa com isso nâo, so querem saber de rodar. Sou a FAVOR da frota terceirizada sim.

  7. Irresponsabilidade é colocar neste blog de quinta categoria informações levianas e sem pesquisar a veracidade antes de publicar. 2 ou 3 carros foram devolvidos e trocados por outros modelos para dar uma satisfação para gente da sua laia, cães petidas frustados e fracassados. É evidante que a terceirização, neste caso, é mais econômico para o erário público. Mas gentinha como vc quer é abrira as burras e torrar o dinheiro do povo comprando carros, peças, contratando manutenção e tirando comissões gordas para sustenter Dirceu, Paloci, Lula, e cia ltda, como fizeram tanto que faliram a Petrobrás Trabalhe mais e fale menos. Leia e estude mais que algum dia voce pode ser alguém.

    • ADAMASCENO: você e um grande palhaço, falando em comissões você deve ter a sua, e bem gorda para estar tão nervosinho, além de que esta sentindo a casa cair na sua cabeça, de quinta categoria e você que veio escrever aqui, se este blog pertencesse a sua laia seu comentário não seria publicado , deixa de ser hipócrita as pessoas não são burras como você esta pensando, para acreditar nessa sua choraminhola, vá escrever lá no Blog do campana, lá e só alegria, uma festa para os bobos da corte, como um cão fiel vá lamber os pés de seu dono, fracassados são vocês, que já perderam Curitiba e vão perder o Estado em 2014, e por isso que você esta desesperado, você deve ser cego, e surdo ou participa das maracutaias deste Governo, pra ter ficado tão ofendido com a matéria em questão, quem esta precisando estudar mais e pesquisar mais e você, assim você errara menos quando escrever um texto, trabalhar talvez você nem precise, já deve ter se arrumado na vida com algum esquema, seu moralista de meia pataca!

    • Se o blog é de quinta por que você o lê?
      Sei que tem gente da área técnica sofrendo pra fazer manutenção em campo por falta de veículos na SANEPAR… Pelo jeito a companhia é mal adminstrada mesmo pela cúpula comissionada da qual vocÊ deve fazer parte…

  8. Esmael… Não sei se acredito realmente se o Gustavo Fruet devolveu os carros, ontem ele esteve visitando a regional de Santa Felicidade com um Hyundai Tucson e um Corola da Toyota… Pra quem disse que usariam carros populares… E como não eram de placa branca tenho certeza que não eram patrimônio próprio da prefeitura

    • Pode ter certeza que aquela suposta devolução de carros no início da gestão de Gustavo Fruet era só firula e que na verdade se tratava de substituição de carros por força do contrato.

      • Bom lembrar que quem colocou no mercado público a Cotrans do Osni foi o então prefeito Mauricio Fruet. ë só perguntar pros mais antigos.

  9. Das duas uma. Ou o beto esta kgando para TC e TJ, ou tem a certeza da impunidade dada pelos amigos destes orgaos.
    Depois e o Requiao que esta errado em pedir explicacoes quando ele que mais emprestimos.
    Para onde vao nossos impostos ?

  10. Esta maracutaia vem de anos. Sao amigos larapios que roubam descaradamente os cidadaos curitibanos e paranaenses.
    Podem ver, sao sempre os mesmos. Cada um domina um setor.
    Vejam como eles menosprezam quem paga impostos –
    http://www.bemparana.com.br/noticia/183717/prefeitura-de-curitiba-nao-responde-pedido-de-informacoes-sobre-aluguel-de-carros

    Eu tenho o maior nojo destes ladroes.

  11. Impressionante como o cara de cuque (ou cara de lua – redonda e cheia de crateras), Jose Wille, tem odio do Requiao. Sera que e assim porque ele e seu patrao que quer ser govenador perderam muito dinheiro quando Requiao cortou a teta das propagandas ?
    O beto pode fazer a maior cagada que esles (mazza, airton cordeiro, etc) estao
    la para lamber e esconder.
    Isso e para ver o nivel da imprensa do Parana.

  12. quando o anseio de mudança demonstrado nas urnas será observado? Quando essa empresa deixará de ser mantida pelos cofres de nossa Curitiba?

  13. Não sou contra, ao aluguel dos veículos, se levado em conta as despesas futuras com a compra de um carro: manutenções,motorista,documentos.
    Quanto tempo um carro ficaria parado em uma oficina se este fosse próprio, no casso do aluguel, entrega-se o veiculo pede-se outro e no mesmo dia o carro já esta a serviço do órgão. Sei que a noticia tem outro motivo (político-denegridor). Mas vamos ver em segui os demais comentários, para chegar a um senso comum.

  14. Ideologia à parte, sob um ponto de vista financeiro isento, a locação, no final, é melhor do que a aquisição do veículo, levando-se em consideração todos os fatores envolvidos (manutenção do veículo, revisões, depreciação, etc). Se colocarmos o impacto que causa contratar um sem número de motoristas ao Estado, a conta fica ainda maior.

  15. Essa Cotrans rende mais do que mina de ouro. Eita negócio bom barbaridade !

  16. eu já vi e tem cada carrão de luxo e pick up power, assim é fácil a gente paga esgoto pra sanepar jogar no rio iguaçu sobra um monte de grana.

  17. Uma empresa precisa ter renovação frequente da frota, como os gestores sabem, carros de empresa que rodam o dia todo acabam dando problemas mais cedo que os nossos de casa. E quando estes veículos param pra manutenção, param a empresa e seus processos. Então pode ser à vir vantajoso para uma grande empresa locar o veículo ao invés de comprá-lo, ja que troca-o com 02 ou 03 anos…
    Então se o contrato for bem feitinho, dentro da lei, não tem problema…Agora não precisava do motorista no contrato, o próprio usuário dirige…

    • Mas só para informar, a Sanepar paga de aluguel mensal de um carro a bagatela de R$ 6.000,00 e de um caminhão R$ 30.000,00. É só calcular quanto ficará a locação ao final de 2 anos que é a duração do contrato. Quantos carros e quantos caminhões a Empresa compraria com esse valor???? É mesmo desperdiçar dinheiro como água…

    • Que tipo de trabalhador e voce que e contra o emprego dos tao sofridos e mal pagos os motoristas da cotrans. Ja procurou saber quanto ganha tal motorista? Pesquize antes de falar besteiras.

  18. Voce ja foi na garagem do delta para ver se foram devolvidos os carros? Hein Esmael do PT?

  19. Viu como e esse Governo, moral pura, as vezes eu tenho medo de exagerar, quando eu penso que ultrapassei os limites em meus comentários, eles já estão na minha frente. Isso e para dar canseira em qualquer critico!