Contra calote do governo, professores convocam assembleia para deflagrar greve

Negociações entre educadores e o governo de Beto Richa, no Paraná, travaram e 120 mil trabalhadores da área deverão deflagrar greve a partir da quarta-feira (13). De uma coisa a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, não pode ser acusada: de intransigência.

Negociações entre educadores e o governo de Beto Richa, no Paraná, travaram e 120 mil trabalhadores da área deverão deflagrar greve a partir da quarta-feira (13). De uma coisa a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, não pode ser acusada: de intransigência.

De uma coisa os professores e funcionários de escolas do Paraná não podem ser acusados: de intransigência. Nunca na história deste estado a APP-Sindicato, que representa cerca de 120 mil educadores, tomou tanto cafezinho com o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB). Conversa para nada, frise-se, como relatam os mestres.

Ontem à  tarde, pela enésima vez, dirigentes da APP e do governo do Paraná foram à  mesa para mais uma rodada de negociações. Arns não quer cumprir a Lei Nacional do Piso, dentre outras coisas, que prevê 33% de hora-atividade.

O tucano havia se comprometido a levar a proposta da hora-atividade à  Assembleia Legislativa do Paraná, segundo relato dos professores, mas ainda não o fez. Promete cumprir até sexta-feira (8), véspera da assembleia da categoria que deverá confirmar a greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (13).

Arns fez contraproposta à  Lei do Piso. Ele fala em ceder 30% de hora-atividade, ou seja, a próxima distribuição de aula em julho contemplaria 14 aulas em sala (em vez das atuais 15) e seis como hora-atividade. Os dirigentes sindicais juram que não vão afrouxar o sutiã. Portanto, se cumprirem à  risca a deliberação da categoria, haverá greve.

O governo de Beto Richa (PSDB) vem dando olé! nos educadores paranaenses há dois anos. Sempre promete, mas não cumpre os acordos. Vide o caso da hora-atividade, motivo principal da greve a ser deflagrada semana que vem. Depois de enrolar a comunidade escolar durante todo o ano de 2012, prometeu cumprir a Lei do Piso no início deste 2013. Também não cumpriu…

Os diretores de escolas também foram vítimas do governo tucano. Ontem, dia 5, fez um ano que Richa e Arns prometeram (e não cumpriram) aplicar gratificação aos gestores das 2,5 mil escolas da rede pública — incluindo aí as conveniadas — (clique aqui para relembrar). Comeram frango e polenta, tiraram fotos em festa no restaurante Madalosso, em Curitiba, mas até agora ainda chupam os dedos.

Além da valorização profissional, a greve é pelo cumprimento da Lei Nacional do Piso dos Professores (LNP) que prevê a implantação de 33,3% de hora-atividade (período dentro da jornada de trabalho do professor para atividades extraclasse); aumento salarial de 7,12% para se alcançar o novo valor do piso; aprovação de adequações na carreira e reajuste de 8,59% para os funcionários de escolas; instituição de um novo modelo de atendimento à  saúde dos servidores.

Outra demanda diz respeito à  revisão e ao debate da matriz curricular do ensino fundamental, adotada no final do ano passado pelo governo sem a devida consulta aos educadores.

63 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Só 10% dos jovens sabem matemática

    O ensino médio, principal desafio educacional do Brasil, tem apenas 10,3% de seus estudantes com aprendizado em matemática adequado à sua série. Além de ser baixo, o dado ainda representa piora: em 2009, o porcentual era de 11%.

    São estes professores que estão reivindicando maiores salários? Governador, deixe que façam greve aqueles que não desejam trabalhar, pois na verdade já não trabalham mesmo! Analisem os dados da pesquisa e vejam se realmente vocês merecem algum aumento salarial.

  2. Todo dia as pessoas falam que professor precisa ser valorizado e quando estão prestes a dizer um basta e exigir valorização, o que acontece? Aparece uma meia dúzia para dizer que ama a profissão e várias coisas….Professor precisa pagar contas, alimentar seus filhos e muitas outras coisa e ninguem trabalha de graça…..Diarista ganha o que merece e deveria ganhar mais…..Professor é que não ganha o que merece…….Professor só pensa em $$$???? Valorizar o professor é valorizar o aluno….Como ensinar um aluno sobre o certo e o errado se o próprio governador não cumpre a LEI???? Não sou PT e o debate não é o PT…são as MENTIRAS do RICHA

  3. Taí, quero ver o circo pegar fogo junto com esses palhaços da Educação que apoiaram Beto Boy Richa para Governo do Estado. Toma e aprende a eleger melhor o candidato. KKKKKK e agora ficam chorando por migalhas que o Estado tem que pagar.

  4. esse Olho Vivo deve ser um desdentado que está vinculado ao Governo do Estado, que por acaso não faz “merd….” nenhuma e fica só criticando os outros que não estão a favor do DESGOVERNADOR BETO BOY”. O desdentado OLHO VIVO, vai aí um conselho: Toma direitinho seu mingal e para de escrever besteiras.

  5. marcelo
    esse tal de olho morto sitou apenas nesta página o Partido dos Trabalhadores 8 vezes, vc tem razão existe uma fixação doentia.
    A luta dos professores é política, porém, não é política partidária, lutamos pelos nossos direitos, que aliás estão garantidos na Constituição.

  6. Olho Vivo,
    sou professor, não sou petista e acredito que a Lei tem que ser cumprida, uma determinação do STF não pode ser desrespeitada, não entendo essa tentativa de associar a luta JUSTA dos professores com o PT.
    Vc deve ter sido abusado por um petista bem dotado e sem escrúpulos, essa fixação é oriunda de algum trauma.
    VAI SE TRATAR CARA!!!!!!!!

  7. Vitor,
    vc é um pé no saco, conte o nº de comentários postados com a sua assinatura. Será que vc não se toca que seus comentários são extremamente chatos e não agradam ninguém. SE LIGA SEU MALA !!!
    SEM NOÇÃO!!!!!!!!!!!!!

  8. Vitor, Rafaela e Allexia tenho a impressão que vcs são a mesma pessoa, um idiota (ou um comissionado do desgovernador) desesperado em puxar o saco de um governo que até o momento não disse a que veio.

  9. Os pais da moça do “lessionam” (essa doeu!) deveriam entrar em greve. Durante a greve, poderiam aproveitar o tempo para ensinar a filha a escrever corretamente. Poderiam também ensiná-la a respeitar a classe dos professores e funcionários.

  10. Rafaela na escola que meus pais lessionam também não vai acontecer esta greve, os professores, tirando três, dois do PT e um do PCdoB, não aceitaram a proposta da greve e deverão continuar as aulas mesmo que a APP sinalize pela greve. Isso eu chamo de comprometimento com a educação e não com a politicagem barata que o PT faz.

    • Por que esse pessoal que só reclama não abandona o magistério e vai trabalhar de diarista? Ué, diarista não está ganhando mais que professor? Não é isso que estão reclamando? Eu sou professora por amor e me orgulho muito disso!

      • Volto a dizer esse papinho de abandonar a profissão muito ridículo!
        O fato de estar disposto a entrar em conflito, para obter melhorias para toda a classe, demonstra a vontade de permanecer na carreira. Acho que não é o momento de greve, ano passado deixamos, ou forçaram-nos a deixar, passar dois momentos muito mais agudos para este tipo de manifestação. Aliás acho que a greve não é a melhor maneira de uma profissão como a nossa se manifestar, pois funciona mesmo quando o empregador tem prejuízos finaceiros, não é o caso de governos.

      • “[…]Por que esse pessoal que só reclama não abandona o magistério[…]” Fazer o que você sugere é próprio de rato, que é o primeiro a abandonar o navio quando este vai a pique. Não somos mercenários, lutamos para que a profissão seja valorizada.
        “[…] Eu sou professora por amor e me orgulho muito disso![…]” Orgulho de não lutar pelos direitos que a categoria conquistou?! Caramba´, o que estamos pedindo está na lei e foi sacramentada pelo STF e você fica aí atirando pedras naqueles que vão a luta?! Tenha um pouco de decência, dignidade e vergonha na cara e assine um documento renunciando os reajustes salariais já conquistados e as horas atividades.

    • “[…] lessionam[…]”…. filha de professores agredindo nossa língua. Pais comprometidos com a educação…!?

  11. Na minha escola ninguém vai fazer greve no dia 13. Para nós, isso é coisa de VAGABUNDOS que não querem trabalhar e só pensam em fazer politicagem. Eu tenho vergonha dos bardeneiros dessa minha classe.

    • Olha Rafaela realmente deve ter vergonha dessa classe porque você não pertence a ela, pois um professor chamar os colegas de vagabundo por revindicar o que a lei determina, chega ser ridículo de sua parte, aliás eu acredida que você não entra em sala , pois se refere como ” NA MINHA ESCOLA” só essa frase de posse da escola já diz a profissional que você é, que pena que existem ” professores” como você, mas dou uma sugestão, caso o governo concorde com a revindicação, abdique , não aceite a hora atividade , no lugar de aula de reforço, quem sabe você se sentirá melhor e dona da verdade, já que escola parece que tem, “NA MINHA ESCOLA”.

      • Deve ser professor de escritório. Daquele tipo que fugiu da sala com sindrome do pânico e medo. Não consegue olhar a pobreza da sociedade de frente pois machuca. Fugiu para uma secretaria qualquer, um carguinho em algum núcleo ou até mesmo SEED ou SUDE. Quem sabe onde andarás. Outra coisa é a politicagem. Não podemos misturar politicagem PT x PSDB com as nossas reinvidicações. Tenho filhos na escola pública e temo pela greve…

    • rafaela, com r minúsculo mesmo, vergonha temos nós de tê-la em nossa classe. A única explicação para este seu comportamento é a sua mediocridade, pois só os medíocres se preocupam em “fazer moral” para os patrões para compensar a falta de competência para o exercício da função.

  12. Professores e Petistas…
    Vão trabalhar que vocês ganham mais. Vamos aceitar o processo de avaliação dos Professores. Vamos controlar nas faltas… Os professores faltam mais do que qualquer outro trabalhador… E ainda querem greve? Vamos ao trabalho. Chega de palhaçada… E o Sr. Esmael está no papel dele. Perdeu a eleição pois apoiou o neo petista Osmar Dias e se tornou a viuva do Requião…

  13. O blogueiro poderia parar de encher o saco porque a APP Sindicato e o governo não querem a greve. Só você, Sr. Esmael Morais, que defende a greve. Pare com isso, homem!

    • Ele e mais meia dúzia de vadios que não querem nada com nada e se tiver greve ficam de “boa na lagoa”, do jeitinho que gostam, dias e dias sem fazer nada.

      Acreditem, os pais dos alunos prejudicados irão agradecer o PT pela greve, os pais adoram isso. kkkkkkkkkk

    • 1. A Titularidade do Direito de Greve:
      A titularidade do direito de greve é dos trabalhadores, competindo a eles decidir sobre a oportunidade e os direitos que serão defendidos (CF, art. 9º; Lei nº 7.783/1989, art. 1º e 2º).
      O direito de greve é, pois, um direito subjetivo. Portanto, irrenunciável. Quando uma categoria decide pela não deflagração de uma greve iminente ou pela suspensão de uma greve em curso, o que ocorre é uma abstenção do exercício do direito de greve naquele momento específico. Mas nunca a renúncia ao direito.
      Constituição Federal:
      (…)
      Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
      Lei nº 7.783/1989 (Lei de Greve):
      Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
      Parágrafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei.
      Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.

      Daí, correto e oportuno afirmar que o Direito de greve não é do Sindicato, não pertence a nenhuma entidade de classe, integrando assim o patrimônio jurídico do próprio trabalhador.
      Em sendo o trabalhador, o verdadeiro titular do direito de greve, a Diretoria do Sindicato não pode decidir pela deflagração ou suspensão do movimento, um atributo exclusivo da Assembleia Geral da Categoria. Qualquer decisão nesse sentido não será juridicamente válida.

      Ler mais: http://www.deverdeclasse.org/products/legalmente-trabalhadores-podem-fazer-greve-sem-o-sindicato/

  14. essa greve dos professores parece cria de elefanta, nunca vai sair ,so depois de quase dois anos!

  15. Falam tanto do mensalão mas fica aqui uma pergunta o que o beto faz com à assembléia legislativa do Paraná onde naquela casa se aprova tudo o que o governador quer? Sera que também não existe uma espécie de mensalão nessa historia.

    • Se existisse o PT já teria deflagrado alguma coisa, pois anda babando para pegar alguma coisa errada do Beto Richa. Alias, já pegaram o Lula no caso do mensalão? Ou ficou mesmo só no rabo dos Zés do PT? kkkkkkkkkkkk

  16. A política do cafezinho com o governo que a APP vem adotando não está com nada. Coversam o tempo todo e o governo continua descumprindo o que prometeu para a categoria…Somente com o povo na rua que conseguiremos as verdadeiras conquistas… O resto é só confete!!!

  17. Precisamos de mais professores e mais bem pagos. Um pedreiro ou uma diarista ganha mais que um professor. Não precisamos de mais vereadores, mais mordomias para os desembargadores, mais secretários, mais comissionados. O projeto de educação do Arms foi: Comprar tablets e distribui-los. Agora poucos sabem o que fazer com eles, não tem objetivos didáditos definidos, o facebook tá rolando solto e é prá isto que servirá.

    • Trabalhe como um pedreiro ou uma diarista trabalha e quem sabe será melhor remunerado. Quem tanto reclama por certo é da turminha do sindicato ou da galerinha que não faz nada.

    • Jorge Camara, os tablets não foram comprados pelo governo federal?

    • Nem isso o Arns comprou. Estes tablets fazem parte de um programa federal chamado Proinfo, no qual distribui dinheiro para tecnologia na educação. O auditório do Cetepar, os computadores do Paraná digital,
      os pendrives e acho que até as tvs laranjas e aquele portal de entrada nas escolas são dinheiro do Proinfo. Portanto, este governo não comprou os tablets!

  18. Greve! Greve! Greve!

    • É só no quer vocês professores pensam… GREVE E $$$$ !!!

      • Vitor, aprenda a escrever antes de querer dizer algo, mesmo que seja superficial como o seu pensamento. Talvez se você tivesse passado por professores valorizados aprenderia a escrever melhor. Sem luta não há conquistas. Estamos exigindo o que a lei prevê, não o que achamos que temos direito. Ou você acha que a lei não deve ser cumprida? Em um estado democrático de direito a lei deve ser seguida. Eu cumpro meu dever enquanto professor. A greve é legal e está sendo o único meio de conseguirmos os nossos direitos. se tivéssemos um governador, a greve não seria necessária baba ovo do beto playboy!

      • Todos os anos temos greve dos bancários, carteiros, vigilantes, transportadores de valores, motoristas de ônibus. Todos os anos as mesmas categorias se mobilizam, prejudicam milhões de pessoas, aumentam e muito os lucros de bancos e empresas de transporte, aí não há uma manisfestação.
        O que buscamos, de modo bem simples para qualquer cérebro compeender, é a aplicação integral de uma LEI FEDREAL, criada no ano de 2008 e que foi julgada Constitucional pelo STF, com voto do Ministro Joaquim Barbosa (o novo super herói da burguesia) em 27 de abril de 2011.
        EDu penso e muito em desenvolver um bom trabalho em sala de aula, em buscar maneiras de efetivar a aprendizagem, de tornara a minha disciplina atrativa (não engraçadinha, como em muitas escolas particulares), e sim quero ter uma remuneração decente, mas principalmente melhores condições de trabalho!

      • Não vitor os professores pensam em dignidade , condição e qualidade de vida, pois afinal são os professores que educam muitas vezes os filhos dos outros, é sim educam, o que não é função do professor, claro o dinheiro sim , pois o professor tem curso superior, especialização deve ser tratado como qualquer outro funcionário de curso superior, por isso cidadão pondere suas palavras ou você nunca teve um professor na sua vida.
        Parabéns aos professores é isso ai o que é de direito e legal tem que revindicar

      • A greve é por causa da lei da hora atividade não cumprida. Com relação ao $$$, ele esta sendo pago dentro da LRF. Além do que temos 30 itens de revindicação que não compõem a pauta de greve. Somos a única categoria que não parou ainda…

    • Esta professora deve ser daquela turminha do PT que adora uma greve para não trabalhar. kkkkkkkkkkkkkkkk

      Se a preocupação de alguns professores que desejam mesmo a greve (como ato político) fosse mesmo melhora nos salários tudo seria resolvido facilmente, mas o fato é que esta corja só está a fim mesmo de tumultuar e causar problemas para os alunos, os pais e o governo do Estado.

      O governo federal deixou os professores em greve por mais de 100 dias e não vi vocês tão revoltados com o governo do PT! Ah mas se é do PT pode, assim como roubar, se for do PT pode roubar (Zé Dirceu, Genuino e Cia Ltda).

      Que fiquem em greve e dai? Quem quer trabalhar que vá para a sla de aula e os vagabundos que desejam greve a todo custo que fiquem em greve, mas sem salários também.

  19. Esmael, você está parecendo o Forest Gamp. Está em tudo que acontece em toda parte do mundo. Li que você esteve na Venezuela, em Cuba. Se acontece alguma coisa em algum lugar você tem uma história para a situação. Redigiu a lei do salário mínimo regional do PR. Incrível isso. É tudo verdade ou tem um pouco de ficção? Admiro seu repertório!

  20. Enquanto isso, o tucano bebum e drogadito Aécio Neves da um presente de grego aos mineiros:
    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/02/21/internas_economia,351940/conta-da-cemig-deve-cair-11.shtml
    PSDB sempre contra o povo brasileiro.

    • E querem o cara pra presidente???
      Não gosto de reeleição,mais a julgar por isto, não têm como tirar da Mula.

      Só mais uma coisa amigo,aqui Beto fez igual,só que para não dar muito na cara que ele não queria ajudar o povão,”obedeceu” o desconto que a Dilma deu e aumentou a tarifa da água,é que ele não pode perder receita,senão não paga os parentes que estão na teta

  21. Fim de mandato desastroso para o senhor Richa, governo inchado de cargos para amigos, ja está batendo o limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal. Ainda bem que a eleição é ano que vem, aí temos que colocar outro governador (a) la, porque esse só pensa em criar cargos e andar de kart, nada de valorização dos nossos mestres, esse é o governo Richa.

    • Concordo Paulo. Esses reacionários que babam o ovo do governador são os que colocam um desgovernador com esse baixo nível de competência.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Essa PTzada terá que aguentar o Beto até 2018, depois disso a gente escolhe outro tucano para eleger e tirar o doce da boca das crianças. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      A Papagaia Loira do bico dourado não irá sequer para o segundo turno cambada do Zé Dirceu.

  22. Isso foi censurado pela “Democracia do PT” É assim que essa gente do PT age. Covardemente, e CorruPTos, Imundos
    http://www.facebook.com/photo.php?v=172286496245106

    • Foi censurado? Até agora o governo ou a justiça não mandou retirar o video da internet. Tampouco está perseguindo quem disponibilizou.
      Acho que você não sabe o que é censura heim.

    • Vitinho, mais censura que os teus tucaninhos????Acorda homê.

      • Assista o Video, Vai ver um Protegido e Amigo do LULA e da Dilma, esbofeteando uma Reporter. É sempre assim O PT, bate em todo mundo, Quando mostram as Malezas do PT, e a podridão de alguns de seus membros…. partem pra agressão física contra uma Mulher. Ao vivo e a Cores

    • Vitor, não seja bobo homem! Vou dar um desconto pra vc que acha que a rede social facebook não está na Internet. Dá uma lida nessa matéria, saia um pouco do facebook, pelo menos use o google e o wikipedia, PELO MENOS. Já é uma vantagem vc não estar lendo apenas o Campana, e passar por aqui também. Vou te dar uma dica: Quando vc ver este tipo de compartilhamento no facebook, ou receber um e-mail acusando alguém; como aqueles muito comuns em época de campanha, da uma pesquisada antes de sair tagarelando.
      Segue a matéria, foi o primeiro link que encontrei (não acredite muito no que a veja publica, mas para ser didático vou passar o primeiro link):
      http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/historia-em-imagens/um-ano-depois-da-infame-bofetada-no-rosto-da-jornalista-marcia-pache-kirrarinha-vira-presidente-do-dem-de-pontes-e-lacerda/
      Leu?
      Agora me diz, conseguiu identificar o partido do idiota?

      Como consegui esta informação?
      1-Acessei o Google, a mais popular máquina de busca da internet, vc encontra informações sobre qualquer coisa: http://www.google.com.br;
      2-No campo que aparece no meio da tela digitei “lourivaldo rodrigues de morais”. O google ainda me informou que eu havia digitado o nome do cidadão errado, é moraes não morais;
      3-Cliquei no primeiro link retornado, o que te colei acima.

      Não sejamos ignorantes, temos ferramentas poderosas para nos informar, vamos criar um País justo e consciente.
      Saudações

  23. ESMAEL, VOCE CONTINUA, FALANDO MAL DO BETO, JOGANDO BETO CONTRA OS PROFESSORES ETC,,,, É FEIO ISSO ESMAEL…. FALE UM POUCO DO TEU PARTIDO PT, ABRA O CASO DA ROSEMERY, QUE FOI ESQUECIDO, ATÉ PELOS BRASILEIROS .

    • Não posso falar do PT, não sou do PT. Outra coisa, não falo mal do Beto Richa. Pelo contrário. Apenas registro o que ele deixou de cumprir. É feio não cumprir ou é feio lembrar do calote?

      • Isto mesmo Esmael,vamos nos ater a corrupção local, que não faltará assunto para o seu blog.

        Falando então de calote,Beto Terceriza,vai perdoar o calote de milhões de reais de muitos motoristas de trânsito,isto saiu na Gazeta.
        Isto não é uma brecha para ele dar o calote nos professores também???

        Falando de corrupção:
        Aquelala empresa que levou Beto para SP fazer exames escondido do povão e que a aeronave quase nos livrou dele ,lembram??

        Ela foi a única empresa que participou da licitação da Assembléia do Rossoni e Traiano(Partido do Beto),porque será, uma única empresa concorreu???

        Será que o processo licitatório tinha aquelas claúsulas que só esta empresa conseguiria executar??

        Mais uma para a história dos desmandos da trupe no Paraná

    • O Tadeu Rocha, a mídia em geral defende o desgovernador Beto Richa. Ele gastou mais de 55 milhões de reais em publicidade em 2012. Vc acha justo? Agora haverá aumento de funcionários comissionados. Vc concorda? E a Educação?? Esse sujeito não cumpre nem o mínimo que é o piso, e diz que educação é prioridade…Vc pelo jeito acredita em papai noel pelo jeito. São pessoas como vc que devem ser descartadas pela sociedade, pois em nada acrescentam para o Estado democrático. Alienado, controlado pelos mecanismos repressivos do Estado. Sem mais!