Charge do dia: Ensino religioso nas escolas públicas

charge250313

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am just beginner to blogging and really savored this blog. Very likely I’m likely to bookmark your site . You actually come with terrific writings. Kudos for sharing with us your web-site.

  2. Sabe qual o problema? Simples: com um evangélico não existe diálogo, ele vai te ouvir até um certo ponto e… vai dizer que você vai se arrepender, que Jesus te ama, que você vive em pecado, que você vai para o inferno…
    Perdoo todos que acham que Deus deve ser cultuado só da sua forma: na base do grito e julgando todas as outras formas erradas. Eu cultuo Deus e nossos Orixás com tambor e atabaques. E Deus, acima de tudo, é amor.

  3. Que bom que o Ensino Religioso está sendo objeto de debate na rede!
    Isso é genial.
    Principalmente quando as pessoas descobrem que o Ensino Religioso faz parte da grade curricular do Ensino Fundamental aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e que o conteúdo dese componente curricular é a diversidade religiosa do povo brasileiro.
    Por que tudo isso? Para que de uma vez por toda, a escola deixe de ser lugar de exclusão e discriminação por motivo de diferenças religiosas.

  4. companheiro pc :na africa não existe somente uma etnia .mas varias etnias.as principais .a bantu, shosa . zulu,na africa do sul. depois vem os pigmeus , turegues, ashantes,hotentotes , e a itnias dos itíops. nunca pode dizer itnias africana .mas itnias,veja a desigualdade e aparencias dos africanos ,e notado pelo idioma e raças.la existe muitas raças mesmo. na propria europa não existe a etnia europeia. mas etnias. falando em grupos principais. todos indu europeus. mas são eslavos,germanicos ,latinos ,turco mongol. e alguns decendentes das antigas itnias que habitava o continente ,antes da ocupação romana. os vikings, os vandalos, os gemanicos,os ceutas,iberos, os hunos, os eslavos nos balcãs , os francos, os bascos, varias itnias. o mindo e assim mesmo muitas raizes de familias. notem os servios e os russos ,são do mesmo grupo mas algumas diferenças.vou parar ,o espaço e para todos ..

  5. Esta liz me faz lembrar uma cadela que vivia prenha na rua onde eu morava ha tempos atras.
    Coitada da cadelinha, nao se como posso comparar um animal fiel com aquela coisa mundana.

    • Hahahahahaha março 25, 2013 às 21:56
      Dormiu pensando em mim né bonitona?
      Esmael Esmael, a minha sugestão é abrir um site para formação de casais com os solteiros e solteiras que estão sempre mostrando sua carência aqui no blog, o que você acha?

  6. E isto Vivi voce mexeu no ponto da realidade conteporanea.pelo modo que voce expos e que a flosofia morreu para muita gente. naturalmente vivemos nos tempos primitivos com a cibernetica dominada. o raciocinio não e mais necessario ,para muita gente.como papagaios repetem o que ouve na telivisão.ninguem pode separar mais ceia de janta, poruqe não entende mais o espaço e tempos das coisas.eu vejo professores cometendo o mesmo erro das pessoas não cultas. o significado da religião vem do antigo verbo religare. ou ligar se alguma coisa. mas o ser supremo a filosofia não nega. e conhecido para os judeus yhwh. esse é o da sarça . então religião é o voo do unico para o unico.dito pelo o autor do livro o poder da mente.

  7. Caraca, dou aulas de Ensino Religioso, e não faço proselitismo. Minhas aulas são sérias, e tem como objetivo a abordagem da diversidade religiosa e ensinar a combater o preconceito e a intolerância religiosa, transmitindo o conhecimento sobre essa diversidade religiosa, além de discutir a importância da existência de um Estado laico para garantir essa diversidade religiosa. Não falo de Jesus,mas trabalho as diferenças culturais entre as tradições sagradas, e é o único espaço para falar sobre religiões afro e indígena, valorizando todas as manifestações culturais e sagradas
    .

  8. Esta disciplina poderia ser trocada por filosofia, porque nossas crianças estão precisando saber pensar. Aí sim poderão abraçar a fé da sua família ou escolher a religião que quiserem.

  9. TEM SENTIDO O QUE FALOU “antonio francisco da silva”

    Como Historiador quero mencionar que todas às religiões tiveram sua origem no medo do desconhecido! o Conceito de Deus ou Demônios, surgiu da cabeça humana! O ser humano “racionaliza” sobre céu para ter um alento , paz na sua cabeça sobre infinitude do Universo e suas possíveis formas de vida!
    *-A crença em vida após – morte trás um um grande alívio para o animal humano!

    *-PESSOAS INSEGURAS SE APEGAM EM RELIGIÃO!! Já são 10 mil placas de denominações diferentes no mundo. Pe. Quevedo fala em 53 mil

    GRATO

  10. A finalidade do ensino religioso não é o de converter ninguém, mas sim mostrar para os alunos a grande diversidade religiosa que existe em nosso planeta, abordando suas filosofias. Não pode ser de maneira nenhuma tendenciosa!

  11. Continuando o debate. Uma coisa eu ainda esqueci de dizer a todos. Independente de serem católicos, evangélicos, protestantes, mulçumanos, budistas, shintoistas, kardecistas, espíritas, candoblé ou qualquer outra religião “animista”. Todos nós temos o direito de exercer a nossa crença ou religião e acreditar, até como falam ds descrentes em um ser supremo. Não é possível que em pleno século 21 ainda existam pessoas que façam contrapontos aos que não pretencem a sua crença ou religião. Sinceramente eu fico de cara até quando dizem que “ESCOLA É PARA TRANSMITIR CIÊNCIA”¦RELIGIÃO NÃO É CIÊNCIA. GRATO!”. E talvez até não seja, mas é obrigação dos mestres ensinarem as suas diferença e fazer os seus alunos entenderem que o mundo só irá ser melhor para todos, quando haver respeito entre todos. Religão não é ciência talvez, mas é fundamental para a vida do ser humano em prol de uma convivência pacífica. Caso contrário é que lemos todos os dias em jornais. A violência sendo a imperadora. E na minha humilde opinião o que irá mudar isso é educação e cultura, o resto é conversa para boi dormir.

  12. AH,AH.AH, estão discutindo o Ovo de Colombo agora. Todos sabem a grande influência das religiões africanas e seus costumes e cultura no Brasil e também já esqueceram que mais da metade da população brasileira é descendente direta desta etenia. O que me espanta é professores se justificarem ou tentar justificar as atitudes de seus irmãos de crença. Uma coisa eu aprendi nesta vida. Mulher e religião dos outros não se discute. Somente se aceita e respeita. E ensino religioso, não o que estão tentando ensinar nas escolas, é mostrar aos jovens brasileiros(as) as diferenças religiosas que existem neste nosso país e que deverão ser aceitas e respeitadas a crença e o credo de cada um. Tá tudo errado pelo visto. Está ai um dos motivos porque nunca chegaremos a ser um país desenvolvido. Pois desenvolvimento não é somente riqueza monetária é também riqueza cultural e religiosa.

  13. Ótimo. Vamos colocar agora a comunidade GLBT para fazer o ensino religioso. Q. vcs acham?

  14. A Igreja Católica NÃO tem zique-zira com as demais religiões. Quem tem zique-zira com a Igreja Catóilica são os evangélicos! Eles sabem que são pois são o contrário do que seja católico: se é católcio está errado, o correto é o que nós somos! Então fico pensando: o dia que a Igreja Católica acabar os evangélicos não saberão mais quem eles mesmo são! Sabem que são contraq a Igreja Católica, acabada esta, se não há nada apara ser contra, vão perder a própria identidade! Por isso graças à Igreja Católica os evangélicos estão pelaí! Evangélicos cuidem bem da Igreja Católica, você dependem dela para existirem.

  15. todo e qualquer dogma de cunho religioso é fruto puro e simplesmente da imaginação humana que desde os tempos mais remotos tivera a pretenção de se parecer melhor aquinhoado junto ao criador do universo

  16. No brasil ,eu não acredito que isso acontece.mas num seminario da igreja catolica a pessoa não vai aprender candobré. ca da um na sua. fora o kardecismo e religião crista que religião ocidental ,as outra religiões são consideradas animistas. então quem praica o candobre tem liberdade de fazer. mas para a igreja catolica so existe o cristianismo .o kardercista tem teologos e pessoas com bom avanço ,em todos as ares da coletividade.eu nunca li um livro que tenha a teologia do candobre ,e nem um filosofia de vida.mas não posso de deixar de respeitar ,as pessoas que pratica . nos paises mulçumanos, o candobré e outras religiões animistas não são aceitas ,,e penalizados as pessoas que pratica. para não criar constrangimento pra mim,vou explicar . animistas ,são pessoas que invocam outras entidades ,ou forças da natureza ,como trovões ,ventos ,e outros.e são politeistas,nada contra ,somente participação..

    • Sou professor de ensino religioso e evangélico, porém nunca discriminei aluno por sua crença. Participei de todos os encontros estaduais de educadores negros do Paraná e sou fascinado pela religiosidade popular brasileira e principalmente pela cultura afrobrasileira.
      Agora julgar todos os evangélicos de acordo com alguns que se dizem evangélicos para discriminar é cometer uma injustiça.

  17. Excelente charge! Só não da para esquecer que o ensino religioso também é aplicado por católicos

    • *-Leciono há 40 anos!!

      *-O Ensino religioso é oferecido, mas a sua aceitação é facultativa!

      *-O Brasil é um pais Laico…não se pode fazer proselitismo com religião em Escolas!
      *-Realmente!! Em algumas Escolas Confessionais, permite-se lecionar religião

      ESCOLA É PARA TRANSMITIR CIÊNCIA…RELIGIÃO NÃO É CIÊNCIA. GRATO!!

      A CHARGE É UMA BRINCADEIRA!!!

  18. charge ridícula. Esse tipo de comportamento não reflete o comportamento dos protestantes em geral. Se existem alguns que assim agem, são uma minoria ínfima. A maioria dos cristãos protestantes, evangélicos são pessoas de paz. Somente possuem opiniões e princípios que são inegociáveis e por isso os defendem, mas não com violência ou desdenho à vida humana: os senhores estão muito mal informadas com respeito ao modus vivendi dos cristãos protestantes, evangélicos.

    • negatio…!Muitos evangelicos sao tao fanaticos ao ponto d perderem tempo jejuando e orando pra candidato ñ ganhar eleiços… Isso é o cumulo da ignorancia, ou de má fé mesmo!!aonde ja se viu? orar jejuar pra candidato ñ ganhar??Ora, ora…Tem q orar pros governantes conduzir bem, com democracia um PAÍS, ñ orar contra!!?
      O fato foi constatado nas eleiçoes para presidente em 89/94/98/2002/2010/2012, quando entao as igrejas evangelicas assembleia de Deus se colocaram todas em vigílias e oraçoes contra o LULA/DILMA, e os condidatos do PT…POR Q ISSO??A meu ver, um fanatismo doente!
      Eñ me venham de conversa mole me dizer q tem q olhar pra JESUS?Me dizer q ñ posso olhar as olhoar as lambanças de pastores corruptos??

      • Creio que a cegueira espiritual da qual você foi acometido ainda pode ser curada. Para Deus não há impossível. Ao invés de sair por aí fazendo críticas acerca de algo que desconhece, busque conhecer Jesus e convidá-Lo para fazer parte de sua vida. Ele já te conhece, apenas está esperando que você abra seu coração para poder entrar e transformar a sua vida, assim como transformou a minha.
        Não se baseie no erro de pastores ou mesmo de padres, pois eles são humanos e podem errar, como realmente erram, porque perfeito e incorruptível só existe Jesus, a quem entreguei minha vida e não me arrependo, pois como Ele mesmo disse, “conhecereis a verdade a a verdade vos libertará”. E a verdade é o próprio Jesus.

  19. Ao acusar evangélicos, também se comete preconceito… é verdade que existem muitos que agem assim, assim como existem catolicos, praticantes de cultos de matiz africana e demais religiões que possuem as mesmas atitudes… sou evangélico, professor de ensino religioso desde 2004 e sigo a lei e as diretrizes da disciplina. mas parece que virou moda execrar evangélicos nos ultimos dias talvez até por conta do posicionamento de alguns; mas que fique claro que a regra não se aplica a todos. Afinal, seria um absurdo responsabilizar os catolicos por que betinho richa, catolico, e esta afundando o Paraná, o Cassio é budista e acabou com Ctba. A crença da coletividade não pode ser responsabilizada pela ignorancia e burrice de alguns.

    • Ainda mais quando os petistas são ateus

      • HAhahahahahahahahahahahahahahahahah,os crentes vao pro ceu…?
        kkkkkkkkkkkk, só se for o céu da boca de um leão!!Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.
        Aonde sera q fica o ceu da crentaradas do DEMO???

    • É verdade . concordo com você ,também sou evangélica .
      É n devemos levar a culpa pelo erro dos outros só por que somos da mesma religião .