Blog do Esmael completa hoje 4 anos

Informação gratuita e de qualidade.

Informação gratuita e de qualidade.

Melhor informar os bastidores da política como ela é em tempo real. Eis a missão deste blog quanto entrou no ar pela primeira vez, em março de 2009. Essa máxima ainda continua viva e a busca pelo fornecimento da notícia de qualidade, gratuita, é uma obsessão permanente.

Mas, nem tudo foram flores nessa Olimpíada. Em quatro anos de atividades, houve momentos de tensão e este blogueiro foi vítima de implacável censura política e judicial.

Entre os anos de 2010 e 2011, se somados os períodos que o blog ficou fora do ar, ultrapassa-se 12 meses. Ou seja, um quarto do tempo de sua existência foi surrupiado pela arbitrária censura.

A título de comparação, na Grécia Antiga, há 2500 anos, quando um cidadão cometia um delito de opinião! era proibido de manifestar-se publicamente durante um ano. Veja, isso há 2500 anos.

Quero ressaltar que só escrevi (e escrevo) aqui sobre questões de domínio coletivo. Quem exerce cargo público está sujeito a críticas, mas isso não significou ou significa, em hipótese alguma, invasão à  privacidade de quem quer que seja.

Fui censurado e perseguido politicamente porque emiti opinião contrária ao status quo, sobretudo ao processo eleitoral nativo !“ que decerto desagradou aos poderosos de plantão. Meu blog discute políticas públicas, cidadania com outro olhar e isso incomoda muito aos magnatas e barões da Província.

Este blog é uma trincheira em defesa da liberdade de expressão. Não se furtará em nenhum momento de se manifestar contra a censura seja ela de direita ou de esquerda. A liberdade de opinar é a conditio sine qua non para o Estado de Direito Democrático e um marco civilizatório. Disto eu não abro mão e por isto eu brigo.

Dito isto acima, lanço um olhar para o futuro, a meu ver alvissareiro, haja vista que essa nova mídia vem ocupando cada vez mais espaço tanto no mercado publicitário quanto no número de leitores.

Paralelamente, a velha mídia tem dificuldades para se remoçar! ao não compreender a convergência digital e radicalizar a contradição entre a produção socializada de conteúdos, essência do capitalismo, e apropriação privada desse conhecimento produzido (mais restrito pela venda de conteúdos na internet). Esse fenômeno representa uma marcha à  ré na história, uma volta à  Idade Média, à  era pré-Gutenberg.

Aliás, há muito tempo o número de leitores de blogs ultrapassou o de jornais e revistas impressos no país. Já posso afirmar que em breve estaremos nos calcanhares de rádios e TVs. A radiodifusão está se preparando para virar uma peça de museu (as teles que o digam!). Uma questão de tempo, de muito pouco tempo.

Nesses quatro anos, aprimoramos mutuamente a nossa convivência democrática, respeitando a pluralidade de ideias, as diferenças de gênero, enfim, mostramos que é possível massa crítica nessa profusão de informações proporcionada pela instantaneidade das mídias.

Obrigado pela convivência. Quero continuar fazendo o bom combate das ideias dentro dos princípios éticos, do respeito ao diferente, da prestação de serviço, da construção de uma cultura crítica.

Ofereço um abraço carinhoso, fraternal, a cada leitor que ajuda a construir este blog comentando, criticando, cobrando, denunciando, sugerindo, indignando-se…

Peço a sua ajuda para continuarmos essa parceria de sucesso que completa hoje 4 anos.

Muito obrigado.
Esmael Morais

90 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabens siga em frente se medo

  2. Esmael moro em uma cidade de interior bem pequena e acompanho seu blog diriamente,´pode vc ter certeza que como eu são muitos os que acompanham fora da capital pois suas verdades vao alem das divisas da capital paranaenses são de interesse de todo os paranaenses valeu Parabens siga em frente sem receios pois o pior vc ja passou no pleito passado rsrrs

  3. O Chico Buarque é que disse uma vez, em “Pesadêlo”: “Você corta um verso e eu escrevo o outro”.

    Tentaram cortar você, Esmael. Tentaram prender você, Esmael. Mas seus versos continuam cortando a máscara que encobre a realidade política, econômica e social do Paraná, Esmael.

    Parabéns pela sua coragem, persistência e coerência.
    Parabéns pelo exemplo às novas gerações de blogueiros, que se sucedem a cada ano, contribuindo para democratizar a informação.

    Veja esse video e poste no site essa linda expressão de nossa MPB , Esmael.
    Se me permite a sugestão, faça dela o Hino Oficial do Blog do Esmael!

    http://www.youtube.com/watch?v=cj_zIPxdCAM

    Blog do Esmael: o primeiro com Hino Oficial.

  4. Parabéns Esmael pelo blog e que venham muitos anos de vida, trabalho, sucesso! Um abraço

  5. Esmael, daquele menino que fazia 1.000 acrobacias para comprar um jornal diário de Apucarana à fase atual, blog líder da política paranaense, tenho que reconhecer que você fez, continua fazendo, e fará por muito tempo, um belo trabalho. Parabéns pelos 4 anos de sucesso!

  6. Esmael, todos dias passo por aqui… a forma como vc posta as noticias sobre política nos ajuda a entender melhor como ela funciona nos batidores.
    Parabéns pelos 4 anos do blog.

  7. Parabéns Esmael pelo trabalho cotidiano de bem informar os bastidores e principalmente o que não se vê (nem se lê) na dita grande imprensa.
    Como leitor diário desejo vida longa e sucesso!

  8. Sou leitor assíduo e critico de plantão, Parabéns Esmael, pela defesa da democracia, vislumbrando um futuro melhor para este país, quem sabe nossos filhos e netos possam colher estes frutos e nos livramos desses políticos parasitas.

  9. Cara voce é fogo mesmo parabens mesmo , não é facil o seu trabalho siga em frente , grande abraço.

  10. Com certeza sou um dos nomes que engrossa a lista de acessos ao seu BLOG! Parabéns!

  11. Parabens e vida longa.

  12. Caro Esmael, considero seu blog fundamental para minha informação diária. Que venham outros tantos anos no ar, sem interrupções. Abraço

  13. Como diz a canção:
    Ando devagar, Porque já tive pressa
    E levo esse sorriso, Porque já chorei demais

    Hoje me sinto mais forte, Mais feliz, quem sabe
    Só levo a certeza, De que muito pouco sei,
    Ou nada sei

    Conhecer as manhas, E as manhãs
    O sabor das massas, E das maçãs

    É preciso amor, Pra poder pulsar
    É preciso paz pra poder sorrir
    É preciso a chuva para florir

    Penso que cumprir a vida, Seja simplesmente
    Compreender a marcha, E ir tocando em frente

    Como um velho boiadeiro, Levando a boiada
    Eu vou tocando os dias, Pela longa estrada, eu vou
    Estrada eu sou

    Conhecer as manhas
    E as manhãs
    O sabor das massas
    E das maçãs

    É preciso amor
    Pra poder pulsar
    É preciso paz pra poder sorrir
    É preciso a chuva para florir

    Todo mundo ama um dia,Todo mundo chora
    Um dia a gente chega, E no outro vai embora

    Cada um de nós compõe a sua história
    Cada ser em si, Carrega o dom de ser capaz
    E ser feliz”

    Parabéns, felicidades!

  14. Parabéns pelo trabalho, Esmael. Seu blog já é uma referência

  15. Parabéns pelos quatro anos de vida e resistência, quem conhece o trabalho e dedicação sua com as noticias sabe o valor de fazer quatro anos aqui na terra das araucarias. Esmael de Jardim Alegre para o mundo.
    Saudações e muitos anos de vida ao blog…..

  16. Meu camarada ESMAEL,

    Quero parabenizá-lo pelos serviços relevantes que você presta para todos os cidadãos paranaenses. O direito ao contraditório só fortalece a nossa democracia. Sem sombra de dúvidas, você pauta a política em nosso estado. Hoje, ler o seu blog tornou-se indispensável para quem gosta de política e informação.
    Muito sucesso e vida longa!
    Abraços do amigo,

    Paulo Rossi
    Presidente da UGT-PARANÁ

  17. Em menos de 4 anos já papou o atucanado campanoide.

  18. Só não entendi por que a foto do Tarso foi colocada aí…

  19. Esmael
    Sou fã, não sei se vale o meu depoimento. Parabéns pelo trabalho, pela dedicação e conhecimento. Nós, da educação, o temos como leitura obrigatória todos os dias nas escolas do Paraná. Obrigado por seu blog existir. Parabéns, que venham os próximos anos!

  20. Parabéns Esmael lhe acompanho nos últimos quatro anos e quantos vierem no futuro, sou seu leitor no dia a dia e não abro mão.

  21. Parabéns, irmão. Vida longa para o blog – e para você. Forte abraço.

  22. Parabéns,sabemos como é ardua tua missão, mas voce sempre com firmeza e dedicação tem enfrentado com sabedoria todos os obstáculos. SIGA EM FRENTE.

  23. Parabéns Esmael,
    As notícias políticas mais isentas da cidade de Paranaguá eu tenho lido no seu Blog. Continue informando com audácia e isenção. Continue baixando a borduna nos corruptos porque a nossa auto-estima tem andado bem baixa.

  24. parabéns pelo trabalho. O acompanho diariamente e fico feliz pelo sucesso do seu blog.

  25. Parabéns! Que venham mais quatro. Continue na luta, companheiro.
    Abraços.

  26. Caro Esmael!

    Acompanho com alegria seu trabalho! Parabéns pela criatividade e seriedade que consegue tratar nossa política… Vida longa ao Blog do Esmael!!!!

  27. Parabéns, Esmael pelo seu brilhante trabalho de nos informar diariamente sobre o que acontece na política do nosso Estado. Leio seu blog todos os dias para ficar bem informado.

  28. Esmael os teus amigos estão possuídos pelo espírito de afeto por você. Vejo isso na mensagem do Manfredini. A do Joel. A do Aldo. E na dos demais. Como também tenho certeza de tantos que apoiou e tornou lenda em nosso meio, transformando em personagens de nosso tempo, como fazem os escritores em suas obras. A exemplo do Messias Obama e do Paulo Rossi. Do trio de amigos Joel, Gomide e Luiz Fernando, do qual sempre foi o quarto mosqueteiro. Do inesquecível e obstinado Feltrin. Do Milton que você tem como correspondente em todas as paradas. Do Boghdan, a arma secreta. Enfim Esmael, continue sendo este sujeito criativo, engraçado, afetivo e amoroso com os teus amigos, pois nós que o conhecemos sabemos que estes sentimentos e qualidades se desenvolveram na convivência com camaradas que sempre lutaram e lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, a quem devemos sempre retribuir. E sou testemunha você sempre teve esta atitude. Parabens e forte abraço.

  29. Parabéns Esmael, aos amantes da política paranaense seu blog é de vital importância!
    Abraço.

    Nicolas Leprevost

  30. Não esmoreça, rapaz. Continue trilhando o caminho dos justos!

  31. Grande amigo Esmael, quero parabenizar o seu trabalho perante esse blog, que procura ser fiel todos os dias com a população de nosso estado. mais uma vez, parabéns.

  32. Parabéns!!! Morte ao PIG!!

  33. Viva! Longevidade.

  34. Parabéns e obrigado pelo exemplo!

  35. Parabéns Esmael pela persistência.
    Aprecio muito o seu blog.
    Continue nos informando.

  36. Parabéns Esmael muito sucesso para você, ficar sem esse blog nem pensar ele já faz parte do meu dia a dia, já disse e repito a liberdade de expressão esta aqui.

  37. Parabéns Esmael ! O tempo passa rápido … Para falar a verdade, não lembro como cheguei até aqui, mas, lembro bem de como divulguei seu endereço. Era o único site/blog que tinha na íntegra as gravações do Gadolinski e o Comitê Lealdade do Beto Richa. Foi possível revelar o submundo nojento que alguns políticos paranaenses habitam !

  38. Meus sinceros Parabens a voce Esmael!!! Voce esta fazendo a diferença neste meio.

  39. Parabéns Sr. Esmael! Sempre colocando o seu Blog como um porta voz da nossa comunidade metropolitana!

  40. Parabéns Esmael! A luta continua, SEMPRE!

  41. Parabéns ao Esmael e sua equipe pelo aniversário.

  42. meus parabéns saúde e sucesso, e que tenha várias reeleições de 4 ou oito anos como o sarney ou o jairo marcelino. a gente as vezes ficaca brabo quando vc não publicava os comentários mas no decorrer do tempo fiz uma auto analise e reconheci que vc tinha razão, tem momentos que a gente comenta com o coração e acaba falando merda. o seu seu blog é realmente democrático e apartidario mas com firmes opiniões contra os demandos municipais estaduais e federais.

  43. Parabéns Esmael, ótimas noticias, grandes idéias, grande blog!
    Disseminador da opinião pública!

  44. parabens por mais um ano de informação.abraço!!

  45. Parabéns Esmael pelo blog! Continue formando e informando…

  46. Parabéns Camarada! O mestre dos blogueiros progressistas do Paraná!
    Grande abraço!

  47. Parabéns e muitos anos de informação de verdade !

  48. Grande Esmael,
    Parabéns!!! E continue na luta.
    Forte Abraço.

  49. Esmael, parabéns pelo blog e pelo trabalho. No meio, há quem não goste de “especulações”. Porém, quando se faz um trabalho sério e honesto não há o que temer ou porque se esconder… certo? Nesta sua jornada, te desejo mto sucesso! Abraço.

  50. Parabéns e obrigado!

  51. Parabéns pelo trabalho que voce esta realizando, tenho acompanhado a longo destes anos materias publicadas no seu blog, noticias sempre atualizadas da realizade do parana e brasil, felicidades abs, SAUGO.

  52. parabéns! continue caminhando, cantando e seguindo a canção!
    abraços

  53. Joao Carlos
    O Beto esteve ontem no programa que a Joice apresenta, o chamado Parana de hoje,
    http://www.paranadehoje.com.br/
    Pra variar o governador só reclamou, falou mal do governo federal, dos ministros paranaenses, acho que a denuncia da Joice não vai dar em nada, só fogo de palha.

  54. parabens,esmael este seu blog so veio deixar nos paranaense mais informado com noticias sempre bombastica continue sempre assim.

  55. Parabéns, aqui discutimos democraticamente!

  56. Camarada Esmael, deixa de ser xarope e ressentido e manda um convite pra festa do Blog também pro governador e pro Rossoni! Um convite pra apagar… as velinhas dos 4 anos, naturalmente, não as suas matérias…

  57. Isso aí Esmael! Parabéns! Estaremos juntos em mais 4,e mais 4,e mais 4,e mais … Aquele Abraço!

  58. E os patrocinadores do blog, não vai agradecer Esmael???????

  59. Parabéns Esmael. Permaneça na luta pois é assim que se pratica a democracia. Um abraço.

  60. Parabéns Esmael,que você continue fazendo o seu trabalho com dignidade!Nesses 4 anos o seu blog nos trouxe muitas informações sou muito grata por isso,pois todos os dias acesso para saber os fatos diarios.Continue neste caminho,muitas lutas virão mas isso só vai fazer o seu blog crescer mais a cada dia.Felicidades!!!!

  61. Esmael,

    Parabéns pelo seu blog, leio suas notícias diariamente. Você é um exemplo da liberdade de expressão no país. Mas, apesar de ter discordâncias políticas em suas posições, às quais você aderi, gosto da maneira como são colocadas as notícias no seu site, especialmente, aquelas em que são mostradas suas visões políticas. Pois, ter posição política, não é vergonha nenhuma para um jornalista, é uma virtude.

    Sinceramente, a minha visão política é diferente da sua, mas respeito muito seu trabalho e por isso, continuarei lendo seu blog.

    Parabéns!!

  62. Parabéns, camarada. Siga em frente!

  63. O melhor presente que vc poderia dar a seus leitores, seria uma campanha ,” abra a boca Joice Hasselmann” e diga quem é o picareta do palacio iguacu…estranho Beto Richa nao processou a Joice, como processou vc e tampouco seu blog nao deu um pio sobre o assunto….tem linguiça debaixo dessa farofa!

  64. Apesar de discordar de algummas posições suas, sou um entusiasta da liberdade de expressão. Parabéns!

  65. Grande Esmael!
    Parabéns!

    Jamais se venda, Jamais se curve, Jamais se omita!
    Realmente admiro seu trabalho e perseverança.Embora nem sempre concorde com o que escreve.Mas, neste caso, parafraseio Voltaire;
    “Posso não concordar com uma palavra do que dizes, mas morreria pelo teu direito de dizê-las.”
    Mais uma vez, parabéns!

    Grande abraço.

  66. Blog Esmael Moraes, minha leitura obrigatória diária.
    Meu apoio e solidariedade.
    FIRME NA TRICHEIRA

  67. Parabéns Esmael, suas intervenções contribuiram muito com nossa política tupiniquin, agora esta iniciando um movimento para saber por que a Câmara Municipal de Curitiba esta usando a praça Eufrasio Correia como estacionamento privativo daquela casa, se o espaço é público. Qual sua opinião sobre o tema?

  68. Parabéns Esmael, acompanhei desde o inicio e acompanho dia a dia! Abraço e segue firme!

  69. Parabens Esmael…Liberdade de imprensa e democrasia sempre…

  70. Amigo de verdade avisa pelo inbox e não faz escândalo na timeline como presenciei há 2 anos atrás e isso vitimou dois blogueiros. Não só o que informa deve ter cuidado, mas seus comentaristas também.
    Essa nova mídia é a esperança dos mais fracos, portanto nunca esqueça que estamos numa cidade do sul, injusta, fria, com uma política local de péssimos hábitos e depende de nós essa mudança. Sempre tive esperança de que você fosse essa peça chave que pudesse ajudar nisso.
    A blogosfera progressista e a mídia alternativa tem muito a dar ainda, e espero que sejam a voz dos que não têm vez nessa luta árdua de todos os dias sobreviver.
    Parabéns e continue, e me faça acreditar que tudo isso é possível
    Um beijo

  71. Bom Dia a todos, e meus Parabéns Esmael e sua equipe espero que vc continue com este trabalho e nunca deixe de públicar o que as pessoas encontra no seu site pra desabafar e protestar, pois vc so tem a ganhar e mais nunca deixe se intimidar por qualquer coisa que Deus te abençoe,em tudo de seu amigo de colombo OSMAR FAVILLE um abso.

  72. Esmael, parabéns!

    Abraços

    Joel Benin

  73. Sem dúvidas, é o melhor blog de política do Paraná, parabéns Esmael.

  74. Esmael:

    Parabens.

    Continue na luta para conseguiu um cargo publico para o Milton Alves, para o Messias Silva, para o Mario Mello, para o Chick Jeitoso e para o Bohdan Mitcheko, que continuam vivendo de ajutório dos amigos, pois até agora o Fruet(PDT) não os nomeou.

    • Menos Itamar Mello, bem menos, os que vc cita em sua lista não estão vivendo do ajutório de amigos, estão bem, muito bem!

  75. 04 anos já se passaram, parece que foi ontem que o Esmael me falou que estaria lançando um blog, com uma nova proposta de informação e visão sobre a política.
    O blog tornou-se nestes 04 anos uma leitura obrigatória pelos políticos e pela população em geral.
    Até mesmo a velha mídia busca inspiração nas matérias do Esmael.

    Seriedade, competência, precisão e honestidade no que ele escreve, eu não poderia esperar menos do neto do Sr. Bento Moraes e filho do Sr. Alzemiro Moraes (por coincidência meu bisavô e meu avô).
    Parabéns pelo blog Esmael!
    Que fique mais 40 na ineternet com esta liderança merecida!

  76. Há poucos meses passei a acessar frequentemente o Blog e a cada acesso tenho motivos para continuar acessando. Bastante interessante a abordagem aos assuntos do dia a dia da política, invariavelmente sob um olhar crítico que a grande mídia não oferece. Que os primeiros quatro anos avancem em progressão geométrica. Valeu, Esmael!

  77. parabens Esmael, estamos juntos nesta caminhada.

  78. Parabéns Esmael por dar voz ao povo deste estado…Sucesso!!!1

  79. Valendo a lida Esmael ! A BRAVA GENTE BRASILEIRA precisa mais e mais de
    ações / informações / ousadia / coragem e sagacidade na COMUNICAÇÃO ;
    pois ELES vão se ” ajudando e aprimorando ” em seus objetivos torpes a
    cada passo à frente que damos . Parabéns sabemos que não é fácil !

  80. Parabéns!!! Com certeza a discussão política da Capital mudou depois do seu Blog!!!

  81. Parabéns Esmael! Espero que continue sempre nesse caminho, política em tempo real!

  82. Parabéns Esmael
    Quem vem acompanhando sua trajetória sabe bem das dificuldades pelas quais você passou, mas o sol nasce todo dia, nunca desista.
    Um abraço para você e sua família.

  83. Parabéns Esmael por ser a nossa nova mídia.

  84. Congratulações pelos 4 anos de vida, Embora eu não concorde com algumas materias tendenciosas e direcionadas, pró ou contra segmentos… É de fato um espaço da expressão de idéias e discussão em tempo real, coisas rara hoje em dia. Independentemente de minhas discordâncias sobre o aqui postado, Vai ai Meus Parabéns e desejo de continuidade em busca do sucesso que está logo ali. Gde Abç.

  85. Parabéns Esmael e equipe!!! Continue divulgando as informações com elas são de verdade, sem preferencia de poder.

  86. Parabéns ao Esmael e sua equipe!

    Política com olhar crítico e mirada a bombordo!

  87. Parabéns, Esmael. Há quatro anos sua coluna vem publicando um ponto de vista crítico, alternativo ao esgoto praticado pelo PIG, sobre a cena política do Paraná e do Brasil. Não é fácil manter tal postura, mas é necessário, vital para o processo democrático. Siga em frente e receba o abraço fraterno do Luiz Manfredini.

  88. E a luta continua!! Parabéns!!

  89. Parabéns! Viva a liberdade de expressão. Ditadura militar e tortura, nunca mais.