Advogados e juízes partem para cima de Joaquim Barbosa

do Brasil 247

Movimento de Defesa da Advocacia, entidade presidida por Marcelo Knopfelmacher, manifesta-se com "séria preocupação" sobre as declarações do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que apontou 'conluio' entre juízes e advogados numa sessão do CNJ com o juiz Tourinho Neto; nota pública diz que declarações são "generalistas" e podem gerar repercussão "inadequada"; e relembra: "sem advogado não há processo".

Movimento de Defesa da Advocacia, entidade presidida por Marcelo Knopfelmacher, manifesta-se com “séria preocupação” sobre as declarações do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que apontou ‘conluio’ entre juízes e advogados numa sessão do CNJ com o juiz Tourinho Neto; nota pública diz que declarações são “generalistas” e podem gerar repercussão “inadequada”; e relembra: “sem advogado não há processo”.

As declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, continuam a gerar repercussão entre juízes e advogados. Por meio de nota pública, o Movimento de Defesa da Advocacia, entidade presidida por Marcelo Knopfelmacher, classifica como “generalistas” as declarações de Barbosa de que há um ‘conluio’ entre juízes e advogados. A MDA diz se manifestar com “séria preocupação” quanto à  repercussão “inadequada” dessas colocações.

Durante uma sessão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), também presidido por ele, em que era analisado um processo para aposentar compulsoriamente um juiz do Piauí acusado de beneficiar advogados, Barbosa declarou: “Há muitos [juízes] para colocar para fora. Esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras”. A resposta, bem-humorada, veio do juiz Tourinho Neto, que afirmou: “Mas vossa excelência é duro como diabo”.

Nesta quarta-feira 20, o ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que nunca detectou um conluio no Judiciário brasileiro. “No meu período de presidente, nunca identifiquei esse conluio, nem no meu período de ministro. Agora, não quero entrar no mérito desse discussão”, afirmou. Antes, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Ajufe (Associação dos Juízes Federais) também já haviam publicado nota contra as declarações, relembrando que Barbosa namora uma advogada. “Como é que fica isso?”, questionou a OAB, ironicamente.

Leia abaixo a íntegra da nota da MDA:

Nota Pública

O MOVIMENTO DE DEFESA DA ADVOCACIA !“ MDA, associação civil eminentemente de caráter privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos e fundamentos estatutários destinam-se exclusivamente a promover a valorização da profissão de Advogado, bem como a defesa intransigente das prerrogativas inerentes ao respectivo exercício profissional, tendo em vista as declarações no último dia 19 do corrente mês do Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal e atual Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Joaquim Barbosa, quanto à  existência de suposto “conluio” entre Juízes e Advogados para a prática de atos “fora das regras”, vem, a público, manifestar séria preocupação com a repercussão inadequada que tais termos possam repercutir perante a sociedade brasileira.

à‰ certo que os atos ilegais devem, após a devida investigação, ser rigorosamente punidos. Entretanto, não se pode silenciosamente aceitar como corretas manifestações generalistas que possam contribuir para a desestabilização das relações legais, sadias e profissionais existentes entre todos os operadores do direito (Juízes, Advogados, Procuradores e Membros do Ministério Público).

Não custa relembrar que sem Advogado não há processo; e sem processo não há Justiça e tampouco Poder Judiciário, do que perderia a própria razão de ser o funcionamento de nossos Tribunais.

Mostram-se, portanto, inadequadas as colocações ora mencionadas, as quais não combinam e tampouco se amoldam à  liturgia e alta relevância do cargo que atualmente ocupa S.Exa., Ministro Joaquim Barbosa, como Chefe do Poder Judiciário brasileiro.

MOVIMENTO DE DEFESA DA ADVOCACIA – MDA

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. JOIQUIM BARBOSA,COMO JA AVIA FALADO EM OUTRAS OCASIOM,ISSO MAIS SEDO UO MAIS TARDE IA ACONTESER VARIOS ATAQUE CONTRA JOAQUIM BARBOSA ,NESTE PAIS JAMADO BRASIL E ASSIM MESMO QUANDO APARESE ALGUEM ,QUE NAO AGRADA ESSES QUE O CRITICAM ,ESSES GERALMENTE QUE NAO FASEN NADA A NAO SER FALAR MAL ,MAS ENFIM BARBOSA SERA SEMPRE BARBOSA E OS CORRUPTOS E MAL INTENCIONADOS SEMPRE SERAM ASSIM .FASEN CRITICAS E NAO MUDA ESTE PAIS ,ENTAO BARBOSA TEM MUITA RAZAO .BARBOSA ESTAMOS COM VOCE HOJE E SEMPRE.ASSIS BOLSONI BITURUNA PARANA 02,0402013.HORAS 22.21

  2. Quem tem medo da verdade? respondo: todos aqueles que se sentem incomodados com a afirmativa do admirável Senhor Presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa. Disse a verdade ao alegar que existe conluio entre juizes e advogados, e nos sabemos. Todavia, inconcebível é que tentem calar esta verdade distorcendo os fatos.

  3. O velho ditado, quem não deve não teme, o POVO sabe quem é quem, ainda, quem tem sua consciência tranquila não há que se preocupar, se o Ministro falou algo deve saber, ou deveria ser processado por calúnia, difamação etc etc, não acham, ainda, em todas as classes trabalhadoras tem as laranjas podres, e o nosso Ministro quer evitar que todas as caixas se percam….pensemos nisso…

  4. Joaquim Barbosa para presidente.
    Bolsonaro para vice
    Eliana Calmon para Ministra da Justica.
    Feliciano para Ministro da Defesa – manda exercito meter bala nas loucas.
    Cadeia para todos os ladroes (e assassinos *) do PT, PSDB, DEM, PV *, PPS. PSC, etc…

  5. Os crimes de tráfico de influência e exploração de prestígio (…) podem ser caracterizados mesmo sem que a vantagem prometida tenha obtido resultado. (…) O Código Penal, no artigo 357, define o crime de exploração de prestígio como o de “solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de Justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha”. A pena prevista é de “reclusão de um a cinco anos, e multa”.

    O tráfico de influência está definido no artigo 332: “Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função”. Nesse crime, a pena é de “reclusão de dois a cinco anos, e multa”.

    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1260315&tit=TJ-SP-decide-hoje-destino-dos-juizes-milionarios

  6. Sou fã do Joaquim Barbosa! Um homem muito bem preparado e idealista, mas que corre atrás do que acredita ser justo. Quando estão largando os bets e condescendendo à fanfarronices, ele solta o verbo!

  7. Lendo o comentario do Lucas Identi chego a conclusao que tudo esta como antes. Tambem estes juizes e desembargadores estao a anos sentados com seus bundoes naquelas cadeiras. O nosso TJ parece clube de algumas familias, uma vez que se voce olhar a relacao de funcionarios, vai notar que e impressionante a quantidade de parentes.
    Tenho 4 processos tramitando. O mais velho ha 7 anos e o mais novo ha 3 anos.
    Todos foram por mim movidos.
    No trabalhista o juiz sequer me perguntou sobre o que havia no processo e que deveria perguntar. Uma testemunha mentiu – ha documento no processo que mostram sua mentira, pois se tratava de horario registrado por email.
    Mas e contra uma grande empresa.
    Na primeira audiencia o incompetente (ou conivente, ou…) disse `Eu leio todo o processo…. Fui juiz em SJP e lia todos os processos contra as grandes montadoras do municipio (ele citou os nomes)`
    So pode ser mentira, pois se lesse o meu, teria visto a mentira da testemunha e mandar prende-la.
    No outro fui enganado por uma grande imobiliaria de Curitiba que tem franquias aos montes pela cidade. Tem filial ate na Franca.
    O imovel tem um `vicio oculto gravissimo` e eu e minha familia corremos risco, conforme laudo de perito reconhecido pela justica.
    Nada anda… O processo trabalhista esta parado desde o final de 2011 na mesa de algum merentissimo… O do imovel esta desde o final do no passado
    parado e nos continuamos correndo perigo. Nao consigo nem dormir direito.
    Q vontade de fazer o `olho por olho…`.
    Estes desuses fajutos (alguns – talvez a maioria) destroem a vida de uma pessoa enquanto deveriam preservar a verdadeira justica.
    Com a grande empresa eu ja tenho um plano. Vou ficar na frente da empresa e mostrar como eles fazem um funcionario `apodrecer`, mesmo depois de 18 anos de total dedicacao. E isto que eles ganham com frequencia o titulo de `melhor empresa para se trabalhar. Pura mentira. A pesquisa e dirigida.

  8. Pais de hopocritas. Nao se pode falar a verdade. Eles se acham acima de tudo e de todos.
    Quer maior exemplo da diferenca de tratamento entre ricos e pobres quando matam ou roubam ?
    E os casos de prescricao de crimes cometidos por politicos ?
    Aqui no Parana os juizes e desembargadores sao uma vergonha, com algumas poucas excecoes.
    O novo presidente do TJ aumentou, no seu primeiro ato, o valor do vale alimentacao daques `coitadinhos` dos funcionarios para 670 reais. E um desrespeito as pessoas que trabalham o mes inteiro para ganhar isso de salario. Egoistas e gananciosos.
    Boa Joaquim Barbosa. Isto e coragem.Isto e atitude de quem conquistou a posicao com muita luta, de um homem que enfrentou dificuldades e venceu por seus meritos. Coisa que muito vagabundo que critica nao o fez.
    O CNJ foi premiado por duas pessoas grandiosas nas duas ultimas administracoes – Eliana Calmon e Joaquim Barbosa.
    A justica e sim uma instituicao contaminada. E nao deveria ser, pois muitas vezes e a ultima esperanca de uma pessoa.

  9. se vcs tem duvidas que as coisas não funciona assim, ops tenho um processo que se as coisas não finciona o Juiz é muito mal intensionado o precesso merece até uma reportagem, estamos a disposição

  10. Alguem por um acason nunca ouviu a expressão-petição de orelha-é isto que o Presidente falou, isto acontece todos os dias, ou tô errado.

  11. Essa nossa justiça é uma vergonha, querem condenar o homem por ele ter falado a verdade, deveriam baixar suas cabeças e refletir sobre as injustiças que acontecem no nosso Brasil!

  12. Falou simplesmente a verdade.

  13. Barbosa está certo. Vejam o caso do Tourinho Neto, juiz de plantão do Cachoeira. É só ver o histórico de julgamentos dele e concluir sua fácil ligação com a impunidade. É sabido que o Brasil é dos países mais corruptos do mundo. Se temos tanto corrupção onde estão os corruptos cumprindo pena na cadeia? Chegando nas altas esferas do judiciário sempre acha-se um jeito de ter uma visão diferente para proteger e manter a impunidade. Vejam o caso dos valores acima do teto constitucional recebido por vários juizes e dezembargadores e onde não existe transparência. Somente o Joaquim no caso de São Paulo é quem corrigiu o problema.

    • já disse uma veis se der asa pra quem sempre rastejou vira um dinosauro voador e ataca quem esta em sua frente e barbosa esta nesse momento
      ou esta ficando louco pois ja nem da conta das dores que tem e arrumou uma namoradinha para virar selebridade da piraça

  14. O JB está novamente certo, Que há conluio entra Juizes e Advogados, Isso Há e fazem séculos. Apenas ninguem ate hoje teve coragem de afirmar, por medo ou rabo preso. O B ou engaveta-se o processo e nada acontece, veja o exemplo do Sr Naya, aquele predio do RJ que desabou por uso de areia de praia na construçao, fazem quantos anos??? até hoje nenhuma indenização aos moradores o Naya até ja Morreu e o processo sequer foi Julgado, se isso não é Conluio/??? o que seria???

  15. Na verdade o Joaquim Barbosa não falou nenhuma mentira…E tem mais, boa parte desse povo do judiciário não tem disposição para o trabalho, por isso as coisas não andam. Eles não se importam com o povo. E a justiça do homem é coisa do CAPETA, por isso inventaram os advogados. Sem advogado não há processo, porque eles assim querem, por que se fosse da vontade do povo, teria..
    O poder judiciário deste país, com a sua ineficiência, torna esse nossa terra a pátria da impunidade e falcatrua…

  16. Como se ele não estivesse certo…

  17. Sem me aprofundar em detalhes sobre Joaquim Barbosa, acho que em meio a suas posições um tanto questionáveis, sua declarações tem total fundo de verdade, como todos nós sabemos, incluindo o próprio CNJ .
    Ayres Britto vai na contramão e diz nunca ter visto nada que se refira a este tipo de comportamento, esbarra no ridículo, deveria ao menos aproveitar para dizer que comportamentos desta natureza deverão ser investigados e as devidas providencias tomadas.
    Tanto o movimento de Defesa da Advocacia, como a OAB, como a Ajufe se ofenderam, mas ninguém faz nada quanto as inúmeras denúncias dos famosos e habituais acordos entre advogados, juízes, desembargadores e por vai. Se não é para generalizar tomem medidas que separem o joio do trigo e não empurrem a sujeira para debaixo do tapete.

  18. Barbosão: Às vezes arrogante, em algumas oportunidades polêmico, geralmente mal interpretado, lhe faltando em alguns momentos a humildade…

    Apenas em um atributo jamais falhou: FALA A VERDADE, DOA A QUEM DOER…

    Isto é raro e merece ser preservado…

    Interessantes comparações: De um lado Lula e Dilma, de outro Min. Joaquim Barbosa e Ministra Eliana Calmon. Falarei apenas destes: falam com a sinceridade dos honestos e reconhecem publicamente as deformações do Poder que ocupam.

  19. O que o Joaquim Barbosa falou, nada mais é que PURA verdade!!! O Brasil inteiro sabe que há conluio entre Juizes e advogados nos julgamentos de processos, especialmente quando há gente Graúda envolvida, gente com $$$$. Todo Brasil sabe, que processos que envolvem milhões, ou tem decisões acertadas entre Juizes e Advogados e clientes destes, ou fica engavetado por Anos e anos. Até que o Reclamante morra e o processo deixe de existir. Se fizerem uma varredura e uma investigaçao idonea, encontrarão muitos Juizes e Advogados que enriqueceram de forma Suspeita. Mais uma Vez o Joaquim Barbosa está Certo. Só não vê quem não quer ou está envolvido. Parabens ao JB, pela coragem de atirar isso a público e não se omitir.

  20. Como sempre elabora seu texto de uma forma tendenciosa, sensacionalista e que não condiz com a verdade.
    Certamente sua insatisfação com o Ministro Joaquim Barbosa se deve à postura e coragem que ele teve ao enfrentar os corruptos envolvidos no “mensalão”.
    Pertenço ao Poder Judiciário e tenho convicção de que o que ele disse condiz com a verdade, e ele não “generalizou”, ele disse que existe esse tipo de “fraude” processual, e sim, existe.
    Além disso os mais prejudicados são os próprios advogados, ao combater esse tipo criminoso de justiça, é absoluta fundamental para que tenhamos um poder judiciário mais correto e sério.
    Parabéns aos Ministros do STF!

  21. Joaquim esta certo, tem muito juiz recebendo presentinho de advogado, dando celeridade em processos, parem de demagogia e hipocrisia para ter sensacionalismo em cima disso o joaquim esta mais que certo ou combate isso de uma vez ou nossa justiça vai ficar cada vez pior e precaria para aqueles que realmente necessitam chega de dar previlegios so a 10% da classe $$!!!

  22. A INjustiça no Brasil virou caso de polícia, pois só se vê corrupção entre aqueles que deveriam dar exemplo. Acreditar em quem ou no que, já que nem mesmo em juízes e promotores se pode confiar?