A sapecada do dia: A APP-Sindicato vestiu cueca de seda?

135 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sem professor não há alfabetização, mas quem quer aprender vai à luta. Depois que se é alfabetizado, o conhecimento vem pelas várias formas possíveis. A sala de aula, espaço que deveria ser utilizada para angariar conhecimentos, hoje deixa a desejar, já que os professores não são mais como antigamente. Não são todos, mas a grande maioria dos professores, buscam apenas um emprego, uma remuneração, salário e esquecem da verdadeira profissão, da vocação que a função requer. Temos muitos professores que deveriam voltar para o ensino fundamental, pois não possuem conhecimento alguam para estar em uma sala de aula. Esta é a nossa realidade, lamentavelmente. Não temos educação adequada no Brasil, não por falta de recursos financeiros, mas sim, por falta de recursos humanos, profissionais com qualidade e motivação. Assim é o que penso.

  2. A grande maioria das criticas que estão sendo dirigidas a APP pelos favoráveis a greve é que a queriam não por ganhos salariais mas por um maior desgaste do governo, só não sabem ou não querem saber que este desgaste se dará no campo partidário e não no sindical. Mas a verdade é que ninguém quer admitir isso.

  3. O que passou, passou! Eu só não entendi uma coisa: Porque a APP ignorou os Trabalhadores da Educação do País, que convocaram três dias de paralisação Nacional 22, 23 e 24/04, enquanto que a APP só vai paralisar no dia 24? Pergunta-se: Vai haver transporte para Brasília, ou teremos que ir com nossos míseros recursos?

  4. Olá
    Deixo abaixo meu comentário, que postei em dois grupos do Facebook. Sou sindicalizado da APP desde que entrei na categoria em 1997 e sempre participei das paralisações, greve e outras formas de luta. Alias, greve faz tempo: a última que teve foi em 2001. Nossa chapa de oposição ganhou as eleições em Toledo e sofreu um golpe, como disse o Rodrigo acima. Apesar disso continuo na luta e convidando os colegas da categoria a se mobilizar. Fazemos críticas sim a esta direção, mas não somos divisionistas como dizem alguns aí: quem divide a categoria é quem se atrelou ao governo.
    Segue abaixo o texto que postei no face:

    Há muitos anos que essa direção do sindicato está atrelada ao governo, desde que Requião assumiu eles foram se atrelando, defendendo a conciliação e evitando o confronto. E agora com o PSDB no governo a política da direção da APP é basicamente a mesma. Será que o fato do PMDB ser base do governo Richa e estar aliado com o PT em muitos municipios e no governo federal não interfere na política da direção da APP? A direção sindical deveria conscientizar a categoria no espírito da luta e mobilizá-la; negociar com o governo sim, mas também enfrentar o governo, o que inclui a greve. Infelizmente essa política da direção da APP nos últimos anos foi levando grande parte da nossa categoria a aceitar migalhas e achar que não deve ser confrontar com o governo.
    Com mais de meio ano de estado de greve, a direção da APP pouco fez para construir de fato a greve. Estado de greve é para preparar a greve e dar um alerta ao governo. Mas vimos dirigentes da APP fazendo comentários de que tem muitos PSS com a espada sobre a cabeça, milhares de pessoas em estágio probatório. O objetivo era preparar a greve ou colocar medo em parte da categoria? Nos últimos dias tiveram muitos dirigentes da APP indo para as escolas falar contra a greve. E no site do sindicato só apareciam “boas notícias” depois da reunião do dia 05/03, já mostrando qual seria a linha a ser adotada pela direção da APP… A direção da APP propôs estado de greve em 30 de agosto por pressão da categoria, mas não construiu o estado de greve. Vocês lembram de algum chamado à construção da greve entre agosto e a assembleia de 15 de dezembro? Depois propôs indicativo de greve a partir de 13 de março, mas muito pouco se fez para construir de fato a greve.
    Penso que o caminho não seja desfiliar da APP, como muitos estão propondo e outros já fizeram. O caminho é fortalecermos uma alternativa de luta a essa direção do sindicato. Nós, da “APP de luta e Pela Base – Oposição Alternativa” estamos propondo isso há alguns anos. Se os descontentes se desfiliam, aqueles que apóiam a direção da APP terão cada vez um percentual maior de votos nas assembleias, conselhos ou na eleição da APP. Não podemos confundir o sindicato enquanto entidade com a direção que ele tem.
    É uma luta árdua, mas precisa ser feita: construir uma alternativa a essa direção do sindicato, que seja independente do governo e consequente na luta. Do contrário, nossa categoria será cada vez mais desmoralizada pelos governos.

    • Independente de todos os governos, menos do PSTU né Jaime…

      • Hoje não tem nenhum governo do PSTU, mas se tivesse o sindicato teria que ser independente inclusive do governo do PSTU, do qual faço parte. E você, faça o favor de se identificar. É fácil ficar se escodendo atrás do anonimato e questionar o que os outros comentam!

  5. Quanta gente alienada escrevem neste blog. Será que este pessoal sabe fazer política? Acho que não, pois escondem atrás de computadores para criticar e não fazem a luta como deveriam fazer.Que professores são estes? Que vergonha a sociedade deve ter de vocês? Só sabem criticar, lutar, colocar a mão na massa não sabem.

    • Revolucionários de Internet, você ainda não percebeu que a revolução da estrema esquerda é virtual? por isso eles nunca crescem em número de filiados mas sim em número de contas no face…

  6. Em tempo: na eleição passada, a oposição APP de Luta e Pela Base ganhou a eleição no núcleo sindical de Toledo. Porém, a direção estadual não aceitou o resultado e José Lemos, Marlei Fernandes e cia intervieram no resultado. Hoje temos interventores (leia-se correligionários da direção) que administram, mesmo não sendo eleitos e mesmo nem sendo sindicalizado à época da eleição (sabemos de pelo menos 1 caso assim). Uma vergonha, que continuaremos denunciando. De uma coisa temos certeza: podemos não assumir nessa gestão, mas ano que vem ganharemos novamente e isso não pode se repetir!!! Chamamos a todos para nos ajudar nessa denúncia.

    • “Ganharam” a eleição por 7 votos, mas não leram o estatuto quem consta que quando o numero de votos anulados superam o numero de votos obtidos por uma das chapas no caso os 7 votos de vantagem, é necessário chamar uma nova eleição. Mas o PSTU preferiu apelar para a justiça burguesa, ai as coisas fugiram da alçada da classe trabalhadora…

  7. Sou filiado ao sindicato desde que entrei na educação e, desde que entrei, por conhecer as práticas dessa direção (que já era o mesmo grupo), fui oposição. Não concordo que a desfiliação seja um ato que fortaleça a luta dos trabalhadores e, muito menos, que enfraqueça essa direção vacilante e pelega. Pelo contrário. A desfiliação em massa irira enfraquecer a nossa luta (não teríamos onde nos agrupar para lutar contra os demontes e desmandos do governo) e fortalecer a direção do sindicato, pois não haveria mais oposição. Defendo que, ao contrário, façamos uma massiva campanha de filiação e que, convençamos nosso colegas descontentes (que são muitos) a se filiarem o mais rápido possível, para começarmos a enfrentar essa direção nas assembleias regionais, estaduais e nos conselhos. Além disso, com a filiação em massa de descontentes, estaremos mais fortes para derrotar essa direção nas eleilções sindicais do ano que vem e aí sim devolver a APP sindicato para uma concepção de sindicalismo de lutas, classista e em defesa dos trabalhadores, que não se dobre às migalhas governistas. Pense nisso

  8. ESMAEL!!! NÃO É CUECA DE SEDA NÃO…É CALCINHA DE SEDA. A LIDERANÇA É FEMININA.

  9. o erro da app foi de estratégia…a opção de greve depois das férias….com espaçamento enorme entre o que foi defendido em uma assembleia e tentou-se em outra…acomodou os professores que não estavam dispostos a lutar!! nos encontros (preparativos), foi possível perceber que a greve seria um fiasco..com poucos, pouquíssimos professores com intenção de aderir! coisas como reposição, início de ano letivo, professores de algumas disciplinas satisfeitos com a grade…colocaram areia no motorzinho…e a propósito, essa merda de PT (responsável) é desviar o foco amiguinhos…os grandes responsáveis somos nós que frequentamos a sala da justiça (leia-se sala dos professores)…all-in do richa…que não acreditou no blefe…e levou o pote!!!

  10. Dalva Maria ficou responsável pelo blog do esmael, a janislei matusalém no facebook…linha de frente bacana essa, hein…?!?!…mas deve ser “lazarento” defender o penacho da gralhinha…depois da fubecada do tucano!!!!

    • Chega de falar abobrinha Sr Ruy. E chega de ofender também. Se não tem capacidade pra fazer um debate de qualidade então sugiro que fique calado e vá jogar sua neura em outro lugar. Não vou ler mais o que o senhor escreve pois essa não é a postura de um educador. Passar bem.

  11. Achei bem interessante os comentários, “todos” os a favor do tucanato e os contra também, pena que a maioria dos Professores não tem habito de ler, blogs,….jornais ou não tem tempo, ou não se pré dispoem.
    Mas se causou análise, esterias, ira, críticas, imaginação e alguns ranger de dentes,….já serviu para alguma coisa.
    É ruim porque os debates ocorrem nos guetos.
    Vamos lá, e que sou da geografia, que faltou aulas e que estou em sala de aula com outras disciplinas foi contemplada nos comentários. É gurdar, ver e pensar. Há, depois concluir!

  12. Nossa Esmael.

    Vc é um medíocre crítico do governo estadual mesmo.

    Pare e pense em realmente valorizar os verdadeiros e comprometidos professores públicos com posicionamentos de respeito e valorização.

    Vc sabe muito bem que o Governo está fazendo a sua parte!

    • Fazendo a sua parte!? Mas a lei diz 33,33% de hora atividade e o tucano nos acena com apenas 30%. O STF determinou que a lei do piso vale a partir abril de 2011 e o governador “esqueceu” dos retroativos. Vamos deixar por isto mesmo? Fui contra a greve já porque uns bunda mole não se dispõem a ir à luta, como se os benefícios caíssem do céu nem necessidade de luta.

  13. Sábia Professora Dalva Maria

    Quem está precisando estudar é a Senhora. Pegue um dicionário e veja o significado da palavra classe. Não me ofenda, pois sou respeitada em minha cidade. Tenho credibilidade, coisa que a classe, categoria, grupo,estrato… dos professores perdeu no sábado de manhã. Repito: por culpa de professoras como a Senhora e culpa da APP, o Beto venceu sim! É triste, mas é a realidade!

    • Dona vereadora

      Seu caso é mais sério do que eu pensava. Eu falo de LUTA DE CLASSES e você se resume a significado em dicionário???? Estude Filosofia, História que você vai entender que a origem da humanidade é fundamentada na luta de classes, cujo termo foi criado por Karl Marx que a dividiu em duas classes: a dos proprietários e dos trabalhadores. Na sequência vão surgindo outras denominações que definem a sociedade e a luta de classes: Classe dominante e classe dominada; classe dos exploradores e dos explorados; classe dos opressores e dos oprimidos; classe patronal e classe trabalhadora…. Marx coloca o capitalismo como responsável por essas desigualdades. E é da desigualdade social que surge a divisão das classes sociais (A,B,C,D,E) onde o capitalismo define a posição do indivíduo de acordo com suas posses e rendimentos. Está vendo como dizer “classe dos professores” é desconhecer totalmente a história da humanidade?

    • olha a Dalva ai e seu odio, pensa numa mulher amarga.

      Dalva vc e tao feia por fora como por dentro, ta loco, que doidona vc hein.

      Existe alguem bom para vc.

  14. Desfiliacao ja!

  15. Recado aos Funcionários de Escolas: Está na hora de termos um Sindicato Independente, Só para “Funcionários”. A APP não luta pelos nossos direitos, estamos sempre em segundo plano…Vamos mobilizar e criar um Sindicato de Funcionários, compartilhe a idéia…Na minha escola, no dia da paralização dos funcionários em 2012, os professores não aderiram e pior, alguns foram limpar banheiro, tirar o lixo, servir bolacha…ou seja, ficamos enfraquecidos…Sindicatos para os funcionários já…chega de subordinação da APP…

  16. Não restam duvidas, a APP é vendida, é tucana, vestiu cueca de seda!

    Parabens aos criticos que se propoe a quetsionar tal atitude!

    Vamos pensar num outro sindicato, quem sabe com eçar pelo coletivo de professores de cada area, que a APP tanto repudia.

    • ….kkkkkk… nessa você se superou, quanta asneira!!!

    • Ótima idéia! Veja o exemplo do coletivo de Ed.Física que vai boicotar os Jogos Escolares. Tem que por pressão no patrão, fazer a sociedade reclamar e cobrar do governo, acredito que essa é uma estratégia que dá resultado imediato. Parabéns a estes professores pela decisão, não aceitem negociação de protelação.

    • Claro que a APP repudia uma idiotice dessa. De onde vc tirou isso rapaz? Desfragmentar, virar minoria……quem ouvirá as vozes do descontentamento? Olha…..nem dá pra comentar uma asneira dessa…..cruzes!!!!!

  17. A quem interessar
    As greves de vocês prejudicaram só a QUEM todos esses + de 500 anos de Brasil?
    A revolução terá que ser INTELECTUAL.
    Não sou contra a greve, jamais me oporei a ela, mas eu penso uma nova política que não seja que a prejudica o aluno. Quem deve ser realmente prejudicado é o CAUSADOR do mal feito
    Se os professores estivessem todos emancipados JAMAIS estariam satisfeitos com os desmandos da atual gestão.
    Ver petista de calcinha de seda tá foda
    Aff!

  18. NOVO SLOGAN DA DIREÇÃO DA APP: GREVE NÃO..NÓS SOMOS É DO BETÃO…..

  19. desfiliação não adianta manda esse pessoal para a sala de aula no voto,a APP é maior que eles !!!

  20. esmael faça uma pesquisa para ver qual é a professora calcinha de seda.

  21. Toma, petezada que é de uva! Fiz uma musiquinha pra vocês: “Doutor eu não me engano, a APP é tucana!”.

  22. A APP JÁ ERA. NÃO TERÁ NEM CUECA DE SEDA, POIS ATÉ ESSA ELA JÁ VENDEU KKKKKK

  23. Acredito que devemos realizar mudanças para Presidir a Associação dos Professores do Paraná e o Professor Paulo Maia de acordo com seu histórico na APP tem a devida competência para o cargo.

    • Chamando a APP de Associação vc deveria então chamar o Isaías Ogliari pra voltar. Cada uma que a gente vê……

      • Professora Dalva, logo se vê que a senhora tem análise de conjuntura! Não fica em devaneios mentais e senso comum como muitos aqui! Parabéns pelas intervenções.

        • análise de conjuntura…nossa cê escreve bacaninha…hein!!! cara marrento na língua…quando crescer quero ser igualzinho a vc…

        • Também te parabenizo pelas intervenções sempre muito ponderadas e sensatas, diferentemente do povo do contra. E vamos acreditar que os projetos enviados à AL sejam votados e implementados em breve. Senão…..aposto que em agosto tem greve pra valer. Um Abraço.

    • Ta ai, voto facil no Paulo Maia, sempre foi digno.

      Este sera um dos poucos nomes q podem bater de frente c a atual chapa que a anos nos dominam.

  24. Só não vou me desfiliar do sindicato pois quero votar contra essa pelegada tucana da direção estadual nas próximas eleições pra presidente do sindicato.

    • Quando chegar o momento da próxima eleição, vc se filia novamente caso tenha uma chapa realmente, de oposição, que não seja palaciana, formada fora dessa turma que compõe a atual Diretoria e até mesmo Núcleos regionais que foram eleitos com a bandeira da situação (chapa 1)….Tem que ficar de olho…..
      Não é só competência administrativa que conta mas sim o comprometimento com a BASE, ou seja, presença efetiva nas escolas o ano todo, e não venham dizer que o representante local basta(santo de casa não faz milagre), por isso, a Diretoria da APP e dos Núcleos, são liberados de sala de aula para se organizarem e visitarem constantemente as Escolas, ouvir a categoria, debater propostas, mobilizar, etc… Todo movimento coletivo, de massa, não se movimenta por si só, espera sempre lideranças que a motivem, conduzam com segurança na certeza do que está fazendo.
      Com esta decisão da assembléia, será que a base vai querer parar dia 24/4 e 30/08????? A protelação do Governo em cumprir a Lei Federal do Piso já é conhecida há tempo, virou praxi nas negociações.

  25. Que vergonha! Que palhaçada! Que desgosto!Não quero mais saber de greve. A classe dos professores morreu ontem. Desça o pau, Beto! É triste, mas você venceu!

    • Professora Irene, a senhora como vereadora e possivelmente com uma carreira política pela frente deveria antes de qquaquer coisa estudar um pouco sobre a humanidade e sua divisão de classes, onde existe apenas duas: a classe dominante e a classe dominada. Portanto é um erro terrível tanto para a vereadora e muito mais para a professora, dizer “classe dos professores”. O que se deve dizer é “categoria dos professores” mais precisamente ” categoria dos trabalhadores em educação” ou ainda “categoria dos educadores” pq hoje temos todos os funcionários de escola como educadores e eles também participam dos movimentos grevistas qdo estão devidamente convencidos que a hora chegou. Beto não venceu coisa nenhuma e nem vai vencer e de nada adianta agora dar uma de derrotista pra justificar seu apoio ao Beto pra reeleição. Seus eleitores devem ficar muito atentos.

      • Dalva e suas perolas, fala mal de todo mundo e nunca traz sugestoes, prega sempre a discordia.
        Dalva deixe de falar mal dos outros e faca algum bem a humanidade, neste momento sugiro calar se q estara dando o seu primeiro passo.

    • A senhora nem foi a assembleia! Ta reclamando do que? Prefiriu ir a uma festinha, ou seja, acabou terceirizando a luta, agora não tem moral para reclamar.

  26. Quero reconhecer de público a combatividade do Blog do Esmael. Se a APP tivesse 10% do comprometimento do Esmael a nossa categoria estaria fazendo a luta que precisava fazer e não tomando cafezinho com o governo. Obrigado blogueiro, você e sua equipe se mostram ser pessoas de valor que são imprescindíveis para a educação do Estado e do País.

  27. A APP ha muito tempo vem deixando a desejar… Sim, vestiram a cuequinha de seda, infelizmente!!!

  28. A diretoria da APP provou ontem que não só vestiu calcinha de seda, mas que também sempre jogou ao lado do (des)governador Beto Richa. Na manhã de ontem, a direçao do sindicato provou que ajudou o TUCANO na eleição de 2010 e que vai ajudar em 2014. Um aviso pra Gleisi Hoffmann: cuidado com os diretores “petistas” da APP, eles não são confiáveis. O grupelho quer apenas eleger a Marlei como deputada federal, o Lemos continuar deputado estadual e o Paixão como presidente da APP! Ah, é claro, e querem que o Beto continue também!!!

  29. Pô, Esmael, o Pessuit dedurou você na cara dura. Ele disse no vídeo que você tem “propriedade rural” em Jardim Alegre, a terra sua (vi no perfil do blog) e do ex-governador. Cuidado com o MST! kkkk

  30. Essa direção nunca vai entrar numa greve, porque eles estão na diretoria a muitos anos fazendo rodizio, e não são loucos de colocar a categoria em greve, porque se coloca em riscos seus cargos.

    • A direção sozinha não vai e nem deve entar sozinha em uma greve. Todos nós devemos entrar! E vamos a luta, chega de tercerizar responsabilidades…

  31. BEM FEITO
    Cantei esta bola num comentário a quase um mês atrás, quando o Blog “vociferava” a greve dos professores. Escrevi na ocasião, que a situaçõ dos professores nunca foi boa, mas comparativamente com o que tinham em governo anteriores, pode não estar melhor, mas pior nao está. Comprado comojtros Estados (Vejam a Bahia, Brasilia …) o PR sempre foi e é menos ruim.

    Quem queria a greve na verdade eram os interesses partidários, de gerar desgaste ao governo, usar professorada como massa de manobra. Mas já ava pra sentir que a greve (neste momento) não sairia.

    Gnhou a comunidae escolar, ganhou os professores sérios e responsáveis. Perderam os opirtunistas que queriam usar os professoere, perdeu o PT e perdeu o Editor do Blog, que em mátéria de avaliação de conjuntura polítia precisa comer muito feijão com “zoiudo”

  32. Se a categoria tivesse decidido pela greve, eu iria aderir. Mas, entrar numa greve com a categoria dividida?! Eu acho suicídio. Ainda guardo lembranças desagradáveis de uma greve ocorrida no governo Lerner, quando uma colega e eu fomos fazer piquete na escola, pois tinha uns companheiro furando a greve. O diálogo foi áspero e as nossas relações de amizade nunca mais foram as mesmas.
    Agora pergunto aos que queriam a greve já, aos aguerridos companheiros do PSTU: o que foi conseguido com a precipitada e desastrada invasão do paço da prefeitura de Maringá na última greve do funcionalismo público municipal? O que a direção do sindicato fez na época foi entregar o sindicato de mão beijada para o ex-prefeito Sílvio Barros II, o qual não hesitou em quebrar a espinha dorsal do mesmo. Numa luta, há momentos de avanço e momentos de recuo como parte da estratégia. Um passo em falso pode por a perder toda uma série de conquistas.
    Basta ir visitar a sala dos professores para perceber que a maioria ainda não se convenceu da necessidade de ir para a briga via greve. Gente, é temeroso entrar numa greve sem que estes professores se disponham em tirar o traseiro da cadeira e ir para a rua.

    • Exatamente Carlos Noel. Greve é muito desgastante e deve ser o último recurso a ser usado, principalmente qdo a categoria está insegura e dividida, o que é muito pouco pra deflagrar uma greve. O sindicato seria de uma irresponsabilidade enorme se tivesse incentivado essa insensatez nesse momento. A companheirada do PSTU tem que parar de agredir a direção do sindicato e somar forças, não dividir. Tão até parecendo o Psol no Congresso Nacional que ao ficar contra o governo se juntam ao que há de mais reacionário no país.

      • Dalva, não se engane… a diretoria da APP só pensa em uma coisa: quantos serão os acordos para que os projetos pessoais possam ser alcançados??Na época de vocês não havia liberações. Agora entra dinheiro a mais para os liberados e o uso da estrutura da APP é utilizado nas campanhas políticas, um descumprimento descarado do estatuto da entidade (apartidária?). Quantos da(s) direção(ões) não são filiados ao PT mesmo? Seus comentários seriam brilhantes, não fosse a conjuntura atual de uma direção que não quer (e não pode) largar o osso, pois para alguns NÃO HÁ VIDA ALÉM DA APP…

        • Companheira Alessandra! Pois além de não ser verdade o seu comentário é injusto com companheiros e companheiras que estão na luta, nos ajudando e muito avançar na conquista de direitos e melhoria nas condições de trabalho!

        • Pera ai…..ainda sou da ativa e na minha época sempre houve liberados na APP Geral. Fui dirigente sindical aqui no núcleo, onde não tinha liberação, fui representante de base por algum tempo e tb representante de base na CNTE. Todo 30 de agosto eu paro, independentemente se a categoria vai parar ou não. Qto aos dirigentes serem do PT eu acho ótimo. Pior se fosse do PMDB, PSDB e até mesmo Psol. Quero esclarecer que tenho amigos na direção e discordo desse tal projeto pessoal como se fosse somente essa a prioridade. E não é natural que um dirigente ao se tornar conhecido e reconhecido em sua luta possa ser candidato a alguma coisa para defender as propostas dos trabalhadores? Há muito anos Paulo Maia foi eleito mas traiu a categoria e……acabou-se por si só. Bem feito. Infelizmente professor não vota em professor, qdo deveria votar, principalmente se ele for filiado ao PT. Ta aí o Zé Lemos. Nunca votei nele pois priorizava a minha região e pelo que tenho visto, ele tem acompanhado todas as negociações. Isso é ruim????? Professor vota em latifundiários, empresários e em merda como qdo votou em Beto pra Governador. A categoria chegou ao cúmulo de eleger Lerner e depois reelegê-lo. Foram os piores anos de minha vida profissional e financeira. Lerner aqui, FHHC lá e um filho pequeno que eu tinha que criar e educar. Não foi fácil mas sobrevivemos. E se sobrevivemos tb foi graças à luta do sindicato pra que não perdêssemos direitos adquiridos. Naquele momento nada se ganhava……o lucro era garantir os direitos.

          • Esse parágrafo ficou mal explicado: “Quero esclarecer que tenho amigos na direção e discordo desse tal projeto pessoal como se fosse somente essa a prioridade”

            Eu quis dizer que discordo qdo a direção é criticada por conta de um tal projeto pessoal dos dirigentes.

          • ato falho…

          • Essa Dalva Maria e tao fraca que para explicar algo tem que escrever duas vezes.
            Tu sonhas em chegar a presidencia da APP mas tenhas certeza que esta cargo vc nunca exercera.
            Professor nao e traira como vc menciona, traira e o cara que bate nas tuas costas e dps te ferra, professor nao e assim, professor sempre ferra o outro.
            Nunca vi uma classe tao desunida e por isso que aparecem pessoas como vc q somente pensam em se dar bem.

    • alguns dias antes do 30 de agosto de 2012, fui fazer o debate na sala dos professores, e foi levantado o indicativo de greve, muitos professores diziam ” o Meu R$ ta caindo” estou com com o consignado estourado” estou cheio de dividas” “e se cortarem o pagamento” eu NÃO FAÇO GREVE” isso eu ouvi antes do dia 30 de agosto de 2012 até o dia 08/03/2013, eu paro minhas atividades na escola se a categoria app-sindicato tivesse acatado a greve, mas meus companheiros eu acho que não…infelizmente….

  33. CHORA POVO SEMPRE DISSE QUE ESSA DIRETORIA DA APP SEMPRE FORAM CORRELIGIONÁRIA DO GOVERNO ACHO NA ELEIÇÃO DO MESMO ATÉ BANDEIRARÃO NAS ESQUINAS COM A BANDEIRA DO TUCANO NA HORA DO ALMOÇO COMENDO UMA BULAXA COM AGUINHA MORNA TODOS FELIZES POR FINAL.

  34. Sempre fiz greve, desde o início de minha carreira no magistério e algumas vezes voltamos pra escola com o pires na mão. Qdo a Assembléia Legislativa foi ocupada por professores, eu estava lá. Qdo Álvaro jogou bombas, cavalos e cacetetes, eu estava lá. Sou do tempo que greve era tratada como assunto sério. Li uns comentários aqui, de uma oposição ao sindicato muito sem noção, parecendo querer brincar de fazer greve. Como se greve se faz apenas com meia dúzia de escolas paradas. A greve tem que ser construída e não é a direção do sindicato que a decreta. O sindicato tem que fazer o papel de negociar, negociar e negociar enquanto a base deve ter a consciência de se organizar e sempre acompanhando os resultados das negociações. Para se decretar uma greve, a base tem que querer, ao menos 60% tem que estar com disposição para arcar com as consequências e com responsabilidade de trazer os 40% restantes para o movimento. Não é isso que vejo. O que vejo são professores que mesmo desejosos de 33% de h/a não estão assim tão insatisfeitos. A insatisfação é maior com os alunos. Vejo funcionários querendo reajuste e avanços na carreira mas poucos com disposição a parar. Essa greve seria um fiasco. Felizmente os ” porraloca” perderam a oportunidade de dar golpe na direção. Agora vamos aguardar a votação dos projetos encaminhados para AL e cobrar dos deputados, urgência. A oposição tem que estar junto com a categoria e não contra. Não sei como ficou o calendário mas penso que, se até agosto, o governo não honrar com o prometido, ai sim, tem que partir pra cima e fechar as escolas. Mas a categoria deve estar organizada e vai estar, além de organizada, com muita raiva por ter sido enganada. Era o que eu tinha a dizer depois de tanta besteira que li nos comentários.

    • Cara Dalva Maria, me lembro dessas lutas, onde a greve era muito discutida e qdo resolviam fazer era organizada e com toda classe unida, me recordo muito do Professor Paulo Maia, Izolde, eram liderancas q a tempo nao temos a frente da APP. Tenho esperanca q voltaremos a ter somente uma APP e deixarmos situacao e oposicao somente para epoca das eleicoes do sindicato. Professores (as) vamos nos organizar novamente e ser fortes pois temos o mesmo objetivo sempre, melhorar nossa humilhante situacao.

    • Dalva…um sindicato que após “otrocentas” assembleias não consegue organizar, mobilizar uma classe é, então, um sindicato fraco…é isso? e a senhora, presente a destruição do templo junto com jesus (argumento muito usado pela janeslei…para justificar a importância de alguns companheiros antigos) acha que a partir desse fiasco, nosso querido governador, raposa política…não o usará contra nós? se antes éramos muitos, agora somos poucos…poucos e cambaleantes..”assim é que se vê a força da app”.

      PS: não pertenço a grupelhos, não faço parte do pstu…”sou apenas um rapaz latino- americano…”

    • Prof.a sempre me posicionei favorável a greve, mas esses elementos que vc trouxe é essencial para poder decretar uma greve.

  35. Como representante de base no Conselho Estadual da APP pela Área Metropolitana Sul, defendi, nos plenários do Conselho Estadual e da assembleia, o início da greve respeitando a deliberação que professores(as) e funcionários(as) da região.
    Entendemos que protocolar documentos na Assembleia Legislativa não concretiza as promessas feitas pelo governador e nem atende as reivindicações da categoria.
    Temos críticas em como foi conduzido o “estado de greve”, ao temeroso discurso de que “greve não constrói” e também à crônica falta de diálogo da direção do sindicato com representantes de diferentes opiniões que atuam na categoria.
    No entanto, por mais que atitudes posicionamentos da diretoria tenham contribuído para o resultado da assembleia, participação e voto nesse fórum é individual.
    Ainda que divirja do resultado, a coerência com uma atuação democrática nos faz acatar as deliberações tomadas porque o único favorecido com ataques à instituição sindical é o governo. Para construir uma nova opinião no sindicato é necessário sindicalização, atuação e respeito aos fóruns. A crítica à distância é importante, mas não altera rumos.

    • Lamentável sua manifestação senhor Odair! Criticar a direção sindical é no mínimo contraditório, afinal o senhor também é direção. Ter oposição é legitimo, mas por favor, sem desqualificação, pois o senhor, assim como o cojuno da categoria tem se beneficiado da luta sindical que por hora o senhor critica. Acredito que o senhor não devolveu asolutamente nada do que foi conquistado, ou devolveu? E para finalizar concordo apenas com a última parte da tua fala, se quisermos avançar devemos nos sindicalizar, atuar e respeitar as decisões das assembleias, fortalecendo assim a categoria.

      • Douglas, isto não é verdade. Os diretores dos núcleos sindicais não ganham diárias além do salário e não vivem viajando para fazer conchavos políticos e visitar os cachos pelo estado afora… salvo algumas excessões…

        • Olá companheira Alessandra! Não vejo que ninguém viaja ou vive viajando para fazer conchavos políticos. Tenho o maior respeito pela trabalho sindical. Pois entendo que os direitos que a classe trabalhadora possui atualmente é fruto de muita luta, lágrimas, suor e sangue. Só não vejo como certo desqualificar ou tentar desqualificar a luta que inúmeros companheiros travam. Se as coisas ocorreram bem isso tem o nosso dedo, assim como se as coisas não ocorreram bem, em maior ou menor intensidade também tem a nossa participação ou omissão. Abraço!

      • Para de ser mane. Fale que vc tem liberacao. Assuma a sua condicao….

  36. Duas coisas enchem minh’alma da mais profunda estupefação; como richa ganhou a eleição e como se encaminha para ganhar a próxima amparado na ilusão!!!

  37. Achava que o sindicato tivesse palavra, acreditei e me decepcionei. Segunda feira pela manhã me desindicalizarei. Profundamente decepcionado.

  38. fazer o bem aos poucos e o mal de uma única vez. tenho medo quando ele (richa) começar a fazer o mal!!! isso é só o começo!!!

  39. Concordo Vagner!

    • no 30 de agosto a APP MOBILIZOU OS PROFESSORES E FUNCIONARIOS, DE MARINGA SAIRAM 3 ONIBUS LOTADOS…PARA ASSEMBLEIA GERAL DIA 09 DE MARÇO NÃO MOBILIZOU SAIU APENAS 1 (UM ) ONIBUS COM LUGARES DISPONIVEIS,,,,É EVIDENTE QUE A APP NÃO QUER GREVE…

  40. O nosso governador oferece menos do que é de direito (LEI FEDERAL DO PISO), a APP, os professores, os profissionais da educação, sei lá quem (?) aceitam!!!!
    Sinceramente, tanto um quanto o outro, SE MERECEM !
    É a história do malandro e da prostituta que gosta de apanhar!

  41. Eu ja sabia… Agora vao atacar o dono do Blog? Por favor. Vamos admitir. O que os calcinhas querem é se locupletar com o dinheiro dos trouxas. Nos professores e funcionarios somos massa de manobra sim da APP. Querem mais…. A marlei vai sair candidata a dep. federal, o lemos continua estadual e o paixao vai ser presidente da App. É isso. Eles se ajeitam e nôs nos f….

  42. APP -SINDICATO NÃO ME VENHA CONVOCAR PARA O DIA 30 DE AGOSTO, COMO DIA DE LUTA E LUTO…LUTO ACONTECEU HOJE…..OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS ESTÃO DE LUTO…

  43. melhor esmael…calcinhas de seda!!!

  44. paixão que decepção!!!

  45. paixão que decpção

  46. Vichi, blogueiro: o Pessuti denunciou que você é fazendeiro (http://www.esmaelmorais.com.br/2013/03/aos-60-pessuti-diz-que-nao-tem-idade-para-usar-cueca-de-seda-veja-o-video/). Explica isso porque ficar posando de radical e comunista cheio de dinheiro é fácil. Faltou o ex-governador dizer qtas cabeças de gado vc tem. Porque nunca disse que era podre de rico? Tem vergonha porque?

  47. Em agosto voltamos para a novela entraremos em greve… Ai eu quero ver onde esta a credibilidade dessa diretoria da app que vai esperar sem garantia ate agosto. Ai o governador não vai dar o prometido novamente ai quero ver fazer greve pois muitos vão para sala de aula e vão trabalhar, pelo menos 2 dias de greve tinha que sair pois foi muita firula para nada.
    E manda a Presidenta da App para sala de aula para ela ver o que você sofrem com alunos. Chegar em casa mais de meia noite e ter que corrigir prova para dormir e acordar para esta em uma sala de aula as 7 da manha.
    Professores que são concursados em geografia pegando Aula exta de filosofia, historia, ensino religioso para poder fazer 40 horas pois não tem aula para eles tendo professores de sociologia, historia, filosofia escrito em pss que não pode dar aula pois tem concursados de geografia dando aula no lugar que poderia ser dele e sucateando as matérias principais para entende as presepadas do governo. Quero ver o que vão fazer se voltar moral e cívica para a matriz curricular.

  48. A lingerie é toda furadinha para poder entrar o “fumo”, na classe trabalhadora.

  49. Parece que finalmente Enxergaram!!! A APP é Vendida!! usa Langerie de seda sim. E não é de hoje.

  50. OPINIÃO: É lamentável que a Assembleia do dia 09/03/13 conduzida pela APP-Sindicato/PR tenha terminado de forma sufocada pelas promessas, interesses e, claro, pelo cafezinho. Mais uma vez o Exmo. Sr. Governador do Estado do Paraná (aquele “Estado” da propaganda vinculada na TV, uma espécie de Reino Encantado como o “Reino de Tão Tão Distante” em que não há problemas e a Educação é “prioridade absoluta”), Beto Richa do PSDB, demonstrou astúcia (a “velha raposa do pelo liso e do rabo felpudo”, como diria Roberto Requião do PMDB) juntamente do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Educação do Paraná, Flávio Arns, também do PSDB. Como é que os profissionais da Educação não fizeram a lição de casa: se o Governo Estadual não cumpriu a implementação da Lei Federal nº 11.378/2008 sobre os 33% de Hora-atividade e nem mesmo agora no início deste ano de 2013, com base em que ou com quais recursos implementará apenas 30% a partir de agosto? Qual será a marca do cafezinho oferecido à APP-Sindicato/PR? De uma coisa é certo, está surtindo o efeito desejado pelo Governo Estadual. “Pai, afasta de nós este cálice”, digo, este café. Na onda do “Carnaval fora de época”: quem é que acabou sambando (dançando)? A “gralha” ou o “tucano”? Não dá pra esquecer de que há estrelas ofuscadas que também desejam aparecer. Será que essas estrelas também sambaram? PROFESSORES e FUNCIONÁRIOS: Não sejamos massa de manobra!

    Dedicado à APP-Sindicato/PR:

    “Café da Manh㔝
    Roberto Carlos

    Amanhã de manhã
    Vou pedir o café pra nós dois
    Te fazer um carinho e depois
    Te envolver em meus braços

    Amanhã de manhã
    Nossa chama outra vez tão acesa
    E o café esfriando na mesa
    Esquecemos de tudo

    Amanhã de manhã
    Eu não quero nenhum compromisso
    Tanto tempo esperamos por isso
    Desfrutemos de tudo

  51. Pelegada!Cueca de seda sim, trabalharam pela desmobilização.Nunca mais esta direção atrelada contará comigo e se pensarem em me usar como massa de manobra em 2014, por politicagem barata, podem ir sifu…tô fora velhinho!!!!

  52. Perdoe-me senhor Esmael, mas suas críticas já foram mais inteligentes. O ponto central não é vestir ou deixar de vestir, a questão é que os trabalhadores/as entenderam que saíram vitoriosos da greve sem necessariamente entrar nela nesse atual momento. Afinal de contas estamos em outra siuação, a pauta avançou em pontos importantes, é só fazer uma análise de conjuntura. A greve é para fazer avançar a pauta de reivindicação, a grande derrota política desse governo faremos anos que vem nas eleições. Uma pena que o senhor não entenda ou não queira entender e respeitar os trabalhadores e trabalhadoras que estiveram presentes para realizar a debate, o senhor poderia ser menos prepotente.

    • KKKKKK…. Agora conta uma de português!!!

    • Conjuntura? Faz-me Rir! Fato 1 a APP é Vendida, Fato 2 não houve negociação o interesse era a Greve e só ela, Fato 3 O maciça maioria dos Professores VOTARAM no Beto, fato 4 Os professores querem, querem e querem, mas oferecer algo em troca?? Nada, propor melhorias no Ensino por exemplo? Nenhum, tudo vem do Governo, e os Professores nessa hora se Omitem. O Erro dos Professores é NÃO aceitarem criticas, se acham acima de criticas e nao tem humildade.

    • Então quer dizer que o importante é o Ano que vem? E o Hoje? E o Agora? Teriamos a chance de mostrar para o Governo que sabemos lutar…..Hoje na Assembleia ver o pessoal do Sindicato dizer que o Governador Richa está cumprindo com o Combinado foi o mesmo que chamar os professores de “otários”… A APP está salvando o Tucanato paranaense!!!!

    • AH não, o que houve foi uma prévia manipúlação da informação e da opinião a ser formada. Antes da assembléia o site da APP já colocava como que o governo se amederontara com a “força do sindicato” e havia lançado uma contra proposta, que não trouxe nada de concreto, apenas MAIS PROMESSAS. E aí vem a dúvida serão cumpridas? Vou colocar uma posição que sempre tive, não importa o quanto a gente acha que pressiona e que tem peso na discussão, no fium das contas o governo dá se ele quizer dar. A Lei do Piso é nacional, constitucional e não vem sendo cumprida, não só aqui, mas em quase a totalidade da federação.

  53. O dialogo ‘e o mehor caminho.
    Nao e o que o blogueiro queria.

    • Hmmmmm… sábias palavras, tucaninho!

      • Dialogo ou enrolação.

      • Se ferrou hein, Esamel. Jogou suas fichas na greve dos professores e mais uma vez se deu mal

        • Cabralzinho, será que ele se ferrou? Até onde eu sei ele não é profissional da educação, e tampouco aluno de alguma escola estadual. Mas de uma coisa eu tenho certeza: todos irão se ferrar enquanto o país tiver uma educação básica de péssima qualidade. O ideb tem mostrado que o Paraná está retrocedendo nesse ponto, e isso é motivo para preocupação. Mas é claro, sei que não adianta falar isso, pois pelo teu comentário o sr. deve ser:
          – um alienado politicamente, que só sabe ver PT x PSDB, incapaz de enxergar seus próprios interesses estão em jogo nesse duelo político, e de olhar de modo crítico os governos que estão aí; no teu caso, possivelmente só interessa criticar o governo federal, e defender o governo estadual, independente dos pontos positivos e negativos de ambos;
          http://www.youtube.com/watch?v=HKSnRkARktk
          – Um comissionado interessado em defender o governo que o sustenta;

  54. Não precisava ter esta assembleia, pois todos nós esperávamos este resultado. Acho que vou virar a partir de hoje um vidente.

  55. A quem interessar possa… o interesse da oposição na realização de uma greve em que parte considerável de professores e funcionários não iriam participar era o desgaste da atual direção. Com o fracasso da greve, se não houvesse a participação maciça dos trabalhadores em educação, a oposição aproveitaria a chance para tentar ocupar a direção do sindicato. Chega desse mimimi, a oposição está se lixando para a nossa luta, só queria manipular a situação pra se promover. ACORDA POVO, GREVE NÃO SE CONSTRÓI ASSIM! QUEREM GREVE? BORA TRABALHAR PRA UNIR A CATEGORIA E CONSTRUIR UMA LUTA DE VERDADE! FAÇA A SUA PARTE!

    • sinto lhe informar, Keila, mas faz uns 15 anos que este pessoal está na direção e não é a primeira vez que jogam a toalha. É sempre o mesmo discurso. Aqui em Londrina o pessoal da APP nem pode falar em falta de mobilização porque parou de fazer visita nas escolas…

  56. que não me venham com paralisação ou greve próximo às eleições…tô fora velhinho!!!!

  57. Foi lingerie de seda tailandesa!!!

  58. mas que barbaridade!!!