Veja aqui tudo que a propaganda de Richa não mostra na TV

Este blog registrou ontem (14) que se o cidadão desligar a televisão o governo de Beto Richa (PSDB) !” que ainda nem começou !” acaba (clique aqui para relembrar). Para que não pairem dúvidas sobre o que foi dito, depois de morta a cobra, hoje eu mostro o pau.

Veja neste vídeo a situação real das escolas do Paraná:

Diferente do que mostra a propaganda tucana na televisão, onde tudo é lindo e maravilhoso, em Cascavel, no Oeste do estado, todos os colégios da rede pública estadual funcionam sem liberação do Corpo de Bombeiros. Esse fato desmente a propaganda e o vice-governador secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB).

Agora veja as escolas do Paraná na propaganda de Richa:

Segundo denúncia da diretora do Colégio Wilson Joffre, Clair de Fátima da Silva Santos, “falta reforma na parte elétrica, falta de sistema de combate ao incêndio, acessibilidade ao ginásio de esporte e biblioteca”.

Há seis anos o estabelecimento de ensino vem sendo reprovado nas vistorias do Corpo de Bombeiros. A situação se repete nas demais escolas do município. O blog já havia abordado esse assunto antes (relembre clicando aqui).

A diretora conta que protocolou várias solicitações para reforma e ampliação da estrutura. Segundo ela, todos os protocolos, até hoje, não saíram do papel.

Faço um parêntese. Quando eu já finalizava esse texto, recebi uma chamada telefônica de um diretor de escola na capital. Desesperado, o professor denunciou que o início do ano letivo se deu sem merenda para as crianças. “A propaganda é uma coisa, mas a verdade é outra”, protestou, dizendo que está fornecendo somente “chá e bolacha” aos alunos.

Bem-vindo à  realidade Paraná, sem televisão. à‰ a vida como ela é, sem Photoshop.

A seguir, eu reproduzo matéria do portal CGN sobre o tema:

Colégios funcionam sem liberação dos bombeiros

A maioria dos colégios estaduais de Cascavel funciona sem liberação do Corpo de Bombeiros, segundo a 9!ª Promotoria de Justiça. Em todos os casos, as construções não oferecem os requisitos mínimos de segurança para os alunos.

O Colégio Wilson Joffre está entre os locais com problemas de estrutura. A escola recebe diariamente 1,8 mil estudantes, mais 300 alunos aos sábados. A construção antiga, uma parte com 52 anos, não passou pelas adequações necessárias.

Há pelo menos seis anos, o colégio é reprovado em todas as vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Mesmo assim, o local continua liberado para receber os estudantes.

O NRE (Núcleo Regional de Educação), responsável pela administração dos colégios, tem conhecimento dos problemas. A escola já encaminhou várias vezes solicitações de verba para as adequações necessárias. Todos os protocolos, porém, não saíram do papel.

Ivete Maria de Almeida tem uma filha de 10 anos matriculada na escola. A mãe critica a falta de segurança e pede providência.

A 9!ª Promotoria não soube precisar o número de escolas estaduais em situação parecida com a do Wilson Joffre, mas acredita que sejam praticamente todas. O encerramento das atividades das escolas chegou a ser pedido, mas por falta de outro local para abrigar os estudantes, acabou não sendo aceito.

O problema está presente também nas escolas particulares. Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) teria sido firmado com alguns colégios para a readequação.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Olá.
    Esmael, eu procuro sempre acompanhar o seu Blog, de fato, você presta um favor a SOCIEDADE paranaense mostrando a falácia que tem sido a Gestão de Governo do Exmo.Sr. Governador do Estado do Paraná, Beto Richa (PSDB). Sou professor e necessito de um favor, como faço para obter este vídeo referente à Educação que circula na TV, gostaria muito de usá-lo com os aluno no momento em que for realizada a conversa de preparação para a Greve. Aliás, eu vivo num Estado e o Exmo.Sr.Beto Richa (PSDB) parece governar outro Estado”, isto é, ele e eu vivemos em Estados diferentes. Abraço.

  2. O Zenaide(Diretora Elias Abrão – Quatro Barras) …tá louco mudou de lado rapidinho heimmm…que puxa saco heim ..vc sabe muito bem a situação que as escolas estão ….como pode trair o povo que elegeu vc!!bom “o saco do chefe é o corrimão do sucesso não é”??

  3. Quem trabalha faz e mostra, preguiçoso faz propaganda. Bobo de quem cai.

  4. traumas
    baba ovo

  5. Vitor,
    vc está por dentro das preferências sexuais do magistério paranaense, não tenho dúvida nenhuma foi justamente este 1% que o Marques se referiu. Professor, pesca os recalques, os tramas e os abusos num simples comentário. Cara, relaxe esse ódio vai acabar te matando, não posso dizer que que te entendo porque não sou babo ovo do desgovernador nem tenho ódio mortal dos professores!!!

  6. Golpe de professores da Rede Municipal de Foz, para atingir uma meta da Sec de Ecucaçao de Foz, os Professores, reuniram numa mesma turma, os melhores alunos segundo analise dos professores, pra responderem um teste da Prefeitura, além de ser Manipulado o resultado, ainda causou nos alunos NÃO escolhidos o trauma de serem chamados de burros pelos colegas da Escola. Isso é exemplo que professor dê?? Veja na TV, Jornal Regional da Rede Massa e da RIC TV. O min Publico irá investigar.

  7. KKKK comentariozinho mediocre heim??? Vocês só enxergam o que querem ver. O resto???? Vocês ignoram. Há Governo Ruim? Há, Há professores mediocres? há também. Mas como o professorado é quase um cartel, se defendem mutuamente mesmo fazendo merda??? Ah isso tem de monte.
    Não há mestre Bem dotado, 99 % joga no time do outro lado, ou seja… gostam de um Homem bem dotado, especialmente pelas costas.

  8. Se o Vitor foi abusado por um mestre bem dotado eu não sei, agora, que é um baba ovo do desgovernador Betinho Richa, diante dos comentários eu não tenho dúvida!!!

  9. chame o Bruxo Chik Jeitoso

    Do Cícero Cattani “@cicerocattani

    Homem da comunicação de Richa leva blogueiro almoçar no Badida. Pelo que se vê no blog dele, parece que o palaciano não foi bem sucedido.

    manda o Cicero cattani e o Fabio campana para puta que pariu, o Fabio campana recebe quase 500 mil mes para lamber o Beto Richa, alto la campana.

    • A Inveja é uma bosta mesmo né??? Se você estivesse mamando…. estaria quietinho , quietinho. Mas como sua “boca” não tem alcance às Tetas… Chia, feito bezerro desmamado.

  10. Vitor,
    quanto ódio em relação aos professores, vc deve ter sido abusado sexualmente por um mestre bem dotado!!!!!

    • Engano seu, Nao tenho ódio de Professores não. o que não dá pra engolir é tanta reclamação, quando os proprios professores tem parcela de culpa e tentam se isentar, Tirar o corpo fora. Em tempo Não fui abusado por Professor alguma, até porque a maioria “joga noutro time”. kkkkkkkk

  11. Ops… corrigindo… Quarto Boa parte das escolas que estão em situação precária, não vem deste Governo, vem do anterior, e muitas escolas/colégios são alvo de depredação, por menores infratores. Isso vocês não falam.

  12. Vocês Professores são em boa parte responsáveis por essa situação. Primeiro porque esperam a coisa acontecer pra depois reclamar, Segundo, Vocês em sua imensa maioria, Elegeu o Beto Richa. e agora só fazem reclamar dele. Aprendam a votar, Terceiro, Vocês fazem parte de uma APP que nâo faz nada em favor de vocês, a não ser desfilar com caminhão de som, gritando palavras de Ordem, se isso é defender os interesses de vocês… ta na hora de mudar. Terceiro, Boa parte das escolas que estão em situação precária, não vem deste Governo, vem do anterior, e muitas escolas/colégios são alvo de depredação, por menores infratores. Isso vocês não falam.

  13. A grande maioria das escolas públicas estaduais funcionam em prédios velhos sem a manutenção adequada, se o Corpo de Bombeiros utilizasse o mesmo critério que está usando com os bares, boates, casas de shows… não tenho dúvida, a maioria seria fechada. Infelizmente, nossos alunos e professores contam com a sorte, pois se depender do governo estão perdidos. Depois que as tragédias acontecem, nossas autoridades diante da indignação popular tomam alguma atitude.

  14. Bem, trabalho numa escola pública do Paraná e
    goataria que você anunciasse no Blog o aniversário de um ano da
    Promessa do Governador com pompa e almoço no Madalosso que iria
    aumentar a gratificação dos Diretores. Bem, até hoje nem gratificação
    e nem nenhuma satisfação sobre o projeto de Lei que ele encaminharia
    na outra semana para Assembléia.
    Se nao fosse só isso, na mesma reunião no madalosso, o Governador e o
    Secretário anunciaram que estavam reconhecendo o mestrado e Doutorado
    dos Professores da Rede. Faz um ano que apresentei o meu Mestrado, fui
    dispensado do PDE e até hoje não recebi. Mais um calote da SEED.
    Agora estamos vivendo um outro drama. As escolas de tempo integral que
    o governador disse que faria 500, hoje temos pouco mais de 20, vão
    iniciar o ano sem merendeiras para fazer comida para as crianças, sem
    pedagogo, sem inspetor de alunos, sem dinheiro até para cortar
    grama…

  15. tudo que a red e globo posta pra mim é mentira ou só interesse da parte dela..
    a globo só fala bem de quem a paga por isso esta falando bem do pt
    so interesse proprio
    rede globo sempre mainupalndo vc.a televisao das novelas e do bbb
    com o beto richa a rede globo rasgou a boca ele nao aceitou dar dinheiro em troca de boas materias

  16. OLÁ ESMAEL,

    TEM UMA OUTRA SITUAÇÃO MUITO IMPORTANTE QUE PRECISA SER DENUNCIADA…
    O MEC LIBEROU NO ANO PASSADO VERBAS DO FNDE PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS PARA INVESTIMENTO EM ACESSIBILIDADE E PARA O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. VEJA O ABSURDO, O DINHEIRO ESTÁ APLICADO NA POUPANÇA E NÃO PODE SER INVESTIDO NAS ESCOLAS POR QUE O FINANCEIRO DA SEED NÃO LIBEROU ATÉ HOJE. DINHEIRO PÚBLICO, DO MEC, E APLICADO EM POUPANÇA. É PRECISO DENUNCIAR ISSO PARA O GOVERNO FEDERAL…

  17. A falta de funcionários chega ao ridículo! Tem colégio funcionando com três a cinco técnicos administrativos tendo um total de quase dois mil alunos. A situação complicou um pouco no ano passado, porque obrigaram quase quatrocentos agentes educacionais II que trabalhavam como professores a escolherem entre o cargo do QFEB E QPM. A maioria escolheu o Quadro Próprio do magistério e exoneraram o de agente educacional II. Não tem como chamar ninguém do concurso público, pois este já expirou, agora vão ter que colocar PSS ,e até chegar este apoio os colégios ficam sobrecarregados de trabalho!

  18. É vero! o Richa conseguiu acabar com a educação no Paraná! Não investiu nem 1/4 do que o governo anterior.

    As salas de aulas estão super lotadas, pois o atual governo não autoriza abertura de novas turmas para não comprometer o orçamento do Estado pois tem que honrar os compromissos com os cargos comissionados, ou melhor dizendo com os lobistas.

    Não há extintor de incendio nas escolas, nem hidrantes. a fiação eletrica esta sucateada, janelas sem vidros, quadros de giz sendo pendurados pelos proprios professores, falta segurança nas escolas, todo fim de semana uma escola é roubada, veja os tablets que foram roubados em SJP.

    Os professores e funcionarios estão doentes, não implantou os 33% de hora atividade dos professores que é lei nacional. Não reajustou os salaruos de acordo com o piso nacional.

    as bibliotecas estão sem funcionarios, assim como os laboratorios de informatica. Não há professores para reforço de matematica e portugues. Não contratou mais funcionarios para repor os que sairam por conta de licença medica ou por aposentadoria.

    Promove lobby com os diretores para coagirem os professores a não fazer greve, para não se manifestar!

    E por ai vai, ate parece que estamos vivendo Dias passado!

  19. Bom dia,
    Senhor Esmael,

    A bem da verdade é preciso informar a população que até o momento as escolas não receberam qualquer recurso do fundo rotativo, se quer, para comprar gás de cozinha. Não tem arroz e nem feijão para as escolas em tempo integral. Faltam funcionarios, os Diretores estão há um ano aguardando o tão sonhado reajuste na gratificação depois de ter aplaudido o Governador em almoço na Madalosso; Professores que entregaram o diploma de Mestre e Doutor no final de 2011 estão aguardando a promoção até hoje e ninguém sabe informar quando o governo vai pagar, simplesmente está um caos na educação do Paraná.

  20. E o Procon não vai fazer nada? Isso é propaganda enganosa. Mas também não poderíamos esperar nada de diferente de um governo tucano além de mentiras e investimento maciço na medida para comprar a opinião pública… Quem ainda não acordou já está na hora… Fora Beto PlayBoy…

  21. essa diretora ves sua reclamaçao por lei por direito….. ou é mais uma laranja… que estao criando contra o governador beto richa…..sr. paulo voce falou fora beto, é seu direito de falar, como é o meu fora pt.

  22. Ontem o PRTV mostrou uma escola que esta com goteira e sem telhado por causa de um vendaval que ocorreu em dezembro. Essa escola ainda esta boa em comparação as escolas que ainda são de madeira em distritos do oeste do parana.

  23. Hehehe tucanada de mentira, fazendo propaganda enganosa que a educação do Paraná é de 1º mundo. Fora Richa.