Senado aprova pedido de Collor: TCU investigará Gurgel

do Brasil 247

Compra de tablets da Apple, feita no ano passado pela PGR, terá de ser, necessariamente, investigada; requerimento do Senado, do ponto de vista constitucional, torna-se uma obrigatoriedade para o TCU; iniciativa do senador Fernando Collor (PTB-AL) foi aprovada a partir de quórum de 48 senadores, na tarde desta quinta-feira 21.

Compra de tablets da Apple, feita no ano passado pela PGR, terá de ser, necessariamente, investigada; requerimento do Senado, do ponto de vista constitucional, torna-se uma obrigatoriedade para o TCU; iniciativa do senador Fernando Collor (PTB-AL) foi aprovada a partir de quórum de 48 senadores, na tarde desta quinta-feira 21.

O Senado Federal aprovou na tarde desta quinta-feira 21 envio de pedido ao Tribunal de Contas da União para que promova uma auditoria sobre a compra de tablets pela Procuradoria Geral da República, dirigida por Roberto Gurgel. Requerimento neste sentido foi feito pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).

Collor considera que a licitação aberta pela PGR foi direcionada, uma vez que exigia que os produtos tivessem exclusivamente a marca Apple. O quórum para a votação do requerimento foi alcançado pela presença de 48 senadores em plenário. A maioria, com rapidez, aprovou o requerimento.

Agora, Gurgel terá de dar explicações formais ao TCU sobre a compra de 1.200 tablets feita no fim do ano passado, orçada em R$ 3 milhões. Do ponto de vista constitucional, o TCU está obrigado, a partir do pedido do Senado Federal, a investigar o caso.

O próprio parlamentar já havia protocolado um pedido de auditoria do TCU no dia 7 de fevereiro. O senador também entrou com pedido junto ao Conselho Nacional do Ministério Público para suspender a licitação.

Na época, a PGR divulgou uma nota, explicando que a opção! pela marca Apple é amparada pelo artigo 7!º da lei de licitações, que diz que a preferência por determinadas marcas devem ser tecnicamente justificáveis!. Ainda de acordo com o órgão, a escolha peloipad foi feita com base em estudos da área de Tecnologia de Informação, que apontaram a segurança, a compatibilidade de serviços! e os custos! dos tablets da Apple.

Abaixo, notícia da Agência Senado sobre pronunciamento do senador Collor sobre Gurgel, feito ontem à  noite:

Agência Senado – O senador Fernando Collor (PTB-AL) defendeu ontem que o Senado tome providências contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O senador citou a Constituição, que estabelece como competência privativa do Senado processar e julgar o procurador-geral da República nos crimes de responsabilidade.

Collor lembrou que suas denúncias contra Gurgel vêm sendo feitas há nove meses e resultaram em 11 representações, nas esferas cível, penal e administrativa. Entre as acusações do senador, estão crime de prevaricação, improbidade administrativa, inércia ou excesso de prazo e irregularidades em processo licitatório.

Três dessas representações, por crime de responsabilidade, foram protocoladas no Senado.

!” Se de fato existem indícios, constatações e provas desabonadoras e até criminosas da conduta do senhor Roberto Gurgel à  frente da Procuradoria-Geral da República, nada mais natural e saudável para a democracia que o Senado Federal exerça as suas atribuições e, mais do que isso, os seus deveres constitucionais para esclarecer os fatos e julgar adequadamente !” afirmou.

As denúncias do senador contra Gurgel tiveram início com a CPI do Cachoeira, no ano passado. Na época, !­parlamentares questionaram o sobrestamento da Operação Vegas, que investigara Cachoeira em 2009. Para Collor, a opção de Gurgel por paralisar as investigações permitiu à  organização criminosa agir até 2012, quando Cachoeira foi preso em outra operação da Polícia Federal, a Monte Carlo.

!” Os prejuízos à  nação foram enormes pela inação do sr. Roberto Gurgel !” disse.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Há os que tentam desqualificar a denúncia por ter sido feito pelo Collor. Mas, quanto a isto, eu fico com o seguinte pensamento:

    “Uma verdade dita por um mentiroso, não deixa de ser verdade.”

  2. O COLLOR NAO TEM VERGONHA , QUE MORAL ELE TEM PRA FALAR DOS OUTROS.

  3. amigo o collor e tão vagabundo que quando ele era presidente .morou na mansão particular da familia na quadra 10.essa massão era da familia desde 1964.collor de mello semple foi rico. collor de mello e escritor,economista,jornalista,empresario. e collor de mello ganhou vario premios de honras da marinha, e da onu e unesco,pela irradicação do sarampo.o collor não enriqueceu na politica,e nunca morou quando era presidente nas moradias oficiais da presidencias.muitos gavam o mojica ,mas não lembram disso.pesquise por favor a riquesa da familia do collor ,para depois falar besteiras.dinda era o nome da avó do collor.

  4. É o poste mijando no cachorro, definitivamente.

  5. Esse vagabundo do Collor que explique como leva um padrão de vida de príncipe europeu sendo senador. Deve ter estagiado com o Sarney. E tem idiota sentindo orgulho do Collor?????? Faça-me o favor…..

  6. Prezado Esmael, vemos com terror o que uma medica fez a tantas vidas em todos os canais, vioru noticia de abertura do JN. Mas este tipo de noticia do Gurgel fica la no meio, poucos segundos…Ficamos estarrecidos quando o ducci aprovou p pagamento do ISS pelos contribuintes e os cartorios não pagam nada ao fisco municipal – a conta nos que pagamos e ninguem faz nada…Grandes devedores de ISS com processos nas varas da fazenda não são cobrados nun ca, tem alguns que fazem mais de 10 anos que não voltaram da prefeitura. E o Fruet nomeou um antigo lá , ta tudo com antes..e se um pequeno deve seu Iptu vai pra ação e são avidos a cobrar..tem gente que tem casa que vai ate a leilão…ninguem vai fazer nada aqui??? vão ficar olhando gurgel ???? Ver a Gleisi ir vender o patrimonio da Nação no exterior…cade os patriotas, nacionalistas?? tão tudo nos carguinhos..ganhando o seu ou esperando a proxima eleição…lendo jornais e este blog que é o unico que coloca todas as opiniões, pois em outros os “jornalistas conceituados” não colocam – ficam filtrando e se dizem democraticos…..é o pais do carnaval, futebol, feriados..e de gente morta nos ataques e nos hospitais por proprio medico..QUE PAIS E ESTE??? ACORDA BRASIL !!!

  7. E a velha pecuinha se vc fizer isso eu falo…e o povo óóóóó… ante era direta já agora tem que ser PAREDÃO NELES.

  8. Sempre digo que a maioria desses homens capa preta não tem moral nenhuma para julgar alguém, somos obrigado tolerar esses bandidos instituídos nos apontando o dedo, já passou da hora de investigar esse e outros salafrário, pela primeira vez uma atitude de se dar orgulho do Senador Fernando Collor de Mello.

  9. Os petistas querem tirar quem ajudou a condenar a Corja de ladrÕes da Nação. Bando de cagões. Se borram de medo, , tem muita sujeira sob o tal MANTO VERMELHO E ESTRELADO

  10. Perdão – como consequência

  11. Gurgel não é confiável, se fez de defensor da moralidade pública através do julgamento do mensalão. Entretanto, em outras denúncias com a mesma gravidade, o procurador geral da República agiu de forma diferente, não dando continuidade, é o caso da Operação Vegas. Dependendo do partido, do político e da pessoa investigados, critérios, pesos e medidas diferentes são utilizados por Gurgel, esse tipo de conduta tem com consequência a prevaricação e os julgamentos exceção.

  12. Opa, até que enfim uma luz no fim do túnel, tem que tirar esse prevaricador e serviçal de PSDB/PPS/DEM.