Sem rumo, governo Richa tem dificuldades para começar

Governo do tucano Beto Richa, no Paraná, ainda não encontrou o norte político. Achará a tempo de reeleger-se no cargo em 2014?

Governo do tucano Beto Richa, no Paraná, ainda não encontrou o norte político. Achará a tempo de reeleger-se no cargo em 2014?

Faltando apenas um ano e 9 meses para terminar, o governo de Beto Richa (PSDB), no Paraná, tem dificuldades objetivas de começar. Veja se eu não tenho razão, caro leitor.

A ausência de um projeto claro de governo deixa a gestão do tucano no limbo, sem cara, sem cor, sem cheiro, gosto, ou seja, não fede nem cheira, para o azar dos paranaenses e sorte da petista Gleisi Hoffmann que vem aí.

Com a derrota eleitoral em Curitiba, onde não conseguiu reeleger o prefeito Luciano Ducci (PSB), Richa vem patinando em uma reforma no secretariado que nunca termina. Desde novembro paralisou o governo em nome das mudanças na equipe.

Na Sanepar, ninguém sabe quem “manda”; na Copel, os zumbis tomaram conta da direção; no Porto de Paranaguá, há indecisão sobre o comando; no meio ambiente está tudo paralisado. Também inexiste rumo nas áreas da educação, segurança…

Nesta terça-feira (19), haverá mais um capítulo da novela acerca da reforma no secretariado envolvendo o PMDB. A tendência é que o deputado Luiz Eduardo Cheida, de Londrina, assuma a Secretaria do Meio Ambiente. Entretanto, não há indícios de que o governo do PSDB vá começar a partir de hoje.

Afinal, o que falta ao governo de Beto Richa? Projeto, norte político, rumo. Ninguém sabe dizer para aonde o tucano pretende ir. Assim, nem mesmo o mais astuto puxa-saco consegue segui-lo. à‰ a política como ela é, sem Photoshop.

48 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A senhora tem razão professora!
    Esta situação deveria ter sido já resolvida pelos núcleos e seus assessores.
    No entanto, o que vemos é um monte de gente que nada faz, e que fica esperando o fim do mês para receber o salário!!!
    Vergonha, vergonha…

  2. Ora, quem deveria estar, ou está, na UTI do Evangélico é a gestão do Betinho, que até o momento só fez jogo de cena para os paranaenses, mas trabalhar mesmo, nadaaaaaaa.

  3. Coincidência ou não a Gazeta fez uma matéria hoje sobre meu comentário de ontem,sobre a falta de apoio dos moradores atingidos pelas chuvas no início do desmandato de Beto.
    Só uma coisa que eles esqueceram de colocar e que este desgovernador deveria estar preso por estar mantendo criadouros de dengue nas ruas de Paranaguá

  4. Pois é, ele é peixinho de Álvaro Dias, despreza os professores, promete e cumpre metade apenas dos acordos e sinceramente nao entendo o que ele quer, pois quem vai sair pra candidato a Presidente da República é o patrão dele, o “Alvinho”, e este desde o último mandato dele como governador ,- lembram dos cavalos em cima de professores em uma passeata em Curitiba?- , ele NUNCA MAIS SE ELEGEU AQUI, e agora está deixando Beto Richa fazer isso? E AINDA POR CIMA É PRA TODO O LADO QUE O CARA ESTÁ MAL. Pra falar a verdade , acho que até , para todos que desejamos decencia no governo, é muito bom que Beto Richa faça péssima campanha para o Patrão dele ,pois sinceramente, ninguém merece A.D. como Presidente.

  5. Coitado do falecido José Richa. Deve estar se debatendo dentro do caixão, vendo as besteiras que seu filho Beto Richa está fazendo no desgoverno dele.

  6. ESTE GOVERNINHO ACABOU. AGORA ESTÁ TORRANDO UMA FÁBULA EM PUBLICIDADE PARA TENTAR MOSTRAR O QUE NÃO FEZ E O QUE NÃO FARÁ MAIS. TODOS A CORJA DOS RICHA JÁ ESTÃO COM AS BURRAS CHEIAS DE DINHEIRO SURRUPIADO DOS PARANAENSES. FORA BABY RICHA.

  7. Sem rumo também, as escolas do Paraná. No Colégio onde leciono os alunos do período noturno estão praticamente sem aulas e também algumas turmas do diurno. Os núcleos não se entendem em relação a distribuição de aulas. Estou com pena de alguns professores PSS. A educação está um caos!

  8. Afora o comentário racista e discriminatório acima, o governador demonstra total despreparo para administrar um estado como o Paraná e toda a sua potencialidade.
    Aos atropelos e movido pelo desespero da necessidade de se reeleger, monta uma frente de papel, com cola – bastão bem vagabunda, porém paga à peso de ouro…
    Secretarias sendo loteadas por partidos que eram (e ainda são!) seus inimigos figadais, de “porteira fechada”, o que significa que os neo apaniguados podem se deleitar com o novo cargo, assim como seus sequazes…
    É o desgoverno se instalando de forma inexorável. O maior culpado é o rei-do-topete, o Beto limpinho piá-de-prédio.

    Toma!!!!

    Dá-lhe Gleicy!!!

  9. Muito diferente que o sul está do nordeste. Só não vê o coronelismo quem não quer.

  10. Norte e Nordeste tem o governo PTista, o Beto Richa tem é sul em seu sangue de guerreiro (é genético isso), Deixem o lance de norte com Dilma, Lula, Zé Dirceu e a Papagai Loira do bico dourado. Aqui é sul meu amigo!

    • Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah,vc é sulista é??mas da onde? do Paraguai?? da Nicarágua??do zaire??kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o coitado!!!!O zaroio, ñ te esqueças, q 48%dos paranaenses, eu no meio, ñ votaram nessa figura ai , desgovernador q vc puxa tanto o saco???quaquaquaquaquaquaquaquauqau…Sera q afigura vai pra segundo turno em 2014??? RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR, É OUTRO LUCIANO DA VIDAHAHAHAHAHJAHAHAHAHAHAHAHAH… O COITADO!!!

  11. É… faça o meu favor né…?Paraná em ação, câmara em ação,prefeitura em ação,tucanadas do DEMO em ação, desgovernador em ação[desfilando de formula trank/ferrari de 2000.000]…
    JESUIS…!!!Quando eu vejo alguma coisa desse desgoverno em ação… Me da dez tipos de medo… lá vem cacete…É tarifaço do Detran/sanepar, contra a reduçao da energia letrica dos paranaenses, etc…,Vejam caros leitores, no q deu,um videozinho dos amigos do desgovernador em ação;
    http://www.youtube.com/watch?v=jIJn9q2I1Lc
    Hahahahahahahahahahahahahahahahahah…
    vaderreto tucanadas do DEMO!!!O Paraná e o Brasil, ñ precisa de vcs!!!

    • Você esqueceu de dizer: Lula e Zé Dirceu em Ação, Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo em Ação (e o Requião que o diga). rsrsrsrsrsrs

      • Hahahahahahahahahahahahahahah, é verdade zaroio…!Esqueci destes larápios de pulverizaram, delapidaram os patrimônios públicos dos paranaenses, e até nos dias de hoje, nos pagamos a conta,[62.000.000,00 R$ P/M], por pura incompetência dessa corja ai, tucanadas do DEMO…A votação foi rasteira e a maioria dos deputados votaram pela aprovação da lei da privatização, entre eles nomes ilustríssimos da política atual. Faço questão de destacar os nomes de cada um dos deputados que estavam presentes à sessão e concordaram com a privatização do BANESTADO: Valdir Rossoni, Beto Richa, Plauto Miró, Neivo Beraldin, Nelson Justus, Carlos Zuk, Luiz Carlos Martins, Nelson Garcia, Albanor Gomes, Basílio Zanusso, Carlos Simões, César Seleme, Cezar Silvestre, Cleiton Kielse, Duílio Genari, Durval Amaral, Edno Guimarães, Edson Lino, Eduardo Trevisan, Elio Rusch, Geraldo Cartario, Hermas Brandão, Hidekazu Takayama, Horácio Rodrigues, João Techy, Joel Coimbra, José Tavares, Luiz Accorsi, Luiz Carlos Alborgghetti, Marquinhos Alves, Miltinho Puppio, Nelson Turek, Reny Borsatto, Ricardo Chab, Sâmis Silva, Sergio Spada, Walmor Trentin.
        E para concluir, mais uns ainda; o condenado mas ñ foi pra cadeia,CASSIO TANIGUSHI,DERO$$O/BIBINHO/JAIME LERNER/CONSILUX, ETC, ETC, ETAL…Hahahahahahahahahahahahah.
        Os tucanos do DEMO, de Minas/SP/GOIAS/E DE BRASILIA, VC JA CONHESSE NÉ?? Mas se vc ñ lembra ou ñ conhesse??!Eu refresco a sua memoria; De Minas, Eéciopaudaguacanabrava, De SP,Serrabaixozumbi de tanto apanhar da DILMA /LULA,D goias, o paladino da justiça cassado, DEMOSTENES TORRES, Os amigos dele, o desgovernador de goiás, e o governador de goiás de fato: CARLINHOSCACHOEIRA,Hahahahahahahahahahahahahah,osBrasileiro conhecem muito bem a peça rara…VIXE SAO TANTOS… Eu ja ia me esquecendo do ARRUDA DO DEMO.Hahahahahahahahahahahahah, aquele do mensalão do DEMO, q foi cassado em BRASILIA COM AS MÃOS NO JARRO, roubando os Brasilienses.vc lembra do caso do comitê lealdade do desgovernador doparaná??? pois é, um esquema muito parecido ,só q aqui ñ deu nada por enquanto…?RSRSRSRSRSRSRSRSR…É pois é cataratas, espero q ñ tenha esquecido de mais ninguém.

  12. Este governo Beto Richa, não só perdeu o rumo, como também o prumo.
    Portanto fumo neles !! rsrs

  13. Eu não diria que ele tem esse tempo todo, diria que tem menos de 1 ano, o restante é pra fazer campanha. Se não fez até agora, será dificil fazer.

  14. A MUDANÇA DE SECRETARIOS AINDA NAO ACONTECEU OU SE ACONTECEU NOS PARANAENSES, NAO SENTIMOS QUALQUER DIFERENÇA ,PODERIA CONTINUAR OS MESMOS ,PORQUE NADA MUDOU

  15. Este governo só está pensando em acomodar seus amigos e parêntes de amigos que lhe ajudaram a se eleger.
    Uma falácia total

    Vai a pergunta:

    As famílias do litoral atingidas pelos deslizamentos de terra ainda estão morando em abrigos improvisados ??
    Vale lembrar que isto aconteceu no início do “mandato” de Beto e na ocasião, ele até foi fazer o marketing sobrevoando a área atingida com a secretária da família Fernanda Richa.
    E aí Beto e Fernanda ainda estão pagando um auxílio de M… para às família atingidas????

  16. Que o seu Norte seja a porta de saida do Palacio Iguaçu!!!

  17. tem o blog do do cara q so fala bem do beto richa, pq sera??? rsrsrs eu tentei falar la mas nao aprova meu comentarios, pq???

  18. Quem já conviveu com a politica dele sabe que tudo um país das fantasias. Nunca teve projeto político nem quando foi Prefeito, deixou junto com seu vassalo a Prefeitura com um rombo orçamentário, ainda foi para o estado e até agora não fez nada, visto que os assaltantes estão fazendo festa na beira das estradas paranaense e colocando a vida de cidadãos de bem em risco. Lógico que ele vai dizer que é mentira, que a nosso polícia é competente, e bla bla bla…assim ele vai enrolando os paranaenses. Foi isso que Curitiba fez. Mudou para corrigir os erros do passado. E acredito que a Gleisi apesar da resistência curitibana em cima do sigla do PT não irá mudar o panorama. Afinal em se tratando de eleições para Governador que decide é o inteiror do Paraná e não pensem que será Londrina, pois caso a cidade berço dele o favorecer novamente como foi nas eleição passado, hoje Curitiba e Região Metropolina farão a diferença a favor de uma nova Governadora. Eu disse GOVERANDORA E NÃO GOVERNADOR. POIS A GLEISI É PALPITE CERTO EM 2014. Não sou cabo eleitoral e sim um paranaense indignado com o atual governo.

  19. QUE TAL COMEÇAR DEVOLVENDO O DINHEIRO DA LINHA VERDE ???

  20. richa, dede o começo da carreira politica, foi paparicado, a face nova do velho lernismo, o problema foi que quando taniguchi e cia assumiu o comando a 1 vez, o presidente era a favor de suas politicas, hoje alem de o governo federal, não ser completamente néo liberal, richa cometeu dois serios erros, ofendeu a presidenta no caso da teve educativa ( galinha cocorico? pelo amor de deus, o que eles estavam pensando?), e depois tentou pegar carona em projetos federais, no Parana ele pode aprontar, seus capachos precisam dele, ja para Dilma? para a Dilma o beto é alguem que cortou o discurso dela para colocar uma galinha….

  21. CERCADO DE PUXA SACOS QEU FICA ATRAS DE SEUS INTERESSES POLITICOS NAO PENSAM NO POVO NEM NO GOVERNO PENSAM EM SI PROPRIO.

    COMO UM GOVERNO VAI BEM COM: arns, CAtani, Deonilso , traiano, caputo, Silvestre, e tantos outros que nada fazem.

  22. Esmael publica ai no seu blog, o endereço do site do “Plano de Governo do Beto Richa”. Daí é só fazer as comparações e ver o que realmente esse “moço” fez até agora. ( kkkkkk é uma piada )

    Segue o site: http://www.sepl.pr.gov.br/arquivos/File/Arquivos%20PDF%20/planodegoverno_web.pdf

  23. o desgoverno beto richa parece uma biruta em dia de ventania.

  24. Esse governo até agora não mostrou a que veio, nós paranaenses não vimos o tal “choque de gestão” o que estamos vendo é um governo desesperado loteando as secretárias tentando garantir apoio em 2014, e governar que é bom nada. Eu me decepcionei e estou envergonhado com esse governo, me fale um grande projeto realizado? Uma marca que vão deixar? As marcas do governo Beto Richa é do nepotismo, da incompetência, do descaso com a educação e as estradas estaduais.
    Gleise venha logo!!!

  25. GOVERNADOR DEMORA MUITO PARA MUDAR, OS PT ESTAO ENCIMA COMO CARNIÇA, A MINISTRA FORA BETO QUE VAI SER DENOVO GOVERNADOR, ELA TEM O REQUIAO PELA FRENTE, ELA JA CONTA COM O OVO NO C…. DA GALINHA ANTES DO TEMPO. MINISTRA FALTA MUITO PARA VOCE. SER GOVERNADORA, AI SIM QUE OS PT VAO TOMAR CONTAR DE CTBA, JA NO GUSTAVO ELES ESTAO DEIXANDO LOUCO ELE POR CARGO, IMAGINE NO GOVERNO,

  26. so pra o povo te ideia de quanto custa um puxa saco pai oito mil mãe sete mil dois cabo eleitoral que ninguem sabe oque fazem mais oito ele deve ta ganhando uns quinze total 38000 e o que custa mais ou menos o tal guto silva sub chefe da casa civil que não faz nada alem de se gaba e menti por ai que vergonha

  27. Este Beto se perdeu em fazer acordo com as “coisas” PMDB .

  28. POR QUE O NEOLIBERALISMO QUER “MINAR E ENFRAQUECER” O MINISTÉRIO PÚBLICO NO PARANÁ? SERÁ QUE “ESTÃO SEM RUMO?”

    ESMAEL E DEMAIS É “ESTRANHO!”
    MAS, POR QUE OS DEPUTADOS ESTADUAIS DOS PARTIDOS QUE FAZEM PARTE DA BASE DE APOIO DO GOVERNADOR BETO RICHA (PLAYBOY NEOLIBERAL) FORAM, SÃO E SERÃO SEMPRE CONTRA A CRIAÇÃO, DOS NECESSÁRIOS A BEM DO INTERESSE PÚBLICO E POR QUESTÕES TÉCNICAS, CARGOS DE COMISSÃO (SÃO SÓ 69) NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ?
    ISTO, JÁ QUE OS MESMOS (QUE SÃO MAIORIA) NÃO APROVAM VERBA PARA CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS DEVIDO APOSENTADORIAS!
    E TAL SOLICITAÇÃO TEM AMPARO LEGAL E TÉCNICO DEVIDAMENTE COMPROVADOS NO SENTIDO DE MELHORAR A CONDUÇÃO E AGILIZAR ÁS INVESTIGAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM RELAÇÃO ÁS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES DO GOVERNO ESTADUAL QUE VOLTA E MEIA “PIPOCAM” NA IMPRENSA ISENTA E PARA SERVIR MELHOR O CIDADÃO EM OUTRAS QUESTÕES!

    PARA ELES DEPUTADOS ESTADUAIS DA BASE DE APOIO “BETORICHIANA” “CARGOS DE COMISSÃO É IGUAL A MATO” NOS SEUS GABINETES, SENÃO VEJAMOS:
    http://www.joicehasselmann.com.br/2013/02/porque-deputados-nao-querem-um-mp-forte/#more-123814

  29. Enquanto isso o PT SE AGILIZA E PRIVATIZA OS PORTOS DO BRASIL…….

  30. Seria importante o nobre blogueiro fazer uma análise do governo do PT e a venezualização da Petrobrás e do Setor Elétrico, isto é, como delapidar o patrimonio público para obter votos. Não pode esquecer da privatização dos portos e estradas, tão combatido pelo PT e hoje amplamente aplicado pelo mesmo PT.

  31. Se o meio ambiente está parado, com o Cheida vai andar pra trás. Vai ser o fiasco do ano.

  32. Faz tempo que o descomando do estado iniciou.. Com esse desgoverno estamos perdidos…Só Deus pode nos salvar desta quadrilha instalada no Palacio…

  33. Governo fora dos trilhos, não tomaram posse ainda, tão se batendo desde novembro pra ajeitar cargos p/ aqueles que perderam a teta na prefeitura de Curitiba, inclusive. Governo sem projetos para o estado, só tem propaganda enganosa na TV, os poucos programas que esse governo têm, pega carona com o gov. federal, vide o trote da redução da conta de energia eletrica, onde na maior cara de pau, passaram trote na população, sendo que logo que a Dilma disse la atrás que iria baixar a conta da luz, os tucanos aqui eram contra.

  34. Os acionistas estão satisfeitíssimos!

    • Quem são os acionistas? Fundos de pensão? Pensão de quem? Brasileiros e não brasileiros e o povo em geral é que compra ações…temos de ter respeito
      por aqueles que investem nas empresas, privadas ou de economia mista.
      Socialismo é bom com o dinheiro dos outros! E quando este dinheiro acabar?
      Acaba o socialismo?

  35. Essa é a verdade. Que pena. E a SEDU já começou?

  36. Não é só a falta de um projeto de governo e sim tambem de falta de interesse publico, pois o que permanece neste governo são os interesses pessoais de cada um dos cargos comissionados que há no governo. O interesse publico deixa a desejar em todos os sentidos no atual governo.

    • Votei em Beto Richa, continuarei votando, pois jamais esperei dele que tivesse um “norte” como outros dizem ter.

      O atual e futuro Governador do Estado do Paraná tem no seu planejamento e ações de gestão pública um verdadeiro “SUL”, ou seja preocupações exclusivamente SULISTAS, jamais – como outros – de acomodação de anseios puramente federais, em detrimento do que realmente necessita o Estado do Paraná.

      O projeto vale-tudo daqueles que tem um “Norte” na cabeça, prevê bolsa-votação ou mensalão, corrupção, defesa de criminosos condenados pelo Supremo Tribunal Federal, ataques odiosos a instituições seríssimas tal qual a Procuradoria Geral da República, enfim uma gama de simpatizantes do avesso, do torto, do errado, achando que os fins justificam os meios…

      AQUI NO ESTADO DO PARANÁ ESTA POUCA VERGONHA DE QUEM PREFERE UM “NORTE” DO QUE UM “SUL”, JAMAIS VAI VINGAR! QUE O DIGAM OS DERROTADOS OSMAR DIAS, GLEISI HOFFMANN E PAULO BERNARDO ( e seus asseclas ) NAS ELEIÇÕES PASSADAS PARA O GOVERNO DO ESTADO…

    • Vc resumiu muito bem Robinho. Os interesses pessoais em detrimento aos do Estado.