Sem o povão, audiência pública! discute hoje aumento da tarifa do ônibus em Curitiba

tarifa_onibusA prefeitura municipal de Curitiba, através da URBS realiza hoje (22), à s 14 horas, uma “audiência pública” com a finalidade de compartilhar com os munícipes o processo de negociação para definição da nova tarifa do transporte coletivo da capital.

Segundo a prefeitura, a audiência que é aberta a toda a sociedade! irá reunir representantes de sindicatos das empresas e de trabalhadores, além de 50 órgãos e entidades representativas da sociedade civil.

Como se pode notar, teremos uma reunião bastante representativa no que diz respeito à  participação das entidades e do poder público, mas o povão…

O cidadão comum, aquele que é afetado diretamente pela possível majoração da tarifa, não terá a oportunidade de se manifestar na audiência porque, no horário marcado, ele provavelmente estará trabalhando, estudando, enfim, estará fazendo outras coisas.

à‰ certo que os gestores públicos que têm a prerrogativa de convocar tal reunião estão assumindo agora e por hora possam ter pouca intimidade com a coisa. Mas é uma falha.

As audiências públicas precisam ser marcadas em horários que os cidadãos comuns possam participar de verdade. Fica a dica.

A audiência pública será realizada, no Auditório do Mercado de Orgânicos, no Mercado Municipal, que fica na Avenida Sete de Setembro, n!º 1865, no Centro de Curitiba. Horário? à€s 14 horas.

18 Comentários

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  1. Faltou você citar o custo da URBS e dos veículos.

  2. ESMAEL E DEMAIS QUE NINGUÉM SE ILUDA!
    OS EMPRESÁRIOS DONOS DE EMPRESAS DE ÔNIBUS DE TRANSPORTE COLETIVO EM QUALQUER CIDADE DO MUNDO NÃO SÓ NO BRASIL, TEM ALGO QUE HIPNOTIZA OS POLÍTICOS NO PODER! E NÃO IMPORTA SE QUEM ESTA NO PODER É DE DIREITA, DE CENTRO OU DE ESQUERDA, OU SEJA, OS TAIS APRESENTAM E DÃO PARA QUEM SATISFAZER SEUS INTERESSES A POSSIBILIDADE DE RECEBER UMA POLPUDA E GORDA CONTRIBUIÇÃO EM DINHEIRO NUMA CAMPANHA ELEITORAL!

    Posso até “concordar” com o aumento do preço da passagem no sentido de evitar e sanar os, vejam só, “prejuízos irreparáveis” para as empresas,, mas que haja reflexos na qualidade do serviço de transporte público. E tudo para que não afetada a capacidade das empresas honrarem os compromissos com funcionários, fornecedores e com os investimentos. Isto, indiferente de haver como pano de fundo uma discussão política onde os empresários se não forem atendidos em seus interesses, como retalhação, vão deixar de fazer ás de vidas melhorias na área!”
    Conforme, se vê e ouvimos nos noticiários da imprensa e nas ruas com a população sobre a qualidade dos serviços de transporte coletivo oferecidos à população, juntando partes dos motivos que envolvem o assunto da para considera que são no mínimo 12 (doze) os principais fatores influenciadores na qualidade do transporte público por ônibus em Curitiba e Região Metropolitana, sendo os seguintes e sem ordem de importância, ou seja:
    “¢ Acessibilidade (está associada à facilidade de chegar ao local de embarque no transporte coletivo e de sair do local de desembarque e alcançar o destino final);
    “¢ Freqüência de atendimento (relacionada ao intervalo de tempo da passagem dos veículos de transporte público);
    “¢ Tempo de viagem (tempo gasto no interior dos veículos);
    “¢ Lotação (quantidade de passageiros no interior dos veículos);
    “¢ Confiabilidade (grau de certeza dos usuários de que o veículo de transporte público vai passar na origem e chegar ao destino no horário previsto);
    “¢ Segurança (acidentes envolvendo os veículos e atos de violência de marginais);
    “¢ Características dos veículos (a tecnologia e o estado de conservação);
    “¢ Características dos locais de parada (sinalização adequada, existência de bancos para sentar e cobertura);
    “¢ Sistema de informação (disponibilidade de folhetos com horários, itinerário das linhas e a indicação de estações);
    “¢ Conectividade (facilidade de deslocamento dos usuários de transporte público entre dois locais quaisquer da cidade);
    “¢ Comportamento dos operadores (postura dos motoristas e cobradores durante o desempenho de suas atividades); e
    “¢ Estado das vias (a qualidade da superfície de rolamento).

    Se alguém tiver mais um tópico por gentileza cite!
    Mas destes já citados em quantos o transporte coletivo público se enquadra ou não se enquadra?

  3. O Fruet não vai mudar nada. Dá o passe pro Beto fazer o gol (subsídio).
    Fruet é Bertoldi.
    Viro uma galinha se o percentual dos salários for componente que onere tanto a passagem.
    O que onera mesmo são os salários dos funcionários da URBS, remuneração dos empresários (gulins e bertoldis) e, principalmente, o custo dos ônibus feitos na CIC e das suas peças de reposição. Caríssimos. Não há peças no mercado paralelo para esta marca. Eles abusam e acham que a cidade tem que lhes sustentar.
    Fruet, duvido que você seja capaz de abrir a planilha.

  4. MAS QUEM PODE INCENDIAR OS BUSÕES~É O POVO!
    RESPEITEM O POVO.
    O POVO JÁ ESTÁ PRA LÁ DAS MEDIDAS COM ESSA PO(..) DE TRANSPORTE COLETIVO DE CÚ RITIBA (O TRANSPORTE COLETIVOEXEMPLO…).
    NÃO SE ILUDAM SRS. CORRUPTOS DOS COLETIVOS; O POVO JÁ NÃO MAIS OS AGUENTA!
    NÃO EXISTE MAIS BÔBOS CONTRIBUINTES.
    ENTENDAM, A “COISA MUDOU” !!!

  5. o povo é que nem papel aceita tudo, principalmente o que e ruim para o nosso dia dia. nunca podemos ser bons quando o nosso bolso e violado, uma tarifa de agua tão alta que ,ainda mais um aumento! agora voceis vão ver quando chegar o iptu desse ano! a agua deveria baixar o preço. aceitamos tudo porque estamos uns graus a menos em relação o eixo da terra .por isso que somos bonzinhos com os politicos.

  6. Concordo com vc Luiz e quanto ao horário é uma lástima

  7. Você nunca esta satisfeito, néh Sr. Esmael… Só se for PT, PT e PT.. acho interessante isso de só ser honesto e competente se for Petista. COISA CHATA MEU!!

  8. gustavo lembre numa flase do rafael greca:categoricamente falado, essa cidade é muito avarenta. mas pelo que estou vendo vai continuar avarenta .a tua gestão não mudou nada .a prefeitura tem poder de manter a tarifa do onibus como está. é uam cidade dos blhçoes em impostos .ja chega o pessoal do governador ser avarento ,agora o municipio tambem! ( ninguem gosta dos velhos ,precisou de criar lei para os idosos, isso reflete de ninguem ter ouvido o velho greca .o richa ganhou a eleição em curitiba! o richa lutou em tres frentes.o torucha nessa histpria é o pt que foi engando.bem feito para o pt ,confia em todos..o que a a vice prefeita faz ? nem aparece!

  9. Uma reunião deste tipo, reunindo tanta gente é apenas para enganar tolos.
    Certamente, será uma reunião sem decisão, cheia de gente mas vazia em conteúdo. Não dará em nada. Trata-se na verdade de repassar a responsabilidade para vários segmentos, cujos participantes não irão de ônibus, mas com seus carrões.

  10. fazer audiência pública do busão bem na hora da labuta do povão ´´e ideia de jerico, e também por que não fazem nas ruas da cidadania as 18 ou 19h onde o povão mora.

  11. O povo … digo mais uma vez, é só um detalhe, a tarifa de onibus, não tinha nem que subir, muito menos discutir a respeito. que tal se no domingo a passagem voltar a ser o preço normal ? ou isso é desculpa para aumentar a passagem. Eles agradam o povo no fim de semana e o povo fica contente e aceita tal palhaçada… Para onde vamos correr se tudo é legal para eles. o errado tá certo e o certo ta errado, enquanto isso vamos engolindo em seco. AUDIENCIA PUBLICA… BESTEIRA… QUEM VAI? os que mais são afetados não vão..

  12. O Gustavo está sendo uma grande decepção. Fala da tarifa e audiência pública, em horário que ninguem pode ir, mas mantém a mesma diretoria da UIRBS da época do DUCCI. http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/equipe-urbs-urbanizacao-de-curitiba-s-a/239/35

    Assim não vamos ter mudança. Apenas trocou o prefeito para ficar tudo igual

  13. De que adiantaria a tal audiência Pública, pra discutir isso, se quem manda de fato são os empresários do Transporte, a Prefeitura e a URBS?? A Voz da população é e sempre será a menos ouvida ( se for ouvida ), Audiência Publica, serve apenas pra disfarçar e fazer de conta que a população também participa de uma decisão Já tomada. Isso é ser hipócrita !!!

    • Na teoria, a audiência publica seria exercício de democracia participativa. Porém, em Curitiba, tem sido feitas, nos últimos anos, audiências que somente cumprem mera formalidade. Essa, por ter sido marcada em horário que os usuários nao podem participar, parece que nao fugirá dessa regra. Porém, ainda nutro a Esperança de que Gustavo não decepcionará ainda mais seus eleitores e, assim, nao subirá a tarifa que já é altíssima!

    • Prezado Esmael

      Quem esteve na “audiência pública” me informou que o resumo da ópera é: haverá (ou, de certo modo, já há) LOCKOUT!
      Esperamos uma atuação exemplar do Prefeito de modo a não se render a isso e, portanto, não aumentar a tarifa que, vale lembrar, já é caríssima!