Segundo a Paraná Pesquisas, 81% dos curitibanos aprovam o Dia da Consciência Negra

Presidente da ACP, Edson José Ramon, se explica a líderes negros, mas não recua da decisão de ir à  Justiça contra o feriado de homenagem a Zumbi dos Palmares. Foto: ACP/Divulgação.

Presidente da ACP, Edson José Ramon, se explica a líderes negros, mas não recua da decisão de ir à  Justiça contra o feriado de homenagem a Zumbi dos Palmares. Foto: ACP/Divulgação.

Não adianta a centenária Associação Comercial do Paraná (ACP) fazer campanha contra (relembre clicando aqui). A maioria esmagadora dos curitibanos é favorável ao Dia da Consciência Negra, que será comemorado na capital paranaense no dia 20 de novembro.

Segundo o instituto Paraná Pesquisas, nada mais nada menos que 81% dos curitibanos aprovam a criação do Dia da Consciência Negra. A lei foi sancionada em 11 de janeiro deste ano pela Câmara de Vereadores.

Ainda de acordo com o instituto, 44% concordam que a data seja feriado e 40% defendem que seja apenas um dia festivo.

Entretanto, conforme registro da repórter Rosana Félix, do jornal Gazeta do Povo, edição desta segunda-feira (4), os movimentos de defesa dos direitos dos negros acreditam que o feriado ajuda na construção da identidade da população negra da cidade.

Esse feriado ajuda a construir a identidade da população negra, que há séculos vem sendo apagada. Até parece que o negro caiu de paraquedas na história de Curitiba. Mas esta é uma etnia fundante!, diz Adegmar Candiero, presidente do Centro Cultural Humaitá.

A Paraná Pesquisas revela que 20% dos entrevistados disseram já ter sido alvo de discriminação racial, e 56% conhecem alguém que já passou por essa situação.

Depois de publicar anúncio no qual afirmava que a ACP entraria na Justiça contra o feriado, o presidente da entidade, Edson José Ramon, alvo de intensas críticas, recebeu no último dia 16 de janeiro o vereador Mestre Pop, do PSC, e o presidente do COMPER (Conselho Municipal de Políticas à‰tnicos-Raciais) Saul Dorval da Silva (relembre clicando aqui).

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sugiro mudar o nome das Ruas de Curitiba, tirando o nome de estrangeiros que nada tem a haver com Curitiba, exemplo Av Kennedy, Av Winston Churchill….e mudar Para Av. Zumbi dos Palmares, Av. Maria Bueno, Rua.Dirceu Grasser, Av.Dra Zilda Arns ok
    outro fato repugnante e a nossa Camara de Vereadores fechar uma via PÚBLICA par seu estacionamento…é no mínimo uma falta de respeito a Cidade e as Pessoas..

  2. Daqui uns dias dizer: Que dia negro está hoje sobre o céu de curitiba será racismo!!!
    fico perplexo diante dessas discussões absurdas promovidas pelos negros.
    Todos devem ter direitos iguais, independente de qualquer natureza, raça, cor, ou religião.
    Os negros devem ter sim o seu dia, assim como as outras etnias. Agora mais um feriado? fala serio!!!
    Penso que é necessario parar com esse movimento racista que se encaminha pelo pais.
    somos todos irmãos e precisamos lutar em prol do povo brasileiro e não retornar ao passado dividindo tudo em guetos.
    Esse negocio de cotas daqui, cotas dali ta pegando muito mal pq ta dividindo a sociedade.

  3. E a velha desculpa economica para se reforcar o preconceito que é racial sim.. Logico. O negros ja foram escravisados visando o lucro que é exatamente o que a acp esta fazendo. Visando o lucro apenas. nao esta nem ai para os negros. Se a acp puder ela acorrenta de volta os negros e justifica tal atitude pelos altos impostos da coroa. Exatamente como fizeram a 600 anos atras. Se cuida pop que o jamon te joga na sezala meu irmao. Nao vai muito la nao.

  4. Deixe, deixe, tudo bem, que cada um tenha seu dia. O meu dia, são todos os dias e olha que não sou negro, nem branco, sou só eu.

  5. TENHO QUE TRABALHAR 6 MESES PARA PAGAR OS IMPOSTOS,AGORA IMAGINEM QUEM TEM UMA EMPRESA QUE PRECISA PRODUZIR E VENDER PARA PAGAR SEUS FUNCIONÁRIOS, O PAIS QUE PRECISA PRODUZIR E VENDER PARA SAIR DA SITUAÇÃO DE EMERGENTE, ORA BOLAS, CHEGA DE VADIAGEM, NÃO BASTA OS POLITICOS QUE SÓ TRABALHAM 2 DIAS POR SEMANA?

  6. Na verdade não só os negros são explorados pelo sistema, mas toda a população que dele depende. Agora, com todo o respeito pela raça negra, se fizerem uma pesquisa para instituir o dia do Saci Pererê e transformá-lo em feriado, garanto que a aprovação será ainda maior. O Dia da Consciência Negra já existe, só não precisamos de mais um feriado.

  7. DEPOIS DESTA INFAME “BOLA FORA” CHOVINISTA E DESTA MALDITA “PISADA NA BOLA” RACISTA QUE OS REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ DERAM PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA SERIA INTERESSANTE AGORA UMA BELA RETRATAÇÃO E QUE OS REFERIDOS APRENDESSEM O QUE SIGNIFICA:

    Definição dos conceitos de raça, racismo, preconceito, branquidade e discriminação racial.
    Desconstrução. Possibilidades de intervenção e exemplos de desconstrução dos efeitos do racismo estrutural.
    Dever. Proteção da dignidade como dever e fundamento do Estado.
    Dignidade. Proteção da dignidade como dever e fundamento do Estado.
    Dignidade como fundamento do Estado Democrático
    Dignidade da pessoa humana
    Dignidade da pessoa humana. Dimensão intersubjetiva da dignidade
    Dignidade da pessoa humana. Origens históricas.
    Dignidade da pessoa humana. Uma aproximação de um conceito normativo de dignidade.
    Dignidade da pessoa humana e o racismo.
    Dignidade da pessoa humana e racismo no Estado Democrático brasileiro.
    Dignidade e suas inúmeras facetas.
    Dignidade em toda sua amplitude contemporânea.
    Dignidade no ordenamento brasileiro.
    Dignidade secularizada.
    Dimensão intersubjetiva da dignidade.
    Direito Penal e relações raciais no Brasil
    Direitos Humanos. Teoria Crítica dos Direitos Humanos
    Direitos humanos acríticos e racismo estrutural no Brasil.
    Discriminação.
    Discriminação racial. Definição dos conceitos de raça, racismo, preconceito, branquidade e discriminação racial.

  8. PODE TER DIA DE TUDO, NEGRO, BRANCO, AMARELO, CRIANÇA, MULHER,

    O QUE NAO PRECISA É SER FERIADO E DEIXAR DE TRABALHAR NESTE DIA.

  9. Dia 19 de abril é feriado??????

  10. Deviamos sim omenagear os nossos gloriosos INDIOS esses sim são os primeiros…..

  11. Acho que seria facil de resolver isso se notarem no calendario de Curitiba o Carnaval não é feriado então poderiamos fazer o dia da conciencia negra na segunda feira de carnaval ai as empresa poderiam dar feriado a todos e todos poderiam curtir o feriado. Vamos unir o util ao agradavel.

  12. Virou e mexeu e o tema volta a tona. Direito para todos, não para negros ou qualquer outra raça… direitos iguais para todos. Se pode existir um dia especial para comemorar uma cor, que possa haver um dia para comemorar as outras cores também.

    Se os negros foram escravizados, os Italianos quando aqui chegaram ocuparam o lugar dos negros, os japoneses passaram por iguais dificuldades no Brasil, isso sem falar que os índios… ahhh estes sim foram massacrados, escravizados, roubados, enganados e pouco direito tem, alias, não vejo os negros lutarem pelo direito dos índios, ou será que só a cor negra deve ser valorizada?

    • Entre na fila, olho vivo.

      Eles chegaram primeiro, e pelo que sei, as outras etnias por você citadas, não vieram amarradas em porões fétidos de navios NEGREIROS!

      E sim, o brasil deve muito às outras etnias por você citadas, além de outras tantas.

      Disso se faz um povo que é único no mundo, não se duvide disso.

      No entanto, o que se luta é por reconhecimento e reparo histórico pelo que passou o povo negro, enquanto ajudava na formação deste país.

      Tudo de bom.

  13. Discutem se é válido ou não instituir o Dia da Consciência Negra como feriado aqui, na província paulista.

    Por que não discutem também, se os feriados religiosos (leia-se católicos!) aqui instituídos à tanto tempo, são legais ou não??????? Porque a ACP não questiona isto também????? Heim, heim, heim?????

    Pelegada porca…

    Afinal, não está na constituição que o país é exclusivamente de religião católica…
    Soa meio chiita isso, não? Ou, posso ousar dizer, desculpem meus coleguinhas de blog, meio RACISTA?????

    Pronto, falei!!!!

    Creio que se instituirmos o Mês da Consciência Negra, ainda vai ser pouco, para quem devemos mais de trezentos anos de trabalho duríssimo, mortes por chibatadas, desterro de sua terra natal, separação de famílias e etnias, exploração sexual, tarefas imundas como a que realizavam os escravos – tigre do Rio de Janeiro, à época de D. João.

    Estes escravos eram conhecidos assim, porque levavam as fezes e urinas de seus donos, para despejar no mar carioca. Como levavam a fétida carga para o mar em recipientes mal vedados, suas costas ficavam listradas, devido à amônia contida na urina (livro 1808 de Laurentino Gomes).

    É…

    Creio que damos encerrada por aqui, a aula de história, assim como os arroubos racistas ainda vigentes aqui, no quintal paulista.

    Viva o povo negro brasileiro!!!!!

  14. Cara, negro não é um ser especial, e um ser humano como todos nós, ele não é burro para ter cota especial, não é um deficiente para que as pessoas dêem um tratamento especial, oh coitadinho, eu acho isso de feriado puro racismo. Podemos sim, homegear o dia que acabaram com a escravidão, mas, não necessáriamente com um feriado. Aliás, racismo já deveria ser uma página virada, meus filhos não sabem o que é isso, mas, me perguntam por que o felipe (amiguinho negro) terá cota? aí eu falo, por causa do racismo, o que é racismo?

  15. Sou a favor do dia, mas feriado em tempos de concorrência econômica internacional, é um retrocesso…

  16. Que polêmica idiota. Se não gostou da ação do seu vereador, mude de voto.E o tal Raon contribui para a idiotice geral. Entrar na justiça pra que? Qual o prejuizo de u feriado a mais? Vão se catar…….

  17. DESCULPE A PERGUNTA…

    – SE CRIADO O DIA DA CONSIÊNCIA NEGRA (FERIADO), QUAIS SERÃO OS EVENTOS A SEREM REALIZADOS NO DIA?

    *OU SERÁ QUE SÓ FICAMOS EM CASA PENSANDO NA PARENTADA…

  18. ESMAEL, SERIA INTERESSANTE VOCÊ DIZER QUEM ENCOMENDOU A PESQUISA.

  19. É lamentável que uma parte da sociedade organizada, ora representada pela ACP, venha por seu Presidente querer esbulhar o Direito dos negros terem seu dia, para comemorar a importância para a formação do país, aliás negros que desbravaram nossa terra. De nadavadianta essa astúcia mesquinha e velhaca do Sr. Ramon, para tentar anular o feriado deferido aos nossos irmãos afrodescendentes.

    • Mas que cretino este Proteu, quem é contra os negros terem seu dia? Os caras fazem de tudo para mostrar ao povo que os brancos são ruins, são todos uns canalhas que agora querem proibir até mesmo que negros tenham seu dia! Quanta ignorancia por parte de algumas pessoas. O dia ca consciência negra já existe e diferente do que o tal de Proteu diz, ele já existe, mas querer que seja feriado é um pouco demais. Eu quero, não, eu exijo também o dia da consciência branca, amarela e vermelha, pois assim como os negros tem direito, todas as outras etnias também tem, ou será que os negros não concordariam com isso?

  20. Salvador na Bahia é a cidade com maior número de descendentes Africanos do mundo fora da África, o que estranhei é que em Salvador não é feriado no dia da consciência negra.

  21. Caramba 81% ???? isso significa que kkkkkk 19% dos Afrodescendentes náo Aprova????? Sim porque essa pesquisa deve ter sido feita apenas entre eles, e deve ter sido feita pelo IBOPE ou Datafolha kkkkkkkk

  22. O nosso pais sempre foi comandado por puxa saco dos europeus e americanos, e outros estrangeiros, Brasileiro la fora leva borrachada e tratado que nem cachorro, aqui os estrangeiros são tratados a pão de ló,

    Praça do Japão
    Praça da Espanha
    Praça da Alemanha
    Praça da ucrânia
    Praça Puta Q Pariu
    Só tem praça para o Brasil.
    Colocam nome de estrangeiro em Ruas e Avenidas, Homenageiam um montão de coisas sem justificativa e sem significado nenhum, e querem negar essa homenagem aos negros, que foram e são ate hoje os alicerce da nossa nação.